UFPB
O Curso de Extensão ?PAULO FREIRE NA ESCOLA: MÉTODOS ATIVOS, APRENDIZAGEM E PEDAGOGIA CRÍTICA? segue os trilhos das principais ideias de Paulo Freire expressas nos seus múltiplos escritos e livros. Contempla, especialmente, as ideias sobre as possíveis práticas e teorias educativas na atualidade da escola básica, da EJA e da Universidade. Neste sentido, o Curso deve abarcar a formação de professores(as) praticantes do ensino-aprendizagem nas respectivas modalidades educativas. Para isso, os dez encontros/seminários online exporão e debaterão as possibilidades dos métodos ativos e da aprendizagem ao longo da vida, das pesquisas e da pedagogia crítica de Paulo Freire.
1.(11/4) Paulo Freire, 50 anos de prática e de teoria (1947-1997)
2.(18/4) Pedagogia dialógica da liberdade e da democracia
3.(25/4) Educação, consciência crítica e pedagogia do oprimido
4.(02/05) Círculos de cultura, comunicação e escola da vida
5.(09/05) Aprendizagem ao longo da vida, conhecimento e epistemologia
6.(16/05) Paulo Freire e a EJA: cotidiano, currículo e formação do(a) professor(a)
7.(23/05) Pedagogia da autonomia: ensinar exige...
(30/6) Feriado ? Exercício: Escrever (duas páginas) sobre os vínculos das ideias de Paulo Freire com a prática e/ou com a teoria educativa utilizadas pelos participantes do Curso.
8.(06/06) Métodos ativos e trabalho como princípios educativos
9.(13/06) Pedagogia da pergunta, do problema e da pesquisa
10.(20/06) Pedagogia da esperança e da história como possibilidade do novo
11.Trabalho final (4/5 páginas): Como as ideias de Paulo Freire subsidiam sua prática educativa escolar (ou outra), sua dissertação de mestrado ou sua tese de doutorado? (Entrega em 26/07/2024 nos contatos da Escola Freireana do CE/UFPB.
Discentes de graduação e pós-graduação da UFPB, docentes e técnicos administrativos