PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Apresentação

Imagem de apresentação do programa

O Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB – Campus I) foi criado em março de 1980. Inicialmente, o curso se restringia a uma única área de concentração, Economia do Trabalho.

Atualmente, o PPGE/UFPB oferece curso de Mestrado e de Doutorado em Economia, na área de Concentração Economia Aplicada. O objetivo do Programa é formar com excelência, docentes, pesquisadores e profissionais de Economia, desenvolvendo estudos aprofundados dentro das linhas de pesquisa Economia do Trabalho, Economia Regional e Políticas Públicas e Métodos Quantitativos Aplicados, através do domínio e aprofundamento dos conhecimentos e habilidades teórico-instrumentais.

No ano de 2013, quando foi realizada a última avaliação trienal da CAPES, o PPGE/UFPB passou de Nota 4 para 5. Este resultado o credencia como um centro de excelência no curso de mestrado e doutorado em Economia da região Nordeste. 

Em relação à internacionalização das atividades de pesquisa e ensino, o PPGE/UFPB tem mantido a tradição de realizar acordos de cooperação internacional. Vale destacar os acordos já realizados com as Universidades de Manchester, Paris I - Sorbonne, Universidade Técnica de Lisboa e Universidade Nova de Lisboa. Em 2011, foi assinado um convênio com a Universidade do Tennessee (Estados Unidos), que abre espaço para intercâmbios entre professores do PPGE/UFPB e professores do Departamento de Economia da Universidade do Tennessee. Este intercâmbio está viabilizando cursos de Pós-doutorado e Doutorados Sanduíches para os professores e alunos do PPGE/UFPB, e propiciando oportunidades de estudo para os alunos do curso de graduação em economia.


Página Alternativa


Coordenação do Programa