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DANNYLSON SOARES DE ALBUQUERQUE
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APRIMORANDO A COMPREENSÃO DA SELEÇÃO NATURAL: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA A EDUCAÇÃO NO ENSINO DA BIOLOGIA
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Orientador : ALESSANDRE PEREIRA COLAVITE
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Data: 29/08/2025
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Hora: 19:00
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A compreensão dos processos evolutivos é essencial para a formação de cidadãos cientificamente informados. Com a implementação do Novo Ensino Médio e a adoção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tornou-se necessário revisar a abordagem de temas centrais da Biologia, como a Seleção Natural, à luz das novas diretrizes pedagógicas. A percepção do conceito de Seleção Natural como mecanismo central da evolução das espécies proporciona uma base sólida para a compreensão da biodiversidade e da adaptação dos organismos ao meio ambiente. Este trabalho visou desenvolver sequências didáticas investigativas sobre a Seleção Natural, com foco em seus principais tipos (direcional, estabilizadora e disruptiva), empregando metodologias ativas para promover o protagonismo estudantil e o pensamento crítico. A aplicação de três sequências didáticas envolveu a coleta e análise de dados, a formulação de hipóteses e a discussão em grupo. A aplicação de sequências didáticas com metodologias ativas voltadas ao ensino da Seleção Natural e de seus diferentes tipos (direcional, estabilizadora e disruptiva) resultou em uma compreensão mais sólida e aprofundada por parte dos estudantes acerca dos mecanismos evolutivos. Os alunos passaram a reconhecer a Seleção Natural como um processo central na explicação da biodiversidade e da adaptação dos organismos ao ambiente, conseguindo aplicar esses conceitos em situações práticas, como a análise de cenários evolutivos reais ou simulados. Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência de mudança na prática docente a partir da aplicação de metodologias ativas, com ênfase no ensino por investigação, na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e na gamificação. A proposta partiu da necessidade de tornar as aulas mais significativas, despertando maior interesse e participação dos estudantes. Com o uso do ensino por investigação, observou-se que os alunos passaram de uma postura passiva para um papel mais ativo na construção do conhecimento, demonstrando curiosidade, engajamento e autonomia. A inserção da ABP contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de resolução de problemas, ao propor desafios contextualizados que exigiam pesquisa, reflexão e trabalho colaborativo. Já a gamificação, ao utilizar elementos lúdicos como pontuações, recompensas e níveis, aumentou a motivação dos estudantes e favoreceu um ambiente mais participativo e interativo. Os resultados obtidos evidenciam avanços significativos na aprendizagem, como o aumento da participação em sala de aula, melhora no desempenho acadêmico e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Conclui-se que a adoção dessas metodologias promove uma aprendizagem mais ativa, autônoma e significativa, sendo uma estratégia eficaz para a formação de estudantes críticos, criativos e preparados para os desafios da sociedade contemporânea.
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SUZY NUNES CRISPIM
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LUDICIDADE EM AÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO FACILITADORA NA APRENDIZAGEM SOBRE DOENÇAS INFECCIOSAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS
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Orientador : FABIO MARCEL DA SILVA SANTOS
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Data: 28/08/2025
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Hora: 16:00
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A educação contemporânea busca constantemente por abordagens inovadoras, para promover
uma aprendizagem ética, crítica e transformadora, que vá além da mera transmissão de
conteúdos. Nesse contexto, o conhecimento em Microbiologia e sua relação com a saúde,
abordando temas como autocuidado, alimentação e o processo saúde-doença, são cruciais para
a formação integral dos estudantes. A ludicidade emerge como uma mediação pedagógica
eficaz para a construção de conceitos complexos e significativos. Este trabalho teve como
objetivo desenvolver e implementar uma sequência didática pautada na ludicidade e em
princípios de gamificação para promover a aprendizagem significativa sobre doenças
infecciosas causadas por bactérias. A pesquisa, de natureza qualitativa e abordagem de pesquisa
participante, foi desenvolvida com 32 alunos do 2° ano A da Escola de Referência de Ensino
Médio Emiliano Pereira Borges, em Ferreiros-PE. Após aprovação do Comitê de Ética em
Pesquisa (CEP) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a obtenção dos Termos de
Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) dos responsáveis, e dos Termos de Assentimento
Livre e Esclarecido (TALE) dos estudantes a pesquisa foi iniciada. A sequência didática foi
estruturada em quatro etapas: levantamento de conhecimentos prévios; aprofundamento do
conteúdo com pesquisa sobre doenças bacterianas específicas; socialização dos conhecimentos
adquiridos; e, finalmente, a produção e aplicação do jogo "Enigma das Doenças". Os resultados
indicaram que os alunos, inicialmente com conhecimento superficial e fragmentado sobre o
tema, demonstraram um engajamento significativo e uma evolução notável na compreensão das
doenças, agentes etiológicos, transmissão e prevenção. O jogo "Enigma das Doenças", produto
educacional da pesquisa, foi avaliado pelos estudantes como uma ferramenta divertida e eficaz
para a revisão e fixação do conhecimento, validando a ludicidade como estratégia pedagógica.
Conclui-se que a metodologia proposta promoveu o protagonismo dos estudantes e facilitou a
assimilação dos conteúdos de microbiologia, conectando-os à vivência cotidiana e contribuindo
para uma aprendizagem mais significativa.
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JOSÉ CLÁUDIO GOMES DE ARAÚJO
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ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO AMBIENTE ESCOLAR
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Orientador : ANGELA CAMILA ORBEM MENEGATTI
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Data: 27/08/2025
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Hora: 14:00
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A alimentação saudável desempenha um papel fundamental na saúde e, especialmente, no desempenho escolar dos estudantes. Por isso, esta pesquisa propôs trabalhar a educação alimentar no ensino de Biologia, explorando a composição dos alimentos e sua relação com o organismo, a fim de sensibilizar os alunos sobre a importância de escolhas alimentares equilibradas. O objetivo central do trabalho foi promover a educação alimentar por meio da aplicação de uma sequência didática investigativa voltada ao protagonismo estudantil e à construção de uma aprendizagem significativa e reflexiva. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com estratégia metodológica a pesquisa participante, que envolveu a coleta de dados por meio de questionários, entrevistas e observações em sala de aula. O trabalho foi desenvolvido na Escola de Referência em Ensino Médio Creusa de Freitas Cavalcanti, no Município de Macaparana, Pernambuco, com 38 alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio. As etapas da sequência didática incluíram problematização, debates, consulta a materiais de referência oriundos de órgãos especializados, palestra ministrada por profissional da área de saúde, além de pesquisas bibliográficas sobre as funções e propriedades das biomoléculas. Complementarmente, os estudantes realizaram entrevistas com moradores e estudantes de diferentes contextos socioculturais, ampliando a compreensão sobre práticas alimentares. A culminância do projeto consistiu na confecção de um jornal educativo, que posteriormente foi distribuído à comunidade escolar. Os resultados indicaram que a metodologia investigativa contribuiu para o protagonismo discente, ampliando o entendimento acerca da relação entre biomoléculas e nutrição. Ademais, o engajamento dos alunos favoreceu uma abordagem prática e envolvente, propiciando reflexões sobre escolhas alimentares mais conscientes. Concluiu-se que a estratégia implementada reforçou a compreensão dos conteúdos acadêmicos e fomentou mudanças positivas nos hábitos alimentares dos participantes.
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JOSÉ CLÁUDIO GOMES DE ARAÚJO
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ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO AMBIENTE ESCOLAR
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Orientador : ANGELA CAMILA ORBEM MENEGATTI
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Data: 27/08/2025
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Hora: 14:00
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A alimentação saudável desempenha um papel fundamental na saúde e, especialmente, no
desempenho escolar dos estudantes. Por isso, esta pesquisa propôs trabalhar a educação
alimentar no ensino de Biologia, explorando a composição dos alimentos e sua relação com o
organismo, a fim de sensibilizar os alunos sobre a importância de escolhas alimentares
equilibradas. O objetivo central do trabalho foi implementar uma sequência didática
investigativa sobre alimentação saudável, com foco na compreensão da composição química
dos alimentos, buscando contribuir para possíveis mudanças nos hábitos alimentares dos
estudantes. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com estratégia metodológica a
pesquisa participante, que envolveu a coleta de dados por meio de questionários, entrevistas e
observações em sala de aula. O trabalho foi desenvolvido na Escola de Referência em Ensino
Médio Creusa de Freitas Cavalcanti, no Município de Macaparana, Pernambuco, com 38 alunos
de uma turma do terceiro ano do ensino médio. As etapas da sequência didática incluíram
problematização, debates, consulta a materiais de referência oriundos de órgãos especializados,
palestra ministrada por profissional da área de saúde, além de pesquisas bibliográficas sobre as
funções e propriedades das biomoléculas. Complementarmente, os estudantes realizaram
entrevistas com moradores e estudantes de diferentes contextos socioculturais, ampliando a
compreensão sobre práticas alimentares. A culminância do projeto consistiu na confecção de
um jornal educativo, que posteriormente foi distribuído à comunidade escolar. Os resultados
indicaram que a metodologia investigativa contribuiu para o protagonismo discente, ampliando
o entendimento acerca da relação entre biomoléculas e nutrição. Ademais, o engajamento dos
alunos favoreceu uma abordagem prática e envolvente, propiciando reflexões sobre escolhas
alimentares mais conscientes. Concluiu-se que a estratégia implementada reforçou a
compreensão dos conteúdos acadêmicos e fomentou mudanças positivas nos hábitos
alimentares dos participantes.
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IARA PATRÍCIA FERREIRA DE SOUSA
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UMA VIAGEM INVESTIGATIVA PELA ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO: DO MACRO AO MICRO
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Orientador : VIVYANNE DOS SANTOS FALCAO SILVA
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Data: 22/08/2025
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Hora: 09:30
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A organização celular do corpo humano é capaz de estabelecer conhecimentos que são aprofundados ao longo da educação básica e permite um melhor entendimento a respeito do funcionamento do nosso organismo. Entender que o funcionamento do corpo humano se dá através da articulação de várias outras estruturas formando o todo, é sem dúvidas um desafio para o trabalho docente. Logo, o objetivo deste estudo foi desenvolver atividades que possam contribuir para um melhor entendimento sobre a composição morfológica do corpo humano por meio de uma aprendizagem investigativa e significativa. Para tal, as atividades da pesquisa foram desenvolvidas com estudantes do ciclo V da modalidade EJA médio na Escola Cidadã Integral Técnica Jornalista José Leal Ramos, situada em São João do Cariri-PB, no ano letivo de 2024. A pesquisa teve caráter qualitativo e fez uso da observação participante e pesquisa-ação, proporcionando aos envolvidos a construção dialógica dos saberes escolares com as práticas cidadãs. Para a coleta de dados, foram utilizados diversos recursos como questionários, observações contínuas das colocações feitas pelos estudantes, roteiro de observação participante, fotografias feitas nos momentos das execuções das atividades e diário de bordo preenchido pelo estudante durante a aplicação das atividades. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas, a primeira foi a aplicação de um questionário de concepções prévias e a segunda, o desenvolvimento da sequência didática investigativa utilizando as metodologias ativas de aprendizagem. Os dados obtidos por meio do questionário serviram de base para demonstrar o nível de conhecimento a respeito do tema abordado por parte dos estudantes, o que ajudou a identificar as fragilidades demonstradas por eles e permitiu explorar o conteúdo da Sequência Didática Investigativa de forma que a teoria e prática pudessem dar suporte uma à outra e alcançar o objetivo pretendido de acordo com as demandas do tema. Os alunos tiveram a oportunidade de exercitarem o protagonismo estudantil com utilização de diversificadas estratégias de ensino que possibilitaram o desenvolvimento de habilidades, das quais, por meio da análise de imagens, jogos, desafios e modelos didáticos, os estudantes apresentaram hipóteses para associar a organização celular do corpo humano. Além do mais, as atividades desenvolvidas na SDI foram planejadas minuciosamente para garantir uma aprendizagem significativa e, sobretudo, trazendo o ensino por investigação e o protagonismo estudantil. Para os estudantes, foi uma experiência única, que permitiu o acesso às habilidades essenciais para formação científica principalmente por ser um público negligenciado e até subestimado na maioria das escolas. A pesquisa teve como resultado, a produção de materiais educativos que combinam parte de conhecimentos teóricos parte de exercícios práticos, trazendo a organização do corpo humano como algo integrado validando a teoria da aprendizagem significativa e o ensino por investigação como abordagens eficazes na construção dos conceitos biológicos de forma atrativa e engajadora para os estudantes.
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NIEDJA KELLY PEREIRA DA SILVA
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CONCEITOS DE GENÉTICA BÁSICA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPLORANDO O PROTAGONISMO E A INVESTIGAÇÃO
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Orientador : DARLENE CAMATI PERSUHN
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Data: 08/08/2025
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Hora: 14:00
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A genética desempenha um papel fundamental no ensino médio por facilitar a compreensão de
como as características hereditárias são transmitidas de uma geração para outra. Isso ajuda na
construção de reflexões sobre as semelhanças entre indivíduos e a compreensão de como
ocorrem as variações dentro de uma população. Abordar a genética da forma eficaz é uma
necessidade, uma vez que muitos estudantes enfrentam dificuldades consideráveis ao aprender
sobre esse tema. Assim, este trabalho teve como objetivo promover, por meio de uma
abordagem investigativa e participativa, a compreensão dos conceitos básicos de Genética
Mendeliana. Para alcançar esse objetivo utilizamos uma estratégia que levasse o estudante ao
protagonismo através de investigação. A metodologia utilizada foi de caráter quatitativo com
ênfase em práticas investigativas. Essa abordagem permitiu que os participantes interagissem e
construíssem conceitos coletivamente, estabelecendo um diálogo entre os conhecimentos
exercitados e práticas cidadãs. As atividades da pesquisa foram conduzidas com estudantes da
terceira série da Escola Cidadã Integrais e Técnica Ivan Bichara Sobreira, localizada em Lagoa
de Dentro-PB, durante o ano letivo de 2024. Desenvolveu-se uma sequência didática como
recurso pedagógico para o ensino de genética, sendo utilizadas atividades investigativas
envolvendo conceitos de genética de forma contextualizada. A sequência didática foi iniciada
com apresentação da primeira lei de Mendel seguida por metodologias ativas, explorando
atividades explicando e empregando cruzamentos genéticos utilizando o Quadro de Punnett e
construção do filho de um casal com base em genótipos hipotéticos. Além disso, conceitos de
recessividade e dominância foram trabalhados em atividades envolvendo os grupos sanguíneos
ABO e Rh contextualizado em um caso hipotético de troca de bebês na maternidade. O processo
de execução e análise de resultados levaram a discussões que permitiram explorar e aplicar os
conceitos da genética. Como resultado, foi possível construir uma sequência didática que não
apenas facilitou a compreensão dos conteúdos de Genética Mendeliana pelos discente, mas
também promoveu um ambiente de aprendizagem participativo, reflexivo e significativo.
Concluímos que, ao integrar atividades investigativas ao ensino, os estudantes demonstraram
maior motivação e engajamento, desenvolveram autonomia intelectual e conseguiram
estabelecer conexões entre os conteúdos científicos e situações do cotidiano, como a análise de
tipos sanguíneos, a identificação de padrões hereditários e a resolução de problemas práticos
relacionados à genética.
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JOSÉ ALDEMIR DA SILVA OLIVEIRA
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DESMISTIFICANDO OS INCIDENTES COM TUBARÕES POR MEIO DE
SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA NO ENSINO DE ZOOLOGIA
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Data: 28/07/2025
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Hora: 17:00
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Os tubarões são vistos em nossa sociedade como animais ferozes, tendo em vista que a mídia,
em sua maioria, sempre traz material retratando esse aspecto desses animais. Então há um
receio perante a sociedade em entender que esses animais são vítimas e não vilões. Portanto,
esse trabalho tem como finalidade desmistificar a percepção equivocada que se tem acerca
dos tubarões como vilões, levando os alunos a entenderem que esses animais são de grande
importância para a preservação e conservação dos ecossistemas aquáticos. Para essa pesquisa,
o percurso metodológico está pautado em construir e aplicar uma sequência didática
investigativa com 30 estudantes da 2ª série A, turno matutino do Ensino Médio da Escola
Prefeito João Ataíde de Melo na cidade de Tangará/RN. O presente trabalho tem como
proposta uma pesquisa quali-quantitativa, dividida em três etapas buscando um nível de
realidade mais bem inserido para o contexto escolar. A primeira etapa da pesquisa,
denominada Pré-Intervenção, consistiu em uma abordagem introdutória junto aos
participantes, na qual foram apresentados os objetivos do estudo e esclarecida a proposta das
atividades que seriam desenvolvidas ao longo do processo. Para a segunda etapa, que
consistiu na Intervenção, a mesma ocorreu em três Sequências Didáticas Investigativas (SDI)
e a culminância na feira de ciências. A primeira Sequência Didática Investigativa (SDI 1) teve
como foco a discussão e o compartilhamento de informações sobre os tubarões. A segunda
Sequência Didática Investigativa (SDI 2) consistiu na aplicação da metodologia ativa sala de
aula invertida, com as atividades envolvendo a coleta de informações, a produção de cartazes
e a posterior apresentação dos dados para os demais colegas. Na terceira Sequência Didática
Investigativa (SDI 3) foram aplicadas metodologias ativas integradas, com a realização de
leitura colaborativa em grupos, roda de conversa e uma gamificação. A última etapa da
Intervenção foi a divulgação dos materiais produzidos ao longo da sequência didática durante
a Feira de Ciências promovida pela escola, com uma sala temática planejada, montada e
ornamentada pelos próprios estudantes. A terceira e última etapa da pesquisa, denominada
Pós-Intervenção, consistiu na aplicação de um questionário avaliativo, essa etapa teve como
foco principal verificar possíveis mudanças nas percepções dos alunos em relação aos
tubarões e aos incidentes envolvendo esses animais, bem como analisar de forma crítica os
impactos das estratégias metodológicas utilizadas durante a pesquisa. O material produzido ao
longo deste estudo também serviu de base para a elaboração de um guia didático, o guia
propõe abordagens que destacam a importância ecológica desses animais, ao mesmo tempo
em que busca desmistificar concepções equivocadas e romper com estereótipos amplamente
difundidos pela cultura popular e pela mídia.
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JOSÉ CARLOS DA SILVA JÚNIOR
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UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE SÍNTESE PROTEICA PARA ESTUDANTES DA EJA
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Orientador : ANGELA CAMILA ORBEM MENEGATTI
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Data: 15/07/2025
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Hora: 08:30
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O ensino de bioquímica, incluindo o tema síntese proteica, representa uma fragilidade nas aulas de biologia, isto por ter como objeto de estudo processos moleculares e estruturas microscópicas, exigindo assim alto grau de abstração dos estudantes. Essa fragilidade torna-se ainda mais significativa quando o público é de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que enfrentam circunstâncias difíceis para estudar. Outro desafio encontra-se na dificuldade de associar esse conteúdo à realidade do estudante. Em contrapartida, uma possível estratégia facilitadora da aprendizagem, especialmente de temas que exigem a imaginação dos estudantes, é o ensino por investigação, que se baseia em preceitos de investigação científica, promoção do pensamento crítico, do protagonismo e da autonomia dos estudantes. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver atividades investigativas a partir de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) envolvendo temas como transcrição, tradução e doenças genéticas. O estudo foi realizado na Escola Estadual Cidadã Integral Agenor Mendes Pedrosa, localizada no município de Aguiar-PB, e o público-alvo foram 34 estudantes pertencentes aos ciclos V e VI da EJA. Estes percorreram todas as etapas da SEI sobre síntese proteica e sua relação com doenças genéticas. A avaliação deu-se de acordo com cada etapa, por meio de pelo menos quatro instrumentos principais de coleta de dados: um questionário diagnóstico inicial; um questionário pós-SEI; um diário de bordo do pesquisador; e uma ficha de avaliação de apresentação dos modelos didáticos construídos pelos estudantes. Como principais constatações, pode-se pontuar o pouco conhecimento prévio dos estudantes em relação à temática, bem como a evolução conceitual a respeito do tema ao longo da aplicação da SEI. Outra constatação foi a de que eles tiveram mais facilidade de compreender e apresentar conceitos e informações sobre os processos mais gerais envolvendo a síntese proteica, e tiveram mais dificuldade de se aprofundar nesses conceitos e informações. A eficiência do ensino por investigação e da construção e apresentação dos modelos didáticos também ficou explícita. Como principal fator de risco pode-se citar a baixa assiduidades dos estudantes durante os momentos da pesquisa. Já como produto final, construiu-se um guia didático, que faz uma contextualização e traz sugestões de materiais, além de um passo a passo para auxiliar professores de biologia na produção e utilização de modelos didáticos para o ensino de síntese proteica.
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TÂMARA WYARA PEREIRA DE AQUINO
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UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA SOBRE O USO DE PLANTAS MEDICINAIS COM ATIVIDADE ANTIFÚNGICA E SUA RELAÇÃO COM O SABER POPULAR
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Orientador : WALLACE FELIPE BLOHEM PESSOA
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Data: 02/07/2025
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Hora: 09:00
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O ensino sobre o Reino Fungi é essencial para entender sua biologia, classificação e importância para a vida no planeta. Metodologias ativas, ferramentas digitais e estratégias investigativas foram cruciais na construção da Sequência Didática Investigativa (SDI). Marco importante para que os estudantes saíssem do papel de coadjuvantes e passassem a ser protagonistas de seu aprendizado. Este trabalho promoveu uma abordagem sobre o Reino Fungi, investigando o uso de plantas da medicina popular utilizadas para tratar micoses, reconhecendo os saberes populares como parte importante do desenvolvimento científico. Realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Barão de Exu, em Exu-PE, com estudantes da 2ª série (2024-2025). Utilizou-se a metodologia de pesquisa-ação, e como instrumentos de coleta de dados, a observação participante e entrevista com questionário semiestruturado. Os resultados revelaram que os estudantes compreendem o papel dos fungos na decomposição, mas têm dificuldades em classificação e aplicação farmacêutica. Além disso, constatou-se que as plantas medicinais continuam sendo utilizadas pela população, as folhas e as cascas são usadas em forma de chás, o conhecimento ancestral geralmente preservado por mulheres. Plantas como juazeiro, babosa, alho e aroeira foram as mais citadas para tratar micoses. O estudo resultou no e-Book Saberes que Curam: Plantas Medicinais com Atividade Antifúngica. A abordagem investigativa destacou a participação ativa dos estudantes, rompendo com métodos tradicionais de ensino, aprimorando seu desempenho e engajamento na aprendizagem.
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VIVIANE ALMEIDA DA COSTA MENEZES
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INÍCIO DA VIDA: ENSINO SOBRE FECUNDAÇÃO E EMBRIOLOGIA POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS
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Data: 27/06/2025
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Hora: 09:00
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Este trabalho foi desenvolvido diante das dificuldades de aprendizagem dos estudantes do ensino médio em relação à reprodução humana e desenvolvimento embrionário, frequentemente considerados complexos devido ao vocabulário técnico e à natureza do fenômeno. Para isso, propôs-se a elaboração de uma sequência didática que culmine na construção de um modelo interativo com materiais de baixo custo e um jogo didático, como ferramentas pedagógicas, desenvolvidos na Escola de Referência em Ensino Médio Augusto Gondim, em Goiana/PE. Justifica-se este projeto na necessidade de implementação de metodologias ativas que facilitem a compreensão dos processos de fecundação e desenvolvimento embrionário inicial, superando as limitações dos livros e materiais didáticos tradicionais. Adotou-se uma abordagem qualitativa com ênfase na alfabetização científica, no desenvolvimento de habilidades críticas e no protagonismo dos estudantes. A pesquisa buscou identificar as dificuldades no aprendizado dos eventos que culminam na fecundação e na nidação, além de articular o conhecimento prévio dos estudantes com o conhecimento científico. As hipóteses levantadas indicaram que a utilização de recursos pedagógicos lúdicos, como o modelo interativo e o jogo didático, poderia promover melhorias significativas na compreensão e no engajamento dos alunos nas aulas de biologia, favorecendo uma aprendizagem colaborativa. Ademais, a eficácia desses recursos e elaboração de um Guia Didático em formato de manual, destinado a educadores que desejem replicar a abordagem em suas instituições foi feita, contribuindo assim para o fortalecimento do ensino da biologia reprodutiva e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
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BENILDO LIMA LARANGEIRA JÚNIOR
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: O USO DE FOTOGRAFIA AUTORAL NA ABORDAGEM DE IMPACTOS AMBIENTAIS
ANTRÓPICOS
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Data: 13/06/2025
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Hora: 15:30
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A temática ambiental é um assunto amplamente tratado no mundo contemporânea, compondo pautas de encontros de líderes globais e, frequentemente, tratada em meios de comunicação e/ou mídias digitais. Com um acelerado crescimento populacional, níveis de industrialização e urbanização, a demanda por recurso naturais desafiam o desenvolvimento de práticas de sustentabilidade. Nesse contexto insere-se a Educação Ambiental como processo que possibilita reavaliar a forma como vivemos e nos relacionamos com o meio ambiente, propondo ações que busquem a sustentabilidade. Neste sentido, este trabalho objetiva compreender como a utilização de fotografias autorais pode ser empregada enquanto ferramenta pedagógica na Educação Ambiental, promovendo uma abordagem investigativa e crítica sobre os impactos ambientais de origem antrópica. Para isso, utilizou-se a abordagem qualitativa-quantitativa, com pressupostos metodológicos da pesquisa-ação, pesquisa bibliográfica, para fundamentação do trabalho, e foi executada em uma escola pública estadual na cidade de João Pessoa/PB. As etapas da pesquisa envolveram o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa com: apresentação da situação-problema e levantamento dos conhecimentos prévios; roda de conversa sobre impactos ambientais; oficina de fotografia; coleta, divulgação e apresentação de dados fotográficos preliminares e definitivos, com elaboração de mapa online. Ao fim da pesquisa são apresentados os relatos sobre as situações de ensino e análise dos dados, com discussões pertinentes, direcionados a compreensão do contexto multidimensional dos impactos ambientais ocorridos em ambientes urbanos, em torno da abordagem investigativa e crítica, que por conseguinte, foi disponibilizado como recurso educacional um guia didático para educação básica que inclui uma sequência de ensino investigativo e orientações pertinentes ao tema.
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ALDA CLÁUDIA VIEIRA NÓBREGA
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ARBOVIROSES NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA POR MEIO DA CONFECÇÃO DO LIVRO POP-UP NO ENSINO MÉDIO
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Data: 03/06/2025
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Hora: 14:00
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As arboviroses são doenças causadas por vírus e transmitidas por artrópodes, principalmente
por mosquitos hematófagos. A abordagem sobre as arboviroses é fundamental, e considerado
um problema de saúde pública. Logo o trabalho de pesquisa teve como objetivo desenvolver
uma sequência didática sobre arboviroses como estratégias metodológicas, utilizando o ensino
investigativo e metodologias ativas para a elaboração de um livro pop-up, visando a melhoria
do ensino-aprendizagem na educação básica sobre essa temática. Com esse propósito, as
atividades da pesquisa foram realizadas com estudantes da 2a série do Ensino Médio da Escola
Estadual Cônego Luiz Gonzaga de Oliveira, modalidade regular, em Mangabeira I, João Pessoa,
PB, no ano letivo de 2024. O interesse por essa temática surgiu da constatação de que os alunos,
em sala de aula, apresentam dificuldades em aprender os conceitos relacionados às arboviroses.
Acredita-se que esclarecer melhor o que são essas doenças e como preveni-las é crucial, visto
que se trata de um problema de saúde pública. Isso se deve à falta de abordagem atrativa nos
livros didáticos do ensino médio, levando os alunos à memorização e reprodução passiva do
conhecimento. Esse trabalho de pesquisa teve caráter quantitativo-qualitativo, utilizou a
metodologia da pesquisa-ação e revisão bibliográfica. A coleta de dados foi feita durante a
execução, com aplicação de questionários (inicial e final), gravuras, fotos e referências
bibliográficas. A sequência didática foi composta por onze momentos, que utilizou
metodologias ativas, com diferentes etapas investigativas e colaborativas. O uso variado de
estratégias do professor fez com que os estudantes desenvolvessem certas habilidades, como
empatia, criatividade e o desenvolvimento de estratégias atitudinais. Essa vivência para os
alunos foi incentivadora no que se diz a respeito do pensamento crítico. Das atividades
realizadas, a aula de campo no parque Jardim Botânico Benjamin Maranhão foi a mais aceita
pelos alunos, devido a ser realizada em um ambiente fora da escola, possibilitando a interação
com ambiente natural e desmistificando crenças sobre o Aedes aegypti. Esse trabalho de
pesquisa resultou na elaboração de instrumentos pedagógicos (guia didático e livro pop-up),
recursos didáticos que une a teoria, a contextualização e a criatividade sobre arboviroses.
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MARIA APARECIDA BIDÔ DIAS
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Formação inicial do embrião humano: proposta de estratégias pedagógicas com abordagens de aprendizagem colaborativa e investigativa
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Data: 02/06/2025
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Hora: 08:30
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É por meio da área biológica chamada Embriologia que se obtém conhecimentos sobre os
eventos celulares que levam ao desenvolvimento de um novo indivíduo. Eventos estes que por
seu nível microscópico, se configuram como um conhecimento de difícil aprendizagem.
Visualiza-se a necessidade de dinamizar as aulas e motivar os alunos no estudo da Embriologia,
com isso, torna-se cada vez mais conhecida a abordagem da investigação. Esta pesquisa teve
como objetivo desenvolver atividades em sequência didática para estimular a aprendizagem
colaborativa no estudo de temas da Embriologia com vista ao protagonismo investigativo. A
pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 2ª série do Ensino Médio da Escola de Referência
em Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes, da cidade de Solidão, Pernambuco. Foi utilizada
como metodologia a pesquisa qualitativa e descritiva com o apoio de fontes bibliográficas,
como também foram coletados dados a partir da observação participante. Assim, os
interlocutores foram submetidos a observações realizadas pela pesquisadora, que tomou nota
de suas atuações durante todo o processo de aplicação da sequência didática investigativa
composta de atividades dinamizadas. Os participantes foram avaliados sempre em grupos, com
o uso de questionário diagnóstico, da observação e das impressões deixadas nas atividades. Os
dados obtidos por meio de anotações, fotografias, questionário e atividades foram descritos
textualmente e organizados em gráficos, tabelas e figuras, e foram analisados por meio de
categorização. O questionário forneceu o conjunto de conhecimentos prévios dos estudantes
acerca da anatomia do sistema reprodutor humano, das divisões celulares na formação dos
gametas, da Síndrome de Down, da fecundação e da formação dos gêmeos. Esse diagnóstico,
evidenciou as fragilidades individuais que tiveram a atenção necessária na produção da
Sequência Didática, que contou com atividades planejadas de acordo com as etapas do Ensino
por Investigação e metodologias ativas. A utilização de estratégias pedagógicas diversificadas
proporcionou diferentes formas de aprender, possibilitando o desenvolvimento de algumas
habilidades ao trabalhar em grupo, ao propor hipóteses para as situações-problema, ao analisar
imagens e gráficos, ao investigar casos clínicos e ao confrontar hipóteses com os conhecimentos
construídos sobre os temas estudados. Puderam ser destacadas as habilidades práticas,
relacionais, de reflexão e comunicação importantes para a formação científica. A estruturação
das atividades levou em consideração sempre o trabalho em grupo, com o objetivo de
possibilitar uma aprendizagem colaborativa apoiada em temas contextualizados. Após o
desenvolvimento deste trabalho, os estudantes podem apresentar subsídios para associar os
temas Biológicos com situações do cotidiano (síndrome de Down, reprodução assistida,
formação de gêmeos) como também os processos celulares de formação e fusão dos gametas.
Finalmente, todas as atividades aplicadas foram organizadas em um Manual como produto final
capaz de inspirar outros professores em suas atividades pedagógicas. Os resultados obtidos
evidenciam efetividade das atividades diversificadas e das temáticas de contextualização,
capazes de atrair os estudantes e despertar o interesse em construir conhecimentos sobre os
temas abordados.
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CICERA MARIA DE BRITO
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Etnobotânica em uma Perspectiva Investigativa: Valorizando do Ensino-aprendizagem de Biologia Vegetal
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Data: 30/04/2025
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Hora: 14:00
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Os vegetais desempenham um papel imensurável para a vida na terra, pois são eles quem
purificam o ar, alimentam os seres vivos, e ajudam a tratar diversas doenças; seus benefícios
ultrapassam os limites do conhecimento humano. Mas, apesar desses organismos serem
responsáveis pelo equilíbrio do ambiente e pela manutenção de diversas formas de vida, eles
não têm despertado o devido interesse nos estudantes em conhecê-los em suas distintas faces.
Este estudo objetivou desenvolver uma Sequência Didática com atividades investigativas, com
a finalidade de aproximar os estudantes das plantas e da cultura que envolve o cultivo e a
utilização desses seres, bem como, ampliar os conhecimentos dos discentes sobre os benefícios
que elas proporcionam, de forma que eles entendam a importância de conhecerem e se
aprofundarem nos conteúdos botânicos. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa, com
enfoque na observação participativa, tendo como público-alvo 32 estudantes da 1a Série do
Ensino Médio do Segundo Colégio da Polícia Militar do Ceará (2o CPMCHMJ), no ano letivo
de 2024. A Sequência Didática Investigativa (SDI) envolveu atividades teóricas e práticas,
utilizando, para isto, as metodologias ativas e a pesquisa investigativa. As aulas práticas
ocorreram em diversos locais: nos jardins e arredores da escola, para a observação das plantas
ali existentes; no Parque Ecológico das Timbaúbas, em uma aula de campo em uma reserva de
preservação ambiental; no laboratório de Ciências, com uma atividade lúdica, para o
reconhecimento das partes dos vegetais e suas adaptações aos ambientes naturais e para
observação das estruturas reprodutivas da flor de hibisco em estereoscópio; e no laboratório de
informática. Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo para investigar a cultura da
Etnobotânica. As atividades investigativas foram realizadas em equipes, com os estudantes
tendo participação ativa e reflexiva. Eles realizaram pesquisas de campo e bibliográficas,
fizeram coleta, levantamentos e análise de dados; produziram o blog Etnobotânica do Cariri
Cearense e artes para integrar um guia educativo, com o objetivo de divulgar as dez espécies
vegetais mais citadas pelos atores sociais dessa pesquisa. O destaque nas respostas do
questionário foi a motivação para a prática da Etnobotânica, que se baseia no prazer de trabalhar
com ela, e a citação de quarenta e sete espécies vegetais, incluindo plantas alimentícias,
ornamentais, medicinais e de crenças. O desenvolvimento dessas atividades despertou o
interesse dos estudantes pelo estudo dessa temática, além de promover a conscientização sobre
os benefícios e a valorização das plantas e da cultura etnobotânica, resultando em uma
aprendizagem significativa. Como recurso educacional desta pesquisa, foi produzido um guia
didático, com o objetivo de disponibilizar a SDI desenvolvida e divulgar as dez espécies
vegetais que, de acordo com os dados obtidos, representam a Etnobotânica do Cariri Cearense.
O material também visa incentivar outros docentes e discentes a realizarem pesquisas
investigativas, com foco na valorização dos vegetais e, por conseguinte, no fortalecimento do
ensino-aprendizagem dessa temática biológica.
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ANGELINA XAVIER DA SILVA
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AULAS DE CAMPO: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA SOBRE OS INSETOS
EM DIFERENTES CONTEXTOS
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Data: 29/04/2025
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Hora: 19:00
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Atualmente, as estratégias de ensino-aprendizagem valorizam a postura ativa dos estudantes,
seus conhecimentos prévios e a construção significativa do saber. Nesse contexto, as aulas de
campo se destacam como uma metodologia eficaz, ao promover a exploração direta do
ambiente, estimular a curiosidade e integrar teoria e prática. Essa abordagem é especialmente
relevante para o ensino da Classe Insecta em ambientes urbanos, permitindo um aprendizado
contextualizado e investigativo. Os insetos, caracterizados por três pares de pernas, corpo
dividido em cabeça, tórax e abdômen, um par de antenas e até dois pares de asas, exercem
papéis ecológicos fundamentais no equilíbrio dos ecossistemas. O estudo desse grupo, aliado a
práticas investigativas, promove a alfabetização científica e o desenvolvimento de habilidades
como observação, análise e argumentação. Essa proposta está em consonância com a Base
Nacional Comum Curricular, que valoriza competências como pensamento crítico,
comunicação e criatividade. A metodologia utilizada é participativa e flexível, podendo ser
aplicada em diferentes realidades escolares, dada a ampla distribuição dos insetos. O principal
objetivo foi promover o ensino da Classe Insecta por meio de aulas de campo baseadas em
investigação científica em diferentes ambientes, com foco nos estudantes da 2ª série do Ensino
Médio de uma escola pública em Abreu e Lima, Pernambuco. As atividades ocorreram em três
locais: sala de aula, entorno escolar e Estação Ecológica de Caetés (PE), unidade dedicada à
conservação da natureza. O planejamento incluiu o levantamento das concepções prévias dos
alunos, uso de questionários e elaboração de roteiros investigativos. A sequência didática
garantiu unidade entre as etapas, mantendo objetivos claros e consistentes. A primeira aula de
campo ocorreu no ambiente escolar, onde os alunos exploraram o espaço e observaram os
insetos presentes, relacionando sua ocorrência às condições ambientais locais. Na segunda
etapa, foram instaladas armadilhas para captura de insetos, ampliando o entendimento sobre a
biodiversidade e permitindo uma observação mais detalhada dos espécimes. A última atividade
aconteceu na Estação Ecológica de Caetés, possibilitando a comparação entre a diversidade de
insetos nos dois ambientes. A experiência culminou em seminários e vídeos produzidos pelos
próprios alunos, além da elaboração de um guia didático que documenta todas as etapas do
processo. Esse material funciona como um recurso pedagógico para docentes que queiram
adotar práticas semelhantes. Os resultados evidenciam que as aulas de campo proporcionaram
uma aprendizagem prática, contextualizada e engajada, fortalecendo a relação dos estudantes
com o meio ambiente. A vivência direta com os insetos em diferentes contextos favoreceu o
desenvolvimento de uma consciência ambiental e científica, reforçando a importância da
conservação da biodiversidade.
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CÉLIO ROBERTO LEÃO E SILVA
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APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE SAÚDE ÚNICA A PARTIR DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO DAS ZOONOSES E ARBOVIROSES QUE AFETAM A COMUNIDADE DO RIO MORNO NO RECIFE, PERNAMBUCO, BRASIL
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Data: 15/04/2025
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Hora: 14:00
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A abordagem de Saúde Única, ou Uma Só Saúde, como atualmente é denominada, integra a
saúde humana, animal e ambiental de forma sustentável, visando otimizar esses aspectos de
maneira conjunta. A degradação ambiental compromete tanto áreas silvestres quanto urbanas.
No Brasil, a conjunção entre as maiores taxas de urbanização do mundo, degradação
ambiental, vulnerabilidade social e circulação de bens e serviços favorece a circulação de
zoonoses e arboviroses. Neste contexto, reduzir os impactos das atividades humanas,
principalmente sobre a saúde tornou-se uma necessidade urgente. No bairro periférico de
Linha do Tiro, em Recife, o acúmulo frequente de lixo, especialmente ao longo do Rio
Morno, agrava as condições ambientais e contribui para a incidência de zoonoses como a
leptospirose, e as arboviroses. Neste contexto, este estudo teve como objetivo desenvolver o
conceito de Uma Só Saúde com estudantes do Ensino Médio da Escola de Referência Padre
Nércio Rodrigues como agentes multiplicadores de informações sobre prevenção de zoonoses
e as arboviroses, por meio do ensino por investigação e atividades interdisciplinares, visando
conscientizar a comunidade e mitigar a circulação dessas doenças. O diagnóstico pŕevio sobre
o conhecimento de zoonoses e as arboviroses, dos agentes etiológicos e o papel do ambiente,
animais e circulação de bens e serviços indicou um bom conhecimento sobre circulação de
doenças respiratórias e arboviroses, agentes etiológicos, modos de transmissão, e papel do
ambiente e circulação de pessoas e bens. O conhecimento sobre o papel dos animais não
parece tão claro. Visitas realizadas à unidades e saída de campo permitiram observar os
fatores ambientais responsáveis pela manutenção dos ciclos zoonóticos, e levantar
informações epidemiológicas do bairro. Atividades interdisciplinares em sala de aula de
Matemática permitiram analisar dados epidemiológicos para a construção de gráficos e
interpretação de tabelas com notificações de casos de dengue, e de Geografia para mapear
pontos críticos relacionados às condições socioambientais locais. A construção de
conhecimento mediada pelo professor por meio destas atividades investigativas e abordagens
interdisciplinares permitiu estabelecer uma sequência didática investigativa para abordar o
conceito de Uma Só Saúde no Ensino Médio.
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RAI LIMA DA SILVA
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CONSTRUÇÃO INTERATIVA DE MODELO DE BIODIVERSIDADE DISTRIBUIDA PARA ANÁLISE INVESTIGATIVA DOS BIOMAS BRASILEIROS
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Data: 31/03/2025
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Hora: 19:00
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A presente pesquisa investigou a eficácia de uma metodologia inovadora para o ensino de
biomas brasileiros em uma escola pública da região Nordeste do Brasil. Com o objetivo de
superar as limitações das abordagens convencionais, foi proposta uma metodologia que
combinasse elementos teóricos e práticos, incentivando a participação ativa dos estudantes no
processo de aprendizagem. Através da aplicação de questionários, atividades práticas como a
construção de modelos tridimensionais dos biomas e a utilização de jogos didáticos, além de
uma visita técnica a uma área de proteção ambiental, foi possível promover o engajamento dos
estudantes e a construção de conhecimentos significativos sobre a biodiversidade brasileira. Os
resultados demonstraram que a metodologia proposta foi eficaz em promover o aprendizado
dos estudantes, superando as tradicionais abordagens expositivas. A utilização de recursos
tecnológicos, como códigos QR e plataformas digitais, facilitou o acesso à informação e a
interação entre os estudantes, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e atrativo.
Além disso, a pesquisa evidenciou a importância da interdisciplinaridade e da utilização de
metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a formação de
cidadãos mais conscientes e engajados com a preservação do meio ambiente. A construção de
modelos tridimensionais dos biomas permitiu aos estudantes desenvolver habilidades de
visualização espacial e compreensão das relações entre os diferentes elementos de cada
ecossistema. A visita técnica proporcionou uma experiência de aprendizado significativa,
permitindo que os estudantes entrassem em contato direto com a natureza e observassem as
características do bioma estudado. Os jogos didáticos, por sua vez, tornaram o aprendizado mais
lúdico e divertido, favorecendo a memorização de conceitos e a resolução de problemas. A
análise dos dados coletados por meio de questionários revelou um aumento significativo no
conhecimento dos estudantes sobre os biomas brasileiros após a implementação da
metodologia. Além disso, os estudantes demonstraram maior valorização da importância da
preservação ambiental e da necessidade de adotar práticas mais sustentáveis.
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EMELYNE MARILIA BARBOSA DE SOUSA LIMA
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ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE FISIOLOGIA VEGETAL PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
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Data: 31/03/2025
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Hora: 14:00
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A Biologia compõe o arranjo curricular da área de Ciências da Natureza e suas
Tecnologias. Dentro dessa disciplina, a Botânica é frequentemente considerada uma das
áreas mais desafiadoras para o ensino, sobretudo no que se refere à Fisiologia Vegetal.
Entre os fatores que contribuem para essas dificuldades, destacam-se a abstração do
conteúdo, as lacunas na formação inicial e continuada de professores, além do uso de
metodologias pouco contextualizadas e com baixa articulação interdisciplinar. Entende-
se que a adoção de metodologias que substituam o ensino tradicional pode tornar o
ensino de Fisiologia Vegetal mais atraente. Nesse sentido, o ensino por investigação é
uma alternativa que estimula a curiosidade dos estudantes através do processo
investigativo e, associado a metodologias ativas, proporciona o protagonismo estudantil.
O objetivo deste estudo foi desenvolver atividades experimentais, com abordagem
investigativa, como forma de contribuir para a melhoria do processo de ensino
aprendizagem da Fisiologia Vegetal. A pesquisa aconteceu numa escola pública da
cidade São Gonçalo do Amarante/RN, tendo como público-alvo 40 estudantes, entre 15
e 17 anos, que compunham uma turma de Oficina Formativa, disciplina do currículo do
Ensino Médio Potiguar. A pesquisa se caracteriza como quali-quantitativa, com
aplicação de questionários e coleta de dados através de diários de bordo. O percurso
metodológico contou com a execução de uma Sequência Didática Investigativa
composta por aulas expositivas dialogadas e atividades experimentais, guiadas por
questões norteadoras que permitiram a investigação e discussão dos resultados. Os
resultados obtidos evidenciaram mudanças significativas no engajamento e na postura
dos estudantes frente ao conhecimento científico. Observou-se maior autonomia na
condução dos experimentos, organização colaborativa dos grupos e interesse genuíno
na resolução de problemas propostos. As práticas possibilitaram a construção ativa do
conhecimento, promoveram o diálogo, o planejamento coletivo e a superação de
concepções prévias. A curiosidade despertada durante as atividades reforçou a
importância de práticas experimentais que valorizam a investigação e o protagonismo
discente. Como produto deste estudo, foi elaborado um guia didático com propostas
investigativas acessíveis e replicáveis, contribuindo com a formação docente e com a
qualificação do ensino de Botânica no ensino médio. Conclui-se que a abordagem
investigativa tem alto potencial para favorecer aprendizagens significativas e
desenvolver a percepção botânica dos estudantes, ao articular teoria e prática de forma
contextualizada, crítica e participativa.
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MARLY DENISE DE OLIVEIRA DA SILVA
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ABORDAGEM DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
INVESTIGATIVA, NO ENSINO DA BOTÂNICA, POR INTERMÉDIO DO PARQUE
DOS EUCALIPTOS, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DO CABO DE SANTO
AGOSTINHO - PE
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Data: 27/03/2025
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Hora: 14:00
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A Botânica é a área da Biologia que estuda as plantas, em diferentes abordagens estruturais, nos
aspectos anatômicos, morfológicos, fisiológicos, evolutivos, econômico e ainda ecológico. Por
isso é de grande importância compreender que plantas assim como os animais estão inseridas
como seres bióticos dentro do meio ambiente. Considerando a relevância acerca das plantas,
este trabalho teve como objetivo desenvolver, por intermédio da aplicação da sequência didática
investigativa, o aprendizado da botânica, tendo como espaço o Parque dos Eucaliptos para
estudantes do ensino médio. Para que o processo ocorra foi realizada uma sequência didática
investigativa na Escola de Referência em Ensino Médio Cabo de Santo Agostinho, em Ponte
dos Carvalhos, no município do Cabo de Santo Agostinho - PE com uma turma da 3ª série do
Ensino Médio, na qual foi organizada em cinco momentos, totalizando doze aulas. No primeiro
momento, foi à aplicação do questionário que teve o intuito de diagnosticar os conhecimentos
prévios dos estudantes a respeito dos conteúdos de Botânica. No segundo momento, a aula
começou com uma abordagem dialogada, na qual a docente levantou perguntas norteadoras
para estimular a discussão inicial entre os alunos, como exemplo: Qual é a importância das
plantas para a sua vida e o meio ambiente em que você vive? Após as questões, os estudantes
tiveram a oportunidade de formular suas hipóteses e compartilhá-las, que promoveu um
ambiente de discussão. Além disso, a docente levou para a sala de aula algumas partes de
plantas, como frutos, para que os estudantes pudessem analisar e ter um contato mais direto
com o objeto de estudo. No terceiro momento, a aula começou com a professora fornecendo
todas as orientações aos alunos sobre a aula de campo, com base no roteiro da visita ao parque.
A docente havia, anteriormente, solicitado a divisão da turma em seis grupos com cerca de sete
estudantes, no qual cada equipe recebeu o nome de plantas encontradas no parque dos
Eucaliptos. Durante a aula de campo, a professora levantou algumas questões norteadoras,
como: Qual é o bioma que o parque está inserido? Os alunos responderam às questões,
promovendo uma interação entre eles, com a docente mediando. No quarto momento, os
estudantes continuaram em equipe, no qual construíram em sala de aula, os relatórios pós-
campo, podendo também realizar pesquisas bibliográficas para aprofundar o conteúdo, o qual
promoveu interação entre os estudantes. No quinto momento, foi realizada uma roda de
conversa com o intuito de confrontar os conhecimentos prévios com os adquiridos durante a
sequência didática. Durante todo o processo foi notável o envolvimento dos estudantes acerca
das atividades na construção do conhecimento, a oportunidade de expressar suas opiniões, ouvir
os outros e refletir sobre os conteúdos discutidos. Logo, nessa pesquisa levou a docente a adotar
uma abordagem diferente de avaliar os discentes, com enfoque na avaliação diagnóstica,
contínua e processual. Possibilitou a docente observar com mais cuidado particularidades de
cada aluno, não apenas conceituais, mas atitudes e comportamentos. No final, foi desenvolvido
um recurso educacional pela docente, contendo a sequência didática.
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MARIA ROSANA DE OLIVEIRA LIMA
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DIRETRIZES PARA IMPLEMENTAÇÃO DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AGENDA 2030 NO CURRÍCULO ESCOLAR
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Data: 26/03/2025
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Hora: 10:00
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A crise planetária, em decorrência das injustiças sociais e das ações antrópicas sobre o meio ambiente, levou os países a se unirem em encontros intergovernamentais e promoverem acordos em prol de mudanças urgentes sobre o cenário mundial. Em destaque, a Agenda 2030 é composta por 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e por várias metas que visam construir um mundo melhor para gerações presentes e futuras. Índices do Desenvolvimento Sustentável das Cidades Brasileiras (IDSC-BR) revelam o progresso da implementação das ODS nas diversas áreas sociais, proporcionando indicadores que demandam intervenções socioambientais. A escola é um segmento social importante para contribuir nesta direção. Este estudo tem como objetivo desenvolver diretrizes para implementação dos ODS da Agenda 2030 no currículo escolar, com a colaboração de estudantes e que estejam coerentes com as orientações curriculares oficiais. A pesquisa é qualitativa, exploratória e foi realizada no período entre 10/2023 12/2024 numa escola pública da cidade de Natal-RN. Os dados foram obtidos a partir da análise documental, bibliográfica, aplicação de questionários, observação e grupo focal. Foram realizados estudos teóricos e práticos sobre a Agenda 2030, os ODS, temas ambientais contextualizados, com enfoque na participação dos estudantes, investigando, dialogando sobre problemáticas e buscando soluções por ações construída e sistematizada em uma sequência didática. As experiências didáticas e pedagógicas vivenciadas na pesquisa foram compiladas num livro paradidático. A presente pesquisa contribuiu para potencializar ensino-aprendizagem, através de uma disciplina eletiva, abordando diversas temáticas de forma interdisciplinar que fazem parte da realidade dos educandos e consequentemente, motivando-os a serem responsáveis socialmente e ambientalmente, contribuindo para melhorar os IDSC-BR do município. Como legado das atividades desenvolvidas na pesquisa foi elaborado um livro paradidático intitulado Por uma escola conectada com os ODS da Agenda 2030 - produto educacional que será disponibilizado, de forma virtual, para subsidiar as intervenções pedagógicas voltadas à estudos sobre os ODS/AGENDA 2030 no espaço escolar.
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SUZANA MARIA DE FRANÇA ALVES DA SILVA
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LABORATÓRIO VIVO AGROECOLÓGICO PARA O ENSINO DE ECOLOGIA: PROTAGONISMO E ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL PROFESSOR OLÍVIO PINTO JOÃO PESSOA/PB
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Data: 25/03/2025
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Hora: 10:00
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Esta pesquisa teve por objetivo investigar a utilização do Laboratório Vivo Agroecológico como ferramenta pedagógica no ensino de Ecologia, por meio da aplicação de uma Sequência Didática Investigativa. A pesquisa foi realizada com estudantes do Ensino Médio, com o intuito de promover uma aprendizagem significativa e o desenvolvimento de competências aprendizagem significativa, além de desenvolver competências científicas, como o raciocínio argumentativo, a postura investigativa sobre o mundo e o pensamento sistêmico e crítico essenciais para entender o impacto de suas ações sobre o meio ambiente. O estudo foi estruturado em torno de cinco objetivos principais: (1) diagnosticar o conhecimento prévio dos estudantes sobre temas ecológicos e de sustentabilidade, (2) viabilizar o uso do Laboratório Vivo Agroecológico como espaço para a aprendizagem investigativa, (3) aplicar uma Sequência Didática Investigativa abordando temas como Ecologia, relações ecológicas, fluxo de energia, ciclos biogeoquímicos, sucessão ecológica e agroecologia, (4) compreender como práticas agroecológicas contribuem para a sustentabilidade ambiental e (5) produzir um guia didático com as aulas planejadas para facilitar a replicação da abordagem por outros professores. A metodologia adotada envolveu a aplicação de um questionário diagnóstico para identificar os conhecimentos prévios dos estudantes, seguido da implementação de uma Sequência Didática Investigativa que contemplou atividades práticas e teóricas, com foco no Laboratório Vivo Agroecológico. Os resultados demonstraram que os estudantes apresentaram uma compreensão mais aprofundada dos conceitos estudados ao final da intervenção, com destaque para o desenvolvimento de habilidades de investigação científica, reflexão crítica e tomada de decisões sobre práticas sustentáveis. Além disso, a pesquisa evidenciou que o uso do Laboratório Vivo Agroecológico contribuiu significativamente para a aprendizagem ativa, pois permitiu que os alunos aplicassem os conceitos em situações reais e observassem os efeitos das práticas agroecológicas. Como resultado final, foi produzido um guia didático contendo as aulas e atividades planejadas e aplicadas durante a pesquisa, com o objetivo de proporcionar aos professores uma ferramenta de apoio para a replicação dessa abordagem em suas atividades pedagógicas. O guia inclui orientações detalhadas sobre a execução das atividades, os objetivos de aprendizagem e os recursos necessários. Em suma, a pesquisa confirmou que o uso de metodologias ativas, como o Ensino por Investigação no Laboratório Vivo Agroecológico, é uma estratégia eficaz para promover uma aprendizagem significativa, contribuindo para a formação de estudantes mais conscientes e preparados para adotar práticas sustentáveis e responsáveis com o meio ambiente.
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SUZANA MARIA DE FRANÇA ALVES DA SILVA
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LABORATÓRIO VIVO AGROECOLÓGICO PARA O ENSINO DE ECOLOGIA:
PROTAGONISMO E ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA CIDADÃ
INTEGRAL PROFESSOR OLÍVIO PINTO JOÃO PESSOA/PB
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Data: 25/03/2025
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Hora: 10:00
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Em um contexto onde as pessoas estão cada vez mais distantes da natureza, devido ao avanço
da tecnologia e à exploração intensiva do meio ambiente, o ensino de Ecologia torna-se
essencial para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com a sustentabilidade
socioambiental. No entanto, os recursos didáticos tradicionais, como os livros, por exemplo,
ainda apresentam lacunas no que se refere aos conteúdos ecológicos, além de carecerem de
interdisciplinaridade e práticas significativas. Diante disso, esta pesquisa avaliou o uso do
Laboratório Vivo Agroecológico, associado ao Ensino por Investigação, como ferramenta
pedagógica para o ensino de Ecologia no Ensino Médio. A pesquisa, de natureza qualitativa e
quantitativa, fundamentada na teoria da aprendizagem significativa e conduzida pela
abordagem metodológica da pesquisa-ação, foi realizada na Escola Cidadã Integral Técnica
Professor Olívio Pinto, em João Pessoa PB, no componente curricular Eletiva, envolvendo
35 estudantes do ensino médio, entre agosto e dezembro de 2024. A proposta foi aplicada por
meio de uma Sequência Didática Investigativa (SDI), abordando conteúdos de ecologia,
agroecologia e sustentabilidade. Os resultados indicaram que o Laboratório Vivo
Agroecológico promoveu aprendizagens significativas, estimulou a autonomia estudantil e
favoreceu o desenvolvimento de competências científicas essenciais, como raciocínio
argumentativo, postura investigativa e pensamento sistêmico-crítico. Apesar dos avanços,
alguns desafios emergiram, como a necessidade de maior atenção à mediação devido ao número
de estudantes, a ausência parcial de alguns alunos em etapas do projeto por motivos externos e
o tempo insuficiente para aprofundamento de determinados conteúdos. Recomenda-se, para
futuras intervenções, ampliar o tempo destinado à aplicação da sequência didática e fortalecer
a interdisciplinaridade. Ao final da pesquisa, foi elaborado um Guia Didático a partir da SDI,
sistematizando as etapas, estratégias e recursos utilizados, de modo a possibilitar sua replicação
e adaptação em diferentes contextos educativos.
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JUSSARA DE MORAIS VARELA
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ENSINO DE SEXUALIDADE: RESSIGNIFICAÇÃO DE SABERES ERRÁTICOS E
PADRÕES NEGATIVOS ADQUIRIDOS PELO CONSUMO PRECOCE DE
CONTEÚDO PORNOGRÁFICO
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Data: 24/03/2025
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Hora: 14:00
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A sexualidade humana, apesar de nos acompanhar ao longo da vida, é rotineiramente tratada
como um tabu e negligenciada tanto no âmbito familiar quanto no educacional, afastando a
informação dos adolescentes. A pornografia frequentemente surge como fonte primária de
informação sobre o tema da sexualidade. Além disso, diariamente, os adolescentes são expostos
a músicas e conteúdos de redes sociais que difundem uma visão distorcida da sexualidade e de
seus corpos. Atualmente, o papel dos educadores no ensino da sexualidade não deve se restringir
ao ponto de vista fisiológico, mas estender-se a questões comportamentais, emocionais e sociais,
que estão intrinsecamente conectadas a essa temática. Este estudo teve como objetivo analisar
as questões sociais inerentes à sexualidade e o consumo precoce de pornografia por adolescentes
de escola pública, por meio da aplicação de um questionário prévio e da realização de ciclos de
debates e oficinas. Os temas abordados com 88 estudantes da 3ª série do ensino médio de uma
escola pública localizada no município de Vera Cruz/RN versaram sobre violência sexual e de
gênero, violência contra a mulher, representações da sexualidade na indústria musical,
afetividade masculina, papéis de gênero e padrões estéticos da sociedade moderna. Ao utilizar
o ensino por investigação, ferramentas digitais, o debate mediado e outras metodologias, foi
possível observar a aceitação, o protagonismo e a autonomia dos estudantes ao trabalharem os
temas propostos. Por fim, foi desenvolvido um manual didático para auxiliar outros docentes na
abordagem de temas sensíveis referentes ao ensino da sexualidade.
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EMERSON CARLOS DOS SANTOS
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL: viveiro de plantas como ferramenta pedagógica no Ensino Médio
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Data: 21/03/2025
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Hora: 19:00
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A Educação Ambiental (EA), emergiu na década de 1970 como resposta às preocupações ambientais globais e foi formalizada no Brasil com a Lei de Educação Ambiental de 1999, integrando-se posteriormente ao currículo escolar. Com intuito de favorecer à conscientização ambiental, objetivou-se a criação de um viveiro de plantas nativas como ferramenta pedagógica, promovendo a sensibilização sobre a flora local, recuperação ambiental, criação de um ambiente interdisciplinar e de ensino e aprendizagem, com o ensino por investigação e protagonismo dos estudantes. Foi utilizada uma abordagem qualitativa por meio da pesquisa-ação e atividades práticas aplicada com 20 estudantes de uma turma da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Almirante Tamandaré, em Extremoz/RN, utilizando questionário diagnóstico prévio, atividades práticas na escola e no campo e observações participantes registradas em diário de bordo. A análise categórica dos dados e avaliação por meio de grupo focal, foram fundamentais para entender a percepção dos estudantes acerca das plantas nativas. As atividades incluíram visitas a viveiros, coleta de sementes e a montagem do viveiro escolar, promovendo a prática de cultivo e plantio. Os resultados demonstraram um aumento significativo no conhecimento dos estudantes sobre a importância das áreas verdes, transformando-os em agentes ambientais ativos, que participaram da distribuição de mudas e sugeriram locais para plantio. A pesquisa não apenas promoveu habilidades sociais, mas também gerou uma maior conscientização ambiental, resultando em um legado de atitudes sustentáveis. A experiência culminou na criação do Guia Didático, que compila atividades e materiais para apoiar a EA e o reflorestamento, servindo como recurso para outros educadores e outras instituições. Essa abordagem não apenas fortaleceu a conexão emocional dos estudantes com o meio ambiente, mas também estabeleceu um modelo eficaz para a EA, demonstrando o potencial transformador da educação como ferramenta de mudança social e ambiental. Conclui-se que a proposta de criação do viveiro de plantas nativas destaca-se como uma iniciativa relevante no campo da EA, promovendo uma transformação nas percepções e comportamentos dos estudantes em relação ao meio ambiente. A integração entre teoria e prática possibilitou um ambiente de aprendizado dinâmico, no qual os estudantes se tornaram protagonistas de sua formação. A pesquisa se evidencia como um catalisador para a formação de cidadãos conscientes e engajados, prontos para enfrentar os desafios ecológicos contemporâneos e promover a sustentabilidade em suas comunidades.
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EMERSON CARLOS DOS SANTOS
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL: viveiro de plantas como ferramenta pedagógica no Ensino Médio
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Data: 21/03/2025
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Hora: 19:00
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A Educação Ambiental (EA), emergiu na década de 1970 como resposta às preocupações
ambientais globais e foi formalizada no Brasil com a Lei de Educação Ambiental de 1999,
integrando-se posteriormente ao currículo escolar. Com intuito de favorecer à conscientização
ambiental no ambiente escolar, objetivou-se desenvolver um viveiro de plantas nativas com
estudantes do Ensino Médio, no ambiente escolar, como espaço pedagógico permanente, com
o propósito de arborizar áreas desmatadas da cidade de Extremoz/RN. Foi utilizada uma
abordagem qualitativa por meio da pesquisa-ação e atividades práticas aplicada com 20
estudantes de uma turma da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Almirante Tamandaré,
em Extremoz/RN, utilizando questionário diagnóstico prévio, atividades práticas na escola e no
campo e observações participantes registradas em diário de bordo. A análise categórica dos
dados e avaliação por meio de grupo focal, foram fundamentais para entender a percepção dos
estudantes acerca das plantas nativas. As atividades incluíram visitas a viveiros, coleta de
sementes e a montagem do viveiro escolar, promovendo a prática de cultivo e plantio. Os
resultados demonstraram um aumento relevante no conhecimento dos estudantes sobre a
importância das áreas verdes, transformando-os em agentes ambientais ativos, que participaram
da distribuição de mudas e sugeriram locais para plantio. A pesquisa não apenas promoveu
habilidades sociais, mas também gerou uma maior conscientização ambiental, resultando em
um legado de atitudes sustentáveis. A experiência culminou na criação do Guia Didático, que
compila atividades e materiais para apoiar a EA e o reflorestamento, servindo como recurso
para outros educadores e outras instituições. Essa abordagem não apenas fortaleceu a conexão
emocional dos estudantes com o meio ambiente, mas também estabeleceu um modelo eficaz
para a EA, demonstrando o potencial transformador da educação como ferramenta de mudança
social e ambiental. Conclui-se que a proposta de criação do viveiro de plantas nativas destaca-
se como uma iniciativa relevante no campo da EA, promovendo uma transformação nas
percepções e comportamentos dos estudantes em relação ao meio ambiente. A integração entre
teoria e prática possibilitou um ambiente de aprendizado dinâmico, no qual os estudantes se
tornaram protagonistas de sua formação. A pesquisa se evidencia como um catalisador para a
formação de cidadãos conscientes e engajados, prontos para enfrentar os desafios ecológicos
contemporâneos e promover a sustentabilidade em suas comunidades.
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REGIANA ESTEVAM DA SILVA
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ESTRATÉGIAS FACILITADORAS DA APRENDIZAGEM DA FISIOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR HUMANO
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Data: 20/03/2025
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Hora: 16:00
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O ensino-aprendizagem vem sofrendo modificações no sentido de superar o ensino
tradicional, buscando práticas que envolvam os alunos, valorize os seus conhecimentos
prévios e os convoque a protagonizarem a construção de seus conhecimentos. A Base
Nacional Curricular Comum indica que é fundamental contextualizar o ensino, tanto quanto
possível, na formação do cidadão, que deve estar inserido na sociedade. O conhecimento da
fisiologia do sistema cardiovascular humano tem relação direta com as doenças que estão
entre as mais frequentes e uma das maiores causas de morbimortalidade na população
brasileira. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi utilizar estratégias facilitadoras do
ensino aprendizagem da fisiologia do sistema cardiovascular humano para estudantes do
Ensino Médio. Participaram do trabalho 26 estudantes da 2ª série da Escola de Referência em
Ensino Médio Professor José Mendes da Silva, Timbaúba-PE. A pesquisa consistiu na
realização de uma sequência didática com estratégias facilitadoras organizadas em cinco
momentos, totalizando sete aulas de 50 min. Entre os elementos que utilizamos, com o
objetivo de auxiliar na retomada dos conceitos e dos termos estudados de forma lúdica,
construímos um criptograma (um jogo de passatempo) no qual os estudantes deveriam
desvendar o termo referente a uma pergunta a partir de pistas. No primeiro momento, os
alunos foram reunidos em uma roda de conversa e instigados a responder com os seus
conhecimentos prévios à seguinte questão: por onde circula o sangue? Quais as estruturas por
onde ele passa no nosso corpo? Esse momento foi conduzido pela docente através da
manutenção do ciclo dialógico, respondendo com novas perguntas e convidando todos(as) a
contribuírem com respostas. No segundo momento, em grupo, os estudantes pesquisaram em
um texto didático e um vídeo sobre quais seriam as estruturas do sistema e como funcionavam
e, no terceiro momento, produziram um desenho representando as estruturas do sistema
cardiovascular e por onde o sangue circulava, sendo que cada grupo apresentou os seus
resultados coletivamente. Ao final, individualmente, eles realizaram o criptograma. No quarto
momento, a docente realizou uma aula dialogada para sistematizar os conhecimentos e
ampliar o assunto. O quinto momento representou uma aplicação dos conhecimentos, através
da realização da verificação do pulso antes, logo após e após cinco minutos de um exercício
vigoroso. Finalmente, a docente convidou os estudantes a responderem um questionário
avaliativo anônimo. Os diálogos do primeiro e terceiro momentos e as respostas do
questionário avaliativo sugeriram que as estratégias utilizadas facilitaram a aprendizagem dos
conteúdos do sistema cardiovascular, bem como conteúdos procedimentais e atitudinais
relativos à construção colaborativa do conhecimento. Na avaliação, todos os participantes
expressaram que gostaram das atividades propostas e as justificativas concordam com a
literatura, em relação ao potencial de melhor aprendizagem com proposições que envolvam a
participação ativa do estudante e atividades lúdicas, principalmente o criptograma. Ao
conduzir as atividades, a docente ampliou a sua formação, enfrentando principalmente o
desafio da manutenção ciclo dialógico evitando respostas prontas e convocando os estudantes
a se expressarem e refletirem sobre o conhecimento. Ao final, o criptograma foi aperfeiçoado
constituindo nosso recurso educacional.
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RINEUDO DIAS MACIEL
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VERMICOMPOSTAGEM NA ESCOLA:
utilizando práticas educativas investigativas no ensino do Filo Annelida
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Data: 26/02/2025
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Hora: 08:00
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A vermicompostagem é um processo natural e biológico que utiliza minhocas, representantes
do Filo Annelida, como mão de obra na reciclagem de compostos orgânicos, tendo como
resultado a produção de húmus. Além de ser um processo natural de fertilização do solo,
reduzindo acúmulo de resíduos orgânicos domésticos desperdiçado no meio ambiente, pode ser
utilizado como recurso metodológico no ensino Filo Annelida, especialmente a Classe
Oligochaeta. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta
didático-pedagógica de ensino investigativo oferecendo novas abordagens que contribuam para
o processo de aprendizagem do Filo Annelida. Este projeto apresenta-se como uma pesquisa
qualitativa com caráter de observação participante, onde o professor pesquisador visa orientar,
compreender e verificar as percepções e as aprendizagens significativas dos alunos, associando
o conhecimento construído com as experiências pessoais de cada estudante. A metodologia
utilizada consistiu na elaboração e execução de uma intervenção didática com práticas
investigativas com alunos da 2ª série do Ensino Médio da EREMT Professor Antônio José
Barboza dos Santos, situada na cidade de Timbaúba-PE. Os resultados indicaram que a
vermicompostagem, combinada com metodologias ativas, atividades experimentais e cultura
maker, promove o aprendizado significativo, o desenvolvimento de habilidades de investigação
como a formulação de hipóteses, coleta e análise de dados, além de estimular o protagonismo
juvenil através de abordagens como a sala de aula invertida e criação de modelos didáticos
tridimensionais. A utilização de minhocas como material biológico vivo, especialmente na
atividade experimental de dissecação, também se mostrou um recurso pedagógico valioso para
consolidar o conhecimento sobre a anatomia desses animais. A aplicação da sequência didática
investigativa resultou em melhorias significativas na compreensão sobre anelídeos e o
reaproveitamento dos resíduos orgânicos domésticos. Inicialmente, 71% dos alunos
demonstraram conhecimento insatisfatório do termo "anelídeo", sendo que 56% o
desconheciam totalmente. Além disso, somaram-se 94% os que não conseguiram citar
características dos anelídeos e 63% descartavam todo resíduo orgânico no lixo. Após a
intervenção pedagógica, 92% dos participantes definiram "anelídeo" e suas características de
forma satisfatória, com apenas 3% apresentando respostas insatisfatórias. Adicionalmente, 86%
dos estudantes demonstraram interesse de utilizar a vermicompostagem como alternativa
sustentável para o reaproveitamento de resíduos orgânicos domésticos. Após a apreciação dos
resultados foi elaborado um Guia Didático Educativo de forma ilustrada, descrevendo a
sequência didática desenvolvida pelo professor com a participação dos estudantes. Pretende-se
compartilhar o Guia Didático com docentes de Biologia, sugerindo-se que possam utilizar esta
proposta pedagógica como recurso didático alternativo para o ensino dos anelídeos e o
reaproveitamento dos resíduos orgânicos domésticos. A relevância deste propósito é instigar a
prática do ensino investigativo e uma postura ecologicamente correta.
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