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FABIANA SILVA DA NOBREGA
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A FLORA E VEGETAÇÃO DA CAATINGA EM SÃO JOÃO DO SABUGI RN: UMA HOMEPAGE PARA CONSTRUÇÃO, VALORIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DESTE BIOMA
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Data: 29/11/2019
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Hora: 09:00
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Durante as aulas de botânica tem sido cada vez mais difícil prender a atenção do aluno, e assim, tornar a aprendizagem significativa. Conforme relatos, o avanço exacerbado das mídias digitais, em todos os espaços de convivência, inclusive no escolar, além da forma tradicional e descontextualizada, na qual as aulas de botânica são ministradas, tem sido aspectos dificultadores do processo de construção do conhecimento. Nesse contexto, o desafio de encontrar alternativas para transformar essa realidade, recai para o professor, que deve repensar a sua prática e buscar estratégias metodológicas e ferramentas pedagógicas inovadoras que despertem o interesse dos discentes, e ao mesmo tempo, contribua para a construção de uma aprendizagem significativa. Nesse cenário, desenvolver trabalhos que utilize ferramentas presentes no cotidiano do aluno, como uso das TICS tem sido uma das estratégias adotadas para tentar atrair a atenção do aluno durante as aulas. Partilhando dessa ideia, foi produzido o blog, intitulado flora de são João do Sabugi objetivando facilitar o ensino e a aprendizagem dos vegetais, bem como desenvolver um sentimento de valorização e conservação da caatinga sabugiense. Analisando o pré-teste, percebeu-se que os alunos tinham pouco conhecimento sobre a diversidade de plantas da caatinga, assim adotou-se a estratégia de desenvolver o ensino de botânica utilizando elementos da flora local, como forma de promover a aproximação do discente com seu objeto de estudo, presente no seu cotidiano, e consequentemente, despertar seu interesse. Após a realização das ações interventivas, aulas dialogadas e de campo, desenvolvimento de oficinas, constatou-se um aumento do conhecimento em relação as variedades de plantas pelos alunos, fato verificado pelo maior número de espécies citadas no pós-teste. O contato presencial com as plantas, ocorrido in loco, para captura dos registros fotográficos, por meio do celular, contribuiu para aumentar o conhecimento sobre o tema abordado, bem como apresentar alternativas prazerosas do uso do celular, como ferramenta educacional. Logo, o blog flora de são João do Sabugi, por ser um trabalho cooperativo, apresenta-se como uma alternativa de se trabalhar a botânica de forma prática e investigativa, cujo processo de confecção, ofereceu aos alunos, oportunidades de participação a socialização do conhecimento em diversas experiências do seu dia-a-dia, aproximado- os dos conteúdos de botânica, promovendo a socialização do conhecimento e a interação entre professor e alunos, entre eles mesmos, e com eles e seu lugar de vivência, contribuindo para uma aprendizagem dinâmica, contextualizada e produtiva.
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JORDEAN DA SILVA
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O USO DE UM APLICATIVO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO INVESTIGATIVO DOS PRINCIPAIS GRUPOS DO REINO PLANTAE
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Data: 27/09/2019
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Hora: 14:00
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Compreendendo que a escola deve ser um espaço de produção científica e considerando que ela vive em um déficit de interação com as tecnologias, se faz necessário que existam mudanças na sua forma de encarar a formação científica ofertada aos alunos de educação básica. Mas, como se pode esperar uma mudança de paradigma do ponto de vista educacional no Brasil, se as escolas de educação básica, em sua maioria, estão desconectadas do mundo tecnológico contemporâneo, virtual e acessível? Assim, este trabalho tem por objetivo elaborar e utilizar um aplicativo para dispositivos móveis, como ferramenta didática, para ministrar aulas de Botânica, onde se possam abordar de forma investigativa os conteúdos sobre os principais grupos de plantas do Reino Plantae; estimulando assim, o desenvolvimento de competências importantes na formação dos indivíduos, como a autonomia, a inclusão tecnológica, a investigação científica e o interesse pelas atividades propostas pela escola. O trabalho foi realizado na Escola Coronel Luiz Ignácio Pessoa de Melo, localizada na cidade de Aliança-PE, com 36 estudantes da 2ª série do Ensino Médio. A metodologia seguiu uma sequência didática norteadora deste trabalho, que foi desenvolvida ao longo do curso e finalizada nos meses de maio a julho de 2019. Possuindo cinco etapas assim definidas: Primeira etapa: Apresentação do App e Questionário Inicial; Segunda etapa: Atividade Chave simplificada para identificação de plantas; Terceira etapa: Atividade Fotoidentificação de plantas; Quarta etapa: Exercícios no APP e a Quinta etapa: Jogo didático e Questionário final. Em cada uma das etapas foram organizadas aulas expositivas e dialogadas sobre os grupos de plantas, para que os estudantes tivessem uma proximidade maior sobre os grupos de plantas e as suas principais características. Os resultados do questionário inicial mostraram que 94,4% dos estudantes nunca utilizaram m aplicativo para fins de estudo; como também que 41,7% dos participantes responderam não saber identificar os principais grupos de plantas, enquanto que 51,3% afirmaram conseguir identificar as plantas. De modo simplificado, o uso de um aplicativo para orientar o ensino promoveu sua eficácia através do crescimento dos índices de acerto das respostas dos exercícios (70%), o que caracteriza uma aprendizagem substancial. Também demonstrou-se que é possível que professores que não conhecem de linguagem de programação podem encontrar meios de criar seus próprios aplicativos, estimulando o ensino e a aprendizagem dos estudantes, além da interação entre os mesmos. A utilização de aplicativos como estratégias diferenciadas, traduzidas em metodologias ativas pode estimular de forma significativa tornando todos protagonistas no processo de ensino-aprendizagem.
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ERNI FERNANDES BEZERRA
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A CARACTERIZAÇÃO DA FAUNA SINANTRÓPICA NO BAIRRO MANDACARU, JOÃO PESSOA-PB: UMA PROPOSTA EDUCATIVA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
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Orientador : GEORGE EMMANUEL CAVALCANTI DE MIRANDA
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Data: 26/09/2019
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Hora: 14:00
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O estudo da fauna sinantrópica é extremamente necessário para que possamos compreender as relações estabelecidas entre as espécies e o ser humano. De posse desse conhecimento, podemos fazer interferências e estabelecermos um convívio de forma harmoniosa com esses seres, destacando a sua importância e os seus serviços ambientais prestados por estas espécies para com o homem. Baseado nessas considerações, a presente pesquisa objetivou conhecer, a partir do olhar estudantil e profissional, qual conhecimento os mesmos já detinham a respeito da fauna sinantrópica. Para isso, por meio de metodologias ativas foram desenvolvidas sequências didáticas procurando envolver o protagonismo dessas duas categorias, fazendo com que os mesmos se sintam parte integrante do processo ensino-aprendizagem. Para tanto foi realizado um estudo de caso, em uma abordagem qualitativa, cuja pesquisa teve como lócus a Escola Estadual Padre Ibiapina, no bairro de Mandacaru, no município de João Pessoa-PB, e contou com a participação dos alunos da 2ª e da 3ª séries do ensino médio; quanto aos profissionais, a pesquisa se desenvolve junto aos professores do mestrado profissional no ensino de biologia em rede nacional (PROFBIO) e contemplando professores de biologia da rede pública estadual e particular do ensino médio no Estado da Paraíba-PB como também de outros Estados do Brasil. Os resultados permitiram apreender informações referente ao objetivo da pesquisa, por meio de aplicação de um questionário estruturado na ferramenta Google Formulário aplicado junto aos profissionais com fim de buscar a sua aplicabilidade dentro da sala de aula e um outro aplicado junto aos estudantes visando qual seu saber a respeito do objeto pesquisado. A partir da experiência dessa pesquisa, percebe-se que o tema fauna sinantrópica ainda passa despercebido dentro dos conteúdos da biologia por ambas categorias, mesmo nos dias atuais, tendo as cidades sendo abrigo para grande parte da fauna silvestre e que já desperta o interesse por parte de alguns cientistas como sendo ela um laboratório para pesquisar a evolução e uma nova ecologia dos animais.
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AURICELIO OLIVEIRA DE ALMEIDA
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Aprendizagem significativa de conceitos biológicos potencializada pelo uso de mapas mentais e quadros conceituais ilustrados e evidenciada na produção de mapas conceituais
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Data: 29/08/2019
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Hora: 14:00
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O papel do professor enquanto facilitador do processo de aprendizagem é imprescindível. Para tanto, é necessário um amplo conhecimento de instrumentos de avaliação e de aferição de aprendizagem a fim de se verificar as corretas atribuições de significados aos conceitos ensinados. Além disso, o profissional da educação tem o desafio de introduzir novas tecnologias no processo de ensino visando o envolvimento e protagonismo dos estudantes em situações que tornem sua aprendizagem atrativa e significativa. Este trabalho se pauta na teoria dos mapas conceituais de Novak e na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e tem como objetivos o uso de mapas mentais e quadros de conceitos ilustrados como ferramentas facilitadoras e motivadoras em sala de aula visando uma aprendizagem significativa e a utilização de mapas conceituais para evidenciar a ocorrência dessa aprendizagem. Para isso, essas ferramentas foram inseridas na realização de uma série de sequências didáticas envolvendo alunos do ensino médio de duas escolas de João Pessoa-PB abordando conteúdos de biologia considerados, por eles, mais complexos. A aprendizagem desses conteúdos foi avaliada por meio de pré-testes, pós-testes e mapas conceituais. A análise dos mapas conceituais foi feita por meio de uma tabela de pontuação padronizada segundo os critérios propostos por Novak. Os resultados dos pré-testes e dos pós-testes nos evidenciaram a influência positiva dessas ferramentas indicado melhoria na motivação e na aprendizagem dos estudantes. Os resultados da análise dos mapas conceituais nos evidenciaram até que ponto essa aprendizagem foi significativa. Para a produção de mapas conceituais e mapas mentais digitais, foram criados tutoriais para utilização de dois softwares gratuitos. O desenvolvimento deste trabalho resultou também na produção de um material de apoio ao professor contendo tutoriais e técnicas para produção e utilização de mapas mentais, mapas conceituais e quadros ilustrados além de sugestões de aplicação dessas ferramentas em sala de aula.
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VALDECI JOSÉ DOS SANTOS
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Um proposta didática para o ensino médio sobre serviços ecossistêmicos no controle de insetos
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Data: 31/07/2019
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Hora: 09:30
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Os insetos correspondem a cerca de 54% de todas as especies conhecidas e sao importantes na polinizacao, ciclagem de nutrientes e controle biologico de pragas. Alguns sao vistos como nocivos por serem vetores de doencas aos homens e animais ou por atacarem plantas, ou seus produtos, causando grandes prejuizos para a economia. Ao estudar Ecologia no Ensino Medio, mais especificamente a estrutura de ecossistemas, conhecer a dinamica de especies de insetos que estabelecem interacoes com plantas agricolas e de seus predadores naturais, contribui para o estudante entender sua importancia e adotar atitudes que visem preservar os ecossistemas e agroecossistemas.Com esse foco, a presente pesquisa teve como objetivo principal analisar uma proposta didatica dirigida ao ensino de elementos de Ecologia, em Biologia, por meio de atividades envolvendo o estudo de servicos ecossistemicos prestados pelos insetos e outros agentes, no controle de pragas em lavouras de subsistencia. A proposta foi aplicada em uma turma do 2º Ano do Ensino Medio de uma instituicao estadual de ensino, no municipio de Bananeiras-PB. Foram realizadas aulas expositivo-dialogada e um estudo dirigido para motivar os alunos e prepara-los para as aulas praticas, destinadas a captura de insetos. As capturas dos insetos foram feitas em plantacoes de milho, fava, feijao, batata-doce, mandioca, quiabo e hortalicas. Os animais capturado foram mortos por compressao no torax ou por imersao em alcool 70; foram desidratados, alfinetados, classificados, etiquetados e acomodados em caixa entomologica. Na caixa entomologica os especimes foram organizados em grupos de acordo com habito alimentar. Assim criou-se quatro grupos: predadores, parasitoides, pragas e polinizadores. Na etapa final os estudantes realizaram uma serie de perguntas com as respectivas respostas para serem utilizadas na producao de uma cartilha. Os resultados foram avaliados com base nos produtos gerados pelos estudantes, como relatorio, cartilha, video e colecao entomologica, entre outros, observando-se, ainda, elementos mais subjetivos, como participacao nas atividades, motivacao e interacao com o professor, entre os estudantes e com o conteudo trabalhado. Desse modo, observou-se a participacao ativa dos estudantes, na busca de conhecimentos relativos a aspectos morfologicos, ecologicos e economico. A forma como as atividade foram conduzidas e os resultados obtidos permitem concluir que o metodo contribuiu eficazmente para os estudante aprenderem as caracteristicas gerais dos insetos, conhecer o papel eles exercem nos ecossistemas e entender que e necessario preserva-los para que possamos continuar usufruindo dos seus beneficios.
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VANDERSON LIZT MENESES FONSECA
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TRABALHANDO COM MODELOS DIDÁTICOS: Correlacionando processo de duplicação do DNA com a divisão celular e os aspectos citogenéticos da meiose com as leis de Mendel
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Data: 30/07/2019
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Hora: 14:00
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Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos professores de biologia no ensino medio e fazer com que assuntos que exigem dos estudantes imaginacao e abstracao para compreensao de certos processos biologicos, muitas vezes por envolverem estruturas microscopicas e moleculares, sejam compreendidos de uma forma satisfatoria. Modelos didaticos sao ferramentas onde o professor pode utilizar de materiais concretos que representem estruturas microscopicas e moleculas do meio intracelular, com o objetivo de facilitar os processos de ensino e aprendizagem. Embora existam alguns estudos propondo a confeccao de modelos para o estudo da reproducao celular, especificamente os aspetos citogeneticos sao pouco abordados nestes modelos Na perspectiva de somar contribuicoes a esta abordagem metodologica, este trabalho se propos a experimentar a confeccao e utilizacao de modelos que associem o processo de duplicacao do DNA com a divisao celular, assim como a identificacao das leis de Mendel nos eventos citologicos da meiose e sua correlacao com a variabilidade genetica na formacao de gametas. Este projeto foi desenvolvido com estudantes do 1º ano e 3º ano do ensino medio de uma escola publica do municipio de Parnamirim no estado do Rio Grande do Norte. Este estudo foi realizado nas seguintes etapas: investigacao de um possivel conhecimento previo de aspectos citogeneticos associados aos processos de divisao celular; exposicao teorica dos temas; realizacao de oficinas para construcao de modelos que foquem a associacao do processo de replicacao do DNA com a divisao celular; confeccao de modelos que correlacionem a divisao por meiose com as leis de Mendel e uma avaliacao final da aceitacao dos estudantes em relacao a metodologia proposta e compreensao dos temas abordados. Os resultados obtidos demonstraram que a utilizacao de modelos e uma excelente ferramenta didatica para melhorar a interacao e participacao dos estudantes nas aulas, motivando-os a ter uma compreensao em relacao aos conteudos propostos nas oficinas. Na analise do nivel de satisfacao dos estudantes, em relacao a ambas as oficinas realizadas, foi observado que todos (100%), tanto os estudantes do 1º como 3º, afirmaram que a realizacao de oficinas com modelos tornou as aulas mais interessantes, melhorando o interesse no assunto. Diante destes resultados, foram elaborados roteiros de ambas as oficinas didaticas para serem disponibilizados como ferramentas metodologicas para professores do ensino medio de biologia.
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NATALY DO NASCIMENTO SIMÕES
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ABORDAGENS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA COMO FERRAMENTA DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DO INVISÍVEL: HÁ MICRORGANISMOS E MICRORGANISMOS
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Data: 29/07/2019
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Hora: 15:30
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O ensino de Microbiologia possui extrema importancia, pois esta ciencia e uma area do conhecimento que estuda, em sua essencia, bacterias, fungos, leveduras, virus e esta relacionada a saude, a higiene, interacoes com o meio ambiente, e aos avancos da biotecnologia merecendo um olhar especial no Ensino de Biologia. Atualmente, as aulas de Biologia sao majoritariamente ministradas de forma tradicional e sempre vinculando os microrganismos apenas as doencas, entre as quais estao as Infeccoes Sexualmente Transmissiveis (IST) que apresentam tambem, outras problematicas, como preconceitos e disseminacao de informacoes erroneas. Por se tratar de seres microscopicos e com ausencia de estrategias de ensino aprendizagem eficientes, o ensino de microbiologia se torna muito abstrato para os alunos, sendo necessario o desenvolvimento de atividades que proporcionem o ensino efetivo e o protagonismo dos alunos. O presente trabalho tem por objetivo promover estrategias que visam a aprendizagem significativa sobre o ensino de Microbiologia utilizando atividades praticas com tecnicas e materiais alternativos. As atividades foram desenvolvidas com alunos da turma do 2º ano do Ensino Medio, de uma escola estadual do Rio Grande do Norte, com aplicacao de questionarios previos e posteriores; adequacao, producao e semeadura de meios de cultura alternativos; observacao de microrganismos ao microscopio; ministracao de aulas sobre os sistemas genitais; dialogos sobre IST e uso de preservativos, caracterizacao e confeccao de modelos dos microrganismos causadores das IST; e palestra com profissional de saude para ratificar as acoes anteriores. A avaliacao dos dados ocorreu de forma quantitativa e qualitativa atraves dos resultados dos questionarios e a interacao dos alunos com o tema durante a apresentacao dos seminarios, discussoes em sala de aula e aulas praticas. Os resultados no pos-teste, nas questoes de 1 a 4 identicas ao questionario do pre-teste, apresentaram um aumento nos assertos, principalmente na questao 2 em que 95% assinalaram corretamente em que os microrganismos sao causadores das IST; na questao 5, 75% dos alunos afirmaram ter obtido esclarecimentos; alem do vocabulario mais cientifico e assertivos dos alunos nas respostas. Esses resultados corroboraram a importancia dos temas e que com aplicacoes de estrategias alternativas despertam o interesse e o entrosamento entre os alunos. Ao orientar os jovens, a escola estimula o desenvolvimento dos mesmos, contribuindo positivamente para uma sociedade melhor.
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SÉRGIO MELQUIOR BARBOSA DA SILVA
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A representação teatral como um recurso didático para o ensino da Genética no ensino médio: síntese proteica
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Data: 29/07/2019
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Hora: 14:00
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O trabalho de pesquisa ora apresentado busca trazer mais um componente metodologico que facilite o ensino e a aprendizagem da disciplina de genetica no Ensino Medio. O componente foi a representacao do tema sintese proteica atraves de uma esquete teatral, onde a validade metodologica foi testada em quatro turmas das series finais de duas escolas publicas, Lyceu Paraibano e Centro de Formacao de Professores polo Mangabeira e duas escolas privadas, Colegio e Curso Via Medicina e Evolucao Colegio e Curso, apelando para que o envolvimento do aluno no processo de producao, leitura, montagem e atuacao na peca, torne o conteudo mais atraente e a aprendizagem mais significativa. A experiencia de se trabalhar o tema da sintese proteica com estudantes do ensino medio permitiu identificar dificuldades de compreensao pelos estudantes no que diz respeito ao desenrolar sequencial do processo e do compartimento celular onde ocorrem as etapas. Diante disso, foi elaborado um texto de uma peca abordando a sintese proteica, buscando, sempre que possivel, uma linguagem mais informal, mas sem comprometimento da informacao cientifica. O esquete teatral ressalta o DNA como a molecula responsavel pela informacao genetica, e as principais etapas que determinam o fluxo dessa informacao, iniciando com a transcricao do DNA e finalizando com a traducao do mRNA, inserindo as interacoes moleculares envolvidas no processo de formacao de um polipeptidio. Uma estrategia utilizada e de grande aceitacao foi a instituicao de pseudonimo para as moleculas e organelas que surtiu efeito positivo. Por exemplo, trocar DNA por Dnaldo, subunidade menor do Ribossomo por Ribosomagro, RNA transportador por Ronaldo motoboy, RNA Mensageiro por Ronaldo carteiro, RNA ribossomal por Ronaldo leitor entre outros, de uma maneira rimada nos moldes de um cordel. Tal estrategia criou um clima propicio a aceitacao da proposta metodologica. O instrumento avaliativo de carater quantitativo e qualitativo evidenciou resultados positivos, em relacao a uma melhor compreensao do processo de sintese proteica. Foi observado que os alunos, em sua grande maioria, abandonaram a postura passiva e receptora e passaram a apresentar uma acao ativa e emissora interagindo no processo e melhorando na compreensao das etapas que envolvem o conteudo da sintese proteica, apontando para a validade dessa proposta metodologica.
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CLISTENES KLAYTON LEITE DE SOUSA
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USO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DO CONTEÚDO EXPRESSÃO GÊNICA
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Data: 26/07/2019
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Hora: 16:00
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A Expressao Genica engloba uma serie de passos que vao desde a sintese de uma molecula de RNA, a partir de uma sequencia de bases na molecula de DNA (gene), ate a sintese de uma proteina, a partir dessa molecula de RNA (RNA mensageiro). Apesar de ser o dogma central da biologia, grande parte dos alunos de ensino medio nao compreende esse processo. Diante dessa realidade muitos professores tem feito a opcao por ferramentas pedagogicas alternativas, como os jogos didaticos, que podem facilitar o entendimento auxiliando o processo de aprendizagem. A literatura indica que o uso de atividades ludicas favorece a aquisicao e internalizacao de conhecimentos, alem de promover alegria e prazer nos discentes, sendo, portanto, uma importante estrategia para o ensino e aprendizagem de conceitos abstratos e complexos. Com o objetivo de compreender a contribuicao do uso de um jogo didatico na apreensao de conceitos relevantes ao conteudo expressao genica, seus efeitos no desenvolvimento de habilidades e competencias, e seu aperfeicoamento, foi apresentado um jogo didatico e aplicado em uma turma de 39 alunos do terceiro ano do ensino medio, de uma escola publica localizada na 7ª Gerencia Regional de Educacao -Itaporanga - Paraiba. Inicialmente, os alunos responderam a um pre-teste para sondagem dos conhecimentos previos. Em seguida, foi apresentado o jogo, com suas regras e os seus conceitos presentes, atraves de uma aula expositiva. A aplicacao envolveu uma disputa entre 19 equipes. Ao final do jogo, foi aplicado um pos-teste e um questionario para avaliar o grau de satisfacao dos alunos. Na aula seguinte, foi feita a sistematizacao do conteudo, abordando, principalmente, os erros cometidos durante o jogo e as indagacoes feitas durante a aplicacao. Analisando os resultados do pre-teste e pos-teste, notou-se a melhora no total de acertos da maioria das questoes do pos-teste e, somado as respostas do questionario, constatou-se que o impacto do uso do jogo da expressao genica foi positivo para o processo ensino-aprendizagem. Ao final, foi produzido um manual com orientacoes para a construcao do jogo e sua aplicacao, alem da indicacao sobre os principais conceitos trabalhados.
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FLÁVIO NÓBREGA GONSALVES
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O ESTUDO DE PLANTAS MEDICINAIS NA MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA PARAÍBA, PB
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Data: 26/07/2019
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Hora: 16:00
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Para uma mudanca no ensino e na aprendizagem de Botanica no ensino medio, foi desenvolvido na EEEFM Rio Branco, Patos PB, aulas teoricas, praticas e de campo com enfase no ensino de plantas medicinais com os objetivos de facilitar o ensino e a aprendizagem dos vegetais, resgatar a sabedoria popular e instigar a curiosidade para as tecnologias digitais da informacao e comunicacao. Inicialmente, percebeu-se que os alunos nao detinham conhecimentos significativos sobre a diversidade de plantas medicinais presentes na flora brasileira, fato comprovado pela analise do pre-teste. Apos as aulas de intervencao realizadas pelo professor, os alunos conseguiram obter um maior conhecimento das variedades de plantas com propriedades medicinais. Durante o trabalho foi produzido um blog com o nome Raizeiros das Espinharas e uma colecao botanica sobre as plantas com potencial medicinal. O contato com as plantas para a confeccao das exsicatas e durante a realizacao das fotos pelos alunos com o uso do seu celular para a construcao do blog e da colecao botanica permitiu que eles aumentassem o seu conhecimento sobre o tema abordado. Portanto, o projeto proporcionou o ensino de Botanica de forma contextualizada, pratica e investigativa, oferecendo aos alunos oportunidades de participacao e vivencia em diversas experiencias do seu dia a dia.
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ANA DÉBORA BATISTA AURINO
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EDUCAÇÃO SEXUAL: Estratégias Metodológicas para o Ensino Médio
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Data: 26/07/2019
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Hora: 14:00
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A sexualidade e um fenomeno inerente a vida de todas as pessoas, por ser universal e, ao mesmo tempo, singular a cada individuo. A construcao da sexualidade advem de seus aspectos individuais, sociais, psiquicos e culturais. Na adolescencia as transformacoes morfologicas e fisiologicas que ocorrem no corpo dos jovens favorecem a descoberta da sexualidade. Por isso, a importancia de desenvolver praticas de educacao sexual que permitem dialogar, trocar experiencias e informacoes, assim como, promover uma maior autonomia quanto a sexualidade, alem de contribuir com a saude dos adolescentes. No entanto, devido a falta de formacao continuada e a inseguranca dos professores, este assunto acaba sendo abordado de maneira superficial. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo principal, propor estrategias metodologicas, construidas a partir de vivencias pedagogicas no espaco escolar, para auxiliar docentes da educacao basica a trabalharem educacao sexual no ensino medio. Para isso, atraves de uma abordagem qualitativa baseada na pesquisa participante e direcionado a duas turmas da terceira serie do ensino medio de uma Escola Estadual de Joao Pessoa-PB, desenvolveu estrategias metodologicas de aprendizagem ativas, voltadas ao ludico e ao protagonismo do aluno. As informacoes obtidas atraves dos questionarios e da observacao das acoes desenvolvidas foram analisadas por meio da tecnica chamada analise de conteudo. Os sujeitos da pesquisa foram 56 alunos, em sua maioria meninas, entre 16-20 anos de idade. 51,79% (29) dos alunos ja tiveram sua primeira relacao sexual, 62,07% (18) usaram camisinha na sua primeira relacao sexual, mas 55,17% (16) deles responderam que nao costumam usa-la. Foi observado que uso do preservativo esta relacionado a protecao a gravidez e doencas/infeccoes, enquanto que o nao uso relaciona-se a utilizacao de outro metodo contraceptivo ou simplesmente porque nao gostam. Verificou-se que os alunos apresentaram maior facilidade no entendimento dos conteudos da anatomia do sistema genital humano, que os de fisiologia. Atraves da Dinamica com Post it: Sexo e Sexualidade foi observado que eles nao mostraram uma compreensao clara do que sejam sexo e sexualidade, apresentando diversas concepcoes do que esses conceitos representam. Atraves da Dinamica Coisa de homem/menino x Coisa de Mulher/menina e da analise de tres musicas percebeu-se que os alunos possuem representacoes sociais de genero voltados principalmente aos aspectos corporais e comportamentais de cada genero. Por meio da atividade Metodos contraceptivos e IST desenvolvida em parceria com uma profissional da saude, foi possivel apresentar as principais IST e os metodos contraceptivos mais usados pelo publico adolescente, alem de ensinar a maneira correta de usar o preservativo masculino, como forma de sensibilizacao dos alunos que possuem comportamento de risco. Por meio do QAM foi possivel perceber as razoes pelas quais os alunos consideram importante a promocao de atividades de educacao sexual na escola, o que eles mais gostaram e menos gostaram nas atividades desenvolvidas neste trabalho e quais os conteudos que gostariam que fossem abordados. Sendo assim este trabalho pode ser utilizado como subsidio, auxiliando outros professores na abordagem de educacao sexual por meio da utilizacao das estrategias na forma de um manual de sequencia didaticas.
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LINDAILTON TRAJANO GONÇALVES JUNIOR
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Melhoria na qualidade do processo de Ensino-Aprendizagem por meio da introdução de aulas práticas e metodologias ativas nas aulas de Botânica no Ensino Médio
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Data: 26/07/2019
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Hora: 14:00
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O ensino dos conteudos de Botanica, que sao vistos de forma geral somente atraves do livro didatico, tem levado a uma carencia de abordagem, com momentos considerados ate desinteressantes para estudantes e professores. A preocupacao deste trabalho sobre o ensino de Botanica precisa ir alem da simples utilizacao de informacao presente nos livros didaticos e nas fontes virtuais, utilizando-se mais de aulas praticas especialmente em campo, resgatando, em alguma extensao, a relacao homem-natureza, alem do uso de metodologias diferenciadas, em que venham a relacionar com temas da atualidade, assuntos que extrapolam e complementam os conteudos curriculares, esperando assim uma contribuicao para o aumento do interesse e do aprendizado de todos os participantes desse processo. Este trabalho sugere algumas aulas extraclasse, praticas e metodologias ativas em virtude das dificuldades relacionadas ao ensino-aprendizagem de Botanica numa perspectiva de melhorar o interesse dos alunos de um modo geral, nessa area do conhecimento. Desenvolvendo um ensino significativo sendo dinamico, contextualizado, prazeroso e experimental, que desperte nos estudantes, a importancia dos conhecimentos cientificos e da Botanica para o cotidiano de todos. O trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Medio Padre Roma, em Joao Pessoa, Paraiba, tendo como publico alvo, os discentes da 2ª serie do ensino medio. A coleta de dados ocorreu por meio de questionario, como pre-teste e pos-teste, (para a diagnose) alem de observacoes e a aplicacao de atividades diversas como praticas interdisciplinares envolvendo a participacao dos estudantes. As seguintes atividades que tiveram os estudantes como protagonistas, foram organizadas em modulos-aulas, com acoes de uso de metodologias ativas: pratica interdisciplinar sobre a germinacao das sementes e o desenvolvimento das plantas, a construcao de um album fotografico, a partir de imagens geradas pelos estudantes, aulas praticas em sala de aula como a dessecacao de uma flor (identificando as pecas florais) e o uso de jogos didaticos (biominos, cartas de baralho, tabuleiro em trilha). Os dados do questionario revelaram o pouco interesse e ate certo desconhecimento dos discentes sobre os conteudos de botanica. A partir desse cenario foram iniciadas as atividades praticas, diferenciadas, com o intuito de informar e sensibilizar os participantes sobre a importancia das plantas para a manutencao da vida e em consequencia melhorar o interesse de todos pela Botanica. Apos a realizacao das atividades observou-se a mudanca significativa nas concepcoes dos estudantes em relacao aos conteudos de Botanica, passando os mesmos a reconhecer que as plantas possuem importante papel ecologico e economico, alem de desmistificar a ma impressao anteriormente constatada. Foram visiveis a motivacao e o interesse dos estudantes durante as atividades, o que se traduziu efetivamente em resultados positivos alcancados. Foram obtidos como produtos neste trabalho, uma fototeca, um album fotografico, jogos didaticos, quiz em powerpoint, alem de uma cartilha detalhando as atividades sugeridas e, algumas dessas, realizadas na obtencao dos produtos gerados. A utilizacao de estrategias diferenciadas, traduzidas em metodologias ativas pode estimular uma aprendizagem significativa, tornando todos protagonistas no processo de ensino-aprendizagem.
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RENATO MARTINS LIMA DE OLIVEIRA
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ENSINO DE IMUNOLOGIA POR MEIO DO BURSA, UM JOGO DIGITAL
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Orientador : RIVETE SILVA DE LIMA
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Data: 26/07/2019
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Hora: 10:00
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No ensino medio, alguns objetos do conhecimento explanados nos livros didaticos, sao um tanto negligenciados ou abordados sem o merecido aprofundamento, o que pode desencadear uma baixa compreensao dos mesmos por parte dos educandos. Imunologia e um conteudo explorado de forma fragmentada, como um excerto de temas como histologia ou sistema circulatorio, quando, em verdade, trata-se de assunto relevante para a apropriacao de conhecimentos sobre doencas, fisiologia e ate mesmo, citogenetica. Uma ferramenta que tem se mostrado util na construcao da aprendizagem acerca de temas em biologia, e a ludicidade, em especial, os jogos digitais. Bursa, trata-se de um jogo digital caracterizado como um serious game (jogo serio), onde o docente, a partir desse produto, tem a oportunidade de explicar os processos imunitarios de forma integrada com o desenvolvimento de habilidades dos discentes, assim promovendo o levantamento de dados a respeito da eficacia de tal produto, mediante aplicacao em turmas de ensino medio e dentro de uma abordagem CTSA (Ciencia, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). A construcao do jogo foi realizada numa IDE (ambiente de desenvolvimento), a qual, para jogos, apresenta um leque bastante diversificado. O projeto utilizou a IDE Unity e a ferramenta Construct2 que permite uma iniciacao em programacao para quem nao tem tanta pratica na area. O trabalho contou com o apoio do analista de sistemas Euripedes Hallyson da Silva Campelo, que teve participacao extremamente relevante na construcao e desenvolvimento do jogo. O produto conta com uma plataforma movel com fases distintas, relacionadas aos tipos de imunidade e fases-bonus, onde processos imunitarios intermediarios deverao ser executados.
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GUMERCINDO SANTOS DE CASTRO JUNIOR
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ANALOGIAS UTILIZADAS EM FISIOLOGIA HUMANA DE ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO:ANÁLISE CRÍTICA PARA SEU USO PEDAGÓGICO SISTEMÁTICO
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Data: 26/07/2019
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Hora: 08:00
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Partindo do pressuposto do desafio da comunicacao, a habilidade de se expressar e ser compreendido, promove o professor ao status de comunicador, dessa forma necessita desenvolver a capacidade de argumentar para envolver a plateia, os estudantes, em seu discurso. Um recurso utilizado na argumentacao e a analogia, principalmente no ensino de ciencias, pois esse recurso tem a capacidade de aproximar uma informacao conhecida de um conceito novo, facilitando a construcao do conhecimento no aprendente. Este trabalho pretende analisar o uso de analogias presentes no conteudo referente a fisiologia humana em livros de biologia, distribuidos atraves do Programa Nacional do Livro Didatico (PNLD) para que possa servir como um recurso que auxilie na utilizacao do livro didatico, consequentemente, melhorando a qualidade da educacao nas escolas publicas do Brasil. Inicialmente, foi realizada a analise critica das analogias existentes nos livros, com a classificacao segundo o sistema proposto por Ferraz e Terrazzan. A partir dessa analise, foram apresentadas indicacoes para que o professor possa fazer uso da analogia de forma intencional e sistematica, ao inves de utiliza-la apenas de modo espontaneo ou automatico. Foram analisados 10 livros didaticos nos quais foram identificadas um total de 33 analogias, distribuidas entre os conteudos de introducao ao estudo de fisiologia, uma analogia, sistema digestorio, sete analogias, sistema cardiovascular, tres analogias, sistema imunitario, tres analogias, sistema urinario, seis analogias, sistema nervoso, seis analogias, sistema locomotor, tres analogias, sistema respiratorio, uma analogia, sistema endocrino, tres analogias. Apesar de alguns autores se utilizarem das analogias para clarificar as ideias e os conceitos abordados nos conteudos referentes a anatomia e fisiologia humana, nao o fazem de forma sistematica, tampouco discorrem sobre a desconstrucao dessas analogias, assim como nao discorrem sobre a utilizacao de analogias no manual do professor, salvo os casos de 2 livros, colecoes e autores diferentes, que enfatizam a importancia das analogias como recurso didatico. De acordo com os dados obtidos da analise dos livros didaticos e das producoes academicas de pesquisadores dedicados ao tema analogias, e possivel afirmar que as analogias aproximam um dominio conhecido a um dominio desconhecido que se deseja construir, para tanto utilizando um analogo conhecido e realizando a desconstrucao da analogia ao final, para que o analogo nao assuma o lugar do dominio.
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WALTER BARBOSA FERREIRA
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DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DE JOGO EDUCATIVO A PARTIR DE OFICINAS INVESTIGATIVAS: UMA PROPOSTA ARTICULADA E INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE GENÉTICA CLÁSSICA
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Data: 22/07/2019
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Hora: 14:00
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A aprendizagem de genetica na educacao basica tem sido um dos grandes desafios no ensino de Biologia. Os avancos da ciencia e do desenvolvimento tecnologico estao cada dia mais proximos de professores e estudantes, trazendo desafios conceituais para a realidade da sala de aula. Tal cenario tem suscitado intervencoes pedagogicas que permitam o envolvimento, a motivacao e a interatividade entre os estudantes e o professor, mas sobretudo, a apropriacao significativa do conhecimento. Diante dessa realidade, esse trabalho objetivou desenvolver um software de jogo educativo para auxiliar o ensino de conceitos basicos de genetica de forma interativa, vinculado ao modelo didatico-analogico como organizador previo de facilitacao da aprendizagem em uma escola Publica de Pernambuco. A principio, neste trabalho foram aplicadas duas oficinas pedagogicas com roteiros investigativos, utilizando como instrumento um modelo de cromossomos construido com materiais reciclaveis em que foram explorados conceitos basicos de genetica mendeliana. A partir dos resultados das oficinas, com participacao ativa dos estudantes, criou-se um software, desenvolvido a partir da plataforma Construct 2 que teve por objetivo explorar de forma ludica e dinamica os assuntos previamente explorados nas oficinas. A oficina 1 que explorou os conceitos Genotipo, Fenotipo, Cromossomos homologos, Cromatides irmas, Alelos, Locus, Homozigoto, Heterozigoto, Dominancia e Recessividade, foi aplicada em 78 grupos de alunos de 2ª e 3ª serie de 8 turmas diferentes. Os resultados mostraram uma exatidao em torno de 80% em ambas as series. A oficina 2 que explorou conceitos de Divisao celular, Meiose, Diploide e Haploide, Celula Somatica, Celula Germinativa, Genotipo, Fenotipo, Cromossomos homologos, Cromatides irmas, Alelos, Locus, Homozigoto, Heterozigoto, Dominancia e Recessividade foi aplicada em 40 grupos constituidos apenas das turmas de 2ª serie que apresentaram exatidao media de 77%. A analise do desempenho dos alunos nas oficinas mostrou que a aplicacao na 2º e 3º serie foi eficiente e dependeu em parte das escolhas que os alunos faziam no roteiro investigativo. A avaliacao do jogo a partir da aplicacao em grupos de trabalho permitiu identificar que o resultado possibilita aprendizagem interativa, prazerosa e facilita a compressao de conceitos, contudo precisa ser aprimorada com maiores desafios e melhores cenarios, reduzindo a quantidade e posicionando melhor o texto. A partir dos resultados obtidos identificamos que a utilizacao do recurso didatico cromossomos reciclados como instrumentos em oficinas investigativas foi uma excelente estrategia pedagogica para aplicar os conceitos de genetica mendeliana e de divisao celular. O processo de construcao e aplicacao de um jogo levou os estudantes a se apropriarem dos conceitos de forma mais dinamica e divertida. E importante evidenciar, tanto a melhora na aprendizagem do conteudo abordado, quanto no interesse dos alunos em relacao a disciplina de Biologia. Conclui-se, portanto, que o ensino de Genetica aliado a praticas interativas, ocasiona melhor rendimento dos estudantes e provoca maior interesse pelas aulas e de aprendizagem do conteudo.
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UBIRATAN LUIZ SANTOS DO NASCIMENTO
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INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: abordagem diferenciada para aulas práticas em uma escola de ensino médio - Mogeiro-PB
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Data: 19/07/2019
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Hora: 08:00
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A escola, nos dias atuais, enfrenta grandes desafios perante uma sociedade que se torna, cada vez mais, midiatica e imediatista. Enquanto muitos professores ainda se encontram num contexto analogico, acorrentados as praticas ou metodos arcaicos tipicos de uma metodologia na qual o professor e o unico detentor do saber, este Trabalho de Conclusao de Mestrado (TCM), tem a oportunidade de contribuir com o trabalho docente e formar jovens cidadaos protagonistas da producao de seus conhecimentos. Objetivou-se desenvolver a investigacao cientifica com estudantes do ensino medio para aperfeicoar o ensino-aprendizagem nas aulas de biologia; Incentivar a busca do conhecimento nas aulas de Biologia, atraves do protagonismo dos estudantes do ensino medio; Inovar a pratica pedagogica no ensino de Biologia na Escola Estadual de Ensino Fundamental Otavia Silveira; Promover a interdisciplinaridade atraves dos momentos de construcao do conhecimento com os professores do ensino medio, e Identificar a importancia do uso de materiais simples nas aulas de biologia, encontrados no dia-a-dia para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. O TCM foi desenvolvido utilizando-se a abordagem qualitativa, o metodo Etnografico, com enfase na Etnografia Escolar. A pesquisa foi desenvolvida, inicialmente, com 90 estudantes das tres Series do Ensino Medio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Medio Otavia Silveira (EEEFM Otavia Silveira) em Mogeiro/PB. A avaliacao dos alunos participantes das praticas experimentais se deu durante o processo como um todo, a partir das interacoes em grupo e com as discussoes e correlacoes entre teoria e pratica. Para coleta e analise dos dados da pesquisa foram levadas em consideracoes, as notas obtidas pelos alunos participantes durante o periodo de tres bimestres (abril a dezembro) de 2018 e o resultado final dos mesmos, categorizados da seguinte forma: insatisfatorio (entre 0,0 e 4,9), parcialmente satisfatorio (entre 5,0 e 6,9) e satisfatorio, (entre 7,0 e 10,0) na nota final em Biologia. Os estudantes das tres Series do Ensino Medio realizaram atividades de acordo com alguns conteudos especificos distribuidos da seguinte forma: na primeira serie, as atividades praticas foram: Transporte Passivo, Teste do iodo e Microscopia; na segunda serie, foram: Album virtual vegetal, Extracao de pigmentos, Fermentacao, Exsicatas e Caixa entomologica didatica, e na terceira serie realizou-se a pratica da Extracao de DNA vegetal. Os estudantes participantes apresentaram, de forma eficiente, as habilidades propostas nas praticas e foram aprovados na disciplina Biologia em 2018, conforme comprovado no sistema SABER da Secretaria de Educacao da Paraiba. Conclui-se que vale a pena destinar horas planejando e pesquisando metodologias ativas. O professor e mais do que passador de conteudo, pois deve ser questionador, instigador e fomentador de conhecimento. Como produto das atividades praticas realizadas, confeccionou-se uma cartilha ludica. Espera-se que esse recurso didatico ajude nos planejamentos de outros professores de Biologia no dia-a-dia. A esse desejo de sempre melhorar a pratica docente apontou-se, tambem, a importancia do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia PROFBIO, que agregou o conhecimento academico dos profissionais de ensino com seus desejos de fazer uma educacao biologica prazerosa e eficiente.
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JOAQUIM JACKSON LISBOA SIMÃO
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PROTOCOLO DE DESENVOLVIMENTO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
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Data: 17/07/2019
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Hora: 14:00
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A criacao de um protocolo que vislumbra a operacionalizacao desta ferramenta e uma iniciativa necessaria ao campo das ciencias biologicas, bem como a educacao. Para tanto, objetivou-se desenvolver protocolo metodologico relacionado a implementacao de oficinas pedagogicas no ensino e aprendizagem em biologia com investigacao cientifica. Trata-se de estudo metodologico de desenvolvimento de protocolo estruturado em tres estagios, quais sejam, a) Primeiro estagio: construcao do roteiro preliminar do protocolo; b) Segundo estagio: ajustes do roteiro por meio da revisao integrativa da literatura e determinacao das etapas essenciais e aconselhaveis; c) Terceiro estagio: validacao do conteudo do protocolo por meio da avaliacao dos juizes expertises no ensino em Biologia. Os dados da revisao integrativa e da validacao dos juizes foram tabulados com auxilio do Microsoft Office Excel®, para Windows 8 e o programa estatistico utilizado foi o Statistical Package for the Social Sciences (IBM SPSS) versao 21, com uso de estatistica descritiva e inferencial, por meio de frequencia absoluta e relativa, Indice de Validade de Conteudo (IVC≥0,80), teste Quiquadrado e Exato de Fisher, com significancia considerada para valores ≤0.05, medida de confiabilidade atraves do Alfa de Cronbach (α). A pesquisa foi aprovada pelo Comite de Etica em Pesquisa sob parecer n. 3.290.764 e CAAE n. 10604219.4.0000.5188. O protocolo apresenta tres fases e 20 etapas, quais sejam: a) Fase I: Caracterizacao e diagnostico (escolha do tema, escolha do local, visita preliminar, caracterizacao do publico-alvo, direcionamento da avaliacao, avaliacao diagnostica, buscada estrategia com indicacao do estudante, relevancia da tematica na estrutura curricular, interdisciplinaridade e busca de subsuncor); b) Elaboracao e implementacao da oficina (construcao coletiva da oficina, problematizacao, disponibilidade de recursos, previsao da necessidade de confeccao dos materiais, locomocao, dimensionamento de pessoal, aplicacao da oficina, avaliacao do objetivo pretendido e da oficina pelos participantes); e c) Analise dos dados (caracteristicas dos dados coletados e tecnica de analise). A revisao integrativa ocorreu com 25 estudos elegiveis, com sete publicacoes em 2017 e treze na regiao Sul. Os ajustes do protocolo permitiram vislumbrar nove etapas essenciais e onze aconselhaveis. Houve associacao estatistica entre visita preliminar com problematizacao (p=0,031) e avaliacao da oficina (p=0,009), bem como busca da estrategia com indicacao do estudante com construcao coletiva da oficina (p<0,0001) e problematizacao (p=0,040), direcionamento da avaliacao com caracteristicas dos dados (p<0,0001) e tecnica de analise (p<0,0001). Na rodada Delphi I, a analise de confiabilidade gerou α=0,96 para clareza, α=0,95 para relevancia e α=0,95 para precisao. O teste de confiabilidade para o protocolo geral indicou α=0,98. Na etapa Delphi II, geraram-se α=0,94 para clareza e α=0,93 para precisao. A avaliacao global manteve-se com o α=0,98. Todas as etapas tiveram concordancia no criterio relevancia ≥0,80. As reformulacoes qualitativas do protocolo conforme as sugestoes dos juizes para IVC≤0,80 em todos os criterios analisados estiveram relacionadas a modificacao de termos em desuso. Concluiu-se que houve o desenvolvimento satisfatorio do protocolo com base na experiencia profissional, com respectivos refinamentos e validacao de conteudo, indicando um produto confiavel, claro, relevante e preciso.
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JAIRO RIBEIRO DE LIMA
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A BIOTECNOLOGIA NO COTIDIANO ESCOLAR: percepção e difusão de conceitos
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Data: 16/07/2019
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Hora: 15:30
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A Biotecnologia e uma ciencia multidisciplinar, de grande potencial agregado, que impacta todos os setores da sociedade. Nao obstante, mesmo estando inseridos amplamente em nosso cotidiano, os conceitos e produtos biotecnologicos ainda tem o desafio de se tornarem acessiveis a maioria da populacao. Nesta questao, o papel da escola e fundamental quanto a insercao de discussoes que contemplem as tematicas biotecnologicas para o esclarecimento dos alunos. Assim, no intuito de contribuir com o ensino de Biologia e a divulgacao cientifica no campo biotecnologico, o objetivo deste trabalho foi investigar as percepcoes dos estudantes do Ensino Medio, pertencentes a quatorze escolas da rede publica do estado da Paraiba, frente as tematicas biotecnologicas e desenvolver um produto tecnologico para o ensino e a divulgacao da Biotecnologia. Para isso realizamos: a) uma analise critica das percepcoes dos estudantes acerca da Biotecnologia e de suas aplicacoes b) a construcao do aplicativo educacional BIOTEC, compativel com as plataformas Android e iOS, tambem disponivel no formato Web App, contendo conceitos e aplicacoes da Biotecnologia e c) a aplicacao de uma sequencia didatica com a utilizacao do aplicativo BIOTCEC para estudantes de uma das escolas participantes da pesquisa. Buscou-se realizar uma avaliacao inicial do aplicativo produzido quanto a aceitabilidade e competencia em esclarecer os conceitos biotecnologicos. Os resultados obtidos demonstraram que a Biotecnologia, ainda que compondo o curriculo da Educacao Basica, tem passado de maneira imperceptivel no cotidiano dos estudantes e a avaliacao primaria do aplicativo BIOTEC indicou que o mesmo e uma ferramenta tecnologica adequada para a abordagem das tematicas biotecnologicas em sala de aula, alem de ser um veiculo de divulgacao cientifica. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior - Brasil (CAPES) - Codigo de Financiamento 001.
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NADJA LARICE SIMÃO DE LACERDA
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USO DE COLEÇÕES VIRTUAIS COMO FERRAMENTAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE BOTÂNICA
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Data: 05/07/2019
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Hora: 16:00
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A Botanica e a area da biologia encarregada do estudo dos vegetais em seus diversos aspectos, morfologicos, anatomicos, fisiologicos, ecologicos. A forma tradicional, conteudista e descontextualizadas com que as aulas de Botanica sao regularmente ministradas tem sido um fator limitante na construcao dos conhecimentos, nesse cenario o professor enfrenta o desafio de buscar estrategias metodologicas e ferramentas pedagogicas que contribuam para a construcao de uma aprendizagem significativa e despertem o interesse dos alunos pelos vegetais. Este trabalho teve como objetivo avaliar a montagem e uso colecoes biologicas virtuais como ferramentas didaticas para a melhoria e a contextualizacao do ensino de Botanica, foi realizado entre os meses de agosto de 2018 e maio de 2019, com alunos de tres turmas de segunda serie de ensino medio (quando o projeto foi finalizado os alunos ja cursavam a terceira serie do ensino medio) de uma escola publica da cidade de Bonito de Santa Fe, alto sertao paraibano. A execucao das atividades foi pautada na abordagem mista da pesquisa. Como estrategia metodologica optou-se pela pesquisa acao. A obtencao de dados se deu atraves de questionarios. O trabalho buscou estabelecer relacoes entre os conteudos abordados em sala de aula e a realidade local vivenciada pelos alunos, atraves do conhecimento e valorizacao da biodiversidade vegetal da regiao, por meio de um conjunto diversificado de estrategias metodologicas entre elas aulas expositivas e dialogadas, oficinas pedagogicas, aulas de campo e a construcao de colecoes biologicas. Foram realizadas exposicoes teoricas utilizando recursos audiovisuais; dialogos atraves de debates sobre a importancia economica, ecologica e a necessidade de conservacao das especies nativas do bioma Caatinga; oficinas pedagogicas com tecnicas de herborizacao e coleta e aulas campo para o registro fotografico de especies e coleta de especimes destinadas a preparacao de colecoes biologicas. Finalizando a intervencao pedagogica foram produzidas tres colecoes biologicas, um herbario, uma carpoteca e sementoteca de plantas da caatinga, que posteriormente foram disponibilizadas em um blog na forma de colecao virtuais, a fim de promover uma interacao direta entre os alunos e as Tecnologias da Informacao e Comunicacao (TIC). Apos uma analise comparativa do pre-teste e pos-teste, revelou-se que a utilizacao de metodologias ativas e uma opcao pedagogica viavel para o ensino de Botanica uma vez que promove um ensino mais contextualizado, contribuindo para uma melhor compreensao dos conteudos estudados e favorecendo o protagonismo dos alunos na construcao do conhecimento.
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ALENA SOUSA DE MELO
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EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: Estratégias lúdicas facilitadoras do ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos
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Data: 05/07/2019
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Hora: 14:00
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A Educacao de Jovens e Adultos (EJA) configura-se como uma modalidade de ensino marcada pela evasao e baixos indices de aprendizagem. Apesar dos inumeros desafios, a disciplina de Biologia na EJA deve ser capaz de relacionar ciencia, tecnologia, saude, ambiente e demais temas necessarios ao acolhimento e a formacao integral dos estudantes. Com o objetivo de promover o conhecimento cientifico por meio de momentos ludicos nas aulas de Biologia, a Educacao Alimentar e Nutricional (EAN) na EJA, foi escolhida como tema agregador de diversos conteudos para a producao de metodologias ativas, na facilitacao da aprendizagem e no despertar do protagonismo e autonomia do estudante. O estudo foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Medio Prof. Jose Baptista de Mello (EEEFM Prof. Jose Baptista de Mello), da rede publica estadual de ensino, localizada na cidade de Joao Pessoa PB, nas turmas de Ciclo 5 EJA/noturno que contam com 96 estudantes matriculados, porem com uma media de 60 frequentes. Optou-se por uma abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando o metodo etnografico com enfoque na observacao participante. Para o desenvolvimento deste estudo foram aplicados questionarios pre-teste, os quais serviram de embasamento para a confeccao das estrategias produzidas. Apos a aplicacao das estrategias foram aplicados questionarios pos-teste, a fim de se levantar a relevancia das estrategias produzidas. Como resultado, foram produzidas cinco estrategias pedagogicas. A primeira configurou-se na forma de Oficina Pedagogica, na qual foram trabalhadas duas atividades intituladas Mitos X Verdade e Nutriquiz. A segunda consistiu em um jogo intitulado Construindo uma Piramide Alimentar, o qual constou de uma atividade de investigacao. A terceira constituiu-se em um jogo intitulado De olho no rotulo, cujo objetivo foi orientar a leitura consciente dos rotulos de alimentos. A quarta consistiu na aplicacao de uma sequencia didatica intitulada Diversidade de microrganismos que abordou temas relativos a seguranca alimentar e endoparasitoses e, a quinta estrategia configurou-se em uma peca teatral intitulada O lipidio vai a juri popular, na qual se oportunizou o protagonismo do estudante na sua elaboracao. Ao final da execucao, todas as estrategias produzidas foram reunidas em uma cartilha pedagogica, disponibilizada em repositorio online, para servir de aporte aos professores no ensino e aprendizagem em Biologia na EJA. Os resultados obtidos a partir do pos-teste ilustram que, enquanto proposta facilitadora do ensino por meio da motivacao e contextualizacao dos conteudos com o cotidiano dos estudantes, as estrategias aplicadas mostraram-se assertivas e alinhadas ao que se propos neste estudo. Conclui-se que, atraves da observacao e dos dados obtidos, que a participacao e o envolvimento dos estudantes melhoraram a partir da aplicacao das estrategias, alem de ter sido verificada que a percepcao dos estudantes quanto aos habitos alimentares foi ampliada no que concerne a capacidade de compreender as dimensoes ecologicas, sociais, politica e ambiental que envolvem a cultura alimentar.
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HELTON CHARLLYS BATISTA CARDÔSO
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ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E BIOTECNOLOGIA: O uso de metamodelos de linguagem e de metodologias ativas no ensino de Biologia
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Data: 19/06/2019
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Hora: 16:00
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Aproximar as aulas de Biologia aos contextos dos estudantes e as praticas sociais, talvez seja o maior desafio a ser superado pelos professores nas proximas decadas. A utilizacao de metodologias ativas que possibilitem o entendimento cientifico critico e, que estimulem a curiosidade e o interesse pela investigacao cientifica, devem constituir um dos eixos norteadores de acoes pedagogicas na educacao basica, sendo tal aproximacao uma meta a ser atingida pela realizacao deste trabalho. Nesta perspectiva, a pesquisa em foco teve por objetivo analisar a repercussao pedagogica alcancada a partir do uso de metamodelos de linguagem e de metodologias ativas, no ensino de Biologia. O trabalho foi desenvolvido em turmas de ensino medio da rede publica do Estado da Paraiba, por meio da pesquisa-acao como estrategia de investigacao, onde foram utilizados questionarios (pre-teste e pos-teste) e grupo focal, alem de observacao participante para identificar conhecimentos previos e indicadores e alcances pedagogicos. A ideia de metamodelos foi incorporada a elaboracao dos questionarios e posteriormente foi utilizada como ferramenta de analise para compreensao dos estilos de aprendizagem dos alunos, a elaboracao dos questionarios e o grupo focal tambem estiveram na pauta da ideia de niveis e de indicadores de Alfabetizacao Cientifica. A analise dos questionarios pre -teste foi essencial para elaboracao de sequencias didaticas, a partir das quais priorizou-se a adocao de metodologias ativas como estrategias facilitadoras da aprendizagem. As atividades foram avaliadas de forma continua permitindo a realizacao de uma analise qualitativa e comparativa entre metodologias ativas e metodologias tradicionais para ensinar biotecnologia no ensino medio. O estudo revelou que os indicadores dos metamodelos associados a adocao de metodologias ativas foram determinantes para o envolvimento dos estudantes em todas as atividades realizadas, bem como para consolidar conhecimentos e promover habilidades vinculadas as tendencias de aprendizagens manifestadas inicialmente. O conjunto das acoes pedagogicas executadas passou a compor o material didatico-pedagogico, orientador da aplicacao das metodologias ativas, culminando na elaboracao de um site educacional vindo, deste modo, a contribuir com o desenvolvimento de novas praticas pedagogicas que estejam diretamente relacionadas com o ensino de Biologia com carater cientifico, contextualizado e critico.
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JOSÉ PEDRO TAVARES DO NASCIMENTO
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A alfabetização ecológica no espaço escolar: estudos e ações ambientais voltadas ao ensino de biologia
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Data: 19/06/2019
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Hora: 14:00
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O Seculo XXI nos impoe desafios diversos, no que se refere a compreensao sobre a relacao sociedade-natureza e exige da humanidade uma revisao de valores e mudanca profunda na forma de pensar e agir, fenomenos que so se concretizarao por meio de processos educativos. O ambiente escolar representa, neste contexto, um locus potencialmente influente, no tocante, a promocao da Alfabetizacao Ecologica, enquanto processo compromissado com a formacao de sujeitos com identidade planetaria e identificados com a dimensao socioambiental. Este trabalho teve o objetivo de desenvolver, no espaco escolar, estudos e intervencoes ambientais contextualizadas, orientadas pelas postulacoes da Alfabetizacao Ecologica, como fundamento pedagogico na formacao de sujeitos responsabilizados com a dimensao ambiental intra e extraescolar. A pesquisa, de carater qualitativo, foi realizada numa Escola da Educacao Basica, no Estado da Paraiba. Como estrategia pedagogica, foi adotada a pesquisa-acao que se embasou nos seguintes aspectos: a apreensao do contexto socioambiental, aporte teorico, selecao dos conteudos de Ecologia a serem utilizados como caminho de mediacao e a estruturacao de Oficinas Pedagogicas. Foram realizadas cinco oficinas tematicas, mediadas por metodologias ativas, nas quais os conhecimentos pertinentes foram produzidos, associados ao desenvolvimento e implementacao de praticas e experiencias sustentaveis, com repercussao para a comunidade escolar e circundante. O estudo alem de conceder o status de protagonistas aos alunos participantes tornou visivel algumas questoes ambientais do cotidiano escolar e propos alternativas pedagogicas para tratar os principais problemas ambientais no espaco escolar e no municipio. Como produto didatico-pedagogico das atividades desenvolvidas, foi elaborado um guia de praticas pedagogicas sustentaveis para ensinar ecologia. Este guia intitulado: Ecoalfabetizacao: Estudos e Praticas em Educacao Ambiental Voltadas ao Espaco Escolar, estara disponibilizado aos professores de Ciencias, Biologia e areas afins da Educacao Basica, como instrumento de orientacao as aulas de Educacao Ambiental e de Biologia na subarea Ecologia.
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