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MOISÉS DA SILVA CAVALCANTI
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ENSINO INVESTIGATIVO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO COMO DIVULGAÇÃO DA
PREVENÇÃO DE ZOONOSES
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Orientador : BRUNO HENRIQUE ANDRADE GALVAO
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Data: 30/09/2024
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Hora: 17:30
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As zoonoses são doenças infecciosas transmitidas dos animais ao homem, do homem para o animal e pode ainda se adaptar e ser transmitida de homem para homem, podem ter diferentes agentes etiológicos como fungos, bactérias, vírus, parasitas e príons. As alterações comportamentais do homem e o progresso, durante os séculos, aumentou o convívio com animais silvestres, o consumo de comidas exóticas. Além disso, a globalização, e a introdução de vetores em espaços urbanos e o desmatamento tem aumentado consideravelmente a ocorrência das zoonoses em todo o Brasil. Embora exista a necessidade de se trabalhar o tema de saúde ambiental nas escolas e neste caso especificamente das zoonoses, o currículo do Novo Ensino Médio do Estado de Pernambuco em sua totalidade só cita a palavra zoonose uma única vez, o que reforça a necessidade e urgência da abordagem deste tema tão relevante. Com a necessidade da abordagem do tema zoonoses, foi desenvolvido na escola de referência em Ensino médio (Engenheiro Lauro Diniz) na cidade de Recife- PE com alunos da 2ºano do ensino médio. Uma sequência didática com 10 aulas e um total de 35 alunos, em uma disciplina eletiva em que os próprios alunos escolhem se matricular. O presente estudo
teve como objetivo desenvolver uma abordagem de ensino e aprendizagem em zoonoses, integrada ao ensino investigativo com ferramentas digitais e uma linguagem mais próxima ao cotidiano do jovem para assim facilitar a sua compreensão. Os estudantes elaboraram folhetos com informações sobre a transmissão e prevenção das zoonoses esporotricose, tuberculose e
leishmaniose do bairro do IPSEP no Recife no formato físico e digital, que foram divulgados na escola para os alunos, pais e responsáveis que compareceram a escola. A ação aproximou os educandos da comunidade, e os educandos puderam explicar sobre o ciclo de cada zoonose acima mencionada. foi comprovada uma maior aprendizagem e participação no fazer
pedagógico, e com a apresentação e explicação os educandos demonstraram domínio do conteúdo. Como produto da pesquisa foi produzido um guia didático voltado a docentes de ensino médio com a finalidade de facilitar a ministração desses conteúdos de zoonoses e otimizar a sua aprendizagem.
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SAMUEL BARBOSA DE LIMA
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O MUNDO DOS FUNGOS: USO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO MATERIAL DE APOIO PARA O ENSINO DE MICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
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Orientador : WALLACE FELIPE BLOHEM PESSOA
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Data: 27/09/2024
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Hora: 13:30
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O ensino de micologia mostra a importância de como os fungos podem ser úteis no ecossistema, na indústria alimentícia e farmacêutica. Esses seres podem ser aplicados na biotecnologia, agricultura, fitopatologia, medicina humana, entre outras. Assim, os fungos que anteriormente estavam inclusos no reino fungi, hoje fazem parte do domínio Eukarya. Nesta perspectiva, é notória a importância dos fungos para os seres vivos. Todavia, foi observado no ensino médio uma redução do número de aulas de biologia, além de evidenciados conteúdos escassos nos livros didáticos sobre micologia, que contribui para as dificuldades dos alunos em relação a este tema. Nesse contexto, este trabalho visou proporcionar o ensino-aprendizagem de micologia por meio de metodologias ativas e com abordagem investigativa. Para isto, fez uso da pesquisa-ação e observação participante como estratégica metodológica, além de aplicação de um questionário de sondagem, em uma turma da 1a série do ensino médio da EEEFM Tancredo Neves na cidade de Bayeux-PB, para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos sobre fungos. Em seguida, foi aplicada uma Sequência Didática Investigativa (SDI) de dez aulas, como ferramenta pedagógica, para facilitar o ensino de micologia. Após aplicação da sequência didática, o questionário inicial foi reaplicado para fazer um comparativo dos conhecimentos prévios dos estudantes com os adquiridos durante a pesquisa. Os resultados mostraram que os conhecimentos prévios dos estudantes somaram 50% de acertos e as questões assinaladas de forma satisfatória foram às que estavam relacionadas ao cotidiano dos estudantes, tais como, o processo de decomposição em alimentos provocado por fungos e o papel desses seres nos ecossistemas. Em contrapartida, os estudantes não conseguiram responder questões mais específicas como a definição de micologia, o uso dos fungos na indústria de alimento, medicamento e algumas doenças provocadas por fungos. Após a aplicação do questionário de sondagem, a SDI foi executada, com aulas temáticas que englobou tópicos variados de fungos, como: fungos na alimentação, fungos de interesse médico e fungos na saúde humana. A SDI foi iniciada de forma expositiva e dialogada, as demais foram aulas práticas experimentais que fizeram uso do método científico, com uma abordagem lúdica e investigativa. Com o término da SDI, o questionário de sondagem foi reaplicado e os resultados foram positivos, pois, cerca de 90% dos estudantes conseguiram responder as questões de forma satisfatória, o que indica uma melhoria na assimilação dos conteúdos mediante o uso de metodologias ativas. Desse modo, este trabalho foi finalizado com a produção de um Guia Didático de Micologia, onde foi
detalhada toda a SDI utilizada nessa pesquisa. E tem como objetivo ser repassado para professores de Ciências e Biologia para que possam reproduzir com seus estudantes.
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MARCELO HENRIQUE CAMPOS DE QUEIROZ
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LABORATÓRIO VIVO: A HORTA COMO ESPAÇO DE VIVÊNCIA EEXPERIÊNCIAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NA ESCOLA ESTADUAL DR. ANTONIO DE SOUZA, PARNAMIRIM/RN
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Orientador : FERNANDO FERREIRA DE MORAIS
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Data: 20/09/2024
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Hora: 15:00
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O ensino de botânica nas escolas brasileiras enfrenta diversos desafios, dentre eles a
dificuldade ou falta de conhecimento dos professores, desinteresse dos alunos, estrutura
precária nas escolas, a falta de contextualização dos temas com o cotidiano dos
estudantes, além da dificuldade em dar significado ao que se está estudando e
contextualizar o conteúdo com o cotidiano do aluno. Tais desafios culminam na
acentuação da Impercepção Botânica, onde alunos e professores demonstram
desinteresse no estudo dos vegetais, tornando o processo de ensino-aprendizagem
enfadonho, sem significado e ineficiente. O presente trabalho tem o objetivo de
desenvolver a horta escolar como um "Laboratório Vivo" voltado para o ensino de
botânica, sob uma perspectiva de ensino-aprendizagem fundamentada na abordagem
investigativa. A pesquisa foi realizada de agosto/2023 a dezembro/2023 na Escola
Estadual Técnica e em Tempo Integral Dr. Antônio de Souza, no município de
Parnamirim-RN, com a participação de uma turma do componente curricular Oficina
formativa, com alunos da 1ª série do ensino médio. A abordagem investigativa foi
qualitativa e se enquadra na modalidade de Pesquisa de Natureza Interventiva (PNI). O
projeto foi desenvolvido através de uma Sequência Didática Investigativa (SDI)
dividida em três eixos temáticos, onde foram contemplados os conteúdos de
aprendizagem factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. Desta maneira, o LV
apresentou-se como uma eficiente ferramenta pedagógica na prevenção da Impercepção
Botânica e na ressignificação do ensino de Botânica. Ao final do projeto, foi produzido
um guia prático de utilização do LV com base na Sequência Didática Investigativa
(SDI) trabalhada ao longo da pesquisa.
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JOSE JEAN TAVARES RABELO
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O ENSINO DE ZOONOSES NO CONTEXTO DE SAÚDE ÚNICA
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Orientador : PEDRO CORDEIRO ESTRELA DE ANDRADE PINTO
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Data: 28/06/2024
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Hora: 09:00
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A Saúde Única, ou Uma Só Saúde, é um novo paradigma definido como um olhar científico integrado entre a saúde do ser humano, dos animais e do meio ambiente, associada à adoção de políticas públicas eficazes para a prevenção e controle de agravos abrangendo todos os ambientes desde o nível local até o global. Dentre os agravos analisados neste paradigma, as zoonoses são doenças transmitidas dos animais para os humanos. Alterações no equilíbrio da saúde humana, animal e ambiental podem provocar a emergência e reemergência, e transmissão destas doenças. Ações baseadas nesta abordagem requerem uma estreita integração interdisciplinar, entre níveis de organização administrativos mas também o envolvimento cidadão através de políticas científicas e educativas. O presente trabalho objetivou desenvolver o ensino de Saúde Única, através do ensino por investigação e aplicação de ciência cidadã. A atividade investigativa foi aplicada com uma turma do 2º do ano do Ensino Médio da EEEM Santos Dumont, no bairro das Indústrias, na cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil, um dos mais acometidos por Leishmaniose Visceral Canina. No contexto de doenças zoonóticas induzimos o aluno ao questionamento, a problematização, planejando o roteiro e a construção do próprio conhecimento, usando metodologias ativas. O projeto foi dividido em três etapas: Na primeira etapa houve aplicação de um questionário pré-teste que demostrou que 87% dos alunos identificaram o termo zoonoses, 58,8% identificou o cão como reservatório do protozoário causador da Leishmaniose; apenas 22,7% conhecia como evitar a proliferação do mosquito Flebótomo; 86,3% identificaram a Raiva, 71,3% Leptospirose e 65% Leishmaniose e 58,8% a Sarna como zoonoses. Logo após, apresentamos o conceito de Saúde Única utilizando o filme Contágio de Steven Soderbergh (2011) e um questionário para pesquisar sobre a interação entre meio ambiente, animais e humanos. Na segunda etapa desenvolvemos um estudo sobre Zoonoses, através de pesquisa e sala de aula invertida, e as hipóteses sobre a prevalência de Leishmaniose canina no Bairro das Indústrias. Usando uma reportagem local e trabalhos acadêmicos foi possível levantar hipóteses sobre a relação entre desmatamento, saúde animal e humana. Por meio de aula invertida os alunos pesquisam e apresentam uma atividade sobre as principais zoonoses. Posteriormente os alunos participam de uma atividade investigativa através de coleta de dados e registro de animais errantes, pelo aplicativo de geoprocessamento Viconsaga, onde 82% dos alunos avistaram cães e gatos, 13% já viram porcos. A atividade de aula de campo, mostrou a proximidade da mata do Xém-Xém com a escola e a comunidade onde os alunos relataram sobre a visualização de animais silvestres. Na terceira etapa ocorreu o tratamento e apresentação dos dados coletados pelos aluno e debate e encerramento do projeto.
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JOSÉ PINHEIRO DO MONTE
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UTILIZAÇÃO DE BLOG E PODCASTS PARA O ENSINO DA GENÉTICA DE FORMA INVESTIGATIVA
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Orientador : ANABELLE CAMAROTTI DE LIMA BATISTA
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Data: 29/04/2024
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Hora: 14:00
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Ensinar genética tem se configurado como um desafio para alguns professores devido à dificuldade de se estabelecer uma conexão firme entre o que é ensinado em sala de aula e o contexto do estudante. Uma alternativa para tornar essa problemática é a criação e utilização de recursos tecnológicos. Para a análise dessa alternativa, propusemos a compreensão de conteúdos de genética de forma autônoma e investigativa por meio da utilização de blog e podcasts para estudantes da 3° série do ensino médio. A natureza da pesquisa empregada aqui foi do tipo pesquisa-ação, fazendo uso do método científico para abordagem qualitativa e quantitativa, sendo a coleta de dados realizada no período de 01 de agosto a 13 de outubro de 2023 com 117 estudantes de escola em tempo integral de Pernambuco. Para melhor analisar os dados obtidos aplicamos um questionário pré-teste para diagnosticar os conhecimentos prévios dos discentes e questionário pós-teste para comparação de resultados. Os resultados obtidos demonstraram que os processos investigativos para construção de blog e podcasts, assim como as oficinas investigativas realizadas, são alternativas a serem adotadas em sala de aula para melhorar o entendimento de conceitos em genética. Aplicação dos questionários pré e pós-teste foram imprescindíveis para a identificação do impacto da metodologia adotada na aprendizagem dos estudantes. No pós teste, também foi percebido a repercussão da metodologia em razão dos comentários e aceitação positiva das atividades além da divulgação boca a boca para outros estudantes da escola. Como produto desta pesquisa foi produzido um manual do usuário com as aulas planejadas e desenvolvidas, descritas como planos de aula organizados sequencialmente para facilitar a aplicação.
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JUSSARA MARTA DA SILVA
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SEXUALIDADE EM DEBATE: O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA A EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES NO CONTEXTO ESCOLAR
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Data: 28/03/2024
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Hora: 10:00
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A adolescência se caracteriza como uma etapa desafiadora e intensa, sendo marcada por transformações físicas e emocionais. É salutar que uma rede de apoio vinda da família, da escola e das equipes de saúde forneça suporte a esses jovens. Nesse período, a sexualidade aflora em todas as suas nuances e com ela os desafios se intensificam, especialmente quando esses jovens estão inseridos em ambiente de vulnerabilidade social. E nesse contexto, a família nem sempre está preparada para auxiliar, pois a sexualidade é repleta de mitos e tabus. Assim, a escola exerce um papel fundamental na divulgação, de modo científico, sobre essa temática. Na disseminação de conhecimento, as mídias digitais são importantes ferramentas e o podcast configura-se como um recurso didático digital capaz de contribuir para o processo de aprendizagem, pois é de fácil acesso e permite renovação de conteúdo de modo contínuo. Este trabalho objetiva desenvolver a consciência sobre a temática sexualidade a partir da produção de podcasts para divulgação científica aos alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Antônio Correia de Araújo, localizada no município de Camaragibe/PE. Para isto, o trabalho teve três etapas: Aplicação de questionário para busca de informações sobre os conhecimentos prévios dos estudantes acerca do tema sexualidade, escolha dos conteúdos para as entrevistas e pesquisa em fontes variadas para se apropriarem do tema, construção do roteiro das entrevistas, gravação, publicação nas plataformas de podcast. Estas etapas foram realizadas por um grupo de alunos selecionados previamente. A partir daí, as entrevistas foram mostradas aos outros estudantes da mesma turma, com o objetivo de gerar um debate acerca do tema. Ao final, os estudantes elaboraram um catálogo digital e outro físico contendo os episódios do podcast e o link de acesso a eles em QR Code. Assim, o presente trabalho propõe o uso de uma tecnologia digital como facilitadora da disseminação de conhecimento, promovendo o ensino investigativo e o protagonismo juvenil.
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JUSSARA MARTA DA SILVA
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SEXUALIDADE EM DEBATE: O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA A EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES NO CONTEXTO ESCOLAR
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Data: 28/03/2024
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Hora: 10:00
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A adolescência se caracteriza como uma etapa desafiadora e intensa, sendo marcada por transformações físicas e emocionais. É salutar que uma rede de apoio vinda da família, da escola e das equipes de saúde forneça suporte a esses jovens. Nesse período, a sexualidade aflora em todas as suas nuances e com ela os desafios se intensificam, especialmente quando esses jovens estão inseridos em ambiente de vulnerabilidade social. E nesse contexto, a família nem sempre está preparada para auxiliar, pois a sexualidade é repleta de mitos e tabus. Assim, a escola exerce um papel fundamental na divulgação, de modo científico, sobre essa temática. Na disseminação de conhecimento, as mídias digitais são importantes ferramentas e o podcast configura-se como um recurso didático digital capaz de contribuir para o processo de aprendizagem, pois é de fácil acesso e permite renovação de conteúdo de modo contínuo. Este trabalho objetiva desenvolver a consciência sobre a temática sexualidade a partir da produção de podcasts para divulgação científica aos alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Antônio Correia de Araújo, localizada no município de Camaragibe/PE. Para isto, o trabalho teve três etapas: Aplicação de questionário para busca de informações sobre os conhecimentos prévios dos estudantes acerca do tema sexualidade, escolha dos conteúdos para as entrevistas e pesquisa em fontes variadas para se apropriarem do tema, construção do roteiro das entrevistas, gravação, publicação nas plataformas de podcast. Estas etapas foram realizadas por um grupo de alunos selecionados previamente. A partir daí, as entrevistas foram mostradas aos outros estudantes da mesma turma, com o objetivo de gerar um debate acerca do tema. Ao final, os estudantes elaboraram um catálogo digital e outro físico contendo os episódios do podcast e o link de acesso a eles em QR Code. Assim, o presente trabalho propõe o uso de uma tecnologia digital como facilitadora da disseminação de conhecimento, promovendo o ensino investigativo e o protagonismo juvenil.
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THIAGO BRANDÃO DE ASSIS
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COMPREENDENDO A SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA POR MEIO DO MODELO BIOPSICOSSOCIAL: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO.
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Data: 28/03/2024
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Hora: 08:00
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A questão da sexualidade é algo inerente à vida humana e inclui sensações corpóreas, subjetivas
e emocionais que se manifestam ao longo da vida, varia entre as pessoas e está além da
reprodução. Na Biologia, há duas formas de se perceber/ensinar sobre sexualidade, o modelo
biológico-centrado e preventivo que enfatiza aspectos biológicos da sexualidade e o modelo
biopsicossocial que apresenta concepções mais amplas sobre a sexualidade. Enfatizou-se o
segundo modelo, pois a sexualidade é entendida como fenômeno natural, sendo expressa de
múltiplas formas, nas diferentes etapas da vida, nos diferentes contextos e realidades subjetivas,
sociais e culturais. O ensino por investigação desempenha um papel crucial na educação sexual,
capacitando os alunos a explorarem prevenção de IST, contracepção, saúde sexual e
relacionamentos para promover habilidades críticas, tomada de decisões informadas e
compreensão das complexidades da sexualidade humana, contribuindo para uma educação mais
aberta, inclusiva e contextualizada. O objetivo deste TCM foi desenvolver a temática educação
sexual por meio de oficinas de dinâmica em grupo em uma perspectiva investigativa,
permitindo aos estudantes explorar conceitos, normas sociais e questões de gênero por meio de
pesquisa, discussões e análises críticas, capacitando-os a tomar decisões informadas e
promovendo a compreensão abrangente da sexualidade. O projeto foi desenvolvido na ECIT
Cristiano Cartaxo, localizada na cidade de Cajazeiras/PB, com três turmas da segunda série do
ensino médio, totalizando 18 estudantes com idades entre 16 e 18 anos. O trabalho apresentou
natureza aplicada, abordagem quanti-qualitativa do tipo pesquisa participante. As estratégias
metodológicas envolveram: reunião com os pais/responsáveis, aplicação de questionário
diagnóstico e metodologias ativas baseadas em oficinas de dinâmicas em grupos. O trabalho
partiu de uma compreensão inicial do que os estudantes conhecem por sexualidade e educação
sexual mediante aplicação de um questionário diagnóstico para, a partir deste ponto, iniciar a
execução das atividades com a construção de contrato de convivência e as dinâmicas com
enfoque no aspecto biopsicossocial. Foram obtidos dados quanti-qualitativos a partir da
aplicação do questionário diagnóstico e qualitativos a partir de registros de imagens, áudios,
vídeos e textos. As informações referentes ao questionário foram tabuladas em planilhas para
serem analisadas quanto as respostas dos participantes ao instrumento de coleta. Os discursos
dos participantes foram categorizados e analisados sob a perspectiva de análise de conteúdo de
Bardin. Através das oficinas de dinâmica em grupo, os participantes perceberam quão complexa
é a adolescência por tratar-se de um período singular para cada pessoa. Além disto, o enfoque
biopsicossocial trouxe uma nova dimensão de aprendizado no qual os estudantes
correlacionaram aspectos biológicos com aspectos sociais, econômicos, culturais e
psicológicos. A culminância foi resultado de debates ao longo das oficinas de dinâmica em
grupo que envolveu trabalhos realizados pelos próprios estudantes relacionados aos temas IST
e contracepção, mitos e verdades e empoderamento feminino. As atividades realizadas foram
compiladas em uma cartilha digital, que auxiliará docentes do ensino médio a trabalhar a
temática educação sexual por meio de metodologias ativas enfatizando o papel do estudante
como protagonista da aprendizagem.
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EDMAR DO NASCIMENTO SILVA
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PRÁTICAS INVESTIGATIVAS COM MOSQUITOS AEDES COM BASE NA METODOLOGIA 5E
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Data: 27/03/2024
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Hora: 14:00
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Essa pesquisa tem como objetivo principal investigar sobre a biologia e as características
morfológicas entre três espécies adultas do gênero Aedes e características morfológicas entre
larvas e pupas do gênero Aedes, Culex e Anopheles através da metodologia investigativa 5E
(Engage, Explore, Explain, Elaborate, Evaluate), envolvendo alunos da segunda série do
Ensino Médio. A pesquisa segue um modelo descritivo e explicativo com abordagem
qualitativa. Foi utilizado questionário diagnóstico para avaliar o nível de conhecimento dos
alunos sobre os mosquitos Aedes. A cada passo desenvolvido, pode-se observar desde o
conhecimento prévio dos discentes, seguindo pela elaboração de hipóteses e produção de
conhecimentos, até a produção de produtos que podem disseminar os conhecimentos
produzidos em sala para toda a comunidade na qual a escola encontra-se inserida. Metodologias
ativas como tempestade de ideias, sala de aula invertida, aula expositiva dialogada, a ludicidade
através de jogo didático com cartas e o uso de tecnologias no desenvolvimento de aplicativo,
em que alunos do curso Técnico em Informática desenvolveram um aplicativo sobre o gênero
Aedes intitulado "Aedes OB", cuja sigla OB referindo-se ao município de Ouro Branco, para
levar conhecimento à população, destacando informações biológicas sobre o vetor e através de
mapa da cidade, destacar os pontos mais vulneráveis de proliferação dos mosquitos bem como
métodos de combate e prevenção ao vetor, caminhos estes construídos dentro dos cinco passos
que deram origem a Sequência Didática. A aplicação da metodologia propiciou a produção de
um guia didático que possa ser publicado e disponibilizado aos professores da educação básica,
no portal do ProfBio UFPB através da aba produtos, licenciado com uma licença Creative
Commons, cujas atribuições: Livre, Não Comercial e Não a Obras Derivadas (BY-NC-ND),
para que outros professores possam usar esse produto, não só com aulas investigativas sobre os
mosquitos Aedes, mas adaptar para envolver alunos em outras temáticas de fundamental
importância para a produção de conhecimentos, para que possam ser protagonistas não só na
produção de conhecimentos, mas demonstrar o potencial individual de cada discente em áreas
como tecnologia e arte.
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EDYLLA MARIA PEREIRA COSTA
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Ensino-aprendizagem de biologia vegetal através da construção de um guia ilustrado e de um blog sobre a flora nativa do Parque Estadual Sítio Fundão, Crato-CE
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Data: 27/03/2024
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Hora: 14:00
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São muitos os desafios na prática docente quando o assunto é biologia vegetal. Os estudantes não percebem as plantas como seres vivos, muito menos a sua importância no ambiente, tornando o estudo dos vegetais enfadonho. Essa predisposição em não reconhecer as plantas e sua importância é definida, por muitos autores, como impercepção botânica, sendo necessário analisar e refletir essa temática. Logo, repensar em novas estratégias de ensino que aproximem o educando da sua realidade torna-se imprescindível para uma aprendizagem significativa em biologia. Tendo em vista uma aprendizagem efetiva, relevante e ativa, que promova o engajamento e o protagonismo estudantil na construção do conhecimento científico, o ensino por investigação, por atribuir sentido à aprendizagem, vem propiciar as condições favoráveis. Objetivou-se, com a pesquisa, desenvolver estratégias de ensino de botânica potencializadoras de aprendizagens significativas e contextualizadas no ecossistema da região onde o estudo foi realizado. A pesquisa foi desenvolvida na EEMTI Governador Adauto Bezerra, localizada no município de Crato, Ceará, tendo como público-alvo 25 estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Para a condução da pesquisa, utilizou-se o método observação participante. Uma sequência didática proporcionou conhecer um pouco mais sobre o bioma onde estão inseridos e estimulou os estudantes a assumirem uma postura investigativa, favorecendo o ensino de botânica. A pesquisa mostrou que há limitações relacionadas ao conhecimento dos educandos a respeito da botânica, contudo a proposta de aulas investigativas gerou interesse e uma relação mais atrativa entre o ensino e a aprendizagem, ao estimular o estudante a buscar conhecimentos de forma prazerosa, levando-os a superar limitações impostas por modelos tradicionais de ensino.
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EDYLLA MARIA PEREIRA COSTA
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ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA VEGETAL ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UM GUIA ILUSTRADO E DE UM BLOG SOBRE A FLORA NATIVA DO PARQUE ESTADUAL SÍTIO FUNDÃO, CRATO-CE
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Data: 27/03/2024
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Hora: 14:00
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São muitos os desafios na prática docente quando o assunto é biologia vegetal. Os
estudantes não percebem as plantas como seres vivos, muito menos a sua importância no
ambiente, tornando o estudo dos vegetais enfadonho. Essa predisposição em não
reconhecer as plantas e sua importância é definida, por muitos autores, como
impercepção botânica, sendo necessário analisar e refletir essa temática. Logo, repensar
em novas estratégias de ensino que aproximem o educando da sua realidade torna-se
imprescindível para uma aprendizagem significativa em biologia. Tendo em vista uma
aprendizagem efetiva, relevante e ativa, que promova o engajamento e o protagonismo
estudantil na construção do conhecimento científico, o ensino por investigação, por
atribuir sentido à aprendizagem, vem propiciar as condições favoráveis. Objetivou-se,
com a pesquisa, desenvolver estratégias de ensino de botânica potencializadoras de
aprendizagens significativas e contextualizadas no ecossistema da região onde o estudo
foi realizado. A pesquisa foi desenvolvida na EEMTI Governador Adauto Bezerra,
localizada no município de Crato, Ceará, tendo como público-alvo 25 estudantes do 2o
ano do Ensino Médio. Para a condução da pesquisa, utilizou-se o método observação
participante. Uma sequência didática proporcionou conhecer um pouco mais sobre o
bioma onde estão inseridos e estimulou os estudantes a assumirem uma postura
investigativa, favorecendo o ensino de botânica. A pesquisa mostrou que há limitações
relacionadas ao conhecimento dos educandos a respeito da botânica, contudo a proposta
de aulas investigativas gerou interesse e uma relação mais atrativa entre o ensino e a
aprendizagem, ao estimular o estudante a buscar conhecimentos de forma prazerosa,
levando-os a superar limitações impostas por modelos tradicionais de ensino.
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IDALINA RACHEL FERREIRA DE FREITAS
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NAS BATIDAS DO CORAÇÃO: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA SOBRE O SISTEMA CARDIOVASCULAR HUMANO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
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Data: 27/03/2024
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Hora: 08:00
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Fazer com que os alunos aprendam um conteúdo talvez seja um dos maiores desafios do ensino. Pois, para isso é necessário não somente capturar a atenção dos alunos, mas também fazê-los compreender a relevância e assimilar esse conhecimento. Os conteúdos sobre o sistema cardiovascular são considerados de difícil compreensão por parte dos estudantes do ensino médio. A causa dessa dificuldade pode estar relacionada ao modo como o conteúdo é explorado em sala de aula, muitas vezes distante dos conhecimentos prévios trazidos pelos estudantes. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é desenvolver uma sequência didática investigativa por meio de situações de convivência que permitam a aplicação de atividades e contextualização de informações sobre o sistema cardiovascular humano, contribuindo para a disseminação de conhecimentos sobre a saúde cardiovascular e prevenção de doenças cardiovasculares, além de promover um alerta sobre os sinais e sintomas dessas doenças. A presente pesquisa foi desenvolvida na Escola Cidadã Integral Prefeito Joaquim Lacerda Leite, São José de Piranhas/PB com 23 estudantes da 2ª série A. Este trabalho foi conduzido pela abordagem metodológica da pesquisa-ação, em que o conhecer e o agir acontece simultaneamente numa relação dialética sobre a realidade social desencadeada pelo processo de pesquisa. As estratégias metodológicas envolveram 3 etapas (pré-intervenção, intervenção e pós-intervenção) tendo como produto final a produção de um instrumento didático-pedagógico, na forma de um guia de aprendizagem destinados a professores do ensino médio, ofertando novas possibilidades de aquisição do conteúdo sobre o sistema cardiovascular humano comprometido com uma aprendizagem dinâmica e significativa.
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ALLYSON FRANCISCO DOS SANTOS
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O ENSINO DO BIOMA CAATINGA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM
INVESTIGATIVA E INTERDISCIPLINAR
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Data: 26/03/2024
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Hora: 10:00
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Despertar o protagonismo do estudante para uma aprendizagem significativa é um
desafio para a educação contemporânea. Juntamente com o ensino por investigação,
os estudantes podem realizar ampla leitura do mundo. Essa interpretação da realidade
é propiciada pela interligação dos saberes, através da interdisciplinaridade,
perspectiva tal que pode ser aplicada para os estudos da Caatinga. Este trabalho
objetivou identificar e analisar as contribuições da interdisciplinaridade a fim de
ressignificar o ensino da Caatinga, com o foco no ensino por investigação. O estudo
foi realizado na Escola Professor Manuel Leite, localizada em Salgueiro-PE, com uma
turma do III Módulo do Programa Travessia. Para a realização da pesquisa
predominantemente qualitativa, foi aplicado teste de sondagem, que tratou de
investigar o conhecimento dos estudantes em relação à Caatinga, para nortear as
atividades conseguintes, onde utilizou-se uma investigação orientada, com o intuito
de buscar respostas para as questões que foram propostas. A coleta de dados foi
realizada por meio de questionários, rodas de conversas, debates e relatórios, que
apresentaram o desempenho dos estudantes em relação às problemáticas, a
capacidade de correlação dos conhecimentos interdisciplinares e as habilidades
inerentes ao processo investigativo. As atividades foram realizadas nos espaços
escolares, bem como em espaços externos a ela. As informações coletadas foram
organizadas e analisadas conforme a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. As
sequências didáticas as quais esse trabalho se refere foram divididas em cinco
etapas, que abordam diferentes temáticas voltadas para a compreensão holística do
bioma trabalhado. Notou-se que os discentes conseguiram perceber a variedade
biológica da Caatinga, assim como a importância da sua conservação. Ainda, os
discentes demonstraram compreensão satisfatória em relação ao aspecto peculiar da
precipitação, reconhecendo as adaptações biológicas necessárias para a
sobrevivência da biota. Por fim, os estudantes tiveram a aptidão de identificar os
fatores abióticos que caracterizam a Caatinga e suas implicações socioeconômicas
para as populações locais. Em relação aos solos da Caatinga, ficou notório que os
discentes conseguem fazer distinção concisa entre solos conservados e solos
antropizados, apontando problemáticas diretamente ligadas à antropização nos
ambientes de Caatinga, bem como destacando situações presentes no seu cotidiano.
A última sequência didática finalizou com o relato sobre o uso tradicional dos recursos
da Caatinga e sua necessidade de conservação. A avaliação final se deu com a
aplicação de uma rubrica, onde os estudantes se autoavaliaram em relação a todo o
processo educativo. Concluiu-se, portanto, que a interdisciplinaridade na educação
ambiental é viável e enriquecedora, ampliando a relação dos estudantes com o
ambiente e promovendo a valorização da Caatinga. Verificou-se que a articulação
entre os profissionais da educação é fundamental para o sucesso da abordagem, que
deve ser investigativa e levar em consideração os conhecimentos prévios dos alunos.
Ainda, escola é um espaço promissor para o desenvolvimento da Educação
Ambiental, despertando valores sociais, conhecimentos, habilidades e atitudes para a
reflexão sobre a função social dos estudantes nas questões ambientais. Por fim, foi
desenvolvido, como produto educacional, um site com portfólio de atividades
investigativas, com abordagem interdisciplinar, voltadas para o estudo da Caatinga.
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KAYO CÉSAR ARAÚJO DA NÓBREGA
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ENVELHECIMENTO DA PELE: uma proposta de abordagem investigativa à luz da aprendizagem significativa
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Data: 25/03/2024
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Hora: 14:00
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A pele é o mais extenso órgão do corpo humano, cuja função é nos proteger das intempéries
ambientais e colaborar com o bom funcionamento do nosso organismo. Neste órgão se
manifestam os primeiros sinais do envelhecimento, onde surgem alterações facilmente
percebidas pelas pessoas. A abordagem sobre o envelhecimento da pele enquanto fenômeno
biológico é relevante, tendo em vista que permite uma vinculação com alguns tópicos de
Biologia no Ensino Médio. Logo, o objetivo desse estudo foi promover junto aos estudantes a
compreensão sobre esse tema, com a disponibilização de um manual de sequência didática
para docentes e um e-book para estudantes da educação básica. Para isso, as atividades da
pesquisa foram desenvolvidas com estudantes da terceira série do Ensino Médio da Escola
Normal Estadual Dom Expedito Eduardo de Oliveira, situada em Patos-PB, no ano letivo de
2023. A pesquisa teve caráter qualitativo e empregou a metodologia da pesquisa-ação, que
oferece aos participantes a construção dialógica dos saberes escolares com práticas cidadãs.
Para a coleta de dados, utilizaram-se recursos como questionários, observação continuada
com anotações em diário de bordo do professor pesquisador, registros de fotos e nuvens de
palavras. O estudo desenvolveu-se em duas etapas, na primeira foi aplicado um questionário
diagnóstico e na segunda foram desenvolvidas atividades numa sequência didática
investigativa com a utilização de metodologias ativas. Os dados obtidos a partir do
questionário diagnóstico apresentaram os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a pele e
o envelhecimento, necessários para identificar as fragilidades dos alunos sobre o tema e
direcionar estratégias para explorar de maneira mais detalhada certos temas na Sequência
Didática Investigativa, incluindo algumas das teorias que explicam o fenômeno do
envelhecimento biológico. A utilização de diversificadas estratégias de ensino possibilitou o
desenvolvimento de habilidades, das quais, por meio da análise de imagens e modelos
didáticos, os estudantes apresentaram hipóteses para associar os sinais e as causas do
envelhecimento aos elementos constituintes da pele. Além disso, as atividades desenvolvidas
na SDI foram cuidadosamente planejadas para promover aprendizagem significativa, alinhada
à abordagem do ensino por investigação. Para os estudantes, foi uma experiência
enriquecedora, que permitiu o exercício de habilidades essenciais para a formação científica,
tais como o pensamento crítico, a colaboração e a comunicação. Das atividades propostas, os
estudos de casos possibilitaram aplicar os conhecimentos desenvolvidos e o exercício da
autonomia, da curiosidade e a capacidade de comparação com situações do próprio cotidiano.
A pesquisa resultou na produção de materiais educativos que combinam conhecimento teórico
e contextualizado sobre anatomia, histologia e fisiologia da pele jovem e o processo de
envelhecimento. A aplicação das atividades validou a teoria da aprendizagem significativa e o
ensino por investigação como abordagens eficazes na construção dos conceitos biológicos de
forma atrativa e engajadora para os estudantes.
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BRUNO TARDELLI DA COSTA MACEDO
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O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E O PROTAGONISMO ESTUDANTIL: conhecimentos teóricos e práticos sobre as abelhas nativas
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Data: 22/03/2024
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Hora: 14:00
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As abelhas pertencem ao Reino Animalia; Filo Arthropoda, sendo considerados animais invertebrados da Classe Insecta, cujo corpo divide-se basicamente em três partes: cabeça, tórax e abdome. Pertencem à ordem Hymenoptera, com cerca de 115.000 espécies descritas até o momento. As abelhas são fundamentais no processo de polinização das plantas. Existem espécies como as do gênero Apis que são possuidoras de um ferrão e as espécies de abelhas nativas, conhecidas como abelhas-sem-ferrão (ASF). Atualmente, estes indivíduos vêm sendo muito prejudicados pela ação do homem, os quais destroem seu habitat com queimadas e desmatamento ou mesmo na busca da obtenção do mel. O conhecimento sobre as abelhas nativas é muito escasso, apesar de serem fundamentais para o meio ambiente. Objetivou-se desenvolver, com os estudantes, o protagonismo e o ensino por investigação, por meio das atividades desenvolvidas sobre as abelhas nativas, destacando a sua importância para o meio ambiente através do processo de polinização realizadas por esses animais. Pensando nisso, foi desenvolvido um trabalho com 28 estudantes das turmas da 2ª série do Ensino Médio, da ECIEEFM José Vitorino de Medeiros, localizada no município de Sossêgo, no estado da Paraíba. Esta pesquisa teve como pressuposto teórico-metodológico a pesquisa qualitativa. A obtenção dos dados foi feita a partir de um questionário diagnóstico aplicado com os estudantes, com a observação participante que foi realizada durante todo o processo de investigação e a aplicação de um grupo focal. Para tanto, foram desenvolvidos estudos teóricos, alinhadas às aulas práticas sobre as abelhas nativas. Foram utilizadas para desenvolvimento das atividades, dez questões norteadoras para levantamento de hipóteses, uso de metodologias ativas, incluindo a sala de aula invertida, aulas práticas sobre as abelhas nativas, abelhas do gênero Apis e vespas, construção do meliponário na escola, que serviu para desenvolver nos estudantes uma aproximação com as abelhas nativas de modo a promover um melhor ensino e aprendizagem, através das atividades realizadas, além de colocá-los como protagonistas durante a construção do meliponário. Dessa forma, o meliponário promoverá também estudos posteriores sobre educação ambiental na escola. Foram desenvolvidas atividades as quais foram inseridos em um Guia Didático para ser utilizado por outros docentes da educação básica. A partir das atividades desenvolvidas, constatou-se o protagonismo estudantil desenvolvido durante todo o percurso das atividades, além do ensino investigativo realizado. Alinhadas a isso, os estudantes conseguiram desenvolver conhecimentos necessários que poderão ser usados dentro e fora da escola. Com isso, percebeu-se que é possível desenvolver atividades práticas com os estudantes, tornando-os protagonistas e multiplicadores do aprendizado nas comunidades.
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KLEBSON CORDEIRO DA SILVA LIMA
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CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO
DE SANTA LUZIA DO CARIRI PB SOBRE AS ADAPTAÇÕES DAS PLANTAS DA
CAATINGA À SECA
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Data: 22/03/2024
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Hora: 14:00
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O Bioma Caatinga apresenta um espectro funcional que inclui diversos traços efeitos/respostas
aos filtros ambientais a que está sujeita. Esses traços vão desde características anatômicas,
morfológicas, fisiológicas e estruturais até as respostas entre as interações planta versus
ambiente. A vegetação do cariri paraibano, apresenta diversas adaptações à seca e serviu
perfeitamente para se analisar a concepção dos estudantes sobre a Caatinga, utilizando
estratégias didáticas por meio de atividades investigativas que possibilitaram uma
aprendizagem significativa. O presente estudo teve como objetivo melhorar a concepção dos
estudantes sobre as adaptações das plantas da caatinga à seca a partir das vivências dos
estudantes interligadas à aula de campo. Esta pesquisa foi desenvolvida em escola pública
estadual, localizada no distrito de Santa Luzia do Cariri (Paraíba), tendo como sujeitos da
pesquisa 60 estudantes da 2ª série do ensino médio. A pesquisa seguiu os pressupostos da Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Parâmetros Curriculares Comuns (PCN), com a
finalidade de ampliar os conhecimentos dos estudantes acerca da biodiversidade local (cariri
paraibano). Nesta pesquisa foi realizada sequência didática investigativa, da qual foi gerado
como produto final um guia didático obtido a partir de uma aula de campo na Serra do Jatobá,
onde se observou a vegetação da região e suas adaptações à seca. Este guia tem como finalidade,
auxiliar os professores de biologia a combaterem a impercepção botânica dos estudantes a partir
de exemplares nativos do cariri paraibano com foco nas características morfofisiológicas e seus
potenciais de estudos etnobotânicos. A aula de campo propiciou aos estudantes uma melhor
visibilidade desse bioma e mostrou-se uma ferramenta eficaz para o ensino de biologia. Para a
criação do produto foi necessário realizar uma avaliação sobre os conhecimentos prévios dos
estudantes a partir de um questionário sondagem, análises da percepção deles a partir de
desenhos e registros fotográficos capturados na aula de campo e debates sobre as espécies de
plantas da região, fazendo desse bioma um ambiente de aprendizagem. Considerando que esta
pesquisa despertou maior interesse pela disciplina, bem como contribuiu para a melhoria do
ensino-aprendizagem dos estudantes, ao melhorarem as suas concepções sobre a vegetação a
partir daquilo que está ao seu redor. Conclui- se que o uso de metodologias ativas, ensino por
investigação, protagonismo dos estudantil, são essenciais no estudo da biologia, em especial na
disciplina de botânica, pois ajudaram a combater a impercepção botânica dos estudantes que
está inserido na Caatinga, e espera se que os professores sejam multiplicadores do produto
aqui gerado.
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ALINE REBECCA CORDEIRO FONSECA TAVARES
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INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR:
Estratégias pedagógicas e práticas para a vida
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Data: 22/03/2024
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Hora: 10:00
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Questões ambientais compõem o repertório de temas emergentes, vinculados à crise civilizatória atual, revelada por desequilíbrios socioambientais diante de transformações provocadas pelo homem sobre o meio natural. A educação escolar, difusora do conhecimento humano e espaço de construção da ciência, confronta a necessidade de discussão das relações entre sociedade e natureza, levando a questões ambientais que merecem destaque no currículo da educação básica, em articulação com contextos dos estudantes. O estudo teve como objetivo inserir a Educação Ambiental no currículo escolar, integrada aos Itinerários Formativos por meio de Unidade Curricular Eletiva, trabalhando as questões ambientais no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa cujas estratégias metodológicas envolveram: pesquisa bibliográfica, exploratória e participante, desenvolvida com estudantes, numa escola da educação básica do RN. As atividades foram mediadas por metodologias ativas, a partir de oficinas temáticas, sala de aula invertida, estudos de campo e metodologia da problematização, com estudos contextualizados para abordar conceitos ecológicos e temas ambientais contemporâneos, na perspectiva da construção de uma unidade curricular eletiva para o ensino médio. Os dados foram obtidos a partir da análise de documentos oficiais, aplicação de questionários, observação participante, registros diversos e grupo focal. Os temas levantados, as percepções e compreensões manifestadas pelos estudantes e a análise da estrutura curricular vigente subsidiaram a elaboração da unidade curricular eletiva. Os eixos estruturantes dessa elaboração envolvem o ensino por investigação e projeto de vida. Os processos participativos que envolveram a construção e implementação da unidade curricular contribuíram com a formação integral dos estudantes no que se refere à consciência ambiental e ao exercício da cidadania, revelados pelas atitudes expressas, como: reconhecimento de limitações iniciais, interesse na temática em aulas e busca de alternativas viáveis aos problemas ambientais. Foram abordados temas como: poluição das águas, ilhas de calor, poluição do solo e do ar, despejo do esgoto, descarte inapropriado de lixo, crise climática global, adaptações e precauções aos eventos trágicos e a urgência na mudança de paradigmas sobre a nossa relação com o meio ambiente. Os estudantes elaboraram questionamentos, indicaram pontos importantes e teorizaram na construção de argumentos para explicar cenários da sua realidade. A experiência vivenciada na pesquisa está sistematizada em um Portfólio sobre a Implementação da Educação Ambiental no Novo Ensino Médio Potiguar, como instrumento didático-pedagógico para subsidiar professores da educação básica na inserção da educação ambiental no espaço escolar, apresentando o percurso, a metodologia e os conhecimentos produzidos nas atividades.
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ALINE REBECCA CORDEIRO FONSECA TAVARES
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INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR:
Estratégias pedagógicas e práticas para a vida
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Data: 22/03/2024
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Hora: 10:00
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Questões ambientais compõem o repertório de temas emergentes, vinculados à crise civilizatória atual, revelada por desequilíbrios socioambientais diante de transformações provocadas pelo homem sobre o meio natural. A educação escolar, difusora do conhecimento humano e espaço de construção da ciência, confronta a necessidade de discussão das relações entre sociedade e natureza, levando a questões ambientais que merecem destaque no currículo da educação básica, em articulação com contextos dos estudantes. O estudo teve como objetivo inserir a Educação Ambiental no currículo escolar, integrada aos Itinerários Formativos por meio de Unidade Curricular Eletiva, trabalhando as questões ambientais no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa cujas estratégias metodológicas envolveram: pesquisa bibliográfica, exploratória e participante, desenvolvida com estudantes, numa escola da educação básica do RN. As atividades foram mediadas por metodologias ativas, a partir de oficinas temáticas, sala de aula invertida, estudos de campo e metodologia da problematização, com estudos contextualizados para abordar conceitos ecológicos e temas ambientais contemporâneos, na perspectiva da construção de uma unidade curricular eletiva para o ensino médio. Os dados foram obtidos a partir da análise de documentos oficiais, aplicação de questionários, observação participante, registros diversos e grupo focal. Os temas levantados, as percepções e compreensões manifestadas pelos estudantes e a análise da estrutura curricular vigente subsidiaram a elaboração da unidade curricular eletiva. Os eixos estruturantes dessa elaboração envolvem o ensino por investigação e projeto de vida. Os processos participativos que envolveram a construção e implementação da unidade curricular contribuíram com a formação integral dos estudantes no que se refere à consciência ambiental e ao exercício da cidadania, revelados pelas atitudes expressas, como: reconhecimento de limitações iniciais, interesse na temática em aulas e busca de alternativas viáveis aos problemas ambientais. Foram abordados temas como: poluição das águas, ilhas de calor, poluição do solo e do ar, despejo do esgoto, descarte inapropriado de lixo, crise climática global, adaptações e precauções aos eventos trágicos e a urgência na mudança de paradigmas sobre a nossa relação com o meio ambiente. Os estudantes elaboraram questionamentos, indicaram pontos importantes e teorizaram na construção de argumentos para explicar cenários da sua realidade. A experiência vivenciada na pesquisa está sistematizada em um Portfólio sobre a Implementação da Educação Ambiental no Novo Ensino Médio Potiguar, como instrumento didático-pedagógico para subsidiar professores da educação básica na inserção da educação ambiental no espaço escolar, apresentando o percurso, a metodologia e os conhecimentos produzidos nas atividades.
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JOSILENE DE SOUZA FREITAS
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CULINÁRIA COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO
DE BIOMOLÉCULAS: CARBOIDRATOS, LIPÍDIOS E PROTEÍNAS
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Data: 22/03/2024
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Hora: 09:00
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Na prática pedagógica um dos maiores desafios para o professor é vincular teoria e prática de modo a tornar o conteúdo o mais interessante possível para os alunos. Ao mesmo tempo, torná-los protagonistas de seu aprendizado por meio do ensino por investigação é uma necessidade cuja dificuldade é expressiva - principalmente no retorno pós-pandemia e, mais ainda, quando trata-se de conteúdos de bioquímica, considerados de difícil aprendizagem. A literatura aponta que aulas práticas em laboratório podem minimizar tais dificuldades, porém, dados do Censo Escolar de 2022 apontam que o laboratório de ciências está presente em apenas 38,8% das escolas de ensino médio da rede pública, o que é um agravante no processo de ensino e implica na necessidade de o professor desenvolver novas estratégias que busquem a efetiva aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, o presente trabalho visou apresentar o ensino de biomoléculas vinculado à culinária, propondo aulas práticas que integrassem o conteúdo abordado em sala de aula à efetiva prática discente, na qual os educandos tiveram a oportunidade de visualizar o conteúdo de forma lúdica, através do ensino por investigação. Essa abordagem didática alternativa à prática tradicional permeou nosso questionamento acerca de se tal abordagem é efetivamente mais construtiva que a tradicional. Para tanto, o trabalho teve caráter qualitativo e foi desenvolvido em uma turma de 27 estudantes da 1ª série do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlota Barreira, localizada na cidade de Areia PB. As estratégias pedagógicas foram pautadas em atividades de ensino investigativas que buscaram melhorar o ensino-aprendizagem das biomoléculas (carboidratos, lipídios e proteínas) no ensino médio quando comparado ao ensino tradicional, e o protagonismo estudantil. Destarte, os espaços escolares utilizados foram a própria sala de aula e a cozinha escolar, onde foram desenvolvidas as atividades baseadas nas receitas propostas. Os resultados deste trabalho foram avaliados por meio da avaliação contínua ao longo do processo e dos resultados obtidos através de questionários. Analisando-se os resultados obtidos através do percurso metodológico desenvolvido e das práticas pedagógicas aplicadas, pode-se concluir que os resultados pretendidos a exemplo do aumento do protagonismo discente nas aulas, a aproximação do conteúdo de sala de aula à realidade e a associação entre teoria e prática pela experimentação em culinária - foram alcançados. A utilização de alimentos como ferramenta de aprendizagem ofereceu uma conexão tangível entre teoria e prática. Como produto e resultado deste trabalho foi produzido um guia didático que, ao apresentar o ensino de bioquímica atrelado à prática culinária, busca ser um auxílio a mais aos professores de Biologia do Ensino Médio.
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DANIELA TÁBITA DE LAVÔR
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STEAM NA PRÁTICA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO DA BIOQUÍMICA
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Data: 22/03/2024
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Hora: 08:00
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A Bioquímica, ciência que investiga e estuda a natureza molecular de processos vitais, é uma área da Biologia de difícil compreensão para grande parte dos estudantes, uma vez que aborda conteúdos considerados abstratos, faz-se necessário então à utilização de novas estratégias de ensino que promovam experiências de aprendizagem para uma formação integral do aluno. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo desenvolver atividades investigativas através da abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) a partir de uma doença de alta prevalência mundial, o Diabetes Mellitus (DM). O lócus de estudo foi a Escola de Referência em Ensino Médio de Salgueiro (EREMSAL), localizada na zona urbana do município de Salgueiro-PE e o público-alvo para realização deste trabalho foram os estudantes pertencentes a 1ª série do Novo Ensino Médio. A metodologia utilizada para aplicação da abordagem STEAM foi a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), fazendo com que os estudantes fossem provocados a resolver problemas e desafios. Os conhecimentos prévios foram levados em consideração e a turma foi dividida em equipes que percorreram um caminho investigativo. Na primeira fase do projeto ocorreu, por exemplo, o entendimento da situação-problema e a geração de ideias. Já a segunda fase correspondeu à construção da base teórica sobre os assuntos, com pesquisas, oficinas experimentais e a produção de protótipos. Na última etapa de aplicação da ABP com a abordagem STEAM aconteceu a divulgação científica dos resultados e a avaliação. Desta forma, durante as etapas do projeto os estudantes exerceram o protagonismo juvenil, construindo conceitos a respeito das Biomoléculas de forma integrada ao Diabetes, além disso, os conhecimentos biológicos estudados foram aplicados na produção de artefatos, representando os mecanismos envolvidos com o DM, os Lipídeos, os Carboidratos e as Proteínas, além das estruturas e aspectos relacionados ao DNA. A forma escolhida para a divulgação científica dos resultados foi a construção de um podcast/videocast onde estudantes se tornaram potencializadores da divulgação científica, apresentando um papel ativo na construção e divulgação de conhecimentos, exercendo a cidadania e o senso crítico. A avaliação se deu de acordo com cada etapa do projeto, como por exemplo, a partir de entregas parciais, registros no diário de bordo e aplicação de uma rubrica, sendo possível verificar uma aprendizagem ativa e significativa em que foram trabalhados não apenas os conceitos bioquímicos, mas também os aspectos socioemocionais, como a resiliência, a empatia e o respeito. Foi possível constatar também que a utilização de projetos leva a uma consciência social, fazendo com que os estudantes enxergassem a importância do conhecimento científico na resolução ou mitigação de problemas reais. Por fim, foi construído um E-book Estudo das Biomoléculas sob uma perspectiva integrada ao Diabetes e a abordagem STEAM com experiências e estratégias de aprendizagem colaborativas que visam promover o protagonismo e o desenvolvimento de habilidades investigativas em estudantes do ensino médio, correspondendo também a um material que pode ser utilizado pelos docentes em suas aulas para a promoção da aprendizagem em Biologia.
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LUCIANA FERNANDES LINHARES
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VILÕES OU VÍTIMAS: AMPLIANDO A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DOS OFÍDIOS POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA
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Data: 21/03/2024
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Hora: 18:30
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As serpentes são animais de corpo alongado, caracterizados pela presença de escamas, ausência
de patas e que se locomovem por rastejamento. Esses seres são classificados como pertencentes
à Classe Reptilia, Ordem Squamata e Subordem Serpentes. A Biologia e Zoologia são áreas de
estudo que se dedicam a compreender a vida animal em seus diversos aspectos, no caso das
serpentes, se ocupam de estudar a anatomia, fisiologia, comportamento e ecologia desses
animais. Os ofídios são frequentemente rotulados como seres perigosos e malignos,
contribuindo para a existência de medo ou aversão que, associado à falta de conhecimento das
pessoas, tem trazido consequências negativas para a conservação desses répteis. Na intenção de
promover o ensino sobre serpentes nas aulas de Biologia, na perspectiva do ensino por
investigação, esse tema foi escolhido como suporte para o desenvolvimento de estratégias
inovadoras e produção de metodologias ativas como foco na aprendizagem significativa e no
protagonismo do estudante. O estudo foi desenvolvido na Escola Cidadã Integral Técnica
Estadual Henrique Fernandes de Farias, da rede pública estadual de ensino, localizada na cidade
de Curral de Cima/PB, com 31 estudantes da 2a série do Ensino Médio Técnico. Para
desenvolvimento deste estudo, optou-se por uma abordagem quali-quantitativa, com enfoque
na observação participante, iniciando-se com levantamento das concepções prévias dos alunos
por meio de questionário de sondagem na intenção de verificar os saberes dos estudantes em
relação às serpentes. Os dados levantados serviram de embasamento para a elaboração de três
sequências didáticas investigativas, utilizadas durante intervenção didática visando promover a
aprendizagem dos alunos sobre os ofídios. A primeira sequência buscou resgatar os
conhecimentos prévios dos estudantes acerca das serpentes e promover apropriação dos
conceitos básicos sobre esses répteis. A segunda, consistiu na aplicação da metodologia ativa
sala de aula invertida, aprofundando o estudo sobre ofídios por meio da pesquisa, além da
aplicação de jogo interativo Mito ou Verdade sobre serpentes, na intenção de desconstruir mitos
e preconceitos sobre esses animais. Já a terceira, consistiu em uma abordagem interdisciplinar
envolvendo o componente de Biologia e as disciplinas Inovação Social e Científica e Educação
Tecnológica e Midiática da grade do curso técnico de informática na aplicação da metodologia
cultura maker, na qual os alunos tinham como foco a pesquisa e elaboração de materiais
informativos sobre as serpentes. Três semanas após a intervenção foi aplicado um segundo
questionário com o propósito de avaliar a eficácia das abordagens desenvolvidas. Avalia-se, a
partir da observação e dos dados coletados, que a participação e o envolvimento dos estudantes
melhoraram com a aplicação das estratégias, o que permitiu uma ressignificação e ampliação
das percepções dos alunos a respeito da importância das serpentes para o ecossistema e a saúde
pública. Ao final da execução, todas as estratégias produzidas foram reunidas em um guia
didático, destinado aos docentes do ensino básico, como recurso para contribuir no processo de
ensino-aprendizagem sobre os ofídios.
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ELIDIANE KARINA GUSTAVO FELIZARDO MONTEIRO
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METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E SISTEMAS SANGUÍNEOS COMO INSTRUMENTOS FACILITADORES DO ESTUDO DE GENÉTICA
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Data: 21/03/2024
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Hora: 08:30
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Conteúdos ligados à Genética geralmente não são bem compreendidos por estudantes do ensino médio e a falta de conexão desses conteúdos a sua realidade acaba criando obstáculos para o processo de ensino-aprendizagem. Os Sistemas Sanguíneos são conjuntos de um ou mais antígenos capazes de promover a produção de anticorpos específicos e que se relacionam com diversos eventos biológicos. Este trabalho busca criar estratégias que facilitem o processo de ensino e aprendizagem de genética a partir do uso de metodologia ativas, ensino por investigação e da associação dos conceitos genéticos aos sistemas sanguíneos (ABO e Rh). Com o intuito de produzir uma aprendizagem significativa foi construída uma sequência didática com atividades lúdicas e investigativas que aproximam conteúdos da genética a situações presentes no cotidiano estudantil. Na sequência tratamos sobre a constituição e estruturação da molécula de DNA, sobre o papel do genoma e epigenoma na expressão gênica, contextualizamos o estudo dos conceitos genéticos a partir da apresentação dos sistemas sanguíneos e discorremos sobre as razões biológicas da necessidade de existir compatibilidade entre doador e receptor para o sucesso dos transplantes. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva. Todas as atividades foram aplicadas à estudantes da 3ª série do Ensino Médio da EEEFM Gentil Lins localizada no município de Sapé/PB. Os resultados obtidos demonstraram que os estudantes se comportam de forma mais participativa quando são utilizadas metodologias ativas e contextualização dos conteúdos estudados a situações presentes em seus cotidianos ou a fatos biológicos que envolvem o bem-estar coletivo. Foi possível comprovar ainda que a aprendizagem significativa ocorre de maneira mais eficiente quando novos conteúdos são apresentados a partir da utilização de saberes já adquiridos. Como produto da pesquisa foi produzido um guia didático voltado a docentes de ensino médio com a finalidade de facilitar a ministração desses conteúdos e otimizar a sua aprendizagem.
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ELIDIANE KARINA GUSTAVO FELIZARDO MONTEIRO
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METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E SISTEMAS SANGUÍNEOS COMO INSTRUMENTOS FACILITADORES DO ESTUDO DE GENÉTICA
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Data: 21/03/2024
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Hora: 08:30
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Conteúdos ligados à Genética geralmente não são bem compreendidos por estudantes do ensino médio e a falta de conexão desses conteúdos a sua realidade acaba criando obstáculos para o processo de ensino-aprendizagem. Os Sistemas Sanguíneos são conjuntos de um ou mais antígenos capazes de promover a produção de anticorpos específicos e que se relacionam com diversos eventos biológicos. Este trabalho busca criar estratégias que facilitem o processo de ensino e aprendizagem de genética a partir do uso de metodologia ativas, ensino por investigação e da associação dos conceitos genéticos aos sistemas sanguíneos (ABO e Rh). Com o intuito de produzir uma aprendizagem significativa foi construída uma sequência didática com atividades lúdicas e investigativas que aproximam conteúdos da genética a situações presentes no cotidiano estudantil. Na sequência tratamos sobre a constituição e estruturação da molécula de DNA, sobre o papel do genoma e epigenoma na expressão gênica, contextualizamos o estudo dos conceitos genéticos a partir da apresentação dos sistemas sanguíneos e discorremos sobre as razões biológicas da necessidade de existir compatibilidade entre doador e receptor para o sucesso dos transplantes. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva. Todas as atividades foram aplicadas à estudantes da 3ª série do Ensino Médio da EEEFM Gentil Lins localizada no município de Sapé/PB. Os resultados obtidos demonstraram que os estudantes se comportam de forma mais participativa quando são utilizadas metodologias ativas e contextualização dos conteúdos estudados a situações presentes em seus cotidianos ou a fatos biológicos que envolvem o bem-estar coletivo. Foi possível comprovar ainda que a aprendizagem significativa ocorre de maneira mais eficiente quando novos conteúdos são apresentados a partir da utilização de saberes já adquiridos. Como produto da pesquisa foi produzido um guia didático voltado a docentes de ensino médio com a finalidade de facilitar a ministração desses conteúdos e otimizar a sua aprendizagem.
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RODRIGO CASSIO ROSENDO DA CAMARA
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA À CONSERVAÇÃO DAS TARTARUGAS
MARINHAS NO MUNICÍPIO DE MAXARANGUAPE, RN NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA
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Data: 20/03/2024
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Hora: 10:00
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As tartarugas marinhas estão na lista de animais ameaçados de extinção, são animais
vertebrados pertencentes à linhagem mais antiga dos répteis vivos, que contribuem para o
equilíbrio do ecossistema marinho, para a saúde e manutenção dos recifes de corais, estuários
e praias arenosas. A poluição dos mares, o abate de fêmeas e coletas de ovos, a captura
através de artes de pesca, o tráfego de veículos nas áreas de desova são exemplos de ameaças
a esses répteis. No Rio Grande do Norte (RN), o município de Maxaranguape apresenta praias
com ocorrências de postura e desova de tartarugas marinhas das espécies tartaruga de pente
(Eretmochelys imbricata), tartaruga verde (Chelonia mydas) e tartaruga oliva (Lepidochelys
olivácea), com registro de ações de conservação realizadas por entidades locais. Esta pesquisa
teve como objetivo desenvolver, a partir do ensino de biologia, atividades de Educação
Ambiental voltadas à conservação das tartarugas marinhas no município de Maxaranguape,
RN. O estudo, caracterizado como quali-quantitativo, foi realizado com estudantes do ensino
médio numa escola pública da educação básica. Teve como estratégia metodológica a
pesquisa participante, e os dados foram obtidos a partir da observação participante, aplicação
de questionários e realização de rodas de conversas. As atividades ocorreram durante as aulas
do ano letivo em 2023, nas quais os estudos sobre a conservação das tartarugas marinhas
foram organizados numa Sequência Didática, sob a abordagem do ensino por investigação,
com metodologias ativas, com as seguintes estratégias pedagógicas: exposição dialogada, sala
de aula invertida, estudo de campo e seminários. Os estudantes participaram ativamente,
protagonizaram na realização dos estudos e pesquisas, construindo argumentações e
aprofundando suas concepções acerca da conservação ambiental voltadas à preservação das
tartarugas marinha. Conteúdos como: ciclo de vida das tartarugas, principais ameaças à sua
conservação, e ações de conservação foram trabalhados numa perspectiva da investigação
científica contextualizada à realidade dos estudantes. O percurso da pesquisa foi sistematizado
num produto pedagógico intitulado Guia Educativo para Conservação das Tartarugas
Marinhas de Maxaranguape, RN orientando estudos e ações que estimulem à
conscientização ambiental em relação à conservação das tartarugas no município, gerando
conhecimentos sobre sua ecologia, biologia e importância socioambiental para a
biodiversidade, para a cultura local e para o ambiente marinho. Também é propósito do
estudo tornar este guia disponível aos docentes da educação básica, apresentando sugestões
para um percurso pedagógico na abordagem sobre a conservação das tartarugas marinhas nas
aulas de biologia do ensino médio.
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ANA NÍVEA BATISTA AURINO
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DESENVOLVIMENTO DE UM GUIA DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO SOBRE SISTEMA IMUNOLÓGICO E VACINAS NAS AULAS DE BIOLOGIA
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Data: 20/03/2024
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Hora: 09:00
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Mostrar Resumo
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Os avanços na imunologia fomentaram a criação e o aperfeiçoamento de diversas vacinas
importantes para o controle de doenças infecciosas. A pandemia da Covid-19 desencadeou
muitas discussões sobre vacinas, apontadas como a alternativa mais eficaz no combate às
emergências sanitárias dessa natureza. Consolidou-se o reconhecimento da ciência sobre a
relevância desses imunizantes, indispensáveis auxiliares do sistema imunológico para o
combate de doenças imunopreveníveis, constituindo uma ferramenta de saúde coletiva e
segurança sanitária para a humanidade. Portanto, é necessário discutir acerca dessas temáticas
nas aulas de biologia e, para isso, o ensino por investigação é apontado como uma perspectiva
de ensino capaz de promover aprendizagens significativas nesse sentido, podendo contribuir
para redução da susceptibilidade de estudantes às informações não científicas sobre imunidade
e vacinação. Nesse sentido, o objetivo geral desse trabalho foi desenvolver uma sequência
didática sobre sistema imunológico e vacinas através do ensino investigativo para a elaboração
de um guia didático. Constituiu uma pesquisa quali-quantitativa e participante, realizada na
Escola Estadual Pedro Pascoal de Oliveira, Juazeirinho/PB, com 29 estudantes da 1ª série do
ensino médio, entre março e novembro de 2023. A Sequência Didática Investigativa (SDI)
utilizou Questionário Diagnóstico Discente (QDD), nuvem de palavras, roda de conversa, sala
de aula invertida, Painel Integrado Participativo (PIP), palestra, confecção de maquetes e
modelos didáticos, elaboração coletiva dos calendários nacionais de vacinação e confecção de
jogo didático. Os resultados foram discutidos e analisados de forma quali-quantitativa ao longo
do trabalho. O QDD, a nuvem de palavras e a roda de conversa constituíram atividades viáveis
para diagnosticar os conhecimentos prévios dos estudantes, que se mostraram insipientes e
apontaram para a necessidade de intervenção. A Sala de aula invertida e o PIP são atividades
promotoras de ensino investigativo e metodologias ativas que propiciaram a identificação das
estruturas envolvidas na anatomia, fisiologia e classificação da imunidade. A confecção de
maquetes, modelos didáticos e também de um jogo didático promoveram protagonismo
estudantil, gerando materiais pedagógicos facilitadores do processo de ensino e aprendizagem.
A palestra e a exposição de vídeos sobre o PNI, bem como a elaboração de um cartaz dos
calendários nacionais de vacinação constituíram estratégias facilitadoras do reconhecimento da
ação, segurança e eficácia das vacinas. Ademais, esse conjunto de atividades fomentaram a
prática de ensino por investigação e protagonismo estudantil, por meio de metodologias ativas,
objetivos implícitos dentro da proposta geral desse trabalho. Consequentemente, possibilitou o
desenvolvimento de um produto final: um guia didático descritivo da SDI aplicada, uma
ferramenta pedagógica que poderá ser utilizada por docentes interessados em desenvolver
atividades no sentido de aprofundar conhecimentos em imunologia e incentivar a sensibilização
discente sobre a importância da vacinação. Por fim, esse trabalho consiste em uma contribuição,
mas é preciso que mais estudos sejam realizados nesta perspectiva, para que sejam produzidos
e disponibilizados novos materiais sobre o ensino de sistema imunológico e vacinas, auxiliando
professores que desejem aprofundar a abordagem dessa temática percebida de forma insipiente
nos livros didáticos.
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ANA NÍVEA BATISTA AURINO
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DESENVOLVIMENTO DE UM GUIA DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO SOBRE SISTEMA IMUNOLÓGICO E VACINAS NAS AULAS DE BIOLOGIA
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Data: 20/03/2024
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Hora: 09:00
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Avanços no conhecimento sobre imunologia fomentaram a criação e o aperfeiçoamento de diversas vacinas que contribuem no controle de doenças infecciosas, constituindo uma importante ferramenta de saúde coletiva. A pandemia da Covid-19 desencadeou expectativas por pesquisas científicas em busca de vacinas, apontadas como a alternativa mais eficaz no combate à emergência sanitária. Portanto, a abordagem acerca dessas temáticas durante aulas de biologia através de ensino investigativo e metodologias ativas poderá promover aprendizagens mais significativas e contribuir para redução da susceptibilidade de estudantes às informações não científicas sobre imunidade e vacinação. O objetivo geral desse trabalho foi desenvolver uma sequência didática sobre sistema imunológico e vacinas através do ensino investigativo para a elaboração de um guia didático. O mesmo constituiu uma pesquisa quali-quantitativa e participante, submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, realizada na Escola Estadual Pedro Pascoal de Oliveira, em Juazeirinho/PB, com 29 estudantes da 1ª série do ensino médio, entre março e novembro de 2023. Foi realizada uma Sequência Didática Investigativa (SDI) que utilizou os seguintes procedimentos metodológicos: aplicação de um Questionário Diagnóstico Discente (QDD), nuvem de palavras, roda de conversa, sala de aula invertida, Painel Integrado Participativo (PIP), palestra, confecção de maquetes e modelos didáticos, elaboração coletiva dos calendários nacionais de vacinação, além da confecção de um jogo didático de tabuleiro. A análise e discussão dos dados ocorreram de forma quali-quantitativa ao longo de cada etapa do trabalho. Os dados do QDD, nuvem de palavras e roda de conversa demonstraram que os estudantes tinham conhecimentos prévios embora insuficientes em relação a alguns conteúdos. A sala de aula invertida e o PIP promoveram ensino investigativo e metodologias ativas que propiciaram a identificação pelos estudantes dos órgãos, tecidos e tipos de células envolvidos na classificação e fisiologia da imunidade. A confecção de maquetes, modelos didáticos, como também do jogo didático permitiu o protagonismo estudantil ao elaborar materiais pedagógicos para o ensino e aprendizagem sobre sistema imunológico e vacinas. A realização de palestra e exposição de vídeos sobre o PNI, bem como a elaboração dos calendários básicos de vacinação por meio da tabulação em um cartaz possibilitaram a promoção de estratégias que facilitaram o reconhecimento da segurança e eficácia das vacinas para a saúde coletiva. Esse conjunto de atividades estimulou a prática do ensino por investigação e protagonismo dos estudantes por meio de metodologias ativas, objetivos implícitos dentro da proposta geral desse trabalho, bem como o alcance do seu objetivo geral e dos específicos. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como produto um guia didático descritivo da SDI aplicada como ferramenta pedagógica para a o conhecimento sobre sistema imunológico e sensibilização dos estudantes sobre a importância da vacinação. Esse trabalho constitui uma contribuição nesse sentido, mas é preciso que mais estudos sejam realizados dentro dessa perspectiva para que mais materiais sobre o ensino de sistema imunológico e vacinas sejam produzidos e disponibilizados para professores que desejem compensar a superficialidade da abordagem dessa temática percebida nos livros didáticos.
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