PROGRAMA INTEGRADO DE DOUTORADO EM ODONTOLOGIA (PIDO)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

Dissertations/Thesis


Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB

2013
Description
  • IOLANDA MARIA CARIRY LACET DE BARROS MARTINS
  • ESTUDO DAS PROPRIEDADES DE UNIÃO DE UM POLÍMERO INORGÂNICO À DENTINA PELO TESTE DE PUSH-OUT
  • Advisor : ROSENES LIMA DOS SANTOS
  • Date: Dec 10, 2013
  • Time: 08:00
  • Show Summary
  • O objetivo deste trabalho foi avaliar as características adesivas de dois tipos de geopolímero (G1 e G2) frente a cinco cimentos odontológicos de uso consagrado: dois convencionais – fosfato de zinco (FZ), ionômero de vidro (IV) – e três resinosos, sendo um deles fotopolimerizável – Relyx Veneer® (RV) –, e os demais, dual - Relyx ARC® (RA) e Relyx U200® (RU), este último, autocondicionante. Previamente à execução dos ensaios, quarenta e cinco molares hígidos foram selecionados para estudo. Os elementos dentários foram seccionados na linha cervical, e a coroa foi dividida no sentido mésio-distal, gerando noventa hemi-coroas, que foram posicionadas na luz de um cano de PVC de 25mm de diâmetro. Nesse momento, elas foram incluídas em resina acrílica auto-polimerizável. Cada artefato foi desgastado, gerando um corpo de prova em forma de disco com 2mm de espessura. Em seguida, foram feitos preparos cavitários cônicos em dentina. Para cada cimento comercial, dez amostras foram utilizadas, e para os geopolímeros, vinte. Os compostos foram inseridos nesses preparos, evitando-se o extravasamento. Arbitrou-se um tempo de estocagem de 24 horas em condições de umidade relativa em temperatura ambiente para os cimentos comerciais e uma amostra de cada geopolímero (G1u e G2u). Para efeitos comparativos, outras dez amostras de cada geopolímero (G1s e G2s) foram armazenadas em ambiente seco durante o mesmo período, de modo a se conhecer suas adesões sem influência da umidade. A partir daí, foram executados ensaios de push-out em uma máquina universal. Os resultados foram submetidos aos testes de ANOVA e Tukey, que mostraram que as melhores resistências adesivas foram apresentadas por G2s, seguida por G1s. Dentre os cimentos convencionais, RV teve o melhor desempenho. G1u e G2u mostraram os níveis de adesão mais baixos, não tendo diferenças estatísticas entre si. Conclui-se que as características mecânicas dos cimentos geológicos se mostraram promissores, apesar de bastante susceptíveis à ação da umidade. O uso odontológico mais racional dos geopolímeros deve passar pela correção de seu caráter hidrossolúvel, de modo a se alcançar uma aplicabilidade clínica mais efetiva.
  • IOLANDA MARIA CARIRY LACET DE BARROS MARTINS
  • ESTUDO DAS PROPRIEDADES DE UNIÃO DE UM POLÍMERO INORGÂNICO À DENTINA PELO TESTE DE PUSH-OUT
  • Advisor : ROSENES LIMA DOS SANTOS
  • Date: Dec 10, 2013
  • Time: 08:00
  • Show Summary
  • O objetivo deste trabalho foi avaliar as caracteristicas adesivas de dois tipos de geopolimero (G1 e G2) frente a cinco cimentos odontologicos de uso consagrado: dois convencionais – fosfato de zinco (FZ), ionomero de vidro (IV) – e tres resinosos, sendo um deles fotopolimerizavel – Relyx Veneer® (RV) –, e os demais, dual - Relyx ARC® (RA) e Relyx U200® (RU), este ultimo, autocondicionante. Previamente a execucao dos ensaios, quarenta e cinco molares higidos foram selecionados para estudo. Os elementos dentarios foram seccionados na linha cervical, e a coroa foi dividida no sentido mesio-distal, gerando noventa hemi-coroas, que foram posicionadas na luz de um cano de PVC de 25mm de diametro. Nesse momento, elas foram incluidas em resina acrilica auto-polimerizavel. Cada artefato foi desgastado, gerando um corpo de prova em forma de disco com 2mm de espessura. Em seguida, foram feitos preparos cavitarios conicos em dentina. Para cada cimento comercial, dez amostras foram utilizadas, e para os geopolimeros, vinte. Os compostos foram inseridos nesses preparos, evitando-se o extravasamento. Arbitrou-se um tempo de estocagem de 24 horas em condicoes de umidade relativa em temperatura ambiente para os cimentos comerciais e uma amostra de cada geopolimero (G1u e G2u). Para efeitos comparativos, outras dez amostras de cada geopolimero (G1s e G2s) foram armazenadas em ambiente seco durante o mesmo periodo, de modo a se conhecer suas adesoes sem influencia da umidade. A partir dai, foram executados ensaios de push-out em uma maquina universal. Os resultados foram submetidos aos testes de ANOVA e Tukey, que mostraram que as melhores resistencias adesivas foram apresentadas por G2s, seguida por G1s. Dentre os cimentos convencionais, RV teve o melhor desempenho. G1u e G2u mostraram os niveis de adesao mais baixos, nao tendo diferencas estatisticas entre si. Conclui-se que as caracteristicas mecanicas dos cimentos geologicos se mostraram promissores, apesar de bastante susceptiveis a acao da umidade. O uso odontologico mais racional dos geopolimeros deve passar pela correcao de seu carater hidrossoluvel, de modo a se alcancar uma aplicabilidade clinica mais efetiva.
  • MARCUS SETALLY AZEVEDO MACENA
  • Hibridização Do Esmalte Dentário Com Resina Fluida Usando O Fluxo Eletrocinético
  • Date: Nov 21, 2013
  • Time: 14:00
  • Show Summary
  • O transporte de materiais atraves do esmalte dentario tem sido baseado no processo de difusao, os quais nao infiltram os nanoporos do esmalte dentario humano normal, uma vez que sao considerados materiais com dimensoes acima do limite dos poros do esmalte (MDALPE). Neste estudo, in vitro, aplicou-se o fluxo eletrocinetico (FEC) para a infiltracao dos MDALPE nos poros do esmalte dentario maduro de dentes humanos permanentes nao irrompidos. Foram testados solucao aquosa de Thoulet com indice de refracao (n) = 1,56, por 5 h e resina infiltrante ICON® por tres tempos diferentes (1; 1,5 e 2h), ambos com pH acima do valor critico do esmalte, aplicando 5 V em ambos os casos. Cortes por desgaste de esmalte dental foram inseridos em chip microfluidicos customizados feitos de poli-metil-siloxano e submetidos ao FEC. Uma infiltracao previa com KCl 1mM foi realizada em cada amostra por 2 h, usando 1V. Tres amostras foram infiltradas com solucao Thoulet n= 1,56 e oito amostras foram infiltradas com resina infiltrante. Pontos histologicos (n = 30) do grupo da solucao Thoulet foram analisados quanto a birrefringencia em agua antes e apos a infiltracao. As amostras do grupo da resina foram posteriormente submetidas a desmineralizacao in vitro por 192 h. A profundidade da camada hibrida foi determinada pela microscopia de fluorescencia e de luz polarizada. A analise do volume mineral atraves da radiomicrografia foi realizada em pontos histologicos nas areas infiltrada (n = 30) e nao-infiltrada (n = 30), antes da infiltracao e apos a desmineralizacao, sempre hidratados. A birrefringencia negativa de pontos histologicos (n = 30) em agua, antes da infiltracao da solucao de Thoulet (media de -22,47 x 10-4) foi significativamente menor que a birrefringencia apos a infiltracao com a solucao de Thoulet n = 1,56 (media de -51, 7 x 10-4) (p < 0,00001, ANOVA; tamanho do efeito 6,69). A profundidade da camada hibrida no esmalte variou de 640 m a 1430 m (media de 760 m). Os volumes minerais (hidratados) dos pontos infiltrados antes da desmineralizacao foram similares aqueles apos a desmineralizacao (p = 0,123; teste T pareado), enquanto os pontos nao infiltrados apresentaram volumes minerais (hidratados) menores apos a desmineralizacao (p < 0,00001; teste T; tamanho do efeito de 3,263). Conclui-se que a tecnica do FEC foi aplicavel, com sucesso, ao transporte de MDALPE, nos poros do esmalte, sem ataque acido, resultando em um novo modelo de camada hibrida como tambem num aumento expressivo da infiltracao resinosa se comparada com a difusao, abrindo novas oportunidades para inovacao cientifica e com potencial de aplicacoes clinicas em odontologia.
  • ALYSSON MARCONI HOLANDA LIMA
  • Avaliação in vivo da capacidade osseocondutora de um derivado de matriz óssea bovino no reparo ósseo em coelhos diabéticos
  • Advisor : MARIA SUELI MARQUES SOARES
  • Date: Apr 19, 2013
  • Time: 09:00
  • Show Summary
  • Os Xenoenxertos bovinos sao alternativas para enxertos autogenos em cirurgias de reconstrucao ossea e seu uso em diabeticos pode ser um desafio a ser estudado. Realizou-se ensaio clinico randomizado controlado em modelo animal, com objetivo de avaliar a capacidade osteocondutora de um enxerto osseo de origem bovina no processo de reparo de defeitos osseos. A amostra foi constituida por 46 especimes de tibia de coelhos. Os animais foram distribuidos em diabeticos (n=13) e nao diabeticos (n=10). Foram realizados defeitos osseos nas duas tibias de cada animal, e estas distribuidas em subgrupo enxerto, com defeitos osseos preenchidos com osseo derivado de matriz bovina, recobertos com membrana de colageno; e subgrupo controle, com defeitos osseos sem qualquer preenchimento. Foi realizada avaliacao macroscopica, radiofotomicrografias e micro tomografia computadorizada. Os dados obtidos foram processados em programa SPSS e analisados por testes de Wilcoxon e de Mann-Whitney, considerando p<0,05. Macroscopicamente, foi observado reparo completo em todas nas areas enxertadas nos nao diabeticos e em 69,2% nas areas enxertadas nos diabeticos, sem diferenca estatisticamente significante (p=0,10). Quando nao utilizado enxerto, o processo de reparo nos animais diabeticos foi inferior com diferenca estatisticamente (p=0,02). Nos especimes com enxertos, as medias de densidades nos diabeticos foram de 0,797 ± 0,087 e nos nao diabeticos 0,807 ± 0,119, sem diferenca estatisticamente significante (p=0,68). Na micro tomografia foi constatado aumento da densidade ossea compativel com tecido osseo neoformacao. Os resultados do estudo demonstram que o enxerto osseo derivado de matriz bovina estudado apresenta grande efeito osteocondutor em animais diabeticos e nao-diabeticos. A utilizacao do enxerto acelerou o processo de reparo em diabeticos e nao diabeticos, quando comparados com os respectivos controles.
  • STELA MARIS WANDERLEY ROCHA
  • ANÁLISE DO REPARO ÓSSEO COM ALENDRONATO DE SÓDIO ASSOCIADO AO OSSO BOVINO LIOFILIZADO (Bio-Oss®) - ESTUDO RADIOMICROGRÁFICO EM CALVÁRIA DE COELHOS
  • Date: Mar 5, 2013
  • Time: 08:00
  • Show Summary
  • A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o efeito do alendronato de sódio (ALN), nas concentrações de 0,5 (5mg/ml) e 1% (10mg/ml), associadas ou não ao osso bovino liofolizado (Bio-Oss®), na reparação de defeitos ósseos produzidos em calvária de coelhos. Foram utilizados 40 coelhos machos brancos da raça Nova Zelândia. Na calvária de cada animal, foram confeccionados dois defeitos medindo 10 mm de diâmetro. Os animais foram distribuídos aleatoriamente em cinco grupos (n=8 cada): GI = Bio-Oss®; GII = Bio-Oss®+ALN 0,5%; GIII = Bio-Oss®+ALN 1%; GIV = ALN 0,5%; GV = ALN 1%. A cavidade esquerda foi preenchida pela substância correspondente a cada grupo experimental e a cavidade direita preenchida por coágulo sanguíneo autógeno (controle de cada grupo). Todas as cavidades foram forradas e cobertas por membrana biológica. Os animais foram eutanasiados aos 30 e 60 dias após a craniotomia. O percentual de neoformação óssea foi avaliado por meio de análise radiomicrográfica da calvária. As imagens obtidas por radiomicrografia foram analisadas através do programa de domínio público Image J®, para avaliar quantitativamente o percentual de reparo ósseo. Os valores obtidos pelo Image J® foram submetidos à análise com auxílio do software SPSS® Statistics, por meio de estatística descritiva (média, desvio-padrão e intervalos de confiança) e inferencial (teste “t” Student e ANOVA/ Tukey). Na comparação intragrupos, os resultados demonstraram que nos grupos GI, GII e GIII o percentual de reparo foi significantemente mais elevado no lado experimental em relação aos respectivos controles; nos grupos GIV e GV não foram observadas diferenças estatisticamente significativas no percentual de reparo entre os lados experimental e controle. Na comparação intergrupos, os resultados mostraram os seguintes percentuais de reparo aos 30 dias: GI = 61,91% (± 10,61), GII = 80,39 (± 8,68), GIII = 81,60% (± 5,42), GIV = 48,45% (±± 6,54), GV = 41,45% (± 8,98). Aos 60 dias: GI = 83,23% (± 14,43), GII = 98,72% (± 2,54), GIII = 92,66% (± 9,22), GIV = 50,18% (± 3,03), GV = 37,46% (± 6,26). Conclui-se que a adição do ALN, nas concentrações de 0,5 e 1%, ao osso bovino liofilizado aplicado topicamente nos defeitos ósseos acelerou o processo de reparo ósseo, sendo mais significativo na menor concentração. O uso do ALN isoladamente retardou o processo de reparo ósseo, mas sem significância estatística.

  • STELA MARIS WANDERLEY ROCHA
  • ANÁLISE DO REPARO ÓSSEO COM ALENDRONATO DE SÓDIO ASSOCIADO AO OSSO BOVINO LIOFILIZADO (Bio-Oss®) - ESTUDO RADIOMICROGRÁFICO EM CALVÁRIA DE COELHOS
  • Date: Mar 5, 2013
  • Time: 08:00
  • Show Summary
  • A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o efeito do alendronato de sódio (ALN), nas concentrações de 0,5 (5mg/ml) e 1% (10mg/ml), associadas ou não ao osso bovino liofolizado (Bio-Oss®), na reparação de defeitos ósseos produzidos em calvária de coelhos. Foram utilizados 40 coelhos machos brancos da raça Nova Zelândia. Na calvária de cada animal, foram confeccionados dois defeitos medindo 10 mm de diâmetro. Os animais foram distribuídos aleatoriamente em cinco grupos (n=8 cada): GI = Bio-Oss®; GII = Bio-Oss®+ALN 0,5%; GIII = Bio-Oss®+ALN 1%; GIV = ALN 0,5%; GV = ALN 1%. A cavidade esquerda foi preenchida pela substância correspondente a cada grupo experimental e a cavidade direita preenchida por coágulo sanguíneo autógeno (controle de cada grupo). Todas as cavidades foram forradas e cobertas por membrana biológica. Os animais foram eutanasiados aos 30 e 60 dias após a craniotomia. O percentual de neoformação óssea foi avaliado por meio de análise radiomicrográfica da calvária. As imagens obtidas por radiomicrografia foram analisadas através do programa de domínio público Image J®, para avaliar quantitativamente o percentual de reparo ósseo. Os valores obtidos pelo Image J® foram submetidos à análise com auxílio do software SPSS® Statistics, por meio de estatística descritiva (média, desvio-padrão e intervalos de confiança) e inferencial (teste “t” Student e ANOVA/ Tukey). Na comparação intragrupos, os resultados demonstraram que nos grupos GI, GII e GIII o percentual de reparo foi significantemente mais elevado no lado experimental em relação aos respectivos controles; nos grupos GIV e GV não foram observadas diferenças estatisticamente significativas no percentual de reparo entre os lados experimental e controle. Na comparação intergrupos, os resultados mostraram os seguintes percentuais de reparo aos 30 dias: GI = 61,91% (± 10,61), GII = 80,39 (± 8,68), GIII = 81,60% (± 5,42), GIV = 48,45% (±± 6,54), GV = 41,45% (± 8,98). Aos 60 dias: GI = 83,23% (± 14,43), GII = 98,72% (± 2,54), GIII = 92,66% (± 9,22), GIV = 50,18% (± 3,03), GV = 37,46% (± 6,26). Conclui-se que a adição do ALN, nas concentrações de 0,5 e 1%, ao osso bovino liofilizado aplicado topicamente nos defeitos ósseos acelerou o processo de reparo ósseo, sendo mais significativo na menor concentração. O uso do ALN isoladamente retardou o processo de reparo ósseo, mas sem significância estatística.

  • STELA MARIS WANDERLEY ROCHA
  • ANÁLISE DO REPARO ÓSSEO COM ALENDRONATO DE SÓDIO ASSOCIADO AO OSSO BOVINO LIOFILIZADO (Bio-Oss®) - ESTUDO RADIOMICROGRÁFICO EM CALVÁRIA DE COELHOS
  • Date: Mar 5, 2013
  • Time: 08:00
  • Show Summary
  • A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o efeito do alendronato de sódio (ALN), nas concentrações de 0,5 (5mg/ml) e 1% (10mg/ml), associadas ou não ao osso bovino liofolizado (Bio-Oss®), na reparação de defeitos ósseos produzidos em calvária de coelhos. Foram utilizados 40 coelhos machos brancos da raça Nova Zelândia. Na calvária de cada animal, foram confeccionados dois defeitos medindo 10 mm de diâmetro. Os animais foram distribuídos aleatoriamente em cinco grupos (n=8 cada): GI = Bio-Oss®; GII = Bio-Oss®+ALN 0,5%; GIII = Bio-Oss®+ALN 1%; GIV = ALN 0,5%; GV = ALN 1%. A cavidade esquerda foi preenchida pela substância correspondente a cada grupo experimental e a cavidade direita preenchida por coágulo sanguíneo autógeno (controle de cada grupo). Todas as cavidades foram forradas e cobertas por membrana biológica. Os animais foram eutanasiados aos 30 e 60 dias após a craniotomia. O percentual de neoformação óssea foi avaliado por meio de análise radiomicrográfica da calvária. As imagens obtidas por radiomicrografia foram analisadas através do programa de domínio público Image J®, para avaliar quantitativamente o percentual de reparo ósseo. Os valores obtidos pelo Image J® foram submetidos à análise com auxílio do software SPSS® Statistics, por meio de estatística descritiva (média, desvio-padrão e intervalos de confiança) e inferencial (teste “t” Student e ANOVA/ Tukey). Na comparação intragrupos, os resultados demonstraram que nos grupos GI, GII e GIII o percentual de reparo foi significantemente mais elevado no lado experimental em relação aos respectivos controles; nos grupos GIV e GV não foram observadas diferenças estatisticamente significativas no percentual de reparo entre os lados experimental e controle. Na comparação intergrupos, os resultados mostraram os seguintes percentuais de reparo aos 30 dias: GI = 61,91% (± 10,61), GII = 80,39 (± 8,68), GIII = 81,60% (± 5,42), GIV = 48,45% (±± 6,54), GV = 41,45% (± 8,98). Aos 60 dias: GI = 83,23% (± 14,43), GII = 98,72% (± 2,54), GIII = 92,66% (± 9,22), GIV = 50,18% (± 3,03), GV = 37,46% (± 6,26). Conclui-se que a adição do ALN, nas concentrações de 0,5 e 1%, ao osso bovino liofilizado aplicado topicamente nos defeitos ósseos acelerou o processo de reparo ósseo, sendo mais significativo na menor concentração. O uso do ALN isoladamente retardou o processo de reparo ósseo, mas sem significância estatística.

  • STELA MARIS WANDERLEY ROCHA
  • ANÁLISE DO REPARO ÓSSEO COM ALENDRONATO DE SÓDIO ASSOCIADO AO OSSO BOVINO LIOFILIZADO (Bio-Oss®) - ESTUDO RADIOMICROGRÁFICO EM CALVÁRIA DE COELHOS
  • Date: Mar 5, 2013
  • Time: 08:00
  • Show Summary
  • A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o efeito do alendronato de sódio (ALN), nas concentrações de 0,5 (5mg/ml) e 1% (10mg/ml), associadas ou não ao osso bovino liofolizado (Bio-Oss®), na reparação de defeitos ósseos produzidos em calvária de coelhos. Foram utilizados 40 coelhos machos brancos da raça Nova Zelândia. Na calvária de cada animal, foram confeccionados dois defeitos medindo 10 mm de diâmetro. Os animais foram distribuídos aleatoriamente em cinco grupos (n=8 cada): GI = Bio-Oss®; GII = Bio-Oss®+ALN 0,5%; GIII = Bio-Oss®+ALN 1%; GIV = ALN 0,5%; GV = ALN 1%. A cavidade esquerda foi preenchida pela substância correspondente a cada grupo experimental e a cavidade direita preenchida por coágulo sanguíneo autógeno (controle de cada grupo). Todas as cavidades foram forradas e cobertas por membrana biológica. Os animais foram eutanasiados aos 30 e 60 dias após a craniotomia. O percentual de neoformação óssea foi avaliado por meio de análise radiomicrográfica da calvária. As imagens obtidas por radiomicrografia foram analisadas através do programa de domínio público Image J®, para avaliar quantitativamente o percentual de reparo ósseo. Os valores obtidos pelo Image J® foram submetidos à análise com auxílio do software SPSS® Statistics, por meio de estatística descritiva (média, desvio-padrão e intervalos de confiança) e inferencial (teste “t” Student e ANOVA/ Tukey). Na comparação intragrupos, os resultados demonstraram que nos grupos GI, GII e GIII o percentual de reparo foi significantemente mais elevado no lado experimental em relação aos respectivos controles; nos grupos GIV e GV não foram observadas diferenças estatisticamente significativas no percentual de reparo entre os lados experimental e controle. Na comparação intergrupos, os resultados mostraram os seguintes percentuais de reparo aos 30 dias: GI = 61,91% (± 10,61), GII = 80,39 (± 8,68), GIII = 81,60% (± 5,42), GIV = 48,45% (±± 6,54), GV = 41,45% (± 8,98). Aos 60 dias: GI = 83,23% (± 14,43), GII = 98,72% (± 2,54), GIII = 92,66% (± 9,22), GIV = 50,18% (± 3,03), GV = 37,46% (± 6,26). Conclui-se que a adição do ALN, nas concentrações de 0,5 e 1%, ao osso bovino liofilizado aplicado topicamente nos defeitos ósseos acelerou o processo de reparo ósseo, sendo mais significativo na menor concentração. O uso do ALN isoladamente retardou o processo de reparo ósseo, mas sem significância estatística.

  • STELA MARIS WANDERLEY ROCHA
  • ANÁLISE DO REPARO ÓSSEO COM ALENDRONATO DE SÓDIO ASSOCIADO AO OSSO BOVINO LIOFILIZADO (Bio-Oss®) - ESTUDO RADIOMICROGRÁFICO EM CALVÁRIA DE COELHOS
  • Date: Mar 5, 2013
  • Time: 08:00
  • Show Summary
  • A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o efeito do alendronato de sódio (ALN), nas concentrações de 0,5 (5mg/ml) e 1% (10mg/ml), associadas ou não ao osso bovino liofolizado (Bio-Oss®), na reparação de defeitos ósseos produzidos em calvária de coelhos. Foram utilizados 40 coelhos machos brancos da raça Nova Zelândia. Na calvária de cada animal, foram confeccionados dois defeitos medindo 10 mm de diâmetro. Os animais foram distribuídos aleatoriamente em cinco grupos (n=8 cada): GI = Bio-Oss®; GII = Bio-Oss®+ALN 0,5%; GIII = Bio-Oss®+ALN 1%; GIV = ALN 0,5%; GV = ALN 1%. A cavidade esquerda foi preenchida pela substância correspondente a cada grupo experimental e a cavidade direita preenchida por coágulo sanguíneo autógeno (controle de cada grupo). Todas as cavidades foram forradas e cobertas por membrana biológica. Os animais foram eutanasiados aos 30 e 60 dias após a craniotomia. O percentual de neoformação óssea foi avaliado por meio de análise radiomicrográfica da calvária. As imagens obtidas por radiomicrografia foram analisadas através do programa de domínio público Image J®, para avaliar quantitativamente o percentual de reparo ósseo. Os valores obtidos pelo Image J® foram submetidos à análise com auxílio do software SPSS® Statistics, por meio de estatística descritiva (média, desvio-padrão e intervalos de confiança) e inferencial (teste “t” Student e ANOVA/ Tukey). Na comparação intragrupos, os resultados demonstraram que nos grupos GI, GII e GIII o percentual de reparo foi significantemente mais elevado no lado experimental em relação aos respectivos controles; nos grupos GIV e GV não foram observadas diferenças estatisticamente significativas no percentual de reparo entre os lados experimental e controle. Na comparação intergrupos, os resultados mostraram os seguintes percentuais de reparo aos 30 dias: GI = 61,91% (± 10,61), GII = 80,39 (± 8,68), GIII = 81,60% (± 5,42), GIV = 48,45% (±± 6,54), GV = 41,45% (± 8,98). Aos 60 dias: GI = 83,23% (± 14,43), GII = 98,72% (± 2,54), GIII = 92,66% (± 9,22), GIV = 50,18% (± 3,03), GV = 37,46% (± 6,26). Conclui-se que a adição do ALN, nas concentrações de 0,5 e 1%, ao osso bovino liofilizado aplicado topicamente nos defeitos ósseos acelerou o processo de reparo ósseo, sendo mais significativo na menor concentração. O uso do ALN isoladamente retardou o processo de reparo ósseo, mas sem significância estatística.

  • ROBERTA MOREIRA FRANCA
  • AVALIAÇÃO DE TRATAMENTOS ENDODÔNTICOS ATRAVÉS DE EXAME CLÍNICO, RADIOGRÁFICO E DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO EM CASOS SINTOMÁTICOS
  • Date: Feb 22, 2013
  • Time: 08:00
  • Show Summary
  •  

    Esta pesquisa teve como objetivo avaliar tratamentos endodônticos
    realizados por alunos de graduação de Odontologia da UFPB e os
    fatores relacionados ao insucesso, através de exame clínico,
    radiográfico e CBCT em casos sintomáticos. Foram selecionados 120
    pacientes através da análise de 557 fichas de atendimento existentes
    no arquivo da Disciplina de Endodontia que foram atendidos entre os
    anos de 2007 a 2011. A idade dos pacientes variou de 15 a 78 anos, 31
    eram do sexo masculino e 89 do feminino. A hipótese diagnóstica de
    Periodontite apical crônica correspondeu a 50% dos casos, seguido de
    Abcesso periapical crônico (15,0%). Com relação ao grupo dental os
    mais freqüentes foram: Incisivos centrais superiores (28,3%) e Prémolares
    superiores (24,2%). Quanto ao número de sessões requeridas
    para o tratamento 59,2% dos casos foi realizada em três sessões. O
    tempo de proservação variou entre 1 ano e meio a 4 anos e meio. Em
    relação ao controle clínico 73,3% dos pacientes não apresentaram
    sinais e sintomas, porém no restante da amostra os sinais e sintomas
    mais freqüentes foram: 11,7% dor somente por percussão e 3,3% dor
    por percussão e mobilidade. A presença de coroa escurecida foi
    registrada em 37,5% dos casos. A maioria dos pacientes apresentava
    tratamento endodôntico adequado (72,5%), retentor intracanal ausente
    (88,3%) e restauração coronária adequada (74,2%). A maioria das
    imagens radiográficas no índice PAI apresentava aspecto normal
    trazendo um índice de sucesso (PAI 1+PAI 2) de 70%. No índice de
    Strindberg a maioria (62,5%) dos tratamentos foi considerada sucesso,
    30,0% com cura incerta e 7,5% de insucesso. O percentual com
    tratamento endodôntico e restauração coronária adequada e sucesso
    no índice Strindberg e PAI foi mais elevado entre os que não
    apresentavam sinais e sintomas, havendo associação significativa. O
    percentual de casos com tratamento endodôntico e restauração
    coronária adequada foi maior entre os casos com sucesso do que entre
    os não curados, havendo associação significativa. O percentual de
    sucesso pelo Strindberg e PAI foi mais elevado entre os casos com
    polpa vital do que com necrose pulpar. Houve associação significativa
    entre o índice CBCTPAI e o índice PAI, porém nas medidas da
    tomografia e radiografia, a média e a mediana foram mais elevadas na
    tomografia do que na radiografia, havendo diferença significativa entre
    os dois métodos. Conclue-se que os exames clínicos e radiográficos
    são importantes no processo de proservação endodôntica, porém a
    CBCT é mais indicada para este tipo de diagnóstico, devido a maior
    sensibilidade e especificidade na evidência do insucesso endodôntico.

    Esta pesquisa teve como objetivo avaliar tratamentos endodônticosrealizados por alunos de graduação de Odontologia da UFPB e osfatores relacionados ao insucesso, através de exame clínico,radiográfico e CBCT em casos sintomáticos. Foram selecionados 120pacientes através da análise de 557 fichas de atendimento existentesno arquivo da Disciplina de Endodontia que foram atendidos entre osanos de 2007 a 2011. A idade dos pacientes variou de 15 a 78 anos, 31eram do sexo masculino e 89 do feminino. A hipótese diagnóstica dePeriodontite apical crônica correspondeu a 50% dos casos, seguido deAbcesso periapical crônico (15,0%). Com relação ao grupo dental osmais freqüentes foram: Incisivos centrais superiores (28,3%) e Prémolaressuperiores (24,2%). Quanto ao número de sessões requeridaspara o tratamento 59,2% dos casos foi realizada em três sessões. Otempo de proservação variou entre 1 ano e meio a 4 anos e meio. Emrelação ao controle clínico 73,3% dos pacientes não apresentaramsinais e sintomas, porém no restante da amostra os sinais e sintomasmais freqüentes foram: 11,7% dor somente por percussão e 3,3% dorpor percussão e mobilidade. A presença de coroa escurecida foiregistrada em 37,5% dos casos. A maioria dos pacientes apresentavatratamento endodôntico adequado (72,5%), retentor intracanal ausente(88,3%) e restauração coronária adequada (74,2%). A maioria dasimagens radiográficas no índice PAI apresentava aspecto normaltrazendo um índice de sucesso (PAI 1+PAI 2) de 70%. No índice deStrindberg a maioria (62,5%) dos tratamentos foi considerada sucesso,30,0% com cura incerta e 7,5% de insucesso. O percentual comtratamento endodôntico e restauração coronária adequada e sucessono índice Strindberg e PAI foi mais elevado entre os que nãoapresentavam sinais e sintomas, havendo associação significativa. Opercentual de casos com tratamento endodôntico e restauraçãocoronária adequada foi maior entre os casos com sucesso do que entreos não curados, havendo associação significativa. O percentual desucesso pelo Strindberg e PAI foi mais elevado entre os casos compolpa vital do que com necrose pulpar. Houve associação significativaentre o índice CBCTPAI e o índice PAI, porém nas medidas datomografia e radiografia, a média e a mediana foram mais elevadas natomografia do que na radiografia, havendo diferença significativa entreos dois métodos. Conclue-se que os exames clínicos e radiográficossão importantes no processo de proservação endodôntica, porém aCBCT é mais indicada para este tipo de diagnóstico, devido a maiorsensibilidade e especificidade na evidência do insucesso endodôntico.

     

2012
Description
  • DANIELA CORREIA CAVALCANTI SOUZA
  • ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE PLANTAS MEDICINAIS SOBRE BIOFILMES DE STREPTOCOCCUS MUTANS IN VITRO
  • Date: Dec 14, 2012
  • Time: 10:00
  • Show Summary
  • Esforços consideráveis têm sido direcionados ao desenvolvimento de produtos de origem natural como agentes antimicrobianos na prevenção da cárie dentária. Poucos trabalhos avaliaram extratos de plantas sobre Streptococcus mutans (S. mutans), e a maioria determinou o potencial antimicrobiano por métodos microbiológicos convencionais. Considerando as limitações desses métodos, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana in vitro de 15 plantas sobre S. mutans UA159 em dois modelos: planctônico e biofilme. Valores de concentração inibitória mínima (CIM) dos extratos e frações frente S. mutans planctônicos foram determinados pela técnica de microdiluição em caldo com o uso de resazurina. A concentração bactericida mínima (CBM) foi determinada por plaqueamento em ágar BHI, e a contagem bacteriana referente à CIM realizada em placas de ágar MSB após diluições seriadas. As soluções bacterianas foram submetidas às análises de fluorescência usando os corantes SYTO9 e Iodeto de Propídeo. As soluções teste com os menores valores de CIM (fração diclorometano (CH2Cl2) de Lippia sidoides Cham. e frações n-hexano de Anacardium occidentale Linn., Anadenanthera colubrina (Vell.) Brenan e Hymenaea courbaril L. (fruit) foram prepararas em concentrações superiores às testadas no modelo planctônico, e testadas em biofilmes de 12 horas formados sobre discos de esmalte bovino em célula de fluxo. O biofilme foi submetido a um único tratamento com as soluções teste por um minuto. As células do biofilme foram dispersas e analisadas quanto a sua viabilidade pelos métodos de fluorescência e contagem viável das unidades formadoras de colônia (UFC/mL) da mesma forma realizada no modelo planctônico. As frações também foram submetidas às análises de ressonância magnética nuclear (RMN) para identificar compostos químicos. Pela análise fitoquímica observou-se acentuada presença de taninos especialmente nos extratos de plantas lenhosas. Esteróides, flavonóides e saponinas foram encontrados em níveis variados em todos os EEB. O menor valor de CIM foi obtido pela fração hexânica de A. occidentale Linn. (100 µg/mL), e em geral os valores de CBM foram superiores ao da CIM. Pela análise de fluorescência, foi observou-se complete inviabilização dos S. mutans pela fração CH2Cl2 de L. sidoides Cham., e percentuais de viabilidade menor que 1% para a fração n-hexano de A. occidentale Linn. Não houve correlação entre os percentuais de viabilidade obtidos pelos métodos de fluorescência e de contagem bacteriana (UFC) nos ensaios com S. mutans planctônicos e organizados em biofilme. Nesses últimos, as frações CH2Cl2 de L. sidoides Cham. e n-hexano de A. occidentale Linn. apresentaram valores percentuais de viabilidade próximos ao da clorexidina 0,12%. No espectro de RMN de hidrogênio e carbono 13 da fração CH2Cl2 de L. sidoides Cham. detectou-se a presença de sinais característicos de prótons aromáticos e sinais concordantes com um monoterpeno fenólico (timol). Sugere-se frente ao potencial antimicrobiano demonstrado pelos extratos e frações sobre os S. mutans UA159 planctônicos e organizados em biofilme, que as plantas ensaiadas são fontes de princípios ativos antimicrobianos para o desenvolvimento de bioprodutos para controlar ou inibir essa bactéria cariogênica

  • DAYANE FRANCO BARROS MANGUEIRA LEITE
  • EFEITO DO PH, DA CONSISTENCIA E DA CONCENTRAÇÃO DE FLUOR PRESENTE EM DENTIFRICIOS LÍQUIDOS NO CONTROLE DE CARIE EM AREA NÃO FLUORETADA: ESTUDO CLÍNICO RANDOMIZADO
  • Advisor : FABIO CORREIA SAMPAIO
  • Date: Aug 17, 2012
  • Time: 08:00
  • Show Summary
  • O objetivo do presente estudo clínico randomizado foi avaliar o efeito do pH e da
    concentração de flúor presente em dentifrícios líquidos no controle de cárie dentária
    em crianças na primeira infância, em área não fluoretada. Em adição, este estudo
    avaliou a influência do pH e da concentração de flúor nas unhas e na incorporação
    de flúor no biofilme dental. A amostra foi composta por 212 crianças na faixa etária
    de 2-4 anos de idade e foi dividida em 3 grupos de acordo com o dentifrício utilizado
    ao longo de 12 meses: G1 (n= 39-Ativos/38-Inativos): 550 ppmF- pH 4,5; G2 (n= 33-
    Ativos/35-Inativos): 1100 ppmF- pH 7,0; G3 (n= 33-Ativos/34-Inativos): 550 ppmF –
    pH 7,0. O exame clínico foi realizado no baseline e após 12 meses de estudo,
    usando-se o critério de diagnóstico de atividade de cárie (ativa, inativa) e integridade
    da superfície da lesão (intacta, superfície com descontinuidade, cavidade). As lesões
    que progrediram ou regrediram e o incremento líquido (progressão - regressão)
    foram verificados para cada criança. Os dados foram verificados quanto à
    normalidade e homogeneidade usando os testes de Kolmogorov-Smirnov e Bartlett,
    respectivamente. Em função da não normalidade dos dados, mesmo quando estes
    foram submetidos à transformação logarítmica, o efeito dos dentifrícios sobre a
    progressão das lesões nas crianças cárie-inativas, bem como sobre a progressão,
    regressão e incremento líquido das lesões em crianças cárie-ativas foi avaliado pelo
    teste de Kruskal-Wallis. Para as unhas dos pés, os dados não atingiram padrão de
    normalidade, sendo analisados por Kruskal-Wallis, após transformação logarítmica,
    seguido pelo teste de Dunn, para comparações individuais. Para o biofilme dental,
    os dados foram analisados por ANOVA e teste de Bonferroni, para comparações
    individuais. Em todos os casos, o nível de significância foi fixado em 5%. Os
    dentifrícios líquidos acidulado e neutro com baixa concentração de flúor mostraramse
    eficazes para o controle da cárie dentária, já que os resultados foram
    semelhantes àqueles encontrados para o dentifrício convencional (1100ppmF).
    Apesar de uma diferença numérica no incremento de cárie após 12 meses
    (G3>G2>G1), não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos.
    Concentração de flúor nas unhas foi significantemente menor quando as crianças
    usaram os dentifrícios fluoretados de baixa concentração e baixo pH (p<0,05). A
    redução do pH foi capaz de aumentar a incorporação de flúor no biofilme dental, e
    os níveis de fluoreto no biofilme não diminuíram ao longo do tempo. Conclui-se que
    dentifrício líquido com baixa concentração de flúor pode ser eficaz para o controle da
    cárie dentária, sem aumentar o risco de fluorose dentária em crianças pequenas.

  • DAYANE FRANCO BARROS MANGUEIRA LEITE
  • EFEITO DO PH, DA CONSISTENCIA E DA CONCENTRAÇÃO DE FLUOR PRESENTE EM DENTIFRICIOS LÍQUIDOS NO CONTROLE DE CARIE EM AREA NÃO FLUORETADA: ESTUDO CLÍNICO RANDOMIZADO
  • Advisor : FABIO CORREIA SAMPAIO
  • Date: Aug 17, 2012
  • Time: 08:00
  • Show Summary
  • O objetivo do presente estudo clínico randomizado foi avaliar o efeito do pH e da
    concentração de flúor presente em dentifrícios líquidos no controle de cárie dentária
    em crianças na primeira infância, em área não fluoretada. Em adição, este estudo
    avaliou a influência do pH e da concentração de flúor nas unhas e na incorporação
    de flúor no biofilme dental. A amostra foi composta por 212 crianças na faixa etária
    de 2-4 anos de idade e foi dividida em 3 grupos de acordo com o dentifrício utilizado
    ao longo de 12 meses: G1 (n= 39-Ativos/38-Inativos): 550 ppmF- pH 4,5; G2 (n= 33-
    Ativos/35-Inativos): 1100 ppmF- pH 7,0; G3 (n= 33-Ativos/34-Inativos): 550 ppmF –
    pH 7,0. O exame clínico foi realizado no baseline e após 12 meses de estudo,
    usando-se o critério de diagnóstico de atividade de cárie (ativa, inativa) e integridade
    da superfície da lesão (intacta, superfície com descontinuidade, cavidade). As lesões
    que progrediram ou regrediram e o incremento líquido (progressão - regressão)
    foram verificados para cada criança. Os dados foram verificados quanto à
    normalidade e homogeneidade usando os testes de Kolmogorov-Smirnov e Bartlett,
    respectivamente. Em função da não normalidade dos dados, mesmo quando estes
    foram submetidos à transformação logarítmica, o efeito dos dentifrícios sobre a
    progressão das lesões nas crianças cárie-inativas, bem como sobre a progressão,
    regressão e incremento líquido das lesões em crianças cárie-ativas foi avaliado pelo
    teste de Kruskal-Wallis. Para as unhas dos pés, os dados não atingiram padrão de
    normalidade, sendo analisados por Kruskal-Wallis, após transformação logarítmica,
    seguido pelo teste de Dunn, para comparações individuais. Para o biofilme dental,
    os dados foram analisados por ANOVA e teste de Bonferroni, para comparações
    individuais. Em todos os casos, o nível de significância foi fixado em 5%. Os
    dentifrícios líquidos acidulado e neutro com baixa concentração de flúor mostraramse
    eficazes para o controle da cárie dentária, já que os resultados foram
    semelhantes àqueles encontrados para o dentifrício convencional (1100ppmF).
    Apesar de uma diferença numérica no incremento de cárie após 12 meses
    (G3>G2>G1), não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos.
    Concentração de flúor nas unhas foi significantemente menor quando as crianças
    usaram os dentifrícios fluoretados de baixa concentração e baixo pH (p<0,05). A
    redução do pH foi capaz de aumentar a incorporação de flúor no biofilme dental, e
    os níveis de fluoreto no biofilme não diminuíram ao longo do tempo. Conclui-se que
    dentifrício líquido com baixa concentração de flúor pode ser eficaz para o controle da
    cárie dentária, sem aumentar o risco de fluorose dentária em crianças pequenas.

  • DAYANE FRANCO BARROS MANGUEIRA LEITE
  • EFEITO DO PH, DA CONSISTENCIA E DA CONCENTRAÇÃO DE FLUOR PRESENTE EM DENTIFRICIOS LÍQUIDOS NO CONTROLE DE CARIE EM AREA NÃO FLUORETADA: ESTUDO CLÍNICO RANDOMIZADO
  • Advisor : FABIO CORREIA SAMPAIO
  • Date: Aug 17, 2012
  • Time: 08:00
  • Show Summary
  • O objetivo do presente estudo clínico randomizado foi avaliar o efeito do pH e da
    concentração de flúor presente em dentifrícios líquidos no controle de cárie dentária
    em crianças na primeira infância, em área não fluoretada. Em adição, este estudo
    avaliou a influência do pH e da concentração de flúor nas unhas e na incorporação
    de flúor no biofilme dental. A amostra foi composta por 212 crianças na faixa etária
    de 2-4 anos de idade e foi dividida em 3 grupos de acordo com o dentifrício utilizado
    ao longo de 12 meses: G1 (n= 39-Ativos/38-Inativos): 550 ppmF- pH 4,5; G2 (n= 33-
    Ativos/35-Inativos): 1100 ppmF- pH 7,0; G3 (n= 33-Ativos/34-Inativos): 550 ppmF –
    pH 7,0. O exame clínico foi realizado no baseline e após 12 meses de estudo,
    usando-se o critério de diagnóstico de atividade de cárie (ativa, inativa) e integridade
    da superfície da lesão (intacta, superfície com descontinuidade, cavidade). As lesões
    que progrediram ou regrediram e o incremento líquido (progressão - regressão)
    foram verificados para cada criança. Os dados foram verificados quanto à
    normalidade e homogeneidade usando os testes de Kolmogorov-Smirnov e Bartlett,
    respectivamente. Em função da não normalidade dos dados, mesmo quando estes
    foram submetidos à transformação logarítmica, o efeito dos dentifrícios sobre a
    progressão das lesões nas crianças cárie-inativas, bem como sobre a progressão,
    regressão e incremento líquido das lesões em crianças cárie-ativas foi avaliado pelo
    teste de Kruskal-Wallis. Para as unhas dos pés, os dados não atingiram padrão de
    normalidade, sendo analisados por Kruskal-Wallis, após transformação logarítmica,
    seguido pelo teste de Dunn, para comparações individuais. Para o biofilme dental,
    os dados foram analisados por ANOVA e teste de Bonferroni, para comparações
    individuais. Em todos os casos, o nível de significância foi fixado em 5%. Os
    dentifrícios líquidos acidulado e neutro com baixa concentração de flúor mostraramse
    eficazes para o controle da cárie dentária, já que os resultados foram
    semelhantes àqueles encontrados para o dentifrício convencional (1100ppmF).
    Apesar de uma diferença numérica no incremento de cárie após 12 meses
    (G3>G2>G1), não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos.
    Concentração de flúor nas unhas foi significantemente menor quando as crianças
    usaram os dentifrícios fluoretados de baixa concentração e baixo pH (p<0,05). A
    redução do pH foi capaz de aumentar a incorporação de flúor no biofilme dental, e
    os níveis de fluoreto no biofilme não diminuíram ao longo do tempo. Conclui-se que
    dentifrício líquido com baixa concentração de flúor pode ser eficaz para o controle da
    cárie dentária, sem aumentar o risco de fluorose dentária em crianças pequenas.

2010
Description
  • AIRTON VIEIRA LEITE SEGUNDO
  • Stomatological alterations in patients with hepatitis type C and its correlation with the virus genotype and hematological status
  • Date: Aug 30, 2010
  • Time: 14:00
  • Show Summary
  • Objectives: The objective of the present work was to verify the prevalence of oral lesions and salivary flow in patients with chronic hepatitis type C and its correlation with the virus genotype and hematological status of the patient. Methodology: Thirty five patients infected by hepatitis type C virus were analyzed. The evaluation had demographic data, viral subtype, hepatic function and hematological status. The physical exam of the masticatory system took place at the Viral Hepatitis Department of the Amélia da Ponte Health Center, to identify lesions as well as salivary flow in the patient resting and stimulated. Results: The data showed that 60% of the patient were male, 68,8% dun, in the average of 53,9 years old and 74,3% married. The genotype with the greatest incidence was 3 followed by 1, with the period of evolution in the average of 22, 4 months. Ninety four percent of the patients had history of risky behavior. Preexisting surgeries and blood transfusion were the most frequent. Anemia was found in 31, 4% of the patients, leucopenia in 28,6% and alterations in hepatic functions in 54,3% of them. The lesions found were petechias, candidosis, recurrent aphthae ulceration, leukoplakia and glossitis. There was no statistic important relation between the lesion appearance and the hematologic status or the hepatic function. Forty percent of the patients had hyposalivation. Conclusions: There is no correlation of the oral lesions found and reduction of salivary flow with the hematologic status and hepatic function.
  • AIRTON VIEIRA LEITE SEGUNDO
  • Stomatological alterations in patients with Hepatitis C and its correlation with virus genotyping and hematological status
  • Date: Aug 30, 2010
  • Time: 14:00
  • Show Summary
  • The objective of the present study was to verify the prevalence of oral lesions and to evaluate the salivary flow in patients with chronic hepatitis C and to correlate with the genotyping of the virus and the hematological status of the patient. . Methodology: 35 patients infected with the hepatitis C virus were evaluated. The evaluation consisted of demographic data, evaluation of the viral subtype, liver function and hematological status . A physical oral examination was performed and salivary flow was determined at rest and stimulated. Results: Of the total sample, 60% of the patients were male, 68.6% were brown, with a mean age of 53.9 years and 74.3% were married. The genotype with the highest incidence was 3 followed by genotype 1, with an average evolution time of 22.4 months. Ninety-four percent of patients had a history of risky behavior, with previous surgeries and blood transfusions being the most frequent. Anemia was found in 31.4% of the patients, leukopenia in 28.6% and changes in liver function in 54.3%. Lesions found in % of patients, the most frequent being: petechiae (%), candidiasis (%), recurrent aphthous ulceration (%), leukoplakia and glossitis (%). When assessing salivary flow, 40% of the patients had hyposalivation. There was no statistically significant relationship between the appearance of oral lesions, hematological status or virus genotype. Conclusions: The HCV-infected patient has a percentage of changes in the oral mucosa similar to that of the general population and the changes are not correlated with the hematological status or with the virus genotype
  • ANA KARINE FARIAS DA TRINDADE
  • AVALIAÇÃO DO FATOR DE CRESCIMENTO EPIDÉRMICO NA SALIVA DE PACIENTES PEDIÁTRICOS COM LEUCEMIA LINFÓIDE AGUDA
  • Date: Aug 30, 2010
  • Time: 08:00
  • Show Summary
  • O objetivo deste estudo foi de avaliar a concentração do Fator de Crescimento Epidérmico (EGF) na saliva de pacientes com leucemia linfóide aguda e sua correlação com o fluxo salivar e mucosite oral. A amostra foi constituída por 8 pacientes com Leucemia Linfóide Aguda (LLA), os quais estavam em tratamento de manutenção da quimioterapia, e 20 pacientes saudáveis os quais pertenciam a um grupo controle. Foram obtidas amostras de saliva nos dois grupos e uma única vez, sendo as mesmas centrifugadas e mensuradas. O sobrenadante foi em seguida armazenado a uma temperatura de - 80° C, posteriormente descongelado a temperatura ambiente e submetido a um imunoensaio, no qual a concentração do EGF era avaliada por um Kit Comercial de ELISA (Quantikine, R & D Systems, Minneapolis, MN, E.U A). Cerca de 60,7 % dos pacientes pesquisados pertenciam ao gênero masculino, 75% eram não-brancos e estavam distribuídos na faixa etária de 9 a16 anos. As médias de fluxo salivar estimulado para os grupos experimental e controle foram respectivamente: 0,86 ml/min e 0,70 ml/min. De acordo com o regime quimioterápico instituído, 75% dos pacientes não exibiram mucosite oral. Realizando um teste de hipóteses (U de Mann-Whitney), a média da concentração do EGF foi equivalente tanto no pacientes que exibiram mucosite oral (1170,26 pg/ml) quanto nos que não possuíam tal condição (1109,42pg/ml), fazendo-nos inferir que não há diferenças entre as condições. A fim de estimar a relação entre fluxo salivar e a concentração do EGF, foi realizada uma análise de correlação de Spearman entre os dados de forma geral, e entre os grupos isoladamente. Para os dados gerais, bem como para o grupo controle, foi observada uma correlação significativa entre as variáveis, com coeficiente de correlação moderado e negativo, isto é, quanto maior a concentração do EGF, menores foram as taxas de fluxo salivar nos grupos de forma geral e no grupo controle. Para o grupo experimental, em contrapartida, não foi observada relação entre as condições, ou seja, não podemos inferir se o fluxo aumenta ou diminui em função da concentração do EGF.Concluímos que, a quimioterapia na fase de manutenção não promoveu diminuição do fluxo salivar, os níveis de EGF foram menores nos pacientes leucêmicos e que não houve associação entre o desenvolvimento da mucosite oral e a concentração do EGF na saliva.

  • ANA KARINE FARIAS DA TRINDADE
  • AVALIAÇÃO DO FATOR DE CRESCIMENTO EPIDÉRMICO NA SALIVA DE PACIENTES PEDIÁTRICOS COM LEUCEMIA LINFÓIDE AGUDA
  • Date: Aug 30, 2010
  • Time: 08:00
  • Show Summary
  • O objetivo deste estudo foi de avaliar a concentração do Fator de Crescimento Epidérmico (EGF) na saliva de pacientes com leucemia linfóide aguda e sua correlação com o fluxo salivar e mucosite oral. A amostra foi constituída por 8 pacientes com Leucemia Linfóide Aguda (LLA), os quais estavam em tratamento de manutenção da quimioterapia, e 20 pacientes saudáveis os quais pertenciam a um grupo controle. Foram obtidas amostras de saliva nos dois grupos e uma única vez, sendo as mesmas centrifugadas e mensuradas. O sobrenadante foi em seguida armazenado a uma temperatura de - 80° C, posteriormente descongelado a temperatura ambiente e submetido a um imunoensaio, no qual a concentração do EGF era avaliada por um Kit Comercial de ELISA (Quantikine, R & D Systems, Minneapolis, MN, E.U A). Cerca de 60,7 % dos pacientes pesquisados pertenciam ao gênero masculino, 75% eram não-brancos e estavam distribuídos na faixa etária de 9 a16 anos. As médias de fluxo salivar estimulado para os grupos experimental e controle foram respectivamente: 0,86 ml/min e 0,70 ml/min. De acordo com o regime quimioterápico instituído, 75% dos pacientes não exibiram mucosite oral. Realizando um teste de hipóteses (U de Mann-Whitney), a média da concentração do EGF foi equivalente tanto no pacientes que exibiram mucosite oral (1170,26 pg/ml) quanto nos que não possuíam tal condição (1109,42pg/ml), fazendo-nos inferir que não há diferenças entre as condições. A fim de estimar a relação entre fluxo salivar e a concentração do EGF, foi realizada uma análise de correlação de Spearman entre os dados de forma geral, e entre os grupos isoladamente. Para os dados gerais, bem como para o grupo controle, foi observada uma correlação significativa entre as variáveis, com coeficiente de correlação moderado e negativo, isto é, quanto maior a concentração do EGF, menores foram as taxas de fluxo salivar nos grupos de forma geral e no grupo controle. Para o grupo experimental, em contrapartida, não foi observada relação entre as condições, ou seja, não podemos inferir se o fluxo aumenta ou diminui em função da concentração do EGF.Concluímos que, a quimioterapia na fase de manutenção não promoveu diminuição do fluxo salivar, os níveis de EGF foram menores nos pacientes leucêmicos e que não houve associação entre o desenvolvimento da mucosite oral e a concentração do EGF na saliva.

  • ANA KARINE FARIAS DA TRINDADE
  • AVALIAÇÃO DO FATOR DE CRESCIMENTO EPIDÉRMICO NA SALIVA DE PACIENTES PEDIÁTRICOS COM LEUCEMIA LINFÓIDE AGUDA
  • Date: Aug 30, 2010
  • Time: 08:00
  • Show Summary
  • O objetivo deste estudo foi de avaliar a concentração do Fator de Crescimento Epidérmico (EGF) na saliva de pacientes com leucemia linfóide aguda e sua correlação com o fluxo salivar e mucosite oral. A amostra foi constituída por 8 pacientes com Leucemia Linfóide Aguda (LLA), os quais estavam em tratamento de manutenção da quimioterapia, e 20 pacientes saudáveis os quais pertenciam a um grupo controle. Foram obtidas amostras de saliva nos dois grupos e uma única vez, sendo as mesmas centrifugadas e mensuradas. O sobrenadante foi em seguida armazenado a uma temperatura de - 80° C, posteriormente descongelado a temperatura ambiente e submetido a um imunoensaio, no qual a concentração do EGF era avaliada por um Kit Comercial de ELISA (Quantikine, R & D Systems, Minneapolis, MN, E.U A). Cerca de 60,7 % dos pacientes pesquisados pertenciam ao gênero masculino, 75% eram não-brancos e estavam distribuídos na faixa etária de 9 a16 anos. As médias de fluxo salivar estimulado para os grupos experimental e controle foram respectivamente: 0,86 ml/min e 0,70 ml/min. De acordo com o regime quimioterápico instituído, 75% dos pacientes não exibiram mucosite oral. Realizando um teste de hipóteses (U de Mann-Whitney), a média da concentração do EGF foi equivalente tanto no pacientes que exibiram mucosite oral (1170,26 pg/ml) quanto nos que não possuíam tal condição (1109,42pg/ml), fazendo-nos inferir que não há diferenças entre as condições. A fim de estimar a relação entre fluxo salivar e a concentração do EGF, foi realizada uma análise de correlação de Spearman entre os dados de forma geral, e entre os grupos isoladamente. Para os dados gerais, bem como para o grupo controle, foi observada uma correlação significativa entre as variáveis, com coeficiente de correlação moderado e negativo, isto é, quanto maior a concentração do EGF, menores foram as taxas de fluxo salivar nos grupos de forma geral e no grupo controle. Para o grupo experimental, em contrapartida, não foi observada relação entre as condições, ou seja, não podemos inferir se o fluxo aumenta ou diminui em função da concentração do EGF.Concluímos que, a quimioterapia na fase de manutenção não promoveu diminuição do fluxo salivar, os níveis de EGF foram menores nos pacientes leucêmicos e que não houve associação entre o desenvolvimento da mucosite oral e a concentração do EGF na saliva.

  • AIRTON VIEIRA LEITE SEGUNDO
  • Date: Aug 30, 2010
  • Time: 00:00

  • ANA KARINE FARIAS DA TRINDADE
  • Date: Aug 30, 2010
  • Time: 00:00

  • GILIARA CAROL DINIZ GOMES DE LUNA
  • AVALIAÇÃO DA BIOATIVIDADE DA ASSOCIAÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DE Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf E DO ANTIFÚNGICO SINTÉTICO MICONAZOL SOBRE LEVEDURAS DO GÊNERO Candida.
  • Date: Aug 26, 2010
  • Time: 14:00
  • Show Summary
  • As leveduras do gênero Candida são responsáveis pela grande incidência das infecções fúngicas bucais. Muitos agentes antifúngicos pertencentes a diferentes classes químicas (polienos, pirimidinas, azóis e equinocandinas têm sido aprovados como opções terapêuticas para tais infecções, nos últimos anos. No entanto, a terapêutica é frequentemente dificultada devido às características de alta toxicidade, baixa tolerabilidade e pobre espectro de ação dessas drogas. Tais dificuldades tem provocado um direcionamento nos estudos de bioatividade no sentido de testar a eficácia de terapias baseadas na combinação de produtos com propriedades antifúngicas. Os benefícios da combinação de drogas incluem aumento no espectro de ação, aumento da tolerabilidade e redução do número de microrganismos resistentes. Os efeitos da associação do antifúngico miconazol e do óleo essencial de Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf sobre leveduras do gênero Candida foram avaliados através da técnica do checkerboard. As cepas submetidas ao ensaio apresentaram inibição quando submetidas a uma concentração de 625 μg/mL do óleo essencial isoladamente, e de 12,5 μg/mL do miconazol. À partir dos dados obtidos pelo ensaio checkerboard, obteve-se o índice CIF (concentração inibitória fracionária) = 0.3, no qual fica demostrado o tipo de interação sinérgica da associação dos produtos selecionados. A avaliação do efeito da associação sobre a curvade morte microbiana das cepas C. albicans ATCC 76615 and C. albicans LM42V demostrou efeito fungistatico sob ação do miconazol e fortemente fungicida após 90 minutos sob ação do óleo essencial isolado, bem como em associação com o antifúngico sintético. Quanto às alterações morfológicas apresentadas a partir da técnica do microcultivo foi possível constatar que a associação entre o antifúngico miconazol e o óleo essencial de Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf resultam em inibição da formação de clamidoconídios (nas espécies de C.albicans) e de pseudohifas, exceto para a cepa, C. krusei ATCC 6258. À partir dos dados obtidos, pode-se concluir que a associação testada apresentou considerável bioatividade contra leveduras do gênero Candida e representa uma possível alternativa terapêutica no combate à candidíase oral.
  • GILIARA CAROL DINIZ GOMES DE LUNA
  • AVALIAÇÃO DA BIOATIVIDADE DA ASSOCIAÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DE Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf E DO ANTIFÚNGICO SINTÉTICO MICONAZOL SOBRE LEVEDURAS DO GÊNERO Candida.
  • Date: Aug 26, 2010
  • Time: 14:00
  • Show Summary
  • As leveduras do gênero Candida são responsáveis pela grande incidência das infecções fúngicas bucais. Muitos agentes antifúngicos pertencentes a diferentes classes químicas (polienos, pirimidinas, azóis e equinocandinas têm sido aprovados como opções terapêuticas para tais infecções, nos últimos anos. No entanto, a terapêutica é frequentemente dificultada devido às características de alta toxicidade, baixa tolerabilidade e pobre espectro de ação dessas drogas. Tais dificuldades tem provocado um direcionamento nos estudos de bioatividade no sentido de testar a eficácia de terapias baseadas na combinação de produtos com propriedades antifúngicas. Os benefícios da combinação de drogas incluem aumento no espectro de ação, aumento da tolerabilidade e redução do número de microrganismos resistentes. Os efeitos da associação do antifúngico miconazol e do óleo essencial de Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf sobre leveduras do gênero Candida foram avaliados através da técnica do checkerboard. As cepas submetidas ao ensaio apresentaram inibição quando submetidas a uma concentração de 625 μg/mL do óleo essencial isoladamente, e de 12,5 μg/mL do miconazol. À partir dos dados obtidos pelo ensaio checkerboard, obteve-se o índice CIF (concentração inibitória fracionária) = 0.3, no qual fica demostrado o tipo de interação sinérgica da associação dos produtos selecionados. A avaliação do efeito da associação sobre a curvade morte microbiana das cepas C. albicans ATCC 76615 and C. albicans LM42V demostrou efeito fungistatico sob ação do miconazol e fortemente fungicida após 90 minutos sob ação do óleo essencial isolado, bem como em associação com o antifúngico sintético. Quanto às alterações morfológicas apresentadas a partir da técnica do microcultivo foi possível constatar que a associação entre o antifúngico miconazol e o óleo essencial de Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf resultam em inibição da formação de clamidoconídios (nas espécies de C.albicans) e de pseudohifas, exceto para a cepa, C. krusei ATCC 6258. À partir dos dados obtidos, pode-se concluir que a associação testada apresentou considerável bioatividade contra leveduras do gênero Candida e representa uma possível alternativa terapêutica no combate à candidíase oral.
  • GILIARA CAROL DINIZ GOMES DE LUNA
  • AVALIAÇÃO DA BIOATIVIDADE DA ASSOCIAÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DE Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf E DO ANTIFÚNGICO SINTÉTICO MICONAZOL SOBRE LEVEDURAS DO GÊNERO Candida.
  • Date: Aug 26, 2010
  • Time: 14:00
  • Show Summary
  • As leveduras do gênero Candida são responsáveis pela grande incidência das infecções fúngicas bucais. Muitos agentes antifúngicos pertencentes a diferentes classes químicas (polienos, pirimidinas, azóis e equinocandinas têm sido aprovados como opções terapêuticas para tais infecções, nos últimos anos. No entanto, a terapêutica é frequentemente dificultada devido às características de alta toxicidade, baixa tolerabilidade e pobre espectro de ação dessas drogas. Tais dificuldades tem provocado um direcionamento nos estudos de bioatividade no sentido de testar a eficácia de terapias baseadas na combinação de produtos com propriedades antifúngicas. Os benefícios da combinação de drogas incluem aumento no espectro de ação, aumento da tolerabilidade e redução do número de microrganismos resistentes. Os efeitos da associação do antifúngico miconazol e do óleo essencial de Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf sobre leveduras do gênero Candida foram avaliados através da técnica do checkerboard. As cepas submetidas ao ensaio apresentaram inibição quando submetidas a uma concentração de 625 μg/mL do óleo essencial isoladamente, e de 12,5 μg/mL do miconazol. À partir dos dados obtidos pelo ensaio checkerboard, obteve-se o índice CIF (concentração inibitória fracionária) = 0.3, no qual fica demostrado o tipo de interação sinérgica da associação dos produtos selecionados. A avaliação do efeito da associação sobre a curvade morte microbiana das cepas C. albicans ATCC 76615 and C. albicans LM42V demostrou efeito fungistatico sob ação do miconazol e fortemente fungicida após 90 minutos sob ação do óleo essencial isolado, bem como em associação com o antifúngico sintético. Quanto às alterações morfológicas apresentadas a partir da técnica do microcultivo foi possível constatar que a associação entre o antifúngico miconazol e o óleo essencial de Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf resultam em inibição da formação de clamidoconídios (nas espécies de C.albicans) e de pseudohifas, exceto para a cepa, C. krusei ATCC 6258. À partir dos dados obtidos, pode-se concluir que a associação testada apresentou considerável bioatividade contra leveduras do gênero Candida e representa uma possível alternativa terapêutica no combate à candidíase oral.
  • GILIARA CAROL DINIZ GOMES DE LUNA
  • AVALIAÇÃO DA BIOATIVIDADE DA ASSOCIAÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DE Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf E DO ANTIFÚNGICO SINTÉTICO MICONAZOL SOBRE LEVEDURAS DO GÊNERO Candida.
  • Date: Aug 26, 2010
  • Time: 14:00
  • Show Summary
  • As leveduras do gênero Candida são responsáveis pela grande incidência das infecções fúngicas bucais. Muitos agentes antifúngicos pertencentes a diferentes classes químicas (polienos, pirimidinas, azóis e equinocandinas têm sido aprovados como opções terapêuticas para tais infecções, nos últimos anos. No entanto, a terapêutica é frequentemente dificultada devido às características de alta toxicidade, baixa tolerabilidade e pobre espectro de ação dessas drogas. Tais dificuldades tem provocado um direcionamento nos estudos de bioatividade no sentido de testar a eficácia de terapias baseadas na combinação de produtos com propriedades antifúngicas. Os benefícios da combinação de drogas incluem aumento no espectro de ação, aumento da tolerabilidade e redução do número de microrganismos resistentes. Os efeitos da associação do antifúngico miconazol e do óleo essencial de Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf sobre leveduras do gênero Candida foram avaliados através da técnica do checkerboard. As cepas submetidas ao ensaio apresentaram inibição quando submetidas a uma concentração de 625 μg/mL do óleo essencial isoladamente, e de 12,5 μg/mL do miconazol. À partir dos dados obtidos pelo ensaio checkerboard, obteve-se o índice CIF (concentração inibitória fracionária) = 0.3, no qual fica demostrado o tipo de interação sinérgica da associação dos produtos selecionados. A avaliação do efeito da associação sobre a curvade morte microbiana das cepas C. albicans ATCC 76615 and C. albicans LM42V demostrou efeito fungistatico sob ação do miconazol e fortemente fungicida após 90 minutos sob ação do óleo essencial isolado, bem como em associação com o antifúngico sintético. Quanto às alterações morfológicas apresentadas a partir da técnica do microcultivo foi possível constatar que a associação entre o antifúngico miconazol e o óleo essencial de Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf resultam em inibição da formação de clamidoconídios (nas espécies de C.albicans) e de pseudohifas, exceto para a cepa, C. krusei ATCC 6258. À partir dos dados obtidos, pode-se concluir que a associação testada apresentou considerável bioatividade contra leveduras do gênero Candida e representa uma possível alternativa terapêutica no combate à candidíase oral.
  • DANILO BATISTA MARTINS BARBOSA
  • Estudo da atividade antifúngica da associação do óleo essencial de CYMBOPOGON WINTERIANUS jowitt (citronela) com antifungicos sintéticos sobre especies de ASPERGILLUS
  • Date: Aug 26, 2010
  • Time: 08:00
  • Show Summary
  • Esta pesquisa se propôs a estudar as propriedades antifúngicas do óleo essencial de Cymbopogon winterianus Jowitt associado a antifúngicos sintéticos contra cepas de Aspergillus. Os parâmetros utilizados para esse fim se basearam na determinação da Concentração Inibitória Mínima, Índice de Concentração Inibitória Fracionada (método de associação – Checkerboard), bem como na curva de morte microbiana. A anfotericina B e o fluconazol, antifúngicos sintéticos de uso consagrado, foram empregados como controles positivos, sendo também utilizados nos testes de combinação com o produto natural. Todos os ensaios foram realizados em triplicata. A realização desse estudo possibilitou aprofundar os conhecimentos acerca dos efeitos terapêuticos do óleo essencial de C. winterianus, quando usado de forma isolada ou se relacionado às drogas aludidas anteriormente. Além disso, buscou-se encontrar alternativas viáveis ao tratamento das infecções por Aspergillus, atualmente baseados no uso prolongado de drogas alopáticas, onde os efeitos colaterais observados representam um fator limitante para seu pleno sucesso.
  • DANILO BATISTA MARTINS BARBOSA
  • Estudo da atividade antifúngica da associação do óleo essencial de CYMBOPOGON WINTERIANUS jowitt (citronela) com antifungicos sintéticos sobre especies de ASPERGILLUS
  • Date: Aug 26, 2010
  • Time: 08:00
  • Show Summary
  • Esta pesquisa se propôs a estudar as propriedades antifúngicas do óleo essencial de Cymbopogon winterianus Jowitt associado a antifúngicos sintéticos contra cepas de Aspergillus. Os parâmetros utilizados para esse fim se basearam na determinação da Concentração Inibitória Mínima, Índice de Concentração Inibitória Fracionada (método de associação – Checkerboard), bem como na curva de morte microbiana. A anfotericina B e o fluconazol, antifúngicos sintéticos de uso consagrado, foram empregados como controles positivos, sendo também utilizados nos testes de combinação com o produto natural. Todos os ensaios foram realizados em triplicata. A realização desse estudo possibilitou aprofundar os conhecimentos acerca dos efeitos terapêuticos do óleo essencial de C. winterianus, quando usado de forma isolada ou se relacionado às drogas aludidas anteriormente. Além disso, buscou-se encontrar alternativas viáveis ao tratamento das infecções por Aspergillus, atualmente baseados no uso prolongado de drogas alopáticas, onde os efeitos colaterais observados representam um fator limitante para seu pleno sucesso.
  • GILIARA CAROL DINIZ GOMES DE LUNA
  • AVALIAÇÃO DA BIOATIVIDADE DA ASSOCIAÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DE Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf E DO ANTIFÚNGICO SINTÉTICO MICONAZOL SOBRE LEVEDURAS DO GÊNERO Candida.
  • Date: Aug 26, 2010
  • Time: 00:00
  • Show Summary
  • As leveduras do gênero Candida são responsáveis pela grande incidência das infecções fúngicas bucais. Muitos agentes antifúngicos pertencentes a diferentes classes químicas (polienos, pirimidinas, azóis e equinocandinas têm sido aprovados como opções terapêuticas para tais infecções, nos últimos anos. No entanto, a terapêutica é frequentemente dificultada devido às características de alta toxicidade, baixa tolerabilidade e pobre espectro de ação dessas drogas. Tais dificuldades tem provocado um direcionamento nos estudos de bioatividade no sentido de testar a eficácia de terapias baseadas na combinação de produtos com propriedades antifúngicas. Os benefícios da combinação de drogas incluem aumento no espectro de ação, aumento da tolerabilidade e redução do número de microrganismos resistentes. Os efeitos da associação do antifúngico miconazol e do óleo essencial de Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf sobre leveduras do gênero Candida foram avaliados através da técnica do checkerboard. As cepas submetidas ao ensaio apresentaram inibição quando submetidas a uma concentração de 625 μg/mL do óleo essencial isoladamente, e de 12,5 μg/mL do miconazol. À partir dos dados obtidos pelo ensaio checkerboard, obteve-se o índice CIF (concentração inibitória fracionária) = 0.3, no qual fica demostrado o tipo de interação sinérgica da associação dos produtos selecionados. A avaliação do efeito da associação sobre a curvade morte microbiana das cepas C. albicans ATCC 76615 and C. albicans LM42V demostrou efeito fungistatico sob ação do miconazol e fortemente fungicida após 90 minutos sob ação do óleo essencial isolado, bem como em associação com o antifúngico sintético. Quanto às alterações morfológicas apresentadas a partir da técnica do microcultivo foi possível constatar que a associação entre o antifúngico miconazol e o óleo essencial de Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf resultam em inibição da formação de clamidoconídios (nas espécies de C.albicans) e de pseudohifas, exceto para a cepa, C. krusei ATCC 6258. À partir dos dados obtidos, pode-se concluir que a associação testada apresentou considerável bioatividade contra leveduras do gênero Candida e representa uma possível alternativa terapêutica no combate à candidíase oral.
  • ANA CAROLINA LYRA DE ALBUQUERQUE
  • Date: Aug 23, 2010
  • Time: 00:00

  • JOAO FRANK CARVALHO DANTAS DE OLIVEIRA
  • Date: Aug 23, 2010
  • Time: 00:00

  • GUSTAVO GOMES AGRIPINO
  • EPIDEMIOLOGICAL PROFILE OF GLANDULE DISEASES SALIVARS AND RECLASSIFICATION OF AGREEMENT NEOPLASMS WITH WHO / 2005, IN JOÃO PESSOA / PB
  • Date: Aug 20, 2010
  • Time: 08:00
  • Show Summary
  • This study aimed to determine the epidemiological profile of salivary glands diseases and perform the reclassification of the salivary glands tumors diagnosed within the period from 2003 to 2009, in the referral hospital to cancer diagnosis and treatment of João Pessoa city, Paraíba State, according to World Health Organization’s classification/2005. A retrospective study was performed, by review of 181 cases of patients with lesions in the major and minor salivary glands, including 104 men (57.1%) and 78 women (42.9%), mean age 49 years. The malignant epithelial tumors were more prevalent in the sixth and seventh decades of life (n = 14, 65.2%) and benign in the fourth decade (n = 12, 30.8%). Regarding the location, the parotid gland was the preferably located of benign epithelial tumors (n = 29, 74.4%), malignant epithelial neoplasms were preferentially distributed in the minor glands (n = 13, 60.9%). The most frequent benign tumor was pleomorphic adenoma (n = 31, 79.4%), followed by Warthin's tumor (n = 3, 7.7%) and myoepithelioma (n = 3, 7.7%). The most prevalent malignant neoplasms were: adenocarcinoma NOS (n = 6, 26.1%), adenoid cystic carcinoma (n = 5, 21.7%) and mucoepidermoid carcinoma (n = 4; 17.4). Among the cases reviewed, 56 were reclassified (30.9%), and the tumor that suffered the greatest number of reclassification was adenocarcinoma NOS (n = 13; 23.2%). The scores of coincidence among original and revised diagnosis was "great" within the benign epithelial tumors (Kappa = 0.867, p <0.05); "good" within the epithelial malignant neoplasms (kappa = 0.693, p <0.05); within the haematolynphoid tumors (Kappa = 0.797, p <0.05) and secondary tumors (Kappa = 0.451, p <0.05) those scores was considered as "moderate"; finally, the scores was "perfect" for soft tissue tumors (Kappa = 1, 00, p <0.05). We conclude that the salivary gland diseases present significant prevalence into the studied population, and pleomorphic adenoma was the most prevalent benign epithelial tumor and adenocarcinoma NOS the main malignant variant.
  • GUSTAVO GOMES AGRIPINO
  • Date: Aug 20, 2010
  • Time: 00:00

  • ANDREA SARMENTO QUEIROGA
  • Date: Aug 19, 2010
  • Time: 00:00

  • BETANIA FACHETTI RIBEIRO
  • Date: Aug 13, 2010
  • Time: 00:00

  • KÉSIA DE MACEDO REINALDO FARIAS LEITE
  • Date: Aug 2, 2010
  • Time: 00:00

2008
Description
  • DENISE NOBREGA DINIZ
  • ESTUDO COMPARATIVO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE PLANTAS MEDICINAIS SOBRE MICRORGANISMOS DE BIOFILME DENTAL E LEVEDURAS DO GÊNERO CÂNDIDA
  • Date: Dec 17, 2008
  • Time: 08:30
  • Show Summary
  • Sem Informação
  • MARCOS ANTONIO FARIAS DE PAIVA
  • AVALIAÇÃO DA CORRELAÇÃO ENTRE O GRAU DE DISPLASIA EPITELIAL E O GRAU DE INFILTRADO INFLAMATÓRIO EM QUEILITE ACTÍNICA
  • Date: Dec 15, 2008
  • Time: 14:00
  • Show Summary
  • A queilite actinica e considerada uma lesao cancerizavel que resulta da exposicao excessiva por longo periodo ao componente ultravioleta da radiacao solar. Acredita-se que a inflamacao das lesoes cancerizaveis apresenta-se como um mecanismo de defesa, capaz de promover a sua remissao, ou em caso de falha, promover a progressao para lesoes malignas. O presente estudo teve como objetivo avaliar a correlacao entre o infiltrado inflamatorio e o grau de displasia epitelial em queilite actinica. Foram selecionados 25 casos de queilite actinica, registradas no Servico de Cirurgia de Cabeca e Pescoco do Hospital Dr. Napoleao Laureano, PB. Realizou-se avaliacao histopatologica das laminas e determinaram-se as alteracoes epiteliais e conjuntivas. Realizou-se analise estatistica descritiva e aplicaram-se testes de correlacao de Pearson, Qui-Quadrado e ANOVA, considerando p<0,05. Do total da amostra, 56% pacientes eram homens e 44% mulheres. A media de idade foi de 58,9±15,3 anos. As lesoes de queilite actinica predominaram no labio inferior (64%). Em 72% dos casos havia algum grau de displasia epitelial. Em relacao a gradacao da displasia epitelial, o grau moderado foi o mais frequente (28%), 24% apresentavam displasia severa e 20% displasia leve. Todos os casos apresentaram algum grau de inflamacao, sendo 36% infiltrado inflamatorio leve, 24% moderado e 40% intenso. Todos os casos apresentaram elastose solar. O presente estudo teve como objetivo avaliar a correlacao entre o infiltrado inflamatorio e o grau de displasia epitelial em queilite actinica.
  • MARCOS ANTONIO FARIAS DE PAIVA
  • AVALIAÇÃO DA CORRELAÇÃO ENTRE O GRAU DE DISPLASIA EPITELIAL E O GRAU DE INFILTRADO INFLAMATÓRIO EM QUEILITE ACTÍNICA
  • Date: Dec 15, 2008
  • Time: 14:00
  • Show Summary
  • A queilite actinica e considerada uma lesao cancerizavel que resulta da exposicao excessiva por longo periodo ao componente ultravioleta da radiacao solar. Acredita-se que a inflamacao das lesoes cancerizaveis apresenta-se como um mecanismo de defesa, capaz de promover a sua remissao, ou em caso de falha, promover a progressao para lesoes malignas. O presente estudo teve como objetivo avaliar a correlacao entre o infiltrado inflamatorio e o grau de displasia epitelial em queilite actinica. Foram selecionados 25 casos de queilite actinica, registradas no Servico de Cirurgia de Cabeca e Pescoco do Hospital Dr. Napoleao Laureano, PB. Realizou-se avaliacao histopatologica das laminas e determinaram-se as alteracoes epiteliais e conjuntivas. Realizou-se analise estatistica descritiva e aplicaram-se testes de correlacao de Pearson, Qui-Quadrado e ANOVA, considerando p<0,05. Do total da amostra, 56% pacientes eram homens e 44% mulheres. A media de idade foi de 58,9±15,3 anos. As lesoes de queilite actinica predominaram no labio inferior (64%). Em 72% dos casos havia algum grau de displasia epitelial. Em relacao a gradacao da displasia epitelial, o grau moderado foi o mais frequente (28%), 24% apresentavam displasia severa e 20% displasia leve. Todos os casos apresentaram algum grau de inflamacao, sendo 36% infiltrado inflamatorio leve, 24% moderado e 40% intenso. Todos os casos apresentaram elastose solar. O presente estudo teve como objetivo avaliar a correlacao entre o infiltrado inflamatorio e o grau de displasia epitelial em queilite actinica.
  • MARCOS ANTONIO FARIAS DE PAIVA
  • AVALIAÇÃO DA CORRELAÇÃO ENTRE O GRAU DE DISPLASIA EPITELIAL E O GRAU DE INFILTRADO INFLAMATÓRIO EM QUEILITE ACTÍNICA
  • Date: Dec 15, 2008
  • Time: 14:00
  • Show Summary
  • A queilite actinica e considerada uma lesao cancerizavel que resulta da exposicao excessiva por longo periodo ao componente ultravioleta da radiacao solar. Acredita-se que a inflamacao das lesoes cancerizaveis apresenta-se como um mecanismo de defesa, capaz de promover a sua remissao, ou em caso de falha, promover a progressao para lesoes malignas. O presente estudo teve como objetivo avaliar a correlacao entre o infiltrado inflamatorio e o grau de displasia epitelial em queilite actinica. Foram selecionados 25 casos de queilite actinica, registradas no Servico de Cirurgia de Cabeca e Pescoco do Hospital Dr. Napoleao Laureano, PB. Realizou-se avaliacao histopatologica das laminas e determinaram-se as alteracoes epiteliais e conjuntivas. Realizou-se analise estatistica descritiva e aplicaram-se testes de correlacao de Pearson, Qui-Quadrado e ANOVA, considerando p<0,05. Do total da amostra, 56% pacientes eram homens e 44% mulheres. A media de idade foi de 58,9±15,3 anos. As lesoes de queilite actinica predominaram no labio inferior (64%). Em 72% dos casos havia algum grau de displasia epitelial. Em relacao a gradacao da displasia epitelial, o grau moderado foi o mais frequente (28%), 24% apresentavam displasia severa e 20% displasia leve. Todos os casos apresentaram algum grau de inflamacao, sendo 36% infiltrado inflamatorio leve, 24% moderado e 40% intenso. Todos os casos apresentaram elastose solar. O presente estudo teve como objetivo avaliar a correlacao entre o infiltrado inflamatorio e o grau de displasia epitelial em queilite actinica.
  • ALLAN ULISSES CARVALHO DE MELO
  • Date: Dec 15, 2008
  • Time: 00:00

  • CARINE MARKUS
  • Date: Dec 15, 2008
  • Time: 00:00

  • LUIZ CARLOS OLIVEIRA DOS SANTOS
  • Date: Dec 15, 2008
  • Time: 00:00

  • RICARDO ALEXANDRE SOARES GURGEL
  • AVALIAÇÃO DA AÇÃO DA QUITOSANA EM ORABASE NA REPARAÇÃO TECIDUAL QUANDO ASSOCIADA OU NÃO AO LASER VISÍVEL DE λ 660 NM
  • Date: Dec 12, 2008
  • Time: 09:00
  • Show Summary
  • O presente trabalho foi desenvolvido como objetivo de avaliar macroscopicamente e morfologicamente os efeitos da quitosana em orabase associada ou nao ao laser de 660 nm, na reparacao tecidual. Neste estudo experimental foram utilizados 75 ratos, machos, da linhagem Wistar, divididos aleatoriamente em 5 grupos: G1 (controle), G2 (orabase), G3 (orabase de quitosana 2%), G4 (laser) e G5 (laser + quitosana em orabase a 2%). Foram confeccionados feridas no dorso dos animais medindo em torno de 5 mm. Foram obedecidos os periodos de observacao e sacrificio com 3, 7 e 14 dias e os resultaodos foram submetidos a analise estatistica. A partir dos resultados pode se concluir que: no periodo inicial da cicatrizacao, o uso da quitosana em orabase associado Laserterapia promoveu, macroscopicamente, maior contracao da ferida e melhores padroes de cicatrizacao; O grupo tratado com quitosana apresentou resultados semelhantes, ao grupo tratado com Laserterapia, sobre o controle da inflamacao, formacao de crosta e angiogenese, alem de promover maior precocidade na reepitelizacao. O tratamento com quitosana em orabase apresentou graus de colagenizacao semelhantes a Laserterapia.
  • ALVARO BEZERRA CARDOSO
  • Date: Dec 12, 2008
  • Time: 00:00

  • MONIQUE DANYELLE EMILIANO BATISTA PAIVA
  • Date: Dec 5, 2008
  • Time: 00:00

2006
Description
  • DALIANA QUEIROGA DE CASTRO GOMES
  • USE OF GLUTAMINE IN PREVENTION AND CONTROL OF RADIOINDUCED ORAL MUCOSITIS
  • Date: Dec 19, 2006
  • Time: 14:00
  • Show Summary
  • The purpose of this research was to evaluate the utilization of glutamine in prevention and control of radiation-induced oral mucositis in patients with oral and oropharynx Spinocell Carcinoma. It was constituted in a clinic experiment, double-mind, randomized, placebo-controlled. The patients were distributed consecultively in two groups: Group I (n=8) received 2g of glutamine diluted in 15ml of saline solution, while Group II (n=9) used 15ml of saline solution 0,9%. The patients were oriented to swish and then spit the mouthwash out four times daily during the radiotherapy and continued one week after the end of the therapy. According to the classification proposed by the World Health Organization, used in this research to establish the grade of objective oral mucositis, 25% of the patients of the experimental Group developed grade 2 mucositis, whereas, in the control Group, mucositis (grade 1, 2, and 3) was encountered in 88,9% of the patients; the difference between the two groups was statistically significant (p=0,003). In Group I the occurrence of grade 2 mucositis reduced through the weeks of radiotherapy; in the Group II, grade 1, grade 2, and grade 3 mucositis increased through these weeks; none of the pacients who used glutamine developed grade 3 and grade 4 mucositis, however, in 66,7% of the patients who used saline solution grade 3 mucositis level 3 was encountered. With regard to subjective oral mucositis, it was not observed significant differences between the experimental Group and the control one (p=0,061), however, none of the pacients in Group I had developed grade 3 and 4 subjective oral mucositis. Based on the observed sample, we concluded that glutamine prevented the emergence of radiation-induced objective oral mucositis and reduced significantly its severity and duration; moreover, in the experimental group, we observed coherence among the results found of objective and subjective oral mucositis with regard to severity.
  • DALIANA QUEIROGA DE CASTRO GOMES
  • Date: Dec 19, 2006
  • Time: 00:00

  • ROMULO OLIVEIRA H. VALENTE
  • Date: Dec 18, 2006
  • Time: 00:00

  • SERGIO B. F. MARTORELLI
  • Date: Dec 18, 2006
  • Time: 00:00

  • RAQUEL CHRISTINA BARBOSA GOMES
  • HELICOBACTER PYLORI PRESENT IN DENTAL BIOFILM AS A SOURCE OF REINFECTION OF GASTRIC MUCOSA
  • Date: Dec 15, 2006
  • Time: 09:00
  • Show Summary
  • It was aimed in the present work (i) to diagnose the presence of Helicobacter pylori on biofilm in dyspeptic patients, by estimating its prevalence; (i) to observe the concomitant action of systemic treatment and basic periodontal treatment for eradicating this microorganism in the gastric mucosa of mouth- and stomach-positive patients, by comparing with eradication obtained in stomach-positive patients; (ii) to evaluate the action of basic periodontal treatment of this bacterium in patient only infecting the mouth; (iii) as well to evaluate the action of systemic treatment of this bacterium in patient infected in the stomach. Buccal exams were performed in 123 patients and collection of samples was carried out from dental biofilm and gastric mucosa, through Upper Digestive Endoscopy. From the samples collected, DNA was extracted and sequencing reaction was performed in PCR − polymerase chain reaction. After confirming the presence of H. pylori, the patients were divided into Groups as follows: Group I, composed of 19 patients with H. pylori in the gastric mucosa and dental biofilm, 16 of them Were treated; Group II, composed of 14 patients with H. pylori only on dental biofilm, eite of them were treated; Group III, composed of 47 patients with H. pylori only in the gastric mucosa, 23 of them were treated; and Group III, composed of 43 patients not infected with this bacterium. The patients of Groups I and II received odontological treatment for eradicating H. pylori on dental biofilm. Patients of Groups I and III received systemic treatment for the eradication of H. pylori in the gastric mucosa. The results obtained were: the presence of Helicobacter pylori on biofilm in dyspeptic patients were19,51% for al the Groups, and 33,75% for the patients infected in the mouth and stomach; in Groups I and II only one patient from each group did not have H. pylori eradicated from the dental film after periodontal treatment, corresponding of 6,2% and 12,5%, respectively; in Groups I and III, four (25%) and three (13%) patients did not succeed, respectively, with respect to systemic therapy with Pyloripac-Lansoprazol 30 mg (one capsule), Clarithromycin 500 mg (one capsule), Amoxicillin (trihydrated) 500 mg (two capsules). The medicament was taken half an hour before breakfast and as the case might be half an hour before dinner. It was concluded that: (a) H. pylori presented low prevalence in the buccal cavity; (b) patients infected with H. pylori in the buccal cavity and gastric mucosa, after basic periodontal treatment showed similar levels of eradication of H. pylori, as compared to patients infected and with treatment applied only to their gastric mucosa. (c) the basic periodontal treatment showed to be effective for eradicating H. pylori on biofilm;
  • RAQUEL CHRISTINA BARBOSA GOMES
  • Date: Dec 15, 2006
  • Time: 00:00

  • PAULA ANGELA SOUTO MONTENEGRO DE ALMEIDA CUNHA
  • Fatores Relacionados ao Diagnóstico Tardio do Câncer de Boca no Estado da Paraíba
  • Date: Dec 1, 2006
  • Time: 08:00
  • Show Summary
  • O carcinoma de células escamosas da cavidade bucal representa, no Brasil, uma patologia com incidência elevada, altas taxas de morbidade e mortalidade sendo o estágio da doença, no momento do diagnóstico, o mais importante fator de prognóstico neste tipo de tumor. Neste estudo foram avaliados os fatores relacionados ao diagnóstico tardio do câncer de boca no estado da Paraíba. A amostra constou de 84 pacientes portadores de carcinoma de células escamosas da cavidade bucal diagnosticados no ambulatório do Serviço de Cabeça e Pescoço do Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, PB, no período de outubro de 2004 a dezembro de 2005. Foi realizada uma entrevista semi-estruturada, obtendo-se dados sociodemográficos, de hábitos, profissional procurado, início dos sintomas, encaminhamento e estágio clínico do tumor no momento do diagnóstico. O estadiamento clínico foi realizado de acordo com a classificação TNM da UICC (União Internacional de Combate ao Câncer) – 1989. Os dados foram submetidos à análise quantitativa e qualitativa. De acordo com os resultados obtidos neste estudo não houve associação entre doença avançada e o diagnóstico tardio; os pacientes procuraram mais o profissional médico que o dentista quando apresentaram uma lesão na boca, sendo encaminhados pelo dentista sempre em estágio avançado da doença; os pacientes portadores de carcinoma de células escamosas só procuraram ajuda profissional quando o tumor passou a apresentar sintomatologia. Pela análise de conteúdo o medo da doença, a desinformação e as condições sociais desfavoráveis representaram um desestímulo à procura do tratamento. Os resultados enfatizaram a necessidade de programas de educação continuada da população e profissionais para a identificação de sintomas precoce da doença, principalmente em pacientes de risco.
  • PAULA ANGELA SOUTO MONTENEGRO DE ALMEIDA CUNHA
  • Fatores Relacionados ao Diagnóstico Tardio do Câncer de Boca no Estado da Paraíba
  • Date: Dec 1, 2006
  • Time: 08:00
  • Show Summary
  • O carcinoma de células escamosas da cavidade bucal representa, no Brasil, uma patologia com incidência elevada, altas taxas de morbidade e mortalidade sendo o estágio da doença, no momento do diagnóstico, o mais importante fator de prognóstico neste tipo de tumor. Neste estudo foram avaliados os fatores relacionados ao diagnóstico tardio do câncer de boca no estado da Paraíba. A amostra constou de 84 pacientes portadores de carcinoma de células escamosas da cavidade bucal diagnosticados no ambulatório do Serviço de Cabeça e Pescoço do Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, PB, no período de outubro de 2004 a dezembro de 2005. Foi realizada uma entrevista semi-estruturada, obtendo-se dados sociodemográficos, de hábitos, profissional procurado, início dos sintomas, encaminhamento e estágio clínico do tumor no momento do diagnóstico. O estadiamento clínico foi realizado de acordo com a classificação TNM da UICC (União Internacional de Combate ao Câncer) – 1989. Os dados foram submetidos à análise quantitativa e qualitativa. De acordo com os resultados obtidos neste estudo não houve associação entre doença avançada e o diagnóstico tardio; os pacientes procuraram mais o profissional médico que o dentista quando apresentaram uma lesão na boca, sendo encaminhados pelo dentista sempre em estágio avançado da doença; os pacientes portadores de carcinoma de células escamosas só procuraram ajuda profissional quando o tumor passou a apresentar sintomatologia. Pela análise de conteúdo o medo da doença, a desinformação e as condições sociais desfavoráveis representaram um desestímulo à procura do tratamento. Os resultados enfatizaram a necessidade de programas de educação continuada da população e profissionais para a identificação de sintomas precoce da doença, principalmente em pacientes de risco.
  • PAULA ANGELA SOUTO MONTENEGRO DE ALMEIDA CUNHA
  • Fatores Relacionados ao Diagnóstico Tardio do Câncer de Boca no Estado da Paraíba
  • Date: Dec 1, 2006
  • Time: 08:00
  • Show Summary
  • O carcinoma de células escamosas da cavidade bucal representa, no Brasil, uma patologia com incidência elevada, altas taxas de morbidade e mortalidade sendo o estágio da doença, no momento do diagnóstico, o mais importante fator de prognóstico neste tipo de tumor. Neste estudo foram avaliados os fatores relacionados ao diagnóstico tardio do câncer de boca no estado da Paraíba. A amostra constou de 84 pacientes portadores de carcinoma de células escamosas da cavidade bucal diagnosticados no ambulatório do Serviço de Cabeça e Pescoço do Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, PB, no período de outubro de 2004 a dezembro de 2005. Foi realizada uma entrevista semi-estruturada, obtendo-se dados sociodemográficos, de hábitos, profissional procurado, início dos sintomas, encaminhamento e estágio clínico do tumor no momento do diagnóstico. O estadiamento clínico foi realizado de acordo com a classificação TNM da UICC (União Internacional de Combate ao Câncer) – 1989. Os dados foram submetidos à análise quantitativa e qualitativa. De acordo com os resultados obtidos neste estudo não houve associação entre doença avançada e o diagnóstico tardio; os pacientes procuraram mais o profissional médico que o dentista quando apresentaram uma lesão na boca, sendo encaminhados pelo dentista sempre em estágio avançado da doença; os pacientes portadores de carcinoma de células escamosas só procuraram ajuda profissional quando o tumor passou a apresentar sintomatologia. Pela análise de conteúdo o medo da doença, a desinformação e as condições sociais desfavoráveis representaram um desestímulo à procura do tratamento. Os resultados enfatizaram a necessidade de programas de educação continuada da população e profissionais para a identificação de sintomas precoce da doença, principalmente em pacientes de risco.
  • PAULA ANGELA SOUTO MONTENEGRO DE ALMEIDA CUNHA
  • Fatores Relacionados ao Diagnóstico Tardio do Câncer de Boca no Estado da Paraíba
  • Date: Dec 1, 2006
  • Time: 08:00
  • Show Summary
  • O carcinoma de células escamosas da cavidade bucal representa, no Brasil, uma patologia com incidência elevada, altas taxas de morbidade e mortalidade sendo o estágio da doença, no momento do diagnóstico, o mais importante fator de prognóstico neste tipo de tumor. Neste estudo foram avaliados os fatores relacionados ao diagnóstico tardio do câncer de boca no estado da Paraíba. A amostra constou de 84 pacientes portadores de carcinoma de células escamosas da cavidade bucal diagnosticados no ambulatório do Serviço de Cabeça e Pescoço do Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, PB, no período de outubro de 2004 a dezembro de 2005. Foi realizada uma entrevista semi-estruturada, obtendo-se dados sociodemográficos, de hábitos, profissional procurado, início dos sintomas, encaminhamento e estágio clínico do tumor no momento do diagnóstico. O estadiamento clínico foi realizado de acordo com a classificação TNM da UICC (União Internacional de Combate ao Câncer) – 1989. Os dados foram submetidos à análise quantitativa e qualitativa. De acordo com os resultados obtidos neste estudo não houve associação entre doença avançada e o diagnóstico tardio; os pacientes procuraram mais o profissional médico que o dentista quando apresentaram uma lesão na boca, sendo encaminhados pelo dentista sempre em estágio avançado da doença; os pacientes portadores de carcinoma de células escamosas só procuraram ajuda profissional quando o tumor passou a apresentar sintomatologia. Pela análise de conteúdo o medo da doença, a desinformação e as condições sociais desfavoráveis representaram um desestímulo à procura do tratamento. Os resultados enfatizaram a necessidade de programas de educação continuada da população e profissionais para a identificação de sintomas precoce da doença, principalmente em pacientes de risco.
  • PAULA ANGELA SOUTO MONTENEGRO DE ALMEIDA CUNHA
  • Date: Dec 1, 2006
  • Time: 00:00

  • MARIA CRISTINA T. MEDEIROS HONORATO
  • Date: Nov 30, 2006
  • Time: 00:00

  • NIKEILA CHACON DE OLIVEIRA CONDE
  • Date: Sep 15, 2006
  • Time: 00:00

  • DEJANILDO JORGE VELOSO
  • Date: Jul 27, 2006
  • Time: 00:00

  • MARCELO AUGUSTO OLIVEIRA DE SALES
  • Date: Jan 31, 2006
  • Time: 00:00

2005
Description
  • CLAUDIO VALENTE VIANA
  • Date: Feb 28, 2005
  • Time: 00:00

2004
Description
  • SERGIO ADRIANE BEZERRA DE MOURA
  • Date: Sep 21, 2004
  • Time: 00:00

  • LUCIANA BARBOSA SOUSA DE LUCENA
  • Date: Sep 20, 2004
  • Time: 00:00

  • FRANCISCO DE ASSIS LIMEIRA JUNIOR
  • Date: Aug 31, 2004
  • Time: 00:00

  • MARIA GERMANA GALVAO CORREIA LIMA
  • Date: Aug 31, 2004
  • Time: 00:00

  • GILKA SOARES SAMPAIO SOUTO
  • Date: Aug 30, 2004
  • Time: 00:00

  • MARIA HELENA CHAVES DE VASCONCELOS CATAO
  • Date: Aug 28, 2004
  • Time: 00:00

  • LAURYLENE CESAR DE SOUZA VASCONCELOS
  • Date: Aug 4, 2004
  • Time: 00:00

  • JOSE MOREIRA DA SILVA NETO
  • Date: Jul 27, 2004
  • Time: 00:00

  • JENER GONCALVES DE FARIAS
  • Date: Jul 2, 2004
  • Time: 00:00

2002
Description
  • ALESSANDRO LEITE CAVALCANTI
  • Date: Jul 24, 2002
  • Time: 00:00

  • JOZINETE VIEIRA PEREIRA
  • Date: Jul 22, 2002
  • Time: 00:00

  • ALESSANDRA A. TAVARES CARVALHO
  • Date: Jul 20, 2002
  • Time: 00:00

  • GIUSEPPE ANACLETO SCARANO PEREIRA
  • Date: Jul 17, 2002
  • Time: 00:00

1900
Description
  • APARECIDA MARIA CORDEIRO MARQUES
  • Date: Jan 1, 1900
  • Time: 00:00

  • ESTELA DE SOUZA SOARES
  • Date: Jan 1, 1900
  • Time: 00:00

  • GARDENIA M. O. SUMAETA
  • Date: Jan 1, 1900
  • Time: 00:00

  • JOAO BATISTA DE MACEDO SOBRINHO
  • Date: Jan 1, 1900
  • Time: 00:00

  • JOSE RODRIGO MEGA ROCHA
  • Date: Jan 1, 1900
  • Time: 00:00

  • MARCIA SEPULVEDA NOYA
  • Date: Jan 1, 1900
  • Time: 00:00

  • MARLENY ELIZABETH M. MARTINEZ GERBI
  • Date: Jan 1, 1900
  • Time: 00:00

  • PATRICIA LEITE RIBEIRO LOMBARTI
  • Date: Jan 1, 1900
  • Time: 00:00

  • RICARDO VILLAR BELTRAO
  • Date: Jan 1, 1900
  • Time: 00:00