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CARLOS MARIO GOMEZ MEJIA
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A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE MÚSICA E DECOLONIALIDADE NO BRASIL
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Orientador : MARCELLO MESSINA
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Data: 22/12/2023
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Hora: 10:00
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Esta tese aborda a discussão decolonial no Brasil, na área da música, durante o século XXI. No capítulo um, apresento uma revisão de literatura daquilo que entendo por decolonialidade, para posteriormente aprofundar com a relação entre (de)colonialidade e música nos capítulos dois e três. No capítulo quatro, exponho os resultados de uma pesquisa bibliográfica que mapeou 123 textos acadêmicos relacionados com a música, o Brasil e a decolonialidade. Os resultados apontam para: (1) uma variedade epistemológica nos textos estudados (que vai além dos aportes do grupo Modernidade/Colonialidade, que é referência no tema); (2) aproximações entre a produção acadêmica sobre decolonialidade e a música popular; (3) uma parte significativa das análises apresentadas nesses trabalhos se limitou às letras das músicas, deixando de lados os aspectos sonoros; (4) a abundância de trabalhos no campo rebate uma das críticas mais comuns dentro dos trabalhos decoloniais, que é a falta de análises etnográficas baseadas no campo e com orientações específicas (RESTREPO e ROJAS, 2010); (5) dentro das áreas temáticas abordadas estão a educação musical, o feminismo decolonial, a música indígena, as músicas afrodiaspóricas, aproximações a partir das ciências humanas, da etnomusicologia, bem como da música contemporânea e/ou experimental; (6) existe um diálogo com outros países e regiões na produção de conhecimento (no que se refere aos temas de pesquisa e aos autores), mostrando que a discussão decolonial no Brasil não está fechada sobre si mesma; (7) há múltiplos textos (especialmente dentro da educação musical) que diagnosticam o problema da colonialidade, e que propõem caminhos, mas as tentativas de gerar mudanças específicas ainda estão numa etapa inicial. Partindo da ideia de que a decolonialidade não é uma metáfora e deve estar acompanhada de ações (TUCK e YANG, 2012), no capítulo cinco apresento uma discussão (fundamentada em pesquisa bibliográfica e documental) que se volta para a descrição e análise do trabalho desenvolvido dentro Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) por mim e outros pesquisadores. O objetivo do capítulo é desenvolver um marco conceitual do ubimus decolonial.
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ESTEVAO GOMES CONSTANTINO DA SILVA
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ESTRATÉGIAS DE ESTUDO: APLICAÇÃO NA PREPARAÇÃO DE UM RECITAL DE TROMPETE
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Orientador : AYRTON MUZEL BENCK FILHO
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Data: 21/12/2023
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Hora: 08:00
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Este trabalho buscou compreender como ocorre a aplicação de estratégias na performance de um recital acadêmico de trompete, considerando as demandas exigidas pelo programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal da Paraiba. Os objetivos específicos consistiram em uma releitura e categorização das estratégias de estudo presentes na literatura do trompete; proposta de um plano de aplicação das estratégias; descrição e análise da aplicação dessas estratégias na preparação da performance do um recital citado na pesquisa. A metodologia utilizada foi da pesquisa qualitativa, no qual consistiu em uma pesquisa-ação, descritiva-exploratória tendo Thiollent (2011), Barros (2008), Leite (2015) como referencial metodológico. O embasamento teórico foi concebido através da definição dos termos envolvidos na investigação e na revisão de literatura sobre estratégias de estudo. Inerentes à performance musical, o trabalho busca dialogar com diversas áreas do conhecimento: planejamento da execução instrumental, educação musical, ensino de instrumento, psicologia da música e metacognição, utilizando referências como Hallam (1998), Williamon e Valentine (2000), Barry e Hallam (2002), Gabrielsson (2003), Williamon (2004), Shook (2015), Araújo (2010), Loubriel (2010), Alves (2013), Quintério (2017), Vicente (2021). A pesquisa se dividiu em três momentos: pesquisa bibliográfica; formulação do plano de estratégias de estudos; aplicação do plano proposto; resultados da pesquisa e considerações finais. Espera-se que este trabalho contribua no campo da performance musical com subsídios que incentivam novos estudos a respeito do como praticar trompete, bem como, no auxílio da criação de novas estratégias para desenvolver a autonomia de jovens estudantes, professores e performers do trompete, com ferramentas que auxiliem na preparação da execução instrumental.
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FELIPE FERNANDES DA SILVA
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ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA AS AULAS DE MUSICALIZAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA ESTADUAL DE MÚSICA ANTHENOR NAVARRO
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Orientador : FABIO HENRIQUE GOMES RIBEIRO
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Data: 20/12/2023
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Hora: 17:30
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Este trabalho apresenta e discute os resultados de uma pesquisa em torno do ensino de musicalização infantil na Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em João Pessoa, Paraíba. O objetivo da pesquisa foi compreender concepções, conteúdos e metodologias de ensino que caracterizam as aulas de musicalização infantil na EEMAN. Para isso, foi conduzida um estudo de caso com uma turma com crianças de 03 e 04 anos de idade, conduzida por dois professores. Os principais instrumentos de coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação e entrevistas semiestruturadas. Para a análise das informações foi realizada a triangulação dos dados, articulando as informações produzidas em campo com as perspectivas conceituais e empíricas da bibliografia. Os principais resultados apontam que as concepções, conteúdos e metodologias se articulam na construção de um processo pedagógico que se norteia por perspectivas de construção e desenvolvimento de rotinas, sensibilidade em relação às demandas dos estudantes e promoção do afeto como aspecto pedagógico fundamental para as interações. Entre os desafios encontrados, se destacam aqueles relacionados ao controle do tempo das atividades e diversas interações presentes no contexto escolar, mas também se evidenciam as abordagens flexíveis e adaptáveis apresentadas pelos professores. Nesse sentido, as interpretações apontam para a concepção de um espaço pedagógico em consolidação no contexto pessoense e paraibano para a musicalização infantil, se destacando por sua sistematização pedagógica, com abordagem flexível, adaptada e centrada nas necessidades das crianças.
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QUEZIA PRISCILA DE BARROS SILVA AMORIM
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CRIATIVIDADES MUSICAIS E SUAS MANIFESTAÇÕES PRÁTICAS EM UM CONTEXTO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
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Data: 20/12/2023
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Hora: 08:00
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Esta tese é resultado de uma investigação qualitativa na área de Educação Musical que objetivou
a compreensão do desenvolvimento das criatividades musicais e suas manifestações práticas
em um contexto de vulnerabilidade social, utilizando como instrumento de verificação a Oficina
de Criatividades Musicais (OCM), desenvolvida ao logo da construção de pontes bibliográficas,
epistemológicas e metodológicas contidas neste trabalho. Essas construções apontam para a
compreensão da importância da aproximação entre as temáticas de criatividade musical e
vulnerabilidade social, a partir do pressuposto de que não há verdadeira democratização da
experiência musical sem uma vivência criativa. Fundamentando aspectos concernentes a essa
aproximação, faço uso da conjugação entre as noções de habitus de campo social de Pierre
Bourdieu e as representações sociais de Serge Moscovici, no intuito de relacionar o por que
do como nos pressupostos teóricos e ações práticas desenvolvidas na OCM, incluindo a
análise do próprio habitus, na qualidade de professora-pesquisadora. Para a construção de
pontes metodológicas, parto de uma perspectiva reflexiva, que busca mobilizar técnicas
consideradas pertinentes ao objeto de estudo, admitindo, neste caso específico, a aproximação
da modalidade socialmente crítica da pesquisa-ação política à pesquisa-ação educacional
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HUGO LEONARDO DOS SANTOS CARDOSO
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RABECANDO E BRINCANDO COM O BOMBARDINO: uma análise sobre o bombardino na música brasileira a partir de duas obras
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Orientador : FABIO HENRIQUE GOMES RIBEIRO
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Data: 18/12/2023
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Hora: 15:00
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Este trabalho apresenta e discute os resultados de uma pesquisa de mestrado realizada entre agosto de 2021 e novembro de 2023, cujo foco foi a presença do bombardino na música brasileira. A partir de uma perspectiva etnomusicológica, o objetivo da pesquisa foi compreender as principais características da música brasileira presentes nas obras Rabecando, de Fernando Deddos, e Brincando com o Bombardino, de Edmael Santos. Os objetivos específicos foram: identificar as principais obras para bombardino conhecidas entre os instrumentistas; compreender os perfis e inserção dos instrumentistas em contextos de prática do bombardino; compreender as dimensões estruturais de duas obras selecionadas entre as mais conhecidas; compreender as concepções dos compositores sobre suas obras. Para alcançar os objetivos foi desenvolvida uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, articulando fontes documentais, bibliográficas, de entrevistas e questionários. As análises e interpretações foram realizadas a partir da articulação das informações produzidas com o campo da etnomusicologia e áreas afins. Os resultados dos questionários, aplicados a músicos, professores e estudantes envolvidos na Associação Eufônios e Tubas do Brasil (ETB), auxiliaram na identificação de duas obras e compositores amplamente mencionados, Rabecando, de Fernando Deddos, e Brincando com o Bombardino, de Edmael Santos. As entrevistas foram conduzidas com esses compositores para analisar suas inspirações ao compor suas obras e discutir suas percepções sobre a brasilidade e o papel do bombardino na música brasileira. Esses diálogos proporcionaram uma compreensão mais profunda das diferentes abordagens de composição para o bombardino, proporcionando uma visão mais rica do repertório brasileiro para esse instrumento.
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RAQUEL AVELLAR COUTINHO
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Educação Musical Biocêntrica no ensino superior em música: diretrizes de uma nova filosofia praxial para a formação musical holística.
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Data: 18/12/2023
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Hora: 09:00
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A Educação Musical Biocêntrica é uma nova filosofia praxial da educação musical pautada no
Princípio Biocêntrico, que coloca a vida como centralidade e, quando incorporado à educação,
busca a formação humana holística e a expansão da consciência. As discussões atuais vêm
evidenciando a necessidade de (re)conhecer o aprendiz do século XXI diante das mudanças nas
relações humanas, da crise na civilização contemporânea e dos prejuízos causados pela ação
humana no meio ambiente, levando à necessidade de uma mudança de paradigma dentro do
cenário da globalização. Neste sentido, este estudo buscou compreender os eixos norteadores
que orientam uma práxis de Educação Musical Biocêntrica na educação superior, considerando
a atual realidade desse nível de ensino na área de música, perspectivas da educação musical na
contemporaneidade e bases epistemológicas da Educação Biocêntrica. Esse objetivo geral
desdobrou-se nos seguintes objetivos específicos: verificar dimensões epistemológicas e
pedagógicas que podem orientar a elaboração de uma práxis educativo-musical centrada nos
princípios da Educação Biocêntrica; compreender características, avanços, problemas e
desafios do ensino superior em música na contemporaneidade; identificar singularidades que
caracterizam uma práxis de Educação Musical Biocêntrica, com foco na formação do músico
no ensino superior e; elaborar diretrizes para uma formação em música a partir dos pilares da
Educação Musical Biocêntrica. A pesquisa foi analítica-reflexiva-propositiva e adotou uma
abordagem qualitativa, tendo como principal instrumento de coleta de dados a pesquisa
documental. O universo da pesquisa foi o ensino superior e o público-alvo foi constituído por
cursos de graduação em música (bacharelado e licenciatura) de dez importantes universidades
públicas do Brasil, sendo duas de cada região do país. A análise dos documentos foi realizada
com base nos conceitos que fundamentam a Educação Biocêntrica e os resultados evidenciaram
que os currículos estão desarticulados entre si, do seu tempo histórico e dos dilemas educativos
da contemporaneidade, exigindo uma tomada de consciência sobre o papel da educação musical
na formação do indivíduo que atua no mundo contemporâneo globalizado e ultra-conectado e
sobre a necessidade de adotarmos práxis educativas alinhadas a uma visão de mundo
integradora e que coloquem a vida e o desenvolvimento humano como centralidade.
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EDUARDO HENRIQUE SIMÕES DUARTE
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FREVO COM ASAS: CONVERGÊNCIAS NO FREVO-CANÇÃO A PARTIR DO ÁLBUM
ASAS DA AMÉRICA FREVO (V.1 1979)
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Data: 15/12/2023
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Hora: 14:30
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Neste estudo, propomos a análise dos impactos do álbum "Asas da América frevo", produzido pelo pernambucano Carlos Fernando em 1979, interpretado por notáveis artistas da MPB. Investigaremos como esse álbum promoveu a convergência de diferentes vertentes do frevo-canção. Vale salientar que esse trabalho discográfico surgiu em um contexto em que o frevo-canção, outrora limitado a bailes de clubes no Carnaval, começou a atrair grandes multidões nas ruas, exemplificado pelo Galo da Madrugada e pelo frevo novo performado nos trios elétricos de Salvador. Além disso, durante os anos 1970 havia um hiato nas produções fonográficas de frevo, muito em decorrência da bancarrota sofrida pela indústria fonográfica pernambucana - Mocambo/Rozenblit -, mas também, em decorrência de uma série de convenções estilística promovidas pela autoridades do frevo de Pernambuco, que ao longo de cinquenta anos, terminaram por impedir uma renovação do gênero, além de rechaçarem algumas produções forasteiras. Com um álbum dedicado ao frevo, mas produzido no Sudeste através de uma das grandes multinacionais Epic/ CBS, Carlos Fernando precisaria conquistar corações e mentes de Pernambuco, principal mercado fonográfico do gênero. Também é importante destacar que o idealizador do projeto queria que o frevo se tornasse um gênero musical de circulação nacional. Mas para isso, ele precisaria fazer com que o frevo-canção feito por artistas da MPB e, principalmente, pelos tropicalistas baianos, dialogasse com o frevo-canção tipicamente pernambucano. Neste intento, a produção do álbum contou com arranjos e performance de dois pernambucanos, o maestro Juarez Araújo - responsável pelas orquestrações -, que apesar de estar radicado no sudeste do país há décadas, havia se formado nas orquestras típicas de frevo, além de sua velha parceria com Geraldo Azevedo, responsável pelos arranjos e base. Desta forma, Carlos Fernando buscou quebrar as fronteiras entre convenções que separavam o frevo-canção pernambucano do frevo novo - baiano -, buscando convergir, tanto esses dois principais sotaques de frevo, como também, outros gêneros musicais. Portanto, o objetivo de nossa pesquisa consistiu em analisar as convergências estilísticas no frevo-canção, catalisadas pelo álbum "Asas da América" (Vol. 1, 1979).
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XISTO MEDEIROS DE SOUSA
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A performance do Quinteto da Paraíba: entre a cultura musical do Nordeste e outros universos musicais
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Orientador : LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ
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Data: 15/12/2023
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Hora: 14:00
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Esta pesquisa teve como objetivo compreender como a performance do Quinteto da Paraíba
coloca em diálogos e interações elementos musicais diversos da cultura do Nordeste com
aspectos estético-sonoros musicais de outros contextos culturais, a partir da performance
musical registrada do Grupo. Metodologicamente a pesquisa se configura como qualitativa,
com a adoção dos instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, pesquisa áudiosonoro-documental, pesquisa documental e, ainda, o método de estudo de caso e observação
participante. Os resultados indicam que o Quinteto da Paraíba constituiu seu repertório e,
sobretudo, sua performance criando uma identidade sonora singular marcadamente
localizada no espaço geográfico do Nordeste brasileiro. Os dados apresentaram
particularidades e traços culturais que definem a trajetória artística do Quinteto da Paraíba e
suas inter-relações com a cultura musical do Nordeste, tal como a escolha de repertório
registradas nos encartes dos discos, com a presença majoritária de compositores nordestinos;
na motivação da mudança de nome do Quinteto Ravel para Quinteto da Paraíba; no
entrelaçamento com o Movimento Armorial, entre outros fatos. Partindo desse ponto de
intersecção entre a trajetória do Quinteto da Paraíba o reconhecimento cultural de grupos
sociais excluídos da grande massificação imposta pela mídia e da necessidade de resgate da
identidade de um povo que cada dia mais se distancia de sua origem e a etnomusicologia,
com a pesquisa pudemos compreender como a miscigenação cultural fora determinante na
performance artística desse grupo.
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XISTO MEDEIROS DE SOUSA
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A performance do Quinteto da Paraíba: entre a cultura musical do Nordeste e outros universos musicais
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Orientador : LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ
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Data: 15/12/2023
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Hora: 14:00
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Esta pesquisa teve como objetivo compreender como a performance do Quinteto da Paraíba
coloca em diálogos e interações elementos musicais diversos da cultura do Nordeste com
aspectos estético-sonoros musicais de outros contextos culturais, a partir da performance
musical registrada do Grupo. Metodologicamente a pesquisa se configura como qualitativa,
com a adoção dos instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, pesquisa áudiosonoro-documental, pesquisa documental e, ainda, o método de estudo de caso e observação
participante. Os resultados indicam que o Quinteto da Paraíba constituiu seu repertório e,
sobretudo, sua performance criando uma identidade sonora singular marcadamente
localizada no espaço geográfico do Nordeste brasileiro. Os dados apresentaram
particularidades e traços culturais que definem a trajetória artística do Quinteto da Paraíba e
suas inter-relações com a cultura musical do Nordeste, tal como a escolha de repertório
registradas nos encartes dos discos, com a presença majoritária de compositores nordestinos;
na motivação da mudança de nome do Quinteto Ravel para Quinteto da Paraíba; no
entrelaçamento com o Movimento Armorial, entre outros fatos. Partindo desse ponto de
intersecção entre a trajetória do Quinteto da Paraíba o reconhecimento cultural de grupos
sociais excluídos da grande massificação imposta pela mídia e da necessidade de resgate da
identidade de um povo que cada dia mais se distancia de sua origem e a etnomusicologia,
com a pesquisa pudemos compreender como a miscigenação cultural fora determinante na
performance artística desse grupo.
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PABLO CÉSAR SILVA
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A MODELAGEM NA EXPERIÊNCIA-RITUAL DO SANTO DAIME ATRAVÉS DA PERFORMANCE VIOLONÍSTICA: um estudo de caso na comunidade daimista Céu da Campina na Paraíba.
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Orientador : MARCELLO MESSINA
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Data: 13/12/2023
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Hora: 13:30
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O presente estudo se propõe a investigar a prática músico-ritualística na
comunidade daimista Céu da Campina (PB). Grupo pertencente a doutrina religiosa do
Santo Daime, que se caracteriza por sua forte relação com a performance musical. A
investigação tem como recorte a prática musical, em especial a performance instrumental
como parâmetros para compreender sua eficácia e função dentro do ritual religioso.
Dentro dos pilares de análise estará a performance violonística do músico Clemilson
Dantas. No contexto de música Ayahuasqueira, o Santo Daime possui uma prática
musical que é realizada ao vivo, configurando a performance do ritual como um resultado
de caráter dinâmico, no qual, combinam-se elementos que convergem em uma resultante
que é a performance-ritual, formada a priori por: indivíduos/performers, o chá da
ayahuasca (daime) e o seus hinos. Para isso, será contextualizado a abordagem da
performance nas chamadas práticas musicais participatórias que se baseiam na ideia do
Flow1
(TURINO, 2008) e a teoria da morfologia da Obra Aberta (FIEL DA COSTA,
2016; 2018), esta última, adaptada ao contexto performático do Santo daime partindo do
pressuposto do hino daimista ser a estrutura de invariância de onde se originam a
performance nos rituais. Ainda como pressupostos teóricos foram usados os estudos sobre
Saberes Situados (GROSFOGUEL, 2008), abordagem êmico/ética (NETTL, 2005),
abordagens essas que se justificam entre outros aspectos, pelo envolvimento do
pesquisador como membro de uma religião amazônica - que se atualizada em território
nordestino - e músico participante nos rituais. A metodologia usada foi a etnografia
guiada pela performance, inspirada em Junqueira (2020). Pela ênfase na performance
violonística, a pesquisa inaugura os estudos acadêmicos sobre o tema de maneira
aprofundada, desempenhando um papel fundamental na compreensão mais profunda
sobre a interseção entre música, ritual e Performance. Oferece a oportunidade de
desvendar detalhes sobre técnicas de execução, escolhas musicais e interpretações que
podem ter passado despercebidos até agora. Além disso, uma pesquisa nessa área também
pode contribuir para a preservação da tradição musical do Santo Daime. Ao analisar as
nuances da performance violonística, é possível documentar e compreender as variações
regionais, o estilo individual do músico estudado e lançar luzes para a compreensão das demais performances em um contexto mais amplo dessa religião musical. Nos objetivos
está previsto a análise dos elementos estéticos e estruturais presentes na música do Santo
Daime, revelar de que maneira atuam os instrumentos musicais, compreender suas
relações de eficácia e verificar a presença do conceito de música de trabalho, como
parâmetro de eficácia no acompanhamento do violão.
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RENATA SIMÕES BORGES DA FONSECA
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Exu e Música: rupturas, resiliências e transgressões nas encruzilhadas da vida de Yerko Tabilo
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Data: 04/12/2023
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Hora: 09:00
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O chileno Yerko Francisco Pinto Tabilo iniciou seus estudos de violino na Escuela
Experimental de Música de La Serena, o primeiro projeto social de música da América
Latina. Enquanto cursava o Bacharelado em Música em Santiago, recebeu o convite para vir
dar aulas na Paraíba, aqui chegando em 1979, logo após a criação do Departamento de Música
da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Nunca tendo lecionado, Yerko foi, aos poucos,
ganhando espaço neste estado como professor e como violinista. Hoje, é (re)conhecido
nacionalmente e tem alunos e ex-alunos atuando nos mais diversos espaços da música, tanto
no Brasil, como no exterior. Para construir a compreensão dessa trajetória e também das ações
e pensamentos nela envolvidos, utilizei a ferramenta da etnografia que, nesta pesquisa, está
sendo realizada através dos relatos do próprio Yerko, bem como dos de algumas pessoas que
com ele conviveram. A partir do conhecimento da história deste professor e desses relatos,
tem sido possível perceber que sua trajetória foi composta por atitudes e pensamentos que, por
vezes, divergiram dos tradicionais cânones estabelecidos por uma herança comportamental
estabelecida pelo campo da música erudita ocidental. Assim, tomando como base os estudos
sobre decolonialidade, o interesse deste trabalho é entender onde, como e até que ponto as
encruzilhadas da vida deste professor o levaram a caminhos diversos dos cânones do sistema
de ensino-aprendizagem do violino na música de concerto e em que aspectos esses caminhos
se constituíram em influência para o meio violinístico paraibano. Dentro desses estudos, além
de autores que lideram as discussões sobre o tema da decolonialidade, como aqueles ligados
ao Grupo Modernidade/Colonialidade, pretendo examinar as ações de Yerko inspirada na
Pedagogia das Encruzilhadas de Luiz Rufino, que versa sobre as diversas possibilidades de
caminhos existentes em qualquer história ou trajetória, caminhos estes regidos pelas
dinâmicas e potências do Orixá Exu, aquele que dá movimento à vida, reina em todas as
formas de comunicação e, por sua capacidade de atuar nas frestas dos acontecimentos,
possibilita a transgressão de qualquer sistema estabelecido pelo ser humano. Para Rufino, as
encruzilhadas são campos de possibilidades e nelas podemos romper ou perpetuar os sistemas
nos quais estamos inseridos. Portanto, penso que este trabalho de Rufino se encaixa
perfeitamente como princípio explicativo dos diversos tipos de escolhas realizados por Yerko
em sua trajetória junto ao sistema de ensino-aprendizagem do violino na música de concerto.
Assim, este trabalho é, antes de tudo, o entrelaçar de pensamentos, concepções e explicações
sobre o que considero três forças fundamentais para a dinâmica do mundo - a música, o Orixá
Exu e o movimento decolonial - com a vida do Professor Yerko. E para costurar esse tecido
escrito, parti do entendimento que a música, sendo linguagem, movimento, troca,
possibilidades, ancestralidade e diversidade é reino de Exu, que nela se insere como ação
criativa e criadora das mais diversas maneiras de senti-la e vivencia-la. As pessoas que a
praticam, incorporando-a, manifestam a força do Orixá em suas inúmeras práticas, fiéis ou
transgressoras dos sistemas culturais em que estão inseridas.
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ANDREZA SIQUEIRA GAMA
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ENSINO COLETIVO DE VIOLINO À LUZ DA PEDAGOGIA DIFERENCIADA: Concepções teóricas e práticas a partir do curso de extensão da UFPB
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Data: 27/11/2023
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Hora: 09:00
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Historicamente, o Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ECIM) é praticado no Brasil tendo como base a abordagem simultânea de ensino, esse sistema consiste em nivelar os conteúdos e atividades através de um denominador comum. Assim, o grupo é entendido como um organismo único que se desenvolve de forma homogênea por meio de atividades simultâneas realizadas pelos alunos. No entanto, a revisão de literatura na última década sobre o ECIM no Brasil e em Portugal, mostrou que essa metodologia pode apresentar diferentes abordagens no contexto prático, e isso está diretamente ligado à organização dos grupos, quantitativo de alunos e objetivos em cada contexto de ensino. Através de uma análise mais detalhada, podemos perceber que assim como qualquer metodologia, o ECIM possui pontos que necessitam de maior atenção, pois suas bases ainda estão alicerçadas em práticas que perduram há séculos. As reflexões que estão sendo feitas em prol das funções da educação musical precisam repercutir no ECIM, bem como, novas formas de pensar o ensino na prática, precisam ser idealizadas. Nessa perspectiva, o conceito da Pedagogia Diferenciada visa um ensino que contempla o aluno em sua individualidade mesmo imerso em um contexto de ensino coletivo. Esse novo conceito vem sendo estudado em Portugal, apontando resultados positivos na melhoria da formação integral dos alunos. A presente pesquisa tem como principal questão: Que relações podemos estabelecer entre as práticas de ensino coletivo de violino do curso de extensão em música da UFPB: Musicalização infantil através do violino e da viola e os princípios da Pedagogia Diferenciada? Para a realização dessa pesquisa é proposto um estudo de caso de abordagem qualitativa do projeto de extensão em música do Departamento de Música- DEMUS/UFPB, intitulado: Musicalização infantil através do violino e da viola. Por meio de observação das aulas e aplicação de entrevista semiestruturada. Como resultado das análises foi possível identificar a utilização de abordagens não-simultâneas em alternância à abordagem simultânea de ensino, e com isso, relacionar possíveis características da Pedagogia Diferenciada. A conclusão dessa pesquisa apontou que a diferença no ritmo de aprendizagem dos alunos foi percebida logo no primeiro semestre de aulas, principalmente devido aos quesitos concentração e desenvolvimento motor, por isso, o ideal para o ensino coletivo é o equilíbrio entre dois parâmetros, o indivíduo e o grupo. Por fim, a aplicação dos princípios da Pedagogia Diferenciada no ECIM se encontra imerso em um contexto positivo de inovação, de ampliação das fronteiras do conhecimento, de tal forma que nos façam avançar empírica e conceitualmente.Nesse ponto, o conceito da Pedagogia Diferenciada idealiza um ensino que contempla o aluno em sua individualidade mesmo imerso em um contexto de ensino coletivo. Esse novo conceito vem sendo estudado em Portugal, apontando resultados satisfatórios para o aprimoramento do ensino integral dos alunos. A presente pesquisa tem como principal questão: Tendo em vista a formação acadêmica e prática do professor de violino que acaba por atuar no contexto do ECIM, que relações podemos estabelecer entre as práticas de ensino coletivo de violino observadas no curso de extensão em música da UFPB e o conceito da Pedagogia Diferenciada? Para a realização dessa pesquisa é proposto um estudo de caso de abordagem qualitativa do projeto de extensão em música do Departamento de Música- DEMUS/UFPB, intitulado: Musicalização infantil através do violino e da viola. Por meio de observação das aulas em duas etapas: 1. Pesquisador(a) Não-Participante, e 2. Pesquisador (a) Participante Completo. A aplicação de entrevista semiestruturada foi a última etapa da coleta de dados dessa pesquisa. Como resultado das primeiras análises, foi possível identificar a utilização de abordagens não-simultâneas em algumas atividades em sala de aula, e com isso, relacionar possíveis características da Pedagogia Diferenciada. A fase interpretativa final dessa pesquisa poderá ampliar a reflexão sobre como os conceitos da teoria se mostram na prática.
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EMMANUEL WILSON DE CARVALHO
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CUSSY DE ALMEIDA NETO: sua influência como violinista e compositor na Música Nordestina de Concerto
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Data: 28/09/2023
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Hora: 15:30
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Esta pesquisa propõe resgatar e preservar a memória das contribuições musicais do violinista e compositor, Cussy de Almeida Neto. Discorrendo sobre a sua trajetória como violinista, sua influência na Música Nordestina de Concerto, além de apresentar, seu legado artístico como intérprete e compositor na música brasileira na segunda metade do século XX. Para isso, destacam-se os seguintes objetivos específicos: Identificar os objetivos que inspiraram Almeida na criação da Orquestra Armorial; apresentar a sua influência como violinista e compositor; delinear a estética musical criada na Música Nordestina de Concerto e desenvolvidas na Orquestra Armorial. Esta pesquisa está apresentada em três partes: na primeira, levantamento de todo material para pesquisa, em seguida, organização dos textos e obras e, por fim, apresentação escrita dos resultados. Para atingir os delineamentos de pesquisa neste trabalho, por se tratar de uma pesquisa documental e bibliográfica, foi realizada pesquisa no acervo pessoal do autor, discografia da Orquestra Armorial e do Grupo Orange. Complementando em fontes bibliográficas, periódicos científicos, e bases de dados. Pensamos Cussy de Almeida Neto como um grande influenciador musical. Reuniu em Pernambuco, os principais compositores nordestinos e juntos, produziram para Orquestra Armorial as primeiras músicas de concerto com uma estética nordestina.
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CARLOS GIOVANO CUNHA MENDONÇA
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PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E MOBILIZAÇÃO DOS SABERES DOCENTES: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE INSTRUMENTO DE UMA LICENCIATURA EM MÚSICA
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Data: 31/07/2023
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Hora: 15:00
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Este trabalho teve como objetivo compreender, a partir dos discursos dos professores de instrumento de uma licenciatura em música, os saberes construídos e mobilizados no ensino de instrumento musical nesse contexto. Os objetivos específicos que nos auxiliaram a atingir o objetivo geral foram: 1) Caracterizar a licenciatura em música em que os professores atuam; 2) Analisar a formação de saberes ao longo das trajetórias de formação e atuação profissional dos professores; 3) Identificar as concepções dos professores quanto à formação instrumental na Licenciatura em Música; 4) Analisar os saberes mobilizados nas aulas de instrumento. Adotamos como referencial obras que tratassem dos saberes docentes (TARDIF, 2014; GAUTHIER et al., 1998; PIMENTA, 1999; SHULMAN, 1986; 1987). Em nossa metodologia, adotamos a abordagem qualitativa como estratégia de pesquisa, aliada a entrevistas narrativas para compor os dados e a análise de conteúdo de Bardin (1977) como técnica de análise dos dados coletados. Pudemos concluir que os saberes dos professores que atuam na licenciatura estão relacionados com suas trajetórias de formação e de atuação profissional e que suas concepções também sofrem influência da trajetória. Além disso, a pesquisa exerce um papel importante na formação pedagógica do professor, quando realizada em diálogo com a prática docente. Existem também determinados saberes que emergem da prática, como aqueles relacionados à: compreensão dos limites e possibilidades a partir do conhecimento do perfil dos estudantes, ou seja, aspectos relacionados às vivências musicais, preferências etc.; necessidade de adaptar o processo pedagógico aos estudantes, quer dizer, adequar o que é exigido conforme o perfil dos estudantes; construir o processo educativo junto com o estudante, ou seja, aspectos vinculados à prática que buscam, de algum modo, a inclusão do estudante na disciplina; à aprender de maneira compartilhada, ou seja, a construção de um espaço favorável à troca de ideias entre alunos e entre alunos e professor; a conhecer as dificuldades dos estudantes; ao trabalho pedagógico sobre as dificuldades dos estudantes, ou o que os professores fazem para promover a superação das dificuldades do estudantes; saber aprender para saber ensinar, que se trata do pensar outras formas de estudar que podem ser úteis na graduação; o trabalho de desenvolver competências e habilidades pedagógicas nos estudantes, que trata de um aspecto intencional de desenvolvimento profissional dos estudantes das disciplinas de prática instrumental; e a avaliação em função do processo, que implica num acompanhamento temporal no desenvolvimento do conhecimento dos estudantes, bem como também a adaptação da avaliação em função do estudante. Tais pontos estão relacionados aos saberes da experiência, curriculares, pedagógicos/profissionais/da ciência da educação, aos saberes disciplinares, aos saberes da tradição pedagógica, ao conhecimento dos alunos e suas características, ao conhecimento dos contextos, ao conhecimento dos fins educacionais. A partir das trajetórias identificamos que tais saberes são temporais, não estáticos e sociais.
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MARIA JOSÉ DOS SANTOS
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A COLABORAÇÃO INTÉRPRETE-COMPOSITOR NA COMPOSIÇÃO DE TRÊS ESTUDOS PARA OBOÉ SOLO.
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Data: 31/07/2023
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Hora: 14:30
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Desde o início da sistematização da aprendizagem do oboé no século XIX, inúmeros compositores criaram obras cujo propósito é colaborar com o desenvolvimento técnico e interpretativo dos oboístas através do estudo de um determinado aspecto da técnica instrumental. Apesar de conter um número significativo de obras, o repertório para oboé de compositores brasileiros, para esse fim, é relativamente limitado. Procurando mitigar essa lacuna, realizou-se esta pesquisa artística, de caráter autoetnográfico, mediada pelo processo colaborativo com três compositores brasileiros, cujo principal objetivo foi a criação de três Estudos para oboé solo concebidos a partir da sugestão de elementos interpretativos e intertextuais, sugeridos pela intérprete. Esses elementos foram utilizados tanto como ferramentas composicionais quanto como subsídios para o aperfeiçoamento e desenvolvimento de aspectos relacionados à performance dos Estudos. A autoetnografia analítica conduziu a descrição e análise dos processos colaborativos a partir das premissas da pesquisa artística, buscando aumentar nossa compreensão através da observação ativa dos processos criativos e dos objetos artísticos desta pesquisa. Os procedimentos metodológicos adotados foram desenvolvidos através da performance de obras para oboé dos compositores colaboradores, para uma maior aproximação com suas linguagens composicionais e uma consistente interação com os compositores durante o processo de criação e performance dos Estudos, buscando continuamente um comprometimento entre as concepções estéticas dos compositores e os aspectos idiomáticos, pedagógicos e interpretativos propostos pela oboísta. Consideramos que o processo colaborativo foi eficaz, uma vez que contribuiu para a expansão do repertório para oboé, com três novas obras de compositores brasileiros: Estudo Brasileiro para Oboé Solo, de Uaná Barreto; PARÁBOLA - Study for solo oboé, de Rodrigo Lima; Waldeinsamkeit - for solo oboe, de Helder Oliveira. Esses estudos poderão ser utilizados tanto como ferramentas de ensino, quanto como obras para performances musicais, graças a comunicação efetiva entre a intérprete e os compositores durante toda a pesquisa, impactando significativamente a composição dos estudos, bem como a construção da interpretação dessas novas obras.
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CAIO FIORI BERTAZZOLI
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A batucada de samba em Córdoba, Argentina
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Data: 31/07/2023
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Hora: 13:30
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Este trabalho apresenta e discute os resultados de uma pesquisa sobre as batucadas de samba presentes em Córdoba, Argentina, a partir do estudo de três grupos da região: Batería Cadencia Cordobesa, Acadêmicos de Manos de Fuego e Escola de Samba União da Serra. Com foco na percussão e considerando aspectos contextuais, foi conduzida uma pesquisa que buscou entender as práticas musicais do samba de batucada dos grupos, uma manifestação popular que não é típica da região. A investigação teve como suporte metodológico a pesquisa de campo, auxiliada também por experiências prévias do pesquisador vividas durante nove anos no país. A pesquisa de campo envolveu a coleta de material audiovisual, gravações pré-existentes dos grupos e entrevistas realizadas com os seus respectivos líderes e outras pessoas que participam desse contexto. As análises e interpretações têm como base estudos acerca da performance musical e da cultura popular, considerando principalmente abordagens etnomusicológicas sobre o tema, fundamentalmente os estudos relacionados às práticas musicais do samba de batucada. Os resultados demonstram que os grupos funcionam em contexto cultural compartilhado, mas com especificidades e com apropriações e reinterpretações singulares de cada agrupação dos elementos musicais do samba. Tais reinterpretações são parte de um processo que envolve a interação transcultural entre os sujeitos do contexto cultural e social cordobês, bem como o universo da batucada de samba.
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ROSANGELA SOUZA DA SILVA
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Prática docente de professores de música e sua relação com as tecnologias digitais através de produções de vídeos.
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Orientador : JUCIANE ARALDI BELTRAME
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Data: 31/07/2023
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Hora: 09:00
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A forma como os professores de música se relaciona com as tecnologias digitais pode trazer contribuições significativas para a sua prática docente na atualidade. Sendo assim, esta pesquisa parte do seguinte questionamento: como se dá a relação dos professores de música com as tecnologias digitais em suas práticas de ensino? Dessa forma, busco como objetivo geral: compreender a prática docente de professores de música que atuam na Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN) destacando o papel das produções de vídeos no contexto de suas práticas. Como objetivos específicos: compreender a relação dos professores de música com as tecnologias digitais na sua formação e atuação musical; identificar as aprendizagens e reflexões a partir das gravações e produções de vídeos de conteúdos didáticos; e compreender os desafios e aprendizagens que emergem do compartilhamento de vídeos em mídias sociais pelos professores. Nesse sentido, realizei uma pesquisa com abordagem qualitativa, tendo o grupo focal realizado no formato remoto, como principal procedimento de coleta de dados. Logo, os participantes da pesquisa são quatro professores de música atuantes na Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN). Sendo assim, os eixos temáticos de investigação são: Tecnologias digitais nas práticas docentes de professores música; Tecnologias digitais de gravação; e produções audiovisuais e Plataformas digitais. Dessa forma, o diálogo das tecnologias digitais com a prática docente dos professores refletiu na vivência dos alunos, resultou em diferentes experiências e a partir de toda produção de vídeos, houve aprendizado. Portanto, este trabalho se apresenta relevante porque apresenta uma reflexão a partir da ótica de professores quanto às especificidades e produções em vídeos que ocorrem na prática musical e docente, fazendo um diálogo entre a música produzida e consumida.
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MARIA ALICE PONTES DE CARVALHO
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Protagonismos femininos na Música Paraibana: um olhar sobre a trajetória de três mulheres musicistas
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Data: 28/07/2023
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Hora: 15:00
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A presente pesquisa traz como questão central as trajetórias de três mulheres musicistas, Nathalia Bellar, Sandra Belê e Glaucia Lima, atuantes na cidade de João Pessoa, a partir de seus protagonismos femininos na música paraibana, dialogando com teorias feministas, com o campo de Música e Gênero, com a Etnomusicologia e áreas afins. Nessa perspectiva, o trabalho traz uma breve história das mulheres no Brasil, evidenciando os percursos e lutas das mulheres pela conquista de direitos e espaços na sociedade. Posteriormente, faz um apanhado sobre o campo de Música e Gênero, bem como a história das mulheres na música para, assim, trazer as trajetórias e protagonismos das três mulheres musicistas paraibanas, a fim de analisar e discutir essas trajetórias à luz do referencial teórico. Além disso, traz dados gerais sobre a quantidade de mulheres musicistas atuantes em João Pessoa, e propõe discutir medidas de enfrentamento ao machismo, ampliando o debate para pensar possibilidades de empoderamento feminino na música, visando o protagonismo, bem como ampliar a presença de mulheres nos diversos espaços musicais.
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JOSE AGOSTINHO DA FONSECA JUNIOR
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Técnica estendida no oboé: estudos e proposições de processos facilitadores para a prática interpretativa.
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Data: 28/07/2023
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Hora: 14:30
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A busca por novas sonoridades como recurso expressivo está presente na música há muitos séculos. Tal demanda impulsiona compositores e instrumentistas a explorar novos sons para suas composições e interpretações, dentre esses: as técnicas estendidas. O presente trabalho pretende promover o estudo destas técnicas para os oboístas através dos processos facilitadores, decodificando e sistematizando os elementos necessários para sua execução. Inicialmente conceitua-se, contextualiza-se e descreve-se as técnicas estendidas e seu desenvolvimento no repertório para o oboé. Através da revisão bibliográfica e da autoetnografia, foram propostos processos facilitadores para realização de cinco técnicas estendidas no oboé: multifônico, harmônico, frulato, trinado duplo e glissando. As técnicas selecionadas foram fruto da pesquisa documental realizada em editais de concursos internacionais. Os processos facilitadores foram elaborados sob a perspectiva da autoeficácia, buscando estratégias que primam pela autopercepção para o desenvolvimento reflexivo das habilidades necessárias para a aprendizagem e aprimoramento das técnicas estendidas no oboé. Como parte da metodologia, foram elaborados arranjos de cantigas de roda brasileiras com a utilização das técnicas estendidas para exemplificar o potencial expressivo desses recursos sonoros na construção de uma performance musical. Acredita-se que os processos facilitadores podem oportunizar um acesso gradativo às técnicas estendidas, ampliando as possibilidades expressivas dos oboístas, além de contribuir para o aprimoramento das suas habilidades técnicas e interpretativas.
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THIAGO COSTA DE SOUZA
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Bumba-Meu-Boi do Maranhão: uma reflexão etnomusicológica sobre sustentabilidade musical
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Data: 27/07/2023
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Hora: 15:00
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O contexto deste trabalho busca apresentar um estudo sobre práticas musicais da cultura brasileira sob a ótica da sustentabilidade musical. Para delimitar o objeto de estudo, foi realizada uma pesquisa sobre a trajetória do grupo de Bumba-meu-boi de Maracanã desde o início do Século XXI. O foco deste estudo está pautado nos aspectos sustentáveis que ajudaram na manutenção desse grupo ao longo desse período. Portanto, este trabalho tem como objetivo principal compreender a trajetória histórica do Bumba-meu-boi de Maracanã ao longo dos últimos vinte e cinco anos (1997-2023), buscando entender, com base em estudos sobre sustentabilidade musical, quais os pontos importantes para a manutenção da sua própria existência. A sustentabilidade musical (BENDRUPS; SCHIPPERS, 2015; COOLEY, 2019; TITON, 2013, 2019a, 2020) reconhece que as mudanças socioculturais, ambientais, políticas e econômicas são inevitáveis e busca gerenciar essas mudanças para garantir integridade e continuidade das manifestações musicais no futuro. Segundo Titon (2009b), as discussões e ações em torno da sustentabilidade musical devem ser norteadas por princípios ecológicos e não da economia. Tansley (1935) aponta que o olhar ecossistêmico tem como princípio observar o organismo complexo interagindo com fatores físicos, mais amplos, que formam o ambiente ou o bioma ao qual pertence. Nesse ponto, não podemos separar o organismo do ambiente. Diante disso, Schippers (2015, p.137) propõe pensar a música como um ecossistema musical. Ele defende que todo o sistema, incluindo não apenas um gênero musical específico, mas também o complexo de fatores que definem a gênese, o desenvolvimento e a sustentabilidade da cultura musical circundante no sentido mais amplo. Nesta pesquisa, foram trabalhados nove conceitos em busca de uma visão contextual, holística e multiescalar para nortear o processo de análise dessa manifestação musical. Metodologicamente, essa é uma pesquisa qualitativa de natureza básica, que utiliza como meio técnico o método de procedimento histórico, estruturado por meio de pesquisa bibliográfica e documental, aliado a procedimentos etnográficos como observação participante e entrevistas. Os resultados obtidos apontam que o Boi de Maracanã se mantem por meio: da fé e dos aspectos sincréticos em que coabitam o catolicismo popular e a encantaria do tambor de mina, em busca da sobrevivência do ser humano enquanto parte de um universo simbólico ancestral; do censo comunitário e de pertencimento a um ciclo ritualístico que dá sentido à vida; da ancestralidade e continuidade provenientes da cosmovisão afro-indígena; de seu poder resiliente de si reestruturar e dialogar com o setor público e privado em busca da sobrevivência financeira; do aprendizado constante, que reagem às perturbações do mundo contemporâneo, como no período de isolamento social; e do associativismo dos indivíduos e do aproveitamento de suas habilidades em busca da satisfação da coletividade. Portanto, o entendimento dos caminhos sustentáveis com base em uma ótica ecossistêmica ao longo desse período histórico é importante para entender o processo de continuidade do Boi de Maracanã e seu estado na atualidade. Nesse sentido, o estar junto fazendo música é um dos pontos de encruzilhada em que se conectam as várias dimensões no sentido físico, filosófico, religioso e transcendental.
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RUDÁ BARRETO VIEIRA
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Distonia Focal em violonistas: uma rotina de excessos
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Data: 26/07/2023
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Hora: 09:00
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O presente trabalho se propõe a discutir a distonia focal e a sua relação com a prática instrumental a partir de um quadro de ocorrência desta condição em três violonistas que concluíram seu processo de formação superior. O trabalho é resultante de uma pesquisa qualitativa que, apoiando-se em um estudo de caso múltiplo, buscou alcançar um entendimento aprofundado de uma situação delimitada e dos significados para os envolvidos. Como instrumento de coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas a fim de compreender as trajetórias e contextos formativos dos indivíduos analisando-as como pertencentes a uma rede de significados e conjunturas às quais estes discentes estão inseridos. Para o processo de análise, tomamos como principal referencial teórico os escritos de Joaquín Farias e Ruth Chiles, pesquisadores que trazem em seus estudos, perspectivas que vão além da prática instrumental, compreendendo que a distonia focal não é um resultado único dos excessos técnicos e mecânicos frente ao instrumento. A partir dos resultados alcançados, fica evidente que o surgimento da distonia focal está intrinsecamente ligado a uma complexa conjuntura social e cultural que permeia as estruturas curriculares e, consequentemente, influencia o processo de ensino e aprendizagem do instrumento. Essa conjuntura engloba fatores como pressões competitivas do mercado de trabalho, paradigmas arraigados na concepção de excelência e virtuosismo, falta de consciência corporal, ausência de discussões sobre saúde ocupacional e bem-estar do músico, entre outros elementos. Essas influências negativas podem levar a uma prática descuidada que desconsidera os limites físicos e mentais, contribuindo para o surgimento da distonia focal. Portanto, aponta-se para a necessidade de se repensar e reformular esse modelo, buscando uma abordagem mais inclusiva, saudável e abrangente para valorizar o desenvolvimento integral dos estudantes de música. Diante disso, este estudo oferece uma base sólida para futuras pesquisas no campo da saúde e educação musical, evidenciando a importância de investigar as interações entre o corpo, a prática musical e o contexto sociocultural, visto que a compreensão aprofundada da distonia focal enquanto uma manifestação multidimensional possibilita a formulação de abordagens preventivas e terapêuticas mais abrangentes e eficazes.
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SAMMA MASCARENHAS DE MENDONÇA
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O LEMI E A FORMAÇÃO DOCENTE: TRAJETÓRIAS E EXPERIÊNCIAS DE LICENCIADOS EM MÚSICA PELA UFPB
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Data: 25/07/2023
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Hora: 13:30
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Foi criado em 2010, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), um grupo de estudos denominado "Grupo de Educação Musical Infantil da UFPB. A partir das ações e estudos realizados por este grupo, surgiu o Laboratório de Educação Musical Infantil (LEMI), que funcionou ativamente até o ano de 2020. O LEMI visava criar um espaço no qual os alunos do curso de licenciatura em música tivessem a oportunidade para se dedicar ao ensino direcionado às crianças da primeira infância, promovendo aulas de musicalização infantil, funcionando, portanto, como um laboratório-escola. O laboratório proporcionou experiências diversas relacionadas ao ensino de música na infância, na educação musical de forma geral, além de abordar a prática do ensino colaborativo, já que as aulas direcionadas para a musicalização infantil eram planejadas e discutidas com a participação dos professores mais experientes e os alunos participantes, professores em formação. Alguns projetos e muitos alunos da licenciatura passaram pelo LEMI, que se constituiu, ao longo dos anos, como uma referência para a educação musical infantil na cidade de João Pessoa. Sendo assim, a presente pesquisa aborda o LEMI como um espaço para a formação de professores de música na primeira infância, analisando como esse projeto de extensão contribuiu para a experiência formativa de licenciados em música que dele participaram, enfocando os saberes docentes envolvidos nesse processo, com base na obra de Maurice Tardif, Saberes Docentes e Formação Profissional, utilizada como referencial teórico. A metodologia adotada foi a história de vida (musical), com coleta de dados através de entrevistas narrativas com dez sujeitos. Como objetivo geral, a pesquisa buscou compreender como a participação no LEMI/UFPB influenciou o percurso de formação de educadores musicais que atuam em João Pessoa. Tem ainda, como objetivos específicos: Contextualizar o LEMI no âmbito histórico e institucional da UFPB e os desdobramentos até o ano de 2023; analisar os espaços e percursos de formação e atuação musical dos alunos da licenciatura, antes de seu ingresso no LEMI; identificar as motivações e expectativas que levaram à escolha de fazer parte do laboratório; analisar os efeitos da participação no LEMI na formação profissional e pessoal dos professores que por lá passaram e seus reflexos na sua prática pedagógica posterior. A análise dos relatos dos participantes mostrou como o LEMI, como um projeto de extensão, influenciou a formação desses professores licenciados pela UFPB, propiciando o desenvolvimento de saberes experienciais (conforme Tardif) e saberes da ação pedagógica (nos termos de Gauthier e colaboradores). Concluímos que o LEMI atuou na diminuição da distância entre a prática e a teoria na formação de professores, possibilitou uma formação específica na área da musicalização infantil através do projeto de extensão pois o currículo da Licenciatura em Música não consegue abarcar todas as particularidades dos possíveis campos de atuação do educador musical , e ainda gerou mercado de trabalho nessa área específica na cidade de João Pessoa.
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MICAS ORLANDO SILAMBO
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REINVENÇÕES CRIATIVAS DOS/DAS VACHAYI VA TIMBIRA EM MAPUTO: ACOMODAÇÃO E TRANSMISSÃO DAS ARTES MUSICAIS
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Data: 24/07/2023
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Hora: 14:00
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A reconstrução da música de mbira em Moçambique (Maputo), outrora estigmatizada em
sociedades africanas, vem se afirmando desde o início do século XXI por força de vários
movimentos e pessoas singulares. O objetivo desta tese é compreender as práticas e
estratégias aplicadas na reinvenção e manutenção dos/das vachayi va timbira em Maputo
(Moçambique), bem como a sua inter-relação com as artes musicais integradas. O trabalho foi
baseado numa pesquisa etnográfica, consolidada em um trabalho de campo que, entre os anos
de 2019 e 2022, proporcionou uma interação com os/as vachayi va timbira em Maputo. Nesse
contexto, as pessoas se moldam através de escuta ativa e reflexiva, de experimentos de erros e
acertos, de sinais gestuais e sonoros, de trabalho coletivo, sobretudo olhando, ouvindo,
sentindo, imitando e repetindo pacientemente. A captação desses processos foi possível graças
ao diálogo de referenciais do Campo Empírico Gestual, Oral e Prático, bem como bases
teóricas, das áreas de Musicologia Africana, Etnomusicologia, História, Antropologia e
Educação Musical. Os resultados apontam que a música mbira é um repositório de
informações para a reeducação do povo africano em seus nomes, línguas, danças, canções,
instrumentos musicais, religiões, ambiente, herança de luta, unidade e capacidades, fazendo
com que este povo tome seu passado como um campo de realizações construtivas para a
humanidade. Estar aberto a pessoas, processos, estratégias e características da música de
mbira significa desenvolver práticas emancipatórias democráticas que extrapolam a música
em si, inter-relacionando-a com a sociedade, cultura, língua, criatividade, inovação e mais.
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FRANCISCO ORNIUDO FERNANDES FILHO
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[R]existir: a performance da Vintena Brasileira
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Data: 24/07/2023
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Hora: 09:00
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Este trabalho investiga a performance da Vintena Brasileira, orquestra regida pelo pianista, compositor e arranjador paulistano André Marques, e que surgiu a partir de oficinas de ritmos brasileiros iniciadas em 2003. A Vintena Brasileira se fundamenta, como descrito em seu site oficial, nos preceitos da Música Universal, na acepção de Hermeto Pascoal. O termo é empregado por este músico na tentativa de descrever seu sistema musical, desenvolvido através do intenso regime de ensaios entre os anos de 1981 e 1993 no bairro do Jabour, localizado na periferia do Rio de Janeiro. As práticas ali desenvolvidas configuraram um ambiente artísticopedagógico referido na literatura como Escola Jabour, do qual André Marques e, consequentemente, a Vintena Brasileira são apontados como ramificações por parte da literatura especializada. Motivado inicialmente por minha experiência como integrante do grupo entre os anos de 2017 e 2018 e das interações e relações humanas estabelecidas, busco compreender as principais relações entre o conceito de Música Universal da Escola Jabour e os processos criativos, de transmissão e de performance musical da Vintena Brasileira. A fim de construir um entendimento ampliado sobre o tema proposto, o trabalho está vinculado aos estudos da performance, sob perspectiva etnomusicológica. Proponho, nesse sentido, reflexões para além do fato musical em si, abarcando os sujeitos em seus contextos, interações, concepções, audiência, tempo, espaço, dentre outros aspectos pertinentes para buscar a compreensão holística e contextual do grupo. Para alcançar os objetivos pretendidos, o delineamento metodológico do trabalho compreende pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. As análises e interpretações foram desenvolvidas com base na articulação entre as perspectivas teóricas dos estudos da performance musical, das perspectivas empíricas e reflexivas da literatura específica sobre a Música Universal de Hermeto Pascoal e as dimensões empíricas produzidas durante o processo de pesquisa. Os resultados apontam para uma performance que se caracteriza como resultado das experiências vividas nos processos sociointerativos e que se refletem nos elementos sonoros-estruturais e contextuais da orquestra, articulados com conceitos, técnicas e procedimentos da Música Universal abarcando dimensões de intuição, oralidade, improvisação e coletividade, gerando assim novas interações e experiências através dos produtos e desdobramentos dessa performance.
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MARCELO MORENO DA SILVA
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Universalidade e regionalismo na obra de José Siqueira: construção das edições crítica e de performance da II Sonata para Violoncelo e Piano
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Data: 30/06/2023
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Hora: 16:00
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Esta pesquisa apresenta uma análise voltada para a performance, com base em referências das expressões culturais do Nordeste do Brasil presentes na II Sonata para Violoncelo e Piano do compositor paraibano José Siqueira. Ao mesmo tempo em que propomos a elaboração de uma Edição Crítica como também uma Edição de Performance da Sonata, utilizamos noções sobre o Sistema Trimodal (SIQUEIRA, 1981a), desenvolvido pelo o próprio compositor. Assim, encontramos ferramentas para identificar padrões que auxiliaram a propor soluções para eventuais inconsistências nas cópias manuscritas, principais fontes documentais primárias para este trabalho. Salientamos que estas fontes primárias dizem respeito ao manuscrito do compositor como também a cópia justa elaborada por F. Paes de Oliveira. Juntas, se mostraram ferramentas indispensável para o entendimento composicional do autor. Como forma de propor possibilidades interpretativas para a Sonata, realizamos uma discussão acerca de conceitos sobre Timing aplicados na performance da obra a partir do estudo de Matthay (1913), Cone (1968), Epstein (1995), Aquino e Aquino (2021). Com a finalidade de investigar a linguagem violoncelística e regionalista de Siqueira, justaposta à sua universalidade composicional, a pesquisa busca identificar eventuais influências absorvidas por Siqueira através dos artistas com quem ele conviveu e se relacionou. É neste bojo que identificamos supostas traços do compositor britânico Benjamin Britten na elaboração desta obra. Desta forma, paralelo à relação compositor-intérprete estabelecida entre Britten e o violoncelista russo Mstislav Rostropovich, Siqueira também dedicou esta Sonata ao intérprete. Ao investigar uma linguagem e/ou aspectos brittenianos na Sonata, este estudo pretende também compreender a influência de Rostropovich no repertório para violoncelo do século XX para investigar se os laços entre Siqueira e Rostropovich estão apenas na dedicatória da partitura ou na composição em si.
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DAYSE CHRISTINA GOMES DA SILVA MENDES
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Promoção da autorregulação do ensino e da aprendizagem em uma ação educativa na licenciatura em música da Universidade Federal de Pernambuco.
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Data: 30/06/2023
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Hora: 14:00
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Esta investigação teve como principal objetivo propor, analisar e compreender a integração curricular da autorregulação da aprendizagem na formação instrumental em uma ação educativa no curso de licenciatura em música, cujos objetivos específicos foram: Compreender a autorregulação dos estudantes no início, durante e ao concluir a ação educativa; Compreender o processo autorregulatório desenvolvido pelos participantes como aprendizes e docentes; Compreender as estratégias e habilidades autorregulatórias desenvolvidas pelos participantes; Compreender os diálogos ocorridos na ação pedagógica entre a autorregulação da aprendizagem e as práticas de formação instrumental no componente eletivo tópicos especiais em música curso de licenciatura em música; Indicar contribuições da autorregulação da aprendizagem para a formação inicial do professor de música; Indicar quais as implicações da autorregulação da aprendizagem musical para a formação inicial do professor de música. O processo de construção do referencial teórico consistiu em três ramificações temáticas, a saber: Autorregulação da Aprendizagem musical, Ensino coletivo de instrumento musical/Ensino de piano em grupo e Formação inicial do Professor de Música. Utilizamos como modelos norteadores para compreender o fenômeno, o modelo das fases cíclicas autorregulatórias, o da reciprocidade triádica e o da dupla função do professor autorregulado. Por meio de uma abordagem qualitativa, desenvolvemos uma pesquisa-ação. A intervenção ocorreu através do componente curricular eletivo MU690 Tópicos especiais em música, no departamento de música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no período de fevereiro a maio de 2022. Participaram da pesquisa seis estudantes da licenciatura, a professora titular e a pesquisadora. Após seguir todos os trâmites necessários para o ingresso no campo, iniciamos a ação pedagógica com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado por todos. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionários, entrevistas semiestruturadas e aulas online e presencial gravadas em áudio. Para desvendar como ocorreu o processo autorregulatório, analisamos os dados de acordo com as seis dimensões da autorregulação da aprendizagem em música, a saber: motivo, método, tempo, comportamento, ambiente físico e social. Constatamos que para promover situações didáticas no ensino do instrumento na perspectiva da ARA, é necessário que o licenciando atue numa dupla função, a de aprendiz e docente reflexivos. Os resultados revelaram que os estudantes utilizaram estratégias e habilidades eficazes para aprender e ensinar no contexto individual e coletivo de instrumento musical, categorizadas respectivamente de acordo com os estágios das estratégias para a prática instrumental, a saber: Planejamento e preparação, estratégias executivas, avaliativas, metaestratégias, estratégias de preparação para apresentação pública e consoante os quatro estágios de desenvolvimento das habilidades autorregulatórias como por exemplo, habilidade de estabelecer objetivos, utilizar estratégias especificas, de integrar as abordagens erudita e popular no ensino do instrumento e de autoavaliação do processo autorregulatório. As descobertas também trouxeram implicações para a docência e para a Educação musical. Concluímos que assim como a presente pesquisa mostrou-se eficaz no contexto do ensino superior torna-se relevante que seja aplicada em múltiplos contextos da Educação Musical.
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LUIZ FERNANDO NAVARRO COSTA
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Música e deficiência visual: uma proposta de ensino e aprendizagem online de violão para pessoas cegas
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Data: 19/06/2023
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Hora: 14:00
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Por atuar de forma remota, a educação online vem se tornando uma alternativa para a formação daqueles que moram distantes dos centros educacionais e para os indivíduos com limitação de locomoção, como as pessoas com deficiência visual. A presente pesquisa implementa e avalia uma proposta de ensino online de violão para um público com cegueira total. O objetivo é compreender os processos, possibilidades e desafios envolvidos nessa iniciativa. A motivação para essa pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) surgiu de uma experiência pessoal no ensino de violão para uma aluna cega. A metodologia usada foi a pesquisa-ação. O processo de intervenção pedagógica consistiu em um curso de violão online para pessoas cegas realizado em duas fases: a primeira com dez aulas individuais, semanais, de outubro a dezembro de 2020. A segunda fase, iniciada em março e concluída em junho de 2021, incorporou uma aula coletiva mensal, totalizando quatorze aulas individuais e quatro coletivas. As duas fases contaram com os mesmos participantes: cinco alunos cegos de diferentes cursos de graduação da UFPB. Três alunos eram iniciantes e dois já tinham experiência no violão. O Curso de Violão Online para Cegos (CVOC), oferecido pelo programa de extensão da UFPB, foi voltado para a prática do violão popular e não fez uso da musicografia braille. A plataforma escolhida para a realização de aulas síncronas foi o Google Meet, acessada pelos alunos por meio de celular smartphone. Para as interações assíncronas e compartilhamento de arquivos e links foram utilizados o WhatsApp e o Youtube. Foram preparados, especificamente para o curso, diversos tutoriais em formato de vídeo, relativos aos conteúdos a serem trabalhados. Os resultados da pesquisa-ação apontaram eficácia no ensino online de violão para cegos. Embora tenham surgido dificuldades em virtude da internet lenta, comprometendo ocasionalmente um bom acompanhamento das atividades do aluno, verificou-se ser possível com recursos tecnológicos satisfatórios e metodologia adequada ensinar, na modalidade online, violão popular para pessoas cegas. Os alunos utilizaram as tecnologias digitais sem problemas, sendo bastante independentes nos acessos às plataformas e nas comunicações síncronas e assíncronas. A aprendizagem do violão baseou-se, principalmente, na memória tátil e na audição, mas a metodologia no curso também fez uso de convenções e sistemas alternativos para o ensino do ritmo, dos acordes e da forma de usar as cifras na harmonização das canções. Os alunos iniciantes aprenderam a acompanhar as canções e os ritmos brasileiros planejados para a intervenção pedagógica. Para os alunos experientes, o curso constituiu uma oportunidade de reciclagem de seus conhecimentos violonísticos e de conhecer novos sistemas de acessibilidade para a prática do violão popular. As interações foram motivadoras para os alunos, sendo também um conforto para enfrentar os dias difíceis da pandemia de Covid-19, além de favorecerem a aprendizagem colaborativa. Embora o ensino de violão online seja atualmente restrito, praticamente, ao público normovisual, o CVOC configurou-se como uma experiência singular que buscou contribuir para a equidade.
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JULIANA SANTOS REZENDE DE ARAUJO COUTO
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A PRIMEIRA SONATA PARA VIOLINO E PIANO DE JOSÉ SIQUEIRA (1949): um estudo analítico e performático
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Data: 12/06/2023
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Hora: 14:00
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O presente trabalho tem como principal objetivo realizar um estudo analítico e performático, com enfoque nos gêneros musicais nordestinos (baião e maracatu), principalmente no que tange características rítmicas e modais presentes na Primeira Sonata para Violino e Piano (1949), de José Siqueira. No primeiro capítulo realizamos uma breve contextualização a respeito do compositor José Siqueira e sua relação com a música nordestina, além de explicitar os gêneros musicais nordestinos presentes na obra. Ainda, abordamos alguns aspectos teóricos e práticos sobre o sistema trimodal desenvolvido pelo compositor e expomos de maneira breve a forma sonata clássica como forma de nortear a análise da obra. No segundo capítulo, detivemo-nos no estudo analítico dos três movimentos da obra, analisando-a formal, harmônica/modal, temática e ritmicamente, tendo como referencial teórico a obra de William Caplin (Classical Form, 1998), e a de James Hepokoski e Warren Darcy (Elements of Sonata Theory, 2006). Por fim, no último capítulo, abordamos o processo de construção performática da obra, no qual selecionamos alguns trechos dos três movimentos, onde trouxemos sugestões de cunho interpretativo, no qual foram baseadas no entendimento do estilo dos elementos musicais nordestinos presentes na obra. Revisamos as arcadas, dedilhados, dinâmicas e articulações indicadas pelo compositor, aspectos para os quais recomendamos algumas alterações, com o propósito de contribuir para um melhor entendimento da ideia do compositor.
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MAURO ALBINO MUHERA
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O CANTO CORAL EM MOÇAMBIQUE: TRANSCRIÇÃO, REELABORAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE QUATRO CANÇÕES POLIFÔNICAS MOÇAMBICANAS PARA CORO.
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Data: 28/04/2023
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Hora: 10:00
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O objetivo geral desta pesquisa foi refletir sobre o processo de interpretação de quatro canções polifônicas moçambicanas para coro de vozes iguais e mistas, a cappella e com acompanhamento, transcritas e reelaboradas, oferecendo subsídios para regentes interessados(as) em ampliar as possibilidades de escolha do repertório coral. Para atingir tal meta, dividimos nossa pesquisa em três etapas. Na primeira, dedicamo-nos à fundamentação teórica, que fez uma análise das práticas do canto coletivo e do canto coral em Moçambique. Aqui, tratamos da makwayela, das Canções Revolucionárias e do movimento coral em Maputo, abrangendo grupos específicos, como o Majescoral, e eventos, como o Fest Coros, um dos mais importantes do país na categoria. Abordaram-se, também, os princípios que norteiam a criação e execução dos repertórios cantados polifonicamente, incluindo aqueles ligados à harmonia e à condução vocal. Na segunda fase, analisamos quatro arranjos de canções moçambicanas, contemplando o contexto no qual foram escritos, bem como os elementos rítmicos, melódicos, harmônicos e textuais de cada uma das canções. Na terceira e última parte, relatamos como ocorreu o processo de preparação e interpretação do repertório, a partir dos ensaios e das apresentações que realizamos com o Coro de Câmara de Campina Grande, apontando os principais pontos observados ao longo dessa experiência prática. Os resultados indicam que, ao entrar em contato com as músicas de diferentes países, os intérpretes passaram a ter uma visão mais ampla da diversidade musical ao redor do globo. Além disso, porque interpretamos o repertório selecionado e arranjado com um coro brasileiro, percebemos que, nesse processo, houve troca de conhecimentos e de práticas musicais entre as partes envolvidas, isto é, entre o pesquisador e o coro, ambos oriundos de culturas distintas, mas que guardam várias similaridades entre si. Por fim, concluímos que, ao interpretar um repertório que se apropria da linguagem musical europeia como ferramenta decolonial, ampliamos as possibilidades de atuação de coros, regentes e preparadores vocais, que passarão a cantar música em diversas línguas, incluindo as africanas.
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RUTE CAROLINA DA CUNHA BENIGNO
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"Eu e meu fole": trajetórias formativas de seis sanfoneiros profissionais
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Data: 24/04/2023
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Hora: 14:00
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A sanfona é um instrumento muito importante para a cultura musical nordestina e brasileira, ligada predominantemente à música popular. Está associada a tradições estéticas e a práticas de aprendizagem específicas. A produção de conhecimentos científicos em música vem, pouco a pouco, abarcando este campo e é neste cenário em esta pesquisa se situa. Este estudo busca compreender a trajetória de formação musical de sanfoneiros com carreira artística consolidada. Seus objetivos específicos são: analisar as situações e processos de aprendizagem vivenciados pelos sanfoneiros, bem como as relações entre tais processos; descrever técnicas, estilos, contextos e significados presentes na formação musical destes sujeitos; e identificar as concepções dos sanfoneiros sobre sua própria trajetória formativa. Para esta pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa, tendo como metodologia a História de Vida Musical e, como principal técnica de coleta de dados, a entrevista narrativa. Foram entrevistados seis sanfoneiros com atuação profissional consolidada e reconhecida no Nordeste brasileiro. A entrevista narrativa foi complementada por entrevista semiestruturada a partir dos conteúdos imanentes da primeira entrevista. O estudo baseia-se na sociologia de Pierre Bourdieu e nos estudos sobre a cultura nordestina, aprendizagem na música e, especificamente, na música popular. A análise também foi direcionada a partir de estudos sobre forró e sobre sanfona. As principais práticas de aprendizagem analisadas foram: a familiarização, o tocar de ouvido, a imitação, a aprendizagem entre pares, estudos formais, transposição de estudos de outros instrumentos e a criação. Como contextos de aprendizagem, predominam os não institucionais, com ênfase na própria situação de performance como situação que promove, além da aprendizagem musical, o desenvolvimento das práticas profissionais do sanfoneiro. Percebe-se que, ao longo das trajetórias, se aprende não apenas a tocar sanfona, mas a ser sanfoneiro. A aprendizagem técnica e estética, a incorporação de cultura(s) e o exercício profissional são aspectos indissociáveis na trajetória desses sujeitos. A pesquisa contribui para a compreensão das práticas de aprendizagem de sanfoneiros com atuação profissional e de músicos populares em geral, podendo somar às reflexões mais amplas sobre cultura popular e arte.
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ANDRE VIEIRA SONODA
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Registros sonoros etnográficos de manifestações culturais populares do Nordeste do Brasil subsidiados pelo IPHAN no Século XXI
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Data: 21/03/2023
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Hora: 14:00
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Desde a ascensão de Getúlio Vargas ao poder, em 1930, e ao longo de parte significativa do Século XX, o investimento governamental em mecanismos de proteção do patrimônio cultural brasileiro fundamentou-se principalmente no tombamento de patrimônios materiais com características eurocêntricas, fortemente vinculados à cultura da classe dominante.
No entanto, ao final do Século XX, um novo paradigma reorientou os intuitos governamentais, promovendo uma gradual aproximação a mecanismos contemporâneos de registro e
salvaguarda do patrimônio imaterial. Este último, mais ligado às classes populares, além de
mais bem representativo do ethos e dos aspectos socioculturais do povo brasileiro. Materializado na atuação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), esse
novo contexto político favoreceu uma ampliação da atividade de registros sonoros etnográficos sobre as manifestações culturais populares na Região Nordeste do Brasil no Século XXI.
No entanto, apesar da relevância desses documentos fonográficos para a Nação, nenhuma
abordagem científica sobre os mesmos, nos termos aqui implementados, parece ter sido instituída até o presente momento. Realizada entre 2018 e 2022, a presente pesquisa empregou
análises bibliográficas, documentais, acústicas e estatísticas para avaliação das características, tendências e lacunas desses registros sonoros etnográficos subsidiados pelo IPHAN no
Século XXI. Para tanto, três dimensões analíticas foram adotadas: física do som e acústica
auditiva; engenharia de áudio e, finalmente, parâmetros etnográficos etnomusicológicos.
Dimensões estas, imprescindíveis para a depreensão do objeto de estudo, assim como para a
produção de informações relevantes e inéditas para a etnomusicologia e áreas nas quais o
trabalho etnográfico representa um procedimento fundamental. Enquanto resultados, quatro
aspectos foram considerados principais. Primeiro, a depreensão das características, tendências e lacunas dos registros sonoros avaliados. Aspectos estes, reveladores de contextos socioculturais importantes relacionados a vinte e seis manifestações culturais populares do
Nordeste do Brasil, as quais, no âmbito desta pesquisa, alçaram-se à condição de objetos
principais de análise. Segundo, a constatação da necessidade de reflexões acerca de práticas
etnográficas na etnomusicologia. Aspectos, inclusive, considerados relevantes para todas as
áreas do conhecimento nas quais o trabalho etnográfico, com ênfase em registros fonográficos, representa procedimento indispensável. Terceiro, a necessidade de adequações em políticas governamentais de salvaguarda do patrimônio imaterial brasileiro no sentido tanto da instituição de orientações para a prática de registros sonoros etnográficos, ancoradas em
constructos e concepções epistêmico-filosóficas da etnomusicologia, antropologia e manifestações culturais brasileiras, quanto de mecanismos jurídicos mais adequados às demandas
contemporâneas de salvaguarda e difusão do patrimônio cultural nacional. Finalmente, constatou-se a viabilidade do uso de análises estatísticas para identificação de dados quantitativos
capazes de subsidiar análises qualitativas relevantes para a etnomusicologia. Enquanto conclusões, três pontos foram considerados relevantes. Primeiro, a necessidade de aprimoramentos epistêmico-conceituais no campo da etnomusicologia, tanto em relação à prática de registros sonoros e processos de pós-produção de materiais etnográficos quanto acerca de hierarquias de gênero, relações de poder, além de discriminações religiosas e culturais contemporâneas. Estas últimas, atentatórias aos direitos e liberdades de manifestações culturais populares, sobretudo culturas indígenas e afro-brasileiras. Segundo, a necessidade de aprimoramentos em políticas públicas culturais tanto no âmbito de mecanismos de salvaguarda, proteção e difusão do patrimônio cultural nacional quanto de orientações técnico-operacionais
oficiais, por parte do IPHAN, que possam disciplinar melhor atividades de registro sonoro
etnográfico e etapas de pós-produção desses materiais segundo preceitos etnomusicológicos,
antropológicos e étnicos de expressões culturais brasileiras, especialmente, aquelas qualificadas como patrimônio imaterial nacional. Concluiu-se ainda que o emprego de análises estatísticas em pesquisas etnomusicológicas pode revelar dados importantes, favorecendo análises qualitativas indispensáveis. Embora subsídios desse tipo possam aproximar-se de lógicas frequentemente consideradas impróprias aos intuitos das ciências humanas, parecem capazes de elucidar aspectos e contextos socioculturais de difícil identificação por opções metodológicas unicamente qualitativas. Finalmente, as interpretações aqui instituídas permitiram a fundamentação da tese de que os registros sonoros de manifestações culturais populares do Nordeste do Brasil subsidiados pelo IPHAN no Século XXI revelam necessidades de
aprimoramentos epistêmico-conceituais, prático-operacionais e normativos tanto em políticas públicas culturais de salvaguarda do patrimônio imaterial nacional quanto na etnomusicologia e em processos etnográficos de campo que incluam registros fonográficos. Esperase, portanto, que a presente iniciativa favoreça mudanças nos termos aqui apontados.
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