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HENRIQUE MAIA LINS VAZ
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AENIGMA MUSICUM DIALOGIKŌS - entre o mito da ordem, os ritos do progresso e os jogos de de-composição
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Data: 13/12/2019
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Hora: 13:00
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Religiosa e laica, política e econômica, individual e coletiva, erótica e puritana, ao gozo do criador, ao júbilo do espectador..., "compor" é uma arte, uma distração, uma ciência, uma "festa", modo cifrado de comunicação dos universais, confrontação dialética com o curso do tempo, emprego racional dos sons, teoria pura, modo de expressão social, oração e comércio, soberania titular de uma operação criativa? A economia da composição anuncia a da "doação"? Enigma! "L'art est partout puisque l'artifice est au coeur de la réalité"... A "liturgia" como metáfora do sacrifício ritual, o "menestrel" que anuncia o mundo feudal, o "concerto" que precede a tomada de poder burguês, a "gravação" que anuncia a sociedade de consumo, o mp3 e a música virtual em judicializações que anunciam por ora a vitória do capitalismo cultural, a difícil relação musical entre indígenas e jesuítas que anuncia séculos de dizimação seja pelos hinários ou em nome do erário... Ontem como hoje a "música" parece anunciar o mundo de amanhã... Na encruzilhada da "tradução" com o "poder", uma "modernidade" que nos é principiada d'um "reencontro": o "choque colonial", a superposição da língua do colonizador sobre o tecido colonizado, rasgando-lhe e remendando-lhe a inteireza até a desfiguração do que lhe havia; metamorfose do vivo tocado pelo verbo colonizador em acervo na patronímia dos nomes e suas filiações. Nomes que assistimos e por eles somos assistidos - "restos" dos assassínios narrativos - ostentam uma língua outra e os vestígios d'uma "ausência"..., língua própria de corpo nenhum numa "pertença" sempre "descolocada" enquanto ruínas e epitáfios desse (re)contato cuja localização não se dá sem que se corte a carne: da investidura colonial aos corpos em instâncias de domesticação, o corpo apavorado pelo "pecado", o corpo escravizado pela precarização, subjugado pela "dívida", o corpo brutalizado pela virilidade demandada, o corpo subserviente pela reprodutividade exigida à mulher, o corpo docilizado que da obediência abusa, o corpo glorioso no espetáculo do consumo..., o corpo do músico que oficia a música numa "práxis" musical em busca da musicalidade perdida num musicalmente musico-lógico... Entre despojos, escombros e pilhagens dos modos-de-vida, a narrativa dos vencidos expõe os vencedores para além do rememorar de suas fundações nos mosquetes e holocaustos: até quando a América católica, tanto mais neopentecostal, precisará de "ridículas tiranias" do desaparecimento do outro, governos divinamente providenciais na forma puramente penitenciária que percorrem o "inferno do igual" sob leis econômicas? Às críticas (de)coloniais, esta tese faz com-sonância... Ao impacto sociotécnico da informação digital, à politização das tecno-logias, à crise do sujeito de direito suscitada pela economia, à reedição do humano sob os regimes de virtualização da biodiversidade numa "nova eugenia", aos umbrais espelhados da máquina antropológica no engenho do animal antropomorfo e à colonização algorítimico-genética da vida mecanizada em museo-logizados receituários de condulta..., esta tese rende acenos por uma cartografação, um dialogismo: o desabotoado tráfego do "entre" os discursos... Frente uma recepção solipsista da "obra de arte", centros outros agregadores da diferença arvoram e colocam em pauta a "beleza" do estar-junto, o "em comum" (κοινός), o "com" que nos põe uns de frente aos outros, nos confia uns aos outros, nos arrisca e juntos nos entrega à experiência que não é outra coisa senão a de "ser-com"; "experiência do belo" tanto quanto uma "experiência vivida de comunidade", não uma "revelação" científica ou uma afinidade moral cujo prazer assente identidade, mas um sentir-se bem com o próximo na "contemplação", na apreciação da "invencionática", na meditação do artificiado não enquanto útil, ou enquanto bom, ou enquanto o mais verdadeiro, e sim enquanto "belo" (não o inflacionário exercido no culto, tampouco o que constitui o estético do capital ou o do gosto culinário do like à curtida): da incompletude, uma abastança... Esta tese saúda o que "ama", aquele que "cuida" que outrem "cuide de si" (ἐπιμέλεια ἑαυτοῦ) a fim de bem cuidar da "cidade"... Com todos os riscos d'um desmoronar-se com as palavras, esta tese [é] um "atlas" (ἁ-τλᾱς, alpha copulativum e ἔτλην, relativo de τᾰ́λαντον que é "balança" e "talento": "cópula de talentos e balanços") do que fora manifestado e presentificado quando do estágio de docência onde uma incerta "gambiologia" fez seu gesto de resistência, seja enquanto luteria, uma "ética" corporal, na escritura de tempos e espaços compositivos da partitura-poema ou no viço d'um "raciocínio bastardo" (λογισμῷ τινι νόθῳ) "lançado de qualquer credo/credibilidade" (ἐμῆς ψήφου λογισθεὶς); no "topicalismo" desta tese repousam as inquietações e problemas partilhados em comunidade cuja cristalização sublinha/contempla um registro fonográfico de corpos que soam e são entoados, o "encontrado" no "uso" que agrilhoava-se na clandestinidade de cada existência; som no corpo, com o corpo, desde o corpo e através do corpo, não mais somente o espaço que contém o corpo e o define, mas o corpo que passa a construir e definir o espaço, não mais o silencioso e discreto, procurando evitar a gritante evidência de uma presença com o fim de não incomodar, não como objeto mecânico, da mecânica clássica, para além do aspecto da instrumentalidade; corpo como a espacialização mais acuminada do tempo... Esta tese/composição traz as vozes do "campo", entre a forja e o relato, um testimonial e uma "investigação" que dança ao redor d'uma pergunta entoada quando do estágio de docência pela comunidade: "para quê criar me serve? Em nome de quê?"... O itinerário não é o da resposta na ordem do discurso, mas de perguntas fermentadas de outras perguntas prenhes de perguntas.
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LUCÍOLA FERNANDES DOS SANTOS
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O desenvolvimento de competências nos processos de ensino e aprendizagem do canto lírico: um estudo multicaso
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Data: 09/12/2019
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Hora: 13:00
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Esta dissertação tem como objetivo analisar, de acordo com a abordagem por competências, quais as principais situações, operações e recursos estão presentes nos processos de ensino e aprendizagem experimentados durante as aulas práticas de canto lírico de dois cursos universitários de bacharelado em música. Para atingir tal propósito foi utilizado a abordagem por competências segundo Guy Le Boterf, Gérard Scallon, Maurice Tardif, e Xavier Roegiers. A pesquisa, de caráter qualitativo, valeu-se do Estudo de Caso. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com dois professores de canto de duas universidades brasileiras. Dois alunos de cada professor foram entrevistados, além de terem suas aulas observadas e registradas. Complementam as ações deste estudo a apresentação dos currículos das duas universidades e das ementas referentes ao ensino do canto. Os dados coletados foram confrontados com a perspectiva de teóricos que tratam da abordagem por competências e com autores específicos da área estudo do canto lírico. O conceito de competência adotado para este estudo tem como elemento central o saber-agir que, por sua vez, é composto pelo saber-mobilizar, pelo saber-integrar e pelo saber-transferir. De acordo com as observações e análises, as principais situações presentes nas aulas de canto pesquisadas são as situações de apreensão de recursos técnicos da voz, as situações de performance e as afetas à avaliação. No que se refere à abordagem por competências, todas essas situações estão vinculadas à noção de situações-problema. O enfoque das aulas priorizou a construção da voz lírica, através da técnica vocal por meio de vocalizes e exercícios específicos. Além disso, os elementos vinculados à preparação do intérprete cantor também foram contemplados. Foi possível constatar que a execução dos repertórios oferece, aos estudantes, momentos propícios para a execução do saber-agir por meio da utilização dos recursos apreendidos anteriormente. Concluiu-se que a natureza dos processos do ensino e aprendizagem do canto lírico possui características particulares, distintas daquelas ligadas ao ensino e aprendizagem de um instrumento musical.
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PEDRO HENRIQUE CARVALHO BIELSCHOWSKY
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O silêncio na música: uma investigação formal e de performance em obras para violoncelo e piano dos períodos Clássico e Romântico
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Data: 28/11/2019
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Hora: 18:00
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O silêncio na música, apesar de relativamente pouco estudado, é um fascinante componente do universo da composição e interpretação musical. O presente estudo tem por tema geral o silêncio como elemento de expressão na música e versa, em sua essência, sobre a teoria e a prática do silêncio nesse universo, por meio do exame de repertório selecionado dos períodos Clássico e Romântico na literatura do violoncelo. Dessa forma, faz-se um mapeamento do estado da arte de teorias contemporâneas da música de concerto sobre as funções e qualidades do silêncio na música com ênfase às contribuições dos autores Braman (1956) e Margulis (2007b), ao mesmo tempo em que são empregados conceitos relevantes de Cone (1968) e Epstein (1995). Na parte empírica da tese, apresenta-se a percepção de vinte e oito renomados intérpretes da atualidade a respeito de seu entendimento e suas abordagens sobre o tema. Verifica-se se os entrevistados têm abordagens particulares, se são produto de intuição e improvisação, ou de reflexão e aplicação consciente, atenta e permanente. Estuda-se a maneira como os músicos vão além do conhecimento oferecido por teóricos em questões tais como: flexibilidade na duração da pausa quando as notações de partitura não necessariamente a indicam (vírgulas, fermata, etc.); aplicação de interseções silenciosas por intérpretes, ainda que não expressas pelos compositores na notação musical; função do silêncio anterior ou posterior à execução de uma obra; gestual e sua relação com o silêncio; forma de contagem de pulso musical; aspectos acústicos que possam vir a influenciar na percepção interpretativa dos silêncios musicais; e elementos extramusicais que venham a afetar o impacto do silêncio na performance. Os pressupostos teóricos, e as abordagens interpretativas sobre o silêncio na música, são organizados a partir da observação de quatro momentos da execução musical: os silêncios de pré-performance e pós-performance; o silêncio entre os movimentos das obras musicais; e as diversas formas de interpretação do silêncio inseridas dentro do discurso musical; e como estes quatro aspectos do silêncio influenciam na construção da interpretação musical.
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MARIA ODÍLIA DE QUADROS PIMENTEL
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Inserção Profissional de Egressos dos Cursos Técnicos dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais: inter-relações da formação e do trabalho/emprego
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Data: 26/11/2019
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Hora: 14:00
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Esta tese tem como objetivo geral compreender, discutir e analisar como egressos dos
cursos técnicos dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais (CEM)
estabelecem, em seus percursos de inserção profissional, inter-relações da educação e
formação com o seu trabalho/emprego. A partir desse objetivo mais amplo, a pesquisa
realizada teve como base os seguintes objetivos específicos: compreender as esferas que
compõem o campo da inserção profissional (preparação, transição e integração
profissional propriamente dita), de acordo com a etapa do percurso na qual o músico se
encontra; identificar elementos que compõem os percursos de inserção profissional dos
músicos; verificar como os músicos constroem o seu projeto profissional; compreender
como os músicos percebem cada etapa do seu percurso de inserção profissional; e
verificar como os músicos complementam sua formação, articulando outras práticas
àquelas construídas nos CEM. O trabalho tem como base uma pesquisa qualitativa
realizada em duas etapas principais. A primeira abrangeu a aplicação de questionários
com egressos em geral dos conservatórios, e a segunda a realização de entrevistas o
número menor de egressos, selecionados entre aqueles tinham perfis e percursos de
inserção profissional diferentes. A construção dos percursos de inserção profissional dos
entrevistados evidenciou que há uma causalidade recíproca das inter-relações entre a
educação e a formação ao longo da vida com o seu trabalho/emprego, provocada pela não
linearidade entre esses espaços. Os percursos dos egressos trazem peculiaridades bastante
específicas de ofícios artesanais como a música, cuja educação é uma opção e não um
agente determinante para exercê-lo. Foram analisados os papeis dos vários tipos de
formação, desde o conservatório e o ensino superior, até as aulas particulares, a formação
através de eventos promovidos pela área, grupos musicais distintos e a aprendizagem
através da experiência profissional. Os resultados mostram que os egressos atuam
principalmente em atividades de performance, composição e arranjo; formação, através
das atividades de docência em música em diversos contextos, como escolas de educação
básica, centros de artes e escolas especializadas de música, públicas e privadas; e
organização, através da produção de eventos, gerenciamento de projetos e elaboração e
execução de projetos culturais. O efeito societal marca o percurso dos egressos e
transforma os seus projetos profissionais, através da aceitação familiar e social de suas
escolhas profissionais; da influência dos fatores sócio demográficos; da influência do
lugar; da influência de pessoas e acontecimentos; do papel do Estado e dos agentes
empregadores; e da relação dos profissionais com a área de atuação.
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JULIANA CARLA BASTOS
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Ética Sonora: o que é e como se manifesta na sociedade.
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Data: 20/11/2019
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Hora: 16:00
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O som e a música têm ocupado lugares representativos e complexos na sociedade, estando ambos inter-relacionados a conflitos, interações e questionamentos que perpassam dimensões físicas, objetivas, simbólicas e culturais em geral. Nesse contexto, essa tese se insere no cerne dos debates sobre relações éticas entre som, música, seres humanos e a sociedade, tendo como lócus de pesquisa singularidades da cidade de João pessoa. Sob motivação oriunda de questões pessoais, humanas, profissionais e acadêmicas, este trabalho apresenta, discute, analisa e reflete sobre as formas pelas quais a sociedade de João Pessoa tem lidado com dimensões musicais e sonoras em geral a partir de interações, conflitos e desafios que permeiam a ética sonora na contemporaneidade. A base metodológica da pesquisa constituiu-se em trabalho de campo desenvolvido entre os anos de 2016 e 2019, com observação participante, questionários, grupos focais, entrevistas e criação de espaços virtuais. As dimensões epistemológicas e teóricas evidenciadas a partir da pesquisa bibliográfica estão pautadas em estudos sobre som, música, meio ambiente e relações humanas, congregando áreas como etnomusicologia, ética, ecologia, geografia, física, sociologia, direito, comunicação, antropologia e filosofia. A abordagem dessas dimensões é conduzida pela ideia sistêmica que rege as coisas e os acontecimentos no mundo. Os resultados apontam para a necessidade de criar-se uma cultura coletiva acerca do som e seus impactos na vida humana que considere o caráter complementar e obrigatório entre as dimensões físicas e simbólicas do som e da música na sociedade. As construções interpretativas empreendidas conduzem a tese à sua fundamentação no conceito de ética sonora como práxis social que engloba a simbiose entre as dimensões físicas e simbólicas do som e da música observada na presença, inserção, materialização e significados resultantes nos contextos sociais. A partir desse conceito, argumento que o debate sobre o som e a música deve estar na base da nossa concepção e construção de uma cultura coletiva a respeito do aspecto sonoro ambiental. Tal provocação possibilitará a setores diversos da sociedade estabelecerem inter-relações e pontes para medidas educativas que guiem e sejam, ao mesmo tempo, guiadas pela construção de um nível de consciência que conecte a escuta à proposição sonora. Ao assumirmos e entendermos o som como um aspecto fundamental para convivência tanto quanto qualquer outro elemento ambiental e em grau de importância condizente entre todos os sentidos, poderemos problematizar a fronteira entre o silêncio e o silenciamento, entre o que está posto na relatividade e o que está no relativismo, e estaremos mais próximos da compreensão holística e da característica sistêmica do som em nossos corpos, nossas mentes e em nossas vidas.
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JULIANA CARLA BASTOS
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Ética Sonora: o que é e como se manifesta na sociedade.
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Data: 20/11/2019
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Hora: 16:00
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O som e a música têm ocupado lugares representativos e complexos na sociedade, estando ambos inter-relacionados a conflitos, interações e questionamentos que perpassam dimensões físicas, objetivas, simbólicas e culturais em geral. Nesse contexto, essa tese se insere no cerne dos debates sobre relações éticas entre som, música, seres humanos e a sociedade, tendo como lócus de pesquisa singularidades da cidade de João pessoa. Sob motivação oriunda de questões pessoais, humanas, profissionais e acadêmicas, este trabalho apresenta, discute, analisa e reflete sobre as formas pelas quais a sociedade de João Pessoa tem lidado com dimensões musicais e sonoras em geral a partir de interações, conflitos e desafios que permeiam a ética sonora na contemporaneidade. A base metodológica da pesquisa constituiu-se em trabalho de campo desenvolvido entre os anos de 2016 e 2019, com observação participante, questionários, grupos focais, entrevistas e criação de espaços virtuais. As dimensões epistemológicas e teóricas evidenciadas a partir da pesquisa bibliográfica estão pautadas em estudos sobre som, música, meio ambiente e relações humanas, congregando áreas como etnomusicologia, ética, ecologia, geografia, física, sociologia, direito, comunicação, antropologia e filosofia. A abordagem dessas dimensões é conduzida pela ideia sistêmica que rege as coisas e os acontecimentos no mundo. Os resultados apontam para a necessidade de criar-se uma cultura coletiva acerca do som e seus impactos na vida humana que considere o caráter complementar e obrigatório entre as dimensões físicas e simbólicas do som e da música na sociedade. As construções interpretativas empreendidas conduzem a tese à sua fundamentação no conceito de ética sonora como práxis social que engloba a simbiose entre as dimensões físicas e simbólicas do som e da música observada na presença, inserção, materialização e significados resultantes nos contextos sociais. A partir desse conceito, argumento que o debate sobre o som e a música deve estar na base da nossa concepção e construção de uma cultura coletiva a respeito do aspecto sonoro ambiental. Tal provocação possibilitará a setores diversos da sociedade estabelecerem inter-relações e pontes para medidas educativas que guiem e sejam, ao mesmo tempo, guiadas pela construção de um nível de consciência que conecte a escuta à proposição sonora. Ao assumirmos e entendermos o som como um aspecto fundamental para convivência tanto quanto qualquer outro elemento ambiental e em grau de importância condizente entre todos os sentidos, poderemos problematizar a fronteira entre o silêncio e o silenciamento, entre o que está posto na relatividade e o que está no relativismo, e estaremos mais próximos da compreensão holística e da característica sistêmica do som em nossos corpos, nossas mentes e em nossas vidas.
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JOSEFA ELIANE RIBEIRO MENDES
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EDUCAÇÃO MUSICAL EM ESCOLAS / TURMAS MULTISSERIADAS NO CAMPO: UMA PESQUISA-AÇÃO
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Data: 18/11/2019
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Hora: 14:00
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Na educação rural, o maior desafio é garantir o acesso à educação a populações mais isoladas. Em muitas escolas rurais, toda a organização escolar é ajustada em turmas ou classes multisseriadas, que se caracterizam por reunir, em um mesmo espaço físico, estudantes de diferentes níveis de aprendizagem (ano, série, grau, ciclo, etc.) e diversas faixas etárias que são gerenciadas por uma mesma professora ou professor, diferindo do currículo usualmente adotado. Esta tese examina as características das turmas multisseriadas com o objetivo central de compreender e analisar processos de ensino e aprendizagem musicais adequados para trabalhar nesse contexto. Especificamente, busca- se: a) Caracterizar as propostas de educação do/no campo e os mecanismos de sua operacionalização no município pesquisado; b) Caracterizar a prática pedagógica em escolas com turmas multisseriadas; c) Discutir as relações entre a teoria da comunidade de prática, comunidade de prática musical e as características das turmas multisseriadas; d) Verificar, em etapa diagnóstica, como foram desenvolvidas, nas escolas pesquisadas, atividades pedagógico-musicais e com que funções; e) Desenvolver um processo pedagógico-musical em turmas multisseriadas do ensino fundamental I, buscando uma interação constante com a vivência musical dos alunos; f) Promover o envolvimento, a participação e o desenvolvimento dos alunos e professoras durante as aulas e no decorrer de todo o processo; g) Analisar o processo desenvolvido durante a intervenção pedagógica, em suas contribuições e limites; h) Discutir alternativas para o processo de ensino e aprendizagem musical em classes multisseriadas. Para tanto, foi realizada inicialmente uma pesquisa documental, a partir de documentos oficiais do MEC, visando discutir as políticas públicas, os marcos legais e normativos para a educação do/no campo e uma pesquisa bibliográfica com o intuito de verificar o estado da arte para essa temática. Não foi encontrado nenhum estudo sobre práticas educativas musicais em turmas multisseriadas, o que indica a relevância desta pesquisa. Foi então desenvolvida uma pesquisa-ação com alunos de turmas multisseriadas da educação infantil e da primeira etapa do ensino fundamental, procurando envolver também as professoras que atuavam nessas turmas. A intervenção pedagógica, que envolveu a atuação da pesquisadora como professora de educação musical, foi dividida em duas etapas, sendo a primeira realizada em duas escolas municipais, no ano de 2017, e a segunda, em 2018, com uma turma multisseriada de uma dessas escolas. Nas aulas foram colocadas em prática diretrizes contemporâneas para a educação musical, buscando adequá-las às características de diversidade etária e de anos escolares das turmas multisseriadas e seu caráter interativo. Especificamente na segunda etapa o planejamento buscou favorecer o desenvolvimento da aprendizagem musical em comunidades de prática, de acordo com a teoria de Etienne Wenger. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com agentes envolvidos na pesquisa: diretoras, supervisoras, professoras, entre outros. Foi feita uma análise e descrição detalhada de todas as etapas da intervenção, procurando discutir que diretrizes poderiam guiar os processos de ensino e aprendizagem musicais em turmas multisseriadas de escolas rurais/no campo. Os resultados apontaram que, apesar das dificuldades, as turmas multisseriadas ainda são uma forte realidade em todo o Brasil, mais especificamente, no Nordeste. Foi possível desenvolver um trabalho musical nesse contexto, construído a partir dos interesses dos alunos, da colaboração mútua entre os envolvidos, tornando, assim, a aprendizagem mais significativa.
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MAYRA CARMELI MAIA SALES
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Estratégias de estudo sob uma perspectiva da aprendizagem autorregulada: uma investigação da prática instrumental dos alunos das classes de cordas friccionadas da UFPB.
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Data: 31/10/2019
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Hora: 09:00
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A otimização do tempo dedicado à prática individual do estudante instrumentista depende da maneira como ele conduz este processo. Desenvolver a autonomia no estudo é uma habilidade fundamental para fazer melhor uso do tempo disponível em busca do aperfeiçoamento musical. Neste sentido, o desenvolvimento da capacidade da autorregulação no processo de aprendizagem musical favorece a independência do aluno em relação ao controle e às tomadas de decisões necessárias durante o estudo do instrumento. O objetivo principal deste trabalho foi investigar a prática instrumental individual dos alunos das classes de cordas friccionadas da Graduação em Música da UFPB, para verificar a possível utilização de estratégias de estudo, sob uma perspectiva da aprendizagem autorregulada, que favoreçam a efetividade da prática e o desenvolvimento de sua própria autonomia neste processo. Como resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental apresentamos um conjunto de estratégias e hábitos de estudo preconizados por autores da área musical, organizados dentro de um modelo cíclico de três fases da autorregulação da aprendizagem: fase de preparação, fase de execução e fase de autorreflexão. As informações obtidas nesta etapa foram utilizadas como base para a elaboração de um questionário que conduziu um estudo de levantamento, realizado com a participação de 38 alunos das classes de cordas friccionadas da Graduação em Música da UFPB. Os resultados indicaram que um número expressivo de alunos utiliza estratégias de estudo relacionados a processos autorregulatórios, o que favorece o desenvolvimento da autonomia na prática e a efetividade deste processo. As fases de preparação e execução apresentaram mais pontos positivos que a fase de autorreflexão. Percebemos que a fase de autorreflexão é dificultada pela baixa frequência na utilização de algumas estratégias das fases anteriores que necessitam de algum tipo de registro, seja através da escrita, como cronogramas de estudo e diário de atividades, ou de recursos audiovisuais. Além disso, observamos ainda que a literatura e o trabalho produzido por alguns autores utilizados como referência nesta pesquisa não são do conhecimento de boa parte dos alunos. Neste sentido, esta pesquisa pode oferecer aos discentes ferramentas e informações para que estes possam refletir sobre a maneira que praticam e, não só passem a conhecer, mas também a aplicar hábitos e estratégias consideradas efetivas para o aprendizado. Este estudo também poderá ser útil para que os docentes tenham um panorama dos hábitos recorrentes de estudo utilizados pelos alunos de instrumentos de cordas que integram a Graduação em Música da UFPB e de como os alunos se comportam em relação à prática individual.
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DANIEL GUERRA VILELA
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NO BALANÇO DO JEQUIBAU: uma sonoridade paulistana
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Data: 30/08/2019
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Hora: 10:00
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Criado por Mario Albanese e Cyro Pereira, lancado em Sao Paulo, em 1965, o Jequibau e uma expressao musical construida em compasso quinario (5/4). Mais conhecido pelos epitetos de Samba em Cinco e Bossa em Cinco, gravado em mais de vinte paises por nomes como Hermeto Pascoal, Charlie Byrd, Sadao Watanabe e Susana Colonna, o Jequibau manteve-se fora do foco midiatico e academico. O intuito deste trabalho e preencher esta lacuna, analisando-o sistematicamente sob diferentes perspectivas. Para tanto, sua trajetoria e criticamente descrita, compreendendo seus diversos momentos atraves de abordagens historiograficas e etnomusicologicas. A sua concepcao enquanto obra e analisada por um vies mais filosofico, no qual o conceito de arte assenta-se no centro do debate. Suas intrincadas relacoes com a cidade de Sao Paulo e seu discurso identitario, mostrando o que dele sintetiza e o que a ele adiciona o Jequibau, tambem constitui-se como objeto de discussao e reflexao. Por ultimo, os aspectos ritmicos, harmonicos e melodicos, bem como suas influencias e transformacoes, sao analisados com a utilizacao de ferramentas como a partitura e conceitos como time-line-pattern, minha-variacoes e friccao de musicalidades. Toda a pesquisa e o texto aqui apresentados estao permeados por materiais coletados ao longo de dez anos de trabalho de campo. Sao muitas reportagens, materias de jornais e revistas, partituras, entrevistas, imagens e depoimentos aqui examinados. Antes negligenciado e esquecido, o Jequibau apresenta-se como uma importante contribuicao para se pensar a musica brasileira popular, configurando-se como parte importante desta.
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DANIEL GUERRA VILELA
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NO BALANÇO DO JEQUIBAU: uma sonoridade paulistana
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Data: 30/08/2019
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Hora: 10:00
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Criado por Mario Albanese e Cyro Pereira, lancado em Sao Paulo, em 1965, o Jequibau e uma expressao musical construida em compasso quinario (5/4). Mais conhecido pelos epitetos de Samba em Cinco e Bossa em Cinco, gravado em mais de vinte paises por nomes como Hermeto Pascoal, Charlie Byrd, Sadao Watanabe e Susana Colonna, o Jequibau manteve-se fora do foco midiatico e academico. O intuito deste trabalho e preencher esta lacuna, analisando-o sistematicamente sob diferentes perspectivas. Para tanto, sua trajetoria e criticamente descrita, compreendendo seus diversos momentos atraves de abordagens historiograficas e etnomusicologicas. A sua concepcao enquanto obra e analisada por um vies mais filosofico, no qual o conceito de arte assenta-se no centro do debate. Suas intrincadas relacoes com a cidade de Sao Paulo e seu discurso identitario, mostrando o que dele sintetiza e o que a ele adiciona o Jequibau, tambem constitui-se como objeto de discussao e reflexao. Por ultimo, os aspectos ritmicos, harmonicos e melodicos, bem como suas influencias e transformacoes, sao analisados com a utilizacao de ferramentas como a partitura e conceitos como time-line-pattern, minha-variacoes e friccao de musicalidades. Toda a pesquisa e o texto aqui apresentados estao permeados por materiais coletados ao longo de dez anos de trabalho de campo. Sao muitas reportagens, materias de jornais e revistas, partituras, entrevistas, imagens e depoimentos aqui examinados. Antes negligenciado e esquecido, o Jequibau apresenta-se como uma importante contribuicao para se pensar a musica brasileira popular, configurando-se como parte importante desta.
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WELLINGTON DINO DE LIMA
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CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO NÃO PRESENCIAL DE FUNDAMENTOS TÉCNICO-PRÁTICOS DO TROMPETE: VIDEOAULAS
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Data: 31/07/2019
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Hora: 10:00
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Esta dissertação buscou desenvolver um material para o ensino não presencial a partir de alguns fundamentos técnicos para a prática do trompete por meio de videoaulas. Os fundamentos, nomeados como os três pilares do Trompete, são divididos em respiração, embocadura e digitação. Esses fundamentos consistem em um conjunto de quatro estudos investigados sob a perspectiva dos alunos participantes desta pesquisa, como estudos de notas longas, flexibilidade, escalas e intervalos. O estudos foram desenvolvidos por meio de exercícios e conceitos tratados em dois métodos: Arbans Complete Conservatory Method for Trumpet (1936), idealizado pelo trompetista e professor francês Joseph Jean Baptiste Laurent Arban (1825-1889); e Technical Studies (1934), desenvolvido pelo americano Herbert Lincoln Clarke (1867-1945). Esta pesquisa foi realizada tomando como base metodológica a pesquisa-ação, pois utilizamos: processos de ensino e aprendizagem; avaliação de metodologias para o aprendizado do trompete; procedimentos metodológicos; entrevistas semiestruturadas; questionários; e observações. Para a produção das videoaulas, como parte principal desta pesquisa, utilizamos a análise de conteúdo, com a qual selecionamos os exercícios de cada método para a composição dos exemplos teóricos e práticos. Após todo o processo de pré- produção, produção e pós-produção, foi realizado o compartilhamento das videoaulas com os alunos, onde pudemos coletar dados a partir da percepção de cada um deles. Concluiu-se, assim, que a prática dos fundamentos abordados nesta pesquisa, por meio de videoaulas, pelos alunos participantes, resultaram em consequências positivas.
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LUÃ NÓBREGA DE BRITO
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A Relação Entre Estímulo Partitural e Resultado Sonoro no Script "Quatre Fois" de Didier Guigue"
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Data: 31/07/2019
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Hora: 09:00
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O presente trabalho tem por objetivo compreender a peça Quatre Fois dentro de um paradigma que considere a performance (e suas implicações) como fundamental. Tal escolha é imperativa nesse caso estudado pelo fato dela ser uma text composition onde sua partitura (aqui visto enquanto script) não possui um resultado sonoro derivado diretamente do texto. Para tanto utilizamos da ideia de Morfologia Musical de Valério Fiel da Costa (2016; 2017; 2018). Nessa lógica, vemos o script Quatre Fois enquanto um estímulo que é animado a partir do processo performático e com isso gerando um efeito, cuja recorrência gera um nexo morfológico, isto é, um resultado de natureza artística, sobretudo sonora. No caso de Quatre Fois, foi possível estudar todas as versões de que temos ciência de que foram realizadas, do ano de 1980 até 2018, por montagens feitas por 5 grupos/indivíduos: a do próprio autor Didier Guigue (DG); a do grupo whypatterns_ (WP); a montagem de Valério Fiel da Costa e Matteo Ciacchi com o coletivo Artesanato Furioso (AF); e a do contrabaixista americano Daniel Barbiero (DB). Com ferramentas metodológicas específicas, pudemos enxergar, a partir das montagens desses grupos (DG, WP, AF e DB) a morfologia geral da obra enquanto um objeto de sonoridade complexa, muitas vezes ruidística. Nela a ação do script desvia para si ações performáticas outrora desconectadas de uma referência comum, essencialmente no que tange o esquema formal: a grande maioria das versões seguem performances de longa duração (<10 min) com uma estrutura de cinco seções cujas sonoridades costumam ser específicas e contrastantes entre elas, cada qual representando às palavras-chave contidas no script e cujo ciclo se repete em durações mais curtas. Entendendo e identificando a ação do estímulo, foi possível também discutir questões específicas das montagens cujos dados podem ser vistos como um reflexo sobre o contexto em que cada qual estava inserida no(s) momento(s) que montaram/tocaram suas versões.
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MARIA GABRIELLA CAVALCANTI VILLAR
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A performance de Rosa Passos na canção popular brasileira
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Data: 31/07/2019
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Hora: 09:00
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Esta dissertacao e fruto de uma pesquisa que desenvolvi sobre a interprete e compositora, Rosa Passos e teve como objetivo compreender e identificar aspectos musicais que representam sua performance na cancao popular brasileira, buscando compreender como esta se caracteriza. Para isto, analisei tres musicas gravadas por Rosa Passos: Aguas de Marco Tom Jobim do CD Eu e meu coracao (2003, Velas); A Ilha Djavan do audiovisual da TVE Espanha de uma apresentacao, realizada no 32º Festival de Jazz de Vitoria - Gasteiz, Espanha (2008); Dunas Rosa Passos/Fernando de Oliveira do CD Som de Casa (Paulo Paulelli/2018) sob os seguintes parametros: metrica; agogica (divisao ritmica acentuacoes, antecipacoes, aceleracoes, retardos, pausas); relacao de intervalos (saltos) na melodia; relacao do todo com as partes distribuicao das notas; dinamica, respiracao, timbres, gestos e recursos vocais; observar, identificar atraves de analises aurais os recursos/aspectos musicais e interpretativos utilizados por Rosa Passos em suas performances gravadas em CD e em audiovisual elencados; atentando para suas especificidades, idiossincrasias e contexto sociohistorico- cultural; analisar a relacao voz e violao, voz e banda nas gravacoes em CD e audiovisual; investigar quais os elementos em sua performance se repetem como um padrao vocal. A metodologia se deu por meio da analise aural do fonograma e para descrever, busquei fazer uso de uma linguagem que aliasse termos musicais com uma descricao mais empirica da performance, como faz a propria Rosa Passos ao falar de suas performances musicais. Tambem para representacao de alguns trechos ritmicos, adaptei a notacao africana de Gerhard Kubik para uma forma mais simplificada. Alem das analises, realizei entrevistas com Rosa Passos, seus musicos e produtor, assim como fui a campo para acompanhar sua performance em estudio de gravacao e palco. Os resultados se deram por meio de todo esse processo de coleta de dados, a partir da minha percepcao como cantora, professora de canto popular e pesquisadora, como tambem, da grande disponibilidade de Rosa Passos para com esta pesquisa. Estes apontam para uma performance musical que esta norteada pela criatividade. Rosa Passos e uma artista da criacao, seja como interprete vocal, instrumental ou como compositora.
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FERNANDO HENRIQUE ARAUJO TORRES
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WALTER WANDERLEY Memória e Esquecimento na Indústria Cultural e na História da Música Popular Brasileira
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Data: 30/07/2019
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Hora: 17:30
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Esta pesquisa se caracteriza como uma etnomusicologia historica do musico recifense Walter Wanderley (1932-1986), conhecido como representante da Bossa Nova. Organista, pianista, arranjador e compositor bissexto, Walter Wanderley lancou dezenas de discos por gravadoras como Odeon, Philips, a norte-americana Verve e muitas outras, tanto como instrumentista e arranjador para cantores e cantoras, quanto como em discos de trabalho solo instrumental. Dessa prolifica producao pode-se deduzir que a industria fonografica trabalhou em favor de Walter Wanderley, fato que nao ocorreu com os registros da Historia da Musica Popular Brasileira. Faz-se necessario compreender de que forma esse sucesso aconteceu predominantemente apenas fora de seu pais de origem, e as razoes pelas quais seu nome foi praticamente eliminado da Historia da Musica Popular Brasileira e de importantes referencias da Bossa Nova. O objetivo desse trabalho e entender as atividades e intra/inter relacoes de Walter Wanderley na Musica Popular Brasileira e norte-americana, dentro do contexto da industria cultural, na tentativa de evidenciar as taticas utilizadas por essa industria frente a diferentes mercados, as razoes para estas ocorrencias e suas respectivas consequencias. Compreender tambem como se construiu Memoria e Esquecimento sobre seu personagem e como se deu sua exclusao por grande parte de nossa historiografia. Mapear sua atuacao em outros generos como Samba, Bolero, Sambalanco e Sambajazz, que se mostram muito mais presentes em sua obra do que a propria Bossa Nova, genero pelo qual o artista passou a ser rotulado como representante, principalmente apos sua morte. O trabalho traz uma contribuicao na construcao do conhecimento para a Etnomusicologia, Musicologia e outras areas de estudo da Musica Popular Brasileira nas suas relacoes com a industria cultural.
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LEONARDO FERREIRA DA SILVA
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BENDITO E LOUVADO SEJA : Os benditos como elemento de construção da romaria de São Severino do Engenho Ramos Paudalho/PE
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Data: 30/07/2019
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Hora: 15:00
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O presente trabalho refere-se a uma pesquisa de mestrado cujo tema central e a relacao entre a musica, representada pelo canto coletivo denominado bendito, e a construcao das romarias ao Santuario de Sao Severino do Engenho Ramos, na cidade de Paudalho, no Estado de Pernambuco. A partir de uma perspectiva etnomusicologica de pesquisa, o trabalho guiou-se pelo objetivo geral de compreender de que forma e em que medida a performance musical, consubstanciada pela entoacao do canto coletivo denominado bendito, contribui no processo de construcao desta romaria. Para isso, foi realizada uma busca por bases teoricas do campo da etnomusicologia, antropologia, ciencias da religiao e outras areas afins. Como procedimento metodologico, a pesquisa baseou-se na abordagem etnografica, alicercada na pesquisa de campo com o uso de uma diversidade de instrumentos de coleta de dados, a saber: a observacao participante, entrevistas semiestruturadas, gravacoes em audio e em video e fotografias. Benditos podem ser definidos como cantos da tradicao oral cantados em tercos, novenas, procissoes, cerimonias funebres e romarias. Esses cantos se constituem como um dos generos vocais mais representativos do universo do catolicismo popular, tendo em seu conteudo poetico um carater essencialmente santorial. O trabalho esta estruturado em duas grandes partes. Na primeira, constituida de tres capitulos, sao discutidas questoes conceituais concernentes a pesquisa de campo e a escrita etnografica no campo da etnomusicologia, os conceitos dorsais da pesquisa e, finalmente, o contexto historico- geografico no qual esta romaria ocorre e aspectos historicos e peculiares desta romaria e da devocao ao martir Sao Severino do Ramos. Ja na parte dois, tambem estruturada em tres capitulos, trazemos as descricoes e analises das experiencias de campo junto aos romeiros sempre buscando refletir sobre a relacao entre esta pratica musical e a construcao das peregrinacoes romeiras ao santuario de Sao Severino do Engenho Ramos. Com base nas experiencias de campo, juntamente com o dialogo com a literatura interdisciplinar utilizada nesta pesquisa, conclui-se que a performance musical, dada pelo canto dos benditos, exerce uma funcao estruturante de todo processo ritual romeiro, sendo, pois, um elemento capital e indispensavel para o desenvolvimento e a construcao das romarias ao santuario de Sao Severino do Engenho Ramos. Esta funcao estruturante da romaria implica numa gama de funcoes que esta musica exerce em todo o processo da romaria, entendida como uma performance ritual que se caracteriza pela peregrinacao ao encontro do sagrado.
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NIRALDO RIANN DE MELO
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IMPROVISAÇÃO IDIOMÁTICA NO FREVO DE RUA: UM ESTUDO MULTICASO COM MÚSICOS ATUANTES NO GÊNERO
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Data: 29/07/2019
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Hora: 14:00
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A presente pesquisa tem por objetivo compreender as concepcoes e praticas, dos musicos atuantes no frevo, acerca do uso de patterns como ferramenta para o desenvolvimento da improvisacao idiomatica no genero. Fez-se necessaria uma revisao sobre os conceitos de improvisacao musical, bem como a respeito das diferentes tipologias de improvisacao, onde, a partir desse olhar, elencamos a improvisacao idiomatica como tipologia central desta pesquisa. Ademais, foi realizada uma revisao acerca das discussoes, constantes na literatura do frevo, que pudessem fornecer informacoes sobre como essa pratica vem sendo desenvolvida no genero ao longo dos anos. Essa investigacao corresponde a um estudo multicaso, do qual participaram 8 musicos, cada um deles com mais de 30 anos de atuacao no frevo e com improvisacoes no genero comprovadas atraves de gravacoes e performances ao vivo. Os dados foram coletados a partir das entrevistas semiestruturadas e das transcricoes de solos que foram sugeridos pelos participantes durante os encontros. Os resultados evidenciaram a existencia de praticas formais e informais durante o processo de aprendizagem da improvisacao dos musicos participantes da pesquisa, onde a auralidade, o contato com outros improvisadores e a enculturacao destacaram- se como elementos fundamentais desse percurso. A analise dos solos improvisados apontou que os patterns de frevo constituem um material basilar para o desenvolvimento dos improvisos, pois auxiliam na construcao tematica, no fluxo das ideias e, principalmente, na interpretacao idiomatica dos solos. Nesse interim, foi possivel compreendermos as singularidades das improvisacoes realizadas pelos musicos de frevo, bem como suas concepcoes e motivacoes acerca do tema.
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MATTEO CIACCHI
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IMPROVISAÇÃO LIVRE E FORMA: Processo criativo entre estímulos e efeitos
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Data: 29/07/2019
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Hora: 09:00
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Improvisacao livre e um dos nomes dados a um amplo movimento musical desenvolvido e consolidado ao longo da decada de 1960 no qual o conceito de improvisacao desempenha um papel central na pratica performatica. A improvisacao livre e comumente definida como uma musica na qual estruturas, convencoes ou tracos estilisticos determinados previamente a performance sao mantidas no minimo necessario, e estariam idealmente ausentes. Definida dessa forma, a improvisacao livre oferece um desafio metodologico para ser abordada de maneira cientifica, e o presente trabalho se propoe a buscar caminhos para enfrentar esse desafio: como funciona o processo criativo de um performer que atua nesse tipo de musica? Em outras palavras: de que forma o conceito de improvisacao livre, total ou pura pode servir de estimulo ou principio produtivo para a construcao de uma performance? Partiremos de uma analise historiografica do uso do termo improvisacao ate o desenvolvimento dessa pratica, buscando entender que conceitos estavam associados a essa palavra e de que forma eles foram traduzidos musicalmente. Em seguida buscaremos um entendimento mais abrangente do conceito de forma musical que possa ser usado numa musica que dispensa a nocao de estrutura construida previamente, e analisaremos a utilidade desse conceito para uma analise critica deste tipo de musica. O trabalho encerra com a analise de uma performance que consideramos canonica desse tipo de repertorio, procurando aplicar os conceitos e ideias analiticas desenvolvidas ao longo da pesquisa.
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TIAGO DE OLIVEIRA NASCIMENTO
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Ensino de música para Surdos: a prática educativa desenvolvida na ONG Instituto Inclusivo Sons do Silêncio.
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Data: 29/07/2019
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Hora: 09:00
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O objetivo da presente pesquisa foi compreender como ocorre a pratica educativa do ensino de musica para Surdos em uma ONG denominada Instituto Inclusivo Sons do Silencio, localizada na cidade do Recife/PE. Os objetivos especificos da pesquisa foram: descrever o funcionamento da estrutura da ONG; evidenciar o papel desempenhado pelo professor; verificar a organizacao dos conteudos e os objetivos pedagogicos estabelecidos nas aulas; investigar quais os procedimentos metodologicos e avaliativos que foram utilizados no processo de ensino e destacar os recursos pedagogicos utilizados nas aulas. Como referencial teorico da pesquisa, utilizamos Zabala (1998), pois esse autor discute o conceito das variaveis que intervem nos processos educativos, que foi pertinente ao estudo. Como referencial secundario, utilizamos autores que discutem o ensino de musica para Surdos. A natureza da pesquisa foi a abordagem qualitativa e a estrategia utilizada foi o estudo de caso. Os dados coletados foram os relatos da entrevista semiestruturada realizada com o professor responsavel e as descricoes das observacoes da sua pratica. A analise de conteudo com base em Bardin (2018) e Moraes (1999) foi o procedimento de analise utilizado na pesquisa. E baseado nos resultados da investigacao, concluimos que a pratica educativa do professor de musica do Instituto Inclusivo Sons do Silencio ocorre em uma perspectiva construtivista, onde o aluno Surdo e um sujeito ativo do processo de aprendizagem. O professor atua como um agente de transformacao social e a sua metodologia Casa Inclusiva e utilizada para a ministracao das aulas que ocorrem atraves da exploracao das vibracoes sonoras e do aspecto visual, mas ainda valorizando o ensino de musica tradicional. Os conteudos ministrados e o procedimento avaliativo dialogam, e cooperam para atingir os objetivos pedagogicos estabelecidos nas aulas, que e preparar os alunos para tocar musicas, formar um repertorio, e por fim torna-los aptos para participar da primeira banda filarmonica do Brasil com foco na pessoa surda.
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LETICIA DAMASCENO DO NASCIMENTO JACOME
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Percepções e interações da criança sobre a música na escola especializada e na educação básica
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Data: 26/07/2019
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Hora: 15:00
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Esta pesquisa tem como objetivo compreender as percepcoes e interacoes das criancas sobre as aulas de musica em uma escola especializada, bem como em uma escola de educacao basica. Para isto, tem como campo empirico dois locais: o Curso de Iniciacao Artistica-CIART, configurado como um projeto de extensao da Escola de Musica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-EMUFRN; e o outro local o Alegria Colegio e Curso, uma escola de educacao basica situada na cidade de Natal-RN. O trabalho tem como fundamentacao estudos e autores das areas de Educacao Musical Infantil, Educacao e Sociologia da Infancia (PEDRINI,2013; CRUZ, 2008; BEINEKE, 2011; LINO, 2008). Buscando promover um dialogo com autores enfatizando as criancas como centro das explanacoes, elas foram fundamentais para que, atraves de suas opinioes e participacao direta na pesquisa, suas contribuicoes e entendimentos sobre o fazer musical nesses dois ambientes fossem aqui elucidados. Com este fim, a metodologia compreende a abordagem qualitativa e tem como tecnicas de coleta de dados o uso de observacao participante das aulas, questionarios com os pais e Roda de Conversa. Esta foi a principal forma de coletar os dados encontrada para lidar com as criancas pesquisadas nestes dois contextos do ensino de musica. Como resultados da pesquisa, pode-se destacar: a relacao direta do contexto com a forma de se fazer musica; a interacao entre as criancas e suas respostas em detrimento das atividades realizadas nas rodas de conversa e a influencia constante dos pais dos pequenos. Tendo entao um trabalho que nao busca somente explanar e investigar a pratica musical na infancia, mas junto com as criancas, compreender suas impressoes sobre a musicalizacao em uma escola de educacao basica e em uma escola especializada.
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ELIZANE PRISCILA SILVA SANTANA
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Cidadania e projetos sócio-orquestrais: um estudo a partir das perspectivas dos egressos do PRIMA
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Data: 22/07/2019
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Hora: 14:00
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O Programa de Inclusao Atraves da Musica e das Artes (Prima) e uma acao de desenvolvimento estudantil do Governo do Estado da Paraiba que atua em 16 cidades atendendo a mais de 1.200 alunos, com o objetivo de usar da musica como mola propulsora da cidadania, atraves da formacao de grupos orquestrais em areas de vulnerabilidade social. A presente pesquisa buscou compreender como jovens que participaram do Prima perceberam suas experiencias no programa e os seus efeitos em suas trajetorias de vida. A pesquisa teve carater interdisciplinar ao abranger, alem da educacao musical, diferentes areas de conhecimento que tem se dedicado a abordagem da cidadania e da musica, como a educacao, filosofia e direito, abordando autores como Marilena Chaui e Paulo Freire. Ao longo da pesquisa, foram discutidos os direitos humanos, o ser cidadao com consciencia dos seus direitos e deveres; a cidadania cultural, concebendo a cultura como um direito e nao como mero entretenimento; a educacao como um caminho de conscientizacao, emancipacao e empoderamento; a musica enquanto fenomeno social e a educacao musical em projetos sociais em uma perspectiva emancipadora e decolonizadora, na busca em romper com alguns padroes do ensino conservatorial. Os dados foram coletados atraves de entrevistas narrativas com dez egressos do Prima que estao em cursos superiores em musica e outras areas, em varias universidades publicas da Paraiba. Para complementar, alem da analise de fontes documentais do programa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dois diretores. Paralelamente, houve uma constante pesquisa bibliografica para compreender os dados coletados. Os relatos dos egressos revelaram a relevancia do Prima em seus percursos de vida, trazendo nao somente a possibilidade de profissionalizacao e socializacao pela musica, mas tambem novas perspectivas de vida, aumento da autoestima e do empoderamento, assim como o conhecimento e respeito as diferencas e diversidades humanas. No entanto, suas narrativas tambem mostraram algumas acoes incoerentes por parte de professores, o que indica a necessidade de uma selecao mais rigorosa para a sua contratacao, de formacoes continuadas e nos trazem reflexoes sobre o papel da universidade como espaco de formacao inicial. Diante disto, foi possivel concluir que o Prima teve uma influencia importante e positiva na historia de vida dos egressos entrevistados, contribuindo para a consciencia de seu papel como cidadao.
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BIBIANA MARIA BRAGAGNOLO
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A inclusão da performance na análise musical: uma perspectiva a partir da construção da sonoridade em peças para piano
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Data: 07/06/2019
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Hora: 09:00
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Esta pesquisa apresenta um processo de analise da sonoridade, onde a performance, em conjuncao com as decisoes performaticas a respeito deste parametro, constitui a base para o entendimento da sonoridade em dada obra musical. Baseado na metodologia de Guigue (2011), a proposicao analitica desenvolvida pressupoes uma concepcao da obra musical enquanto elemento morfologico (COSTA, 2016), que e passivel de processo de desterritorializacao (DELEUZA; GUATTARI, 1995) e desclacificacao (GARCIA-GUTIERREZ, 2007). Tal analise da sonoridade foi aplicada em tres pecas para piano: Contrastes e Ressonancias de Maria Rezende, e Cartas Celestes Volume I de Almeida Prado. Nestas pecas, a autora desta pesquisa atuou como pianista, no estudo e gravacao das obras e tambem como analista, remetendo ao papel do pesquisador artista (COESSENS et al.: 2009). As analises empreendidas trouxeram importantes reflexoes sobre o papel determinante do performer enquanto agente conformador da obra musical, como tambem abriram margem para um entendimento ontologico diferenciado da obra, que pode possibilitar a exploracao de novos caminhos na pesquisa em musica.
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KLESIA GARCIA ANDRADE
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Coro Criativo: uma pesquisa-ação sobre a criação musical na prática coral
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Data: 29/04/2019
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Hora: 15:00
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Ancorado na abordagem qualitativa e nos pressupostos teorico-praticos da pesquisa-acao, esse estudo tem por objetivo geral compreender que dimensoes da formacao em musica podem ser trabalhadas a partir de uma acao pedagogica que estimule a criatividade e envolva experiencias de criacao musical no contexto do coro. Entre as diversas possibilidades de ensino e aprendizagem de musica, a pratica coral consolida-se como uma modalidade pertinente, atendendo diferentes grupos geracionais e contextos socioculturais, alem de apresentar-se como uma atividade acessivel, coletiva e em um contexto cuja execucao musical e, geralmente, predominante. O estudo proposto amplia as discussoes acerca desta pratica, tendo o estimulo da criatividade e a criacao como fio condutor do processo musico-educativo A discussao teorica articula as perspectivas da psicologia da criatividade e da educacao musical, considerando a criacao musical a partir de propostas da contemporaneidade. Nessa perspectiva, entende-se que o ser humano possui um certo grau de habilidades criativas, que, a partir de condicoes favoraveis e dominio de tecnicas adequadas, podem ser aprimoradas, distanciando-se da ideia de que criar requer talento ou habilidades especiais. A pesquisa-acao teve como campo empirico o Projeto de Extensao da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Canta CAp: educacao musical e pratica coral, desenvolvido no Colegio de Aplicacao (CAp) da UFPE. Os sujeitos envolvidos diretamente com o campo empirico eram alunos e professores do CAp, licenciandas em musica da UFPE e eu, enquanto coordenadora geral da acao extensionista, regente e pesquisadora. O processo de intervencao foi organizado em duas etapas: a primeira, de consolidacao da pratica coral, de agosto de 2016 a abril de 2017; e a segunda, de carater criativo, de abril de 2017 a novembro de 2017. Por meio de jogos, exploracao sonora e rodas de conversa, os participantes foram estimulados a propor ideias, culminando com a criacao coletiva da peca Em volta do amor. A analise dos dados revela a ressignificacao da pratica coral, com destaque para quatro dimensoes de formacao em musica estetica, colaborativa, cognitiva e afetiva, critica alem de limitacoes no aspecto da dimensao representacional. A implementacao do processo musico-educativo fundamentado no estimulo da criatividade e da criacao aponta para a importancia dos conhecimentos adquiridos pelos participantes em diversos contextos socioculturais, evidenciando que o ato de criar consiste na reelaboracao de elementos apreendidos e no equilibrio entre os pensamentos convergente e divergente. A pesquisa-acao desenvolvida forneceu as bases para o delineamento do Coro Criativo, uma proposta abrangente de pratica coral que inclui a criacao musical.
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EDUARDO FILIPPE DE LIMA
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O ensino da clarineta: um estudo dos materiais didáticos utilizados no desenvolvimento técnico-interpretativo do clarinetista
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Data: 28/03/2019
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Hora: 10:00
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Este trabalho apresenta e discute os resultados de uma pesquisa acerca do ensino de instrumento e a utilizacao de materiais didaticos, mais especificamente sobre os processos envolvidos no ensino da clarineta em nivel superior. O objetivo geral da pesquisa foi compreender as principais relacoes entre os materiais didaticos mais utilizados pelos professores de clarineta nos cursos de Bacharelado em Musica da Universidade Federal da Paraiba, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e o desenvolvimento tecnico-interpretativo do clarinetista. Para isso, o processo metodologico incluiu pesquisa bibliografica, documental e entrevistas semiestruturadas com professores de clarineta das instituicoes escolhidas. Para entender como o processo de desenvolvimento musical acontece, a base teorica deste trabalho abrangeu as perspectivas de textos do campo da educacao musical sobre o assunto, tendo como aspecto fundamental os estudos em torno de parte das teorias sobre o desenvolvimento cognitivo musical de Keith Swanwick, mais especificamente o Modelo Espiral de Desenvolvimento Musical. Os principais resultados da pesquisa apontam que os materiais didaticos mais utilizados pelos professores de clarineta entrevistados foram majoritariamente elaborados por clarinetistas europeus do seculo XIX, e embora tenham sido construidos de maneira totalmente empirica, abrangem os aspectos tecnicos e interpretativos que o referencial teorico alicercado nas concepcoes teorico-metodologicas da educacao musical apresenta como necessarios para o processo de desenvolvimento musical do instrumentista. Contudo, com base nos dados do estudo realizado, foi possivel notar que mesmo que os materiais tenham um conteudo direcionado para conceitos especificos, o professor tera um papel proeminente na adequacao desse direcionamento proposto pelo material didatico e as especificidades do aluno para que o desenvolvimento do mesmo seja efetivo.
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MAYARA DE BRITO FERREIRA
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Ensino de instrumento musical para pessoas com deficiência: um estudo na Escola Especial de Música Juarez Johnson
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Data: 31/01/2019
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Hora: 15:00
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Este trabalho explana sobre o ensino de instrumento musical para pessoas com deficiencia, suas relacoes e seus processos de ensino. A pesquisa desenvolvida teve como objetivo geral compreender como tem se caracterizado o ensino de musica nas aulas de instrumento musical na Escola Especial de Musica Juarez Johnson (EEMJJ), considerando as diferentes demandas, potencialidades e necessidades dos estudantes. Os objetivos especificos procuraram identificar e compreender: a) as principais concepcoes e propostas de ensino de musica na escola; b) as demandas, potencialidades e necessidades dos estudantes; c) os perfis de formacao e atuacao dos professores de instrumento musical; d) as concepcoes e processos de ensino de instrumento para pessoas com deficiencia na escola. A pesquisa delineou-se metodologicamente em torno de um estudo de caso, envolvendo as praticas e concepcoes de tres professores de instrumento musical, em torno de suas aulas desenvolvidas com sete alunos de instrumento musical da EEMJJ, na cidade de Joao Pessoa-PB. Os alunos selecionados possuem as seguintes deficiencias e necessidades especiais: dois alunos com Sindrome de Down, um com deficiencia auditiva, um com autismo, dois alunos com deficiencia intelectual, um aluno com Sindrome de Sturge-Weber. A base teorica proposta para esta pesquisa e fundamentada em textos sobre o ensino da musica e a Educacao Especial. Assim, foram utilizados trabalhos da area de Educacao Musical, Educacao Musical Especial, Pedagogia do Instrumento Musical; e textos de algumas areas que se relacionem com o tema abordado como a Educacao Especial, Educacao, e Sociologia, para abranger e aprofundar a discussao. A pesquisa abarca temas como: pessoas com deficiencia, sociedade e historia; Educacao Musical e inclusao; diversidade no ensino de musica; algumas relacoes da Educacao Musical para pessoas com deficiencia e a Musicoterapia; ensino de instrumento musical e educacao inclusiva; e outros. Os procedimentos metodologicos tiveram como instrumentos de coletas de dados: pesquisa bibliografica; pesquisa documental; entrevistas semiestruturadas; gravacoes em audio e video; observacao indireta. A organizacao e analise dos dados confronta as anotacoes das observacoes das aulas gravadas e as transcricoes das entrevistas elencando os pontos de destaque sobre as concepcoes e estrategias de ensino em relacao as discussoes trazidas no trabalho. Assim, de forma geral, os resultados apontam para a perspectiva de que o ensino de musica e do instrumento musical para pessoas com deficiencia no contexto estudado busca ser diversificado e adaptado as necessidades especiais de cada aluno, suas demandas e potencialidades.
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ELIZANGELA DOS SANTOS GARCIA
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Mulheres Percussionistas na Cidade de João Pessoa/PB: um estudo do grupo "As Calungas"
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Data: 30/01/2019
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Hora: 10:00
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Este trabalho resulta da investigação na qual buscou-se analisar fatores integrantes e resultantes de atividades de inserção e atuação de mulheres no campo da prática percussiva, atualmente na cidade de João Pessoa/PB, através de um estudo de caso autoetnográfico realizado no contexto do grupo percussivo As Calungas, formado exclusivamente por mulheres. Considerando a perspectiva dos saberes localizados e entendendo as performances musicais como atos performáticos localizados, alicerço esta dissertação, partindo da abordagem etnomusicológica, com suporte das epistemologias feministas decoloniais. A partir da análise dos resultados obtidos através da realização de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, autoetnografia, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários, e fazendo uso da abordagem qualitativa, é possível compreender As Calungas como um ponto de encontro consolidado no que diz respeito à visibilização da mulher na percussão, na capital paraibana, sendo tal grupo um lugar de convergência para inserção de mulheres no campo percussivo, muitas vezes ainda considerado um espaço masculinizado na música. As Calungas destaca-se localmente como um grupo que, além de possibilitar o protagonismo da mulher no fazer percussivo, contribui ativamente para manutenção de uma rede de mulheres que, entre várias possibilidades de convergências, encontram na percussão um meio catalisador no processo de empoderamento. Das oficinas de percussão à apresentação em bloco pré-carnavalesco próprio, as percussionistas que formam o grupo oferecem suporte para outras mulheres aprenderem instrumentos mas também extrapolam esta finalidade, viabilizando vivências que deflagram a criação de vínculos afetivos e trocas de experiências, articulando resistência cotidianamente e, por todas essas vias de atuação, comunicando que lugar de mulher é onde ela quiser.
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