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RENATO BARROS BARBOSA
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TEATRO PLAYBACK NA ESCOLA: um estudo para uma proposta pedagógica.
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Data: 11/12/2020
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Hora: 10:30
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O artigo proposto tem o objetivo de apresentar o Teatro Playback, sua origem e sua aplicação como uma proposta pedagógica aplicada à educação, destinada a alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental II. A referida proposta buscará através do uso desta metodologia favorecer o desenvolvimento de habilidades artísticas criativas, uma vez que se trata de uma modalidade teatral cujo improviso é a sua principal característica ao mesmo tempo em que proporciona ao educando a possibilidade de vivenciar suas histórias imediatamente transformadas em arte. Tendo em vista que a linguagem teatral faz parte do currículo escolar, promovendo o autoconhecimento, o desenvolvimento da expressão, da comunicação, facilitando o processo de interação entre os alunos e o respeito mútuo, contribuindo assim para a educação integral do aluno. Como metodologia para obter os objetivos sugeridos no trabalho, utilizamos as técnicas dos jogos teatrais, bem como as formas utilizadas pelo Teatro Playback (esculturas fluídas, pares, coro, história em quadrinho, três momentos, confabulando etc). Dessa forma os alunos / atores conseguem atingir os objetivos sugeridos pelo trabalho.
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HAYALA CÉSAR DE SALES
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Entrelaçando Artes: Frevo, La Ursa e processos de criação em dança na escola
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Data: 30/10/2020
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Hora: 15:00
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Entrelaçando artes: Frevo, Ala Ursa e processos de criação em dança na escola é uma pesquisa de Mestrado, do Programa de Mestrado Profissional em Artes, da Universid ad e Fed eral d a Paraíba, orientad a pela professora Dra. Carolina Dias Laranjeira. A pesquisa desenvolveu um processo de criação em dança na escola com o intuito de alterar os modos de relacionar arte e culturas populares no contexto educacional, contribuindo para uma ruptura nos modos de aprender, fazer e apreciar arte, inspirados nos saberes tradicionais da dança do Frevo e da brincadeira Ala Ursa. Para isso, possui como método principal a pesquisa participante, sendo desenvolvida em sala de aula, no campo das danças estudadas e com os alunos de uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Padre Leonel da Franca, no bairro do Ernesto Geisel, em João Pessoa - PB.
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LYGIA MAIA NOBRE DE FIGUEIREDO
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InclusAÇÃO - Provocações Artístico-Pedagógicas
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Data: 30/09/2020
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Hora: 16:00
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A presente pesquisa teve como objeto de estudo a investigação da Performance como veículo para inclusão social através do Grupo de Teatro da Escola Estadual Professor Orlando Cavalcanti Gomes, constituído por educandos do Ensino Médio, no bairro do Cristo, na cidade de João Pessoa (PB). Por meio de processos artístico- pedagógicos, buscou-se trabalhar com os participantes (educandos) a relação entre ambiente escolar, ensino-aprendizagem e processos excludentes e inclusivos. Como artista- docente-deficiente, as problemáticas se iniciaram com as minhas vivências e processos sociais excludentes. A partir dessa análise, o Grupo sentiu-se motivado a pesquisar, identificar e analisar: legislações vigentes no país, teóricos que pudessem elucidar os âmbitos da exclusão e inclusão, em dimensões pedagógico-sociais. Desse modo, a proposição desta pesquisa-participante investiga a Performance como metodologia inclusiva do trabalho pedagógico, considerando-se o entendimento de Boal (2008) sobre o fato de a arte ser tanto um direito como uma obrigação, forma de conhecimento e gozo, constituindo-se enquanto dever de cidadania e arma de libertação. Nesse sentido, sua utilização no âmbito pedagógico traz uma potente possibilidade de empoderamento e oferece questionamentos acerca dos sistemas que excluem e incluem os diversos sujeitos. Além disso, Freire (2005) aponta que quanto mais cedo o diálogo acontece, mais revolução haverá, logo, a ânsia por proposições dialógicas é imperiosa no contexto escolar. Utilizando-se das fundamentações teóricas da psicologia à luz de Vygotsky (2012) e Foucault (2019), relacionam-se embasamentos teóricos com a utilização da Performance como meio para diálogos/debates, construções de cenas acerca dos processos de exclusão/inclusão sociais que fortaleceram os questionamentos e as indagações a respeito da existência de uma inclusão por intermédio das Artes Cênicas. Dessa maneira, esta pesquisa propôs investigar o trabalho pedagógico em Performance, sob a ótica de Ciotti (2014), Schechner (2002), Glusberg (2013) ao entender a escola como um coletivo inteligente.
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SANDRA MICHELLE CRUZ DE MELO
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GRUPO DE DANÇA HUN EM PERFORMANCE: PRÁTICA ARTÍSTICA COMO REFLEXÃO CRÍTICA NO ESPAÇO ESCOLAR
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Data: 31/07/2020
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Hora: 17:00
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Esse artigo se trata de uma reflexão acerca da investigação realizada ao longo do ano de 2019, na Escola Municipal Fenelon Câmara, no bairro Ernesto Geisel, na cidade de João Pessoa-PB, junto ao Grupo de Dança Hun, formado por educandas/os dessa instituição. As ideias foram reunidas a partir de aulas de dança ministradas, da coordenação de processos criativos e apresentações artísticas seguidas de debates finais entre turmas. Constata-se que essas experiências artísticas, entre cena e apreciação, se tornam, em sua continuidade, modos das/os educandas/os identificarem criticamente e politicamente seus respectivos lugares no mundo enquanto cidadãs/os, já que os assuntos que as performances provocam no público de educandas/os enquanto apreciadores podem reverberar em novos olhares sobre suas realidades enquanto estudantes/moradores/pessoas. A pesquisa foi participante, com uma abordagem qualitativa a nível local. O entendimento sobre performatividade e educação libertadora permeiam durante a escrita, bem como os assuntos sobre autonomia, questões de gênero e étnico raciais que são advindos das performances e reverberam entre apresentações e debates na escola. As criações artísticas observadas no processo foram: Feminicídio, é sobre mim, é sobre todas!. Toda forma de amor merece ser respeitada e Por quê me chamas? Essas atividades proporcionaram aos educandos, professores e gestão escolar, sobre uma tomada de consciência de uma realidade social, que é muitas vezes opressora, mas que está passível de mudança a partir da prática gerada por essa reflexão e pelos debates, protagonizados pelas/os estudantes.
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SIMONE DE FÁTIMA ALVES MENDES
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CONHECIMENTO CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma proposta pedagógica a partir da arte circense e de brincadeiras infantis
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Data: 31/07/2020
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Hora: 09:00
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O presente trabalho objetivou desenvolver uma proposta pedagógica a partir da arte circense, de jogos e brincadeiras infantis na Educação Infantil. O lócus da pesquisa é o Centro de Referência de Educação Infantil Maria Ruth de Souza, na periferia de João Pessoa - PB. e os sujeitos são as crianças da turma do Pré-Escolar II e as professoras da unidade. A inquietação sobre uma realidade que supervaloriza os conhecimentos cognitivos à revelia do saber corporal provoca questões que impulsionam a presente pesquisa, como: o que nos impede de dialogar e incluir os saberes corporais na escola? É possível aprender o circo por meio das culturas infantis? O estudo se constituiu como uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico e como intervenção pedagógica. A pesquisa bibliográfica fundamenta-se nos campos dos estudos da Sociologia da Infância, das Artes Cênicas e da Educação Infantil. Foi realizado, primeiramente, um mapeamento das interações corporais geradoras de movimentos e tensões dentro das ações pedagógicas do CREI e, em seguida, o desenvolvimento de uma investigação pedagógica em ação a partir de processos de construção de conhecimento corporal afetivo envolvendo o circo. O trabalho coletivo entre pesquisadora-professora, professoras e crianças gerou um processo pedagógico vivo, criativo, afetivo, valorizando os diversos sujeitos e seus saberes, a arte circense e as culturas corporais infantis populares. Esse trabalho resultou em uma proposta pedagógica chamada Trocadilho e na implantação da linguagem do circo no currículo do CREI pesquisado, bem como em um material pedagógico nomeado Inventário de brincadeiras e a bolsa brincante e em um grupo de estudos do corpo com as professoras participantes, além de provocar a reflexão sobre a relação entre religiosidade e estética na escola e a importância de se trabalhar com e a partir da pluralidade cultural.
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ELISÂNGELA CABRAL MOÇO
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O Teatro do Oprimido e a Violência de Gênero: uma proposta pedagógica para a Escola Cidadã Integral
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Data: 30/07/2020
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Hora: 17:00
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A violência de gênero tem se mostrado cada vez mais presente em nosso cotidiano, refletindo nas relações estabelecidas no ambiente escolar e se tornam mais intensas na convivência de oito horas diárias proporcionadas pelo modelo das Escolas Cidadãs Integrais (ECIs). O tema ainda se mostra delicado para a discussão, por isso, se faz necessário desenvolver mecanismos que possam auxiliar nesse processo, construindo espaços de debate que envolvam todos os lados da questão, tanto oprimidos quanto opressores, em um processo de diálogo e ressignificação do cotidiano feminino e dos tipos de violência sofridas. Esta dissertação tem como objetivo principal discutir a utilização dos métodos e técnicas do Teatro do Oprimido, como metodologia pedagógica, para proporcionar o combate à violência de gênero nas ECIs, propondo um projeto artístico de criação de uma encenação dos discentes como forma de intervenção escolar. A metodologia de pesquisa aplicada é qualitativa e bibliográfica em que faço uma reflexão sobre minhas experiências artísticas e docentes, tendo como aporte principal as ideias educacionais de Paulo Freire e as teorias teatrais de Augusto Boal.
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JOSENILSON CAVALCANTI DA SILVA
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JOGO DAS ARTES CÊNICAS: Um jogo de tabuleiro como recurso metodológico no ensino de arte
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Data: 29/07/2020
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Hora: 16:00
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O presente trabalho propõe a análise e problematização do uso de um jogo de tabuleiro autoral, o Jogo das Artes Cênicas, junto a turma do 8o ano B, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zumbi dos Palmares, localizada no bairro de Mangabeira, no município de João Pessoa-PB, enquanto recurso metodológica para o ensino de Artes Cênicas. Agregando improvisação, exercícios corporais e vocais, brincadeiras infantis, dinâmicas circenses e proposições de performances orientadas pelo ambiente dos jogos de tabuleiro modernos, o jogo alvitra uma alternativa lúdica para enunciação de conhecimentos e criações artísticas. Sua concepção, no contexto de atuação, surge da necessidade de encontrar estratégias que possibilitem o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem ativo, participativo e que propicie, aos sujeitos envolvidos, a construção, individual e coletiva, de significado para a experiência educacional-artística. Tratou-se de uma investigação qualitativa, etnográfica, com abordagem de pesquisa participante, cujos principais instrumentos de análise foram a observação participativa, a tomada de nota em diário de campo, fotografias, vídeos e relatórios realizados pelos alunos após cada partida do jogo.
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MARCIA MARIA BARBOSA DE MENEZES
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TEATRO PLAYBACK: trajetórias da família dos educandos, a partir da história oral e memória
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Data: 28/07/2020
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Hora: 15:00
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Realizamos experimentações do Teatro Playback em uma escola do ensino fundamental - Dr. Elpideo de Almeida, no município de Campina Grande, Paraíba, com educandos do oitavo ano do ensino fundamental, com idades de treze aos dezesseis anos e com familiares (pais e/ou responsáveis), voltados a vivenciar experiências que contribuíram para compreender evalorizar as memórias, através da oralidade. O fato de direcionarmos os conteúdos das quatro linguagens da arte, trabalhados por bimestre, reservando o quarto bimestre ao teatro, visa dar ênfase a forma de fazer ver sua multipluralidade na convergência com as demais linguagens artísticas (visuais, música e dança). Nossa pesquisa realizou uma abordagem qualitativa com a metodologia do Teatro Playback e do compartilhamento dos saberes apresentados pelos educandos e por seus familiares, visto que ambos estimulam e contribuem com a visibilidade da liberdade da ação reflexiva. Sob a maestria da História Oral, o Teatro Playback contribui enquanto metodologia à relevância dada às memórias, estimuladas e resgatadas por meio de conversas entre educandos, mães e avós, como sujeitos guardiães. A realização de várias oficinas com narradores adultos (familiares) e/ou os próprios educandos, forneceram resultados que foram apresentados sob forma de um novo olhar, o olhar do outro que interpretou suas histórias. Na prática, os fundamentos do Teatro Playback compartilharam resultados com o fazer para aprender e aprender fazendo teatro. Os sujeitos narradores pertencem a grupos das famílias dos educandos da turma onde a pesquisa ocorreu. Pesquisamos para compreendermos, na experiência, a demonstração de novas posturas interpretativas, percebidas por meio de expressões e verbalizações por parte dos envolvidos, narradores e educandos atores e atrizes, assim como, o despertar da importância das histórias de família, como elementos necessários na construção de suas trajetórias, memórias e identidade cultural.
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SHIRLEY BATISTA DA SILVA
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Imagem em movimento: Releitura e performance a partir de obras de Cândido Portinari como experiência criativa e estética no contexto escolar
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Data: 28/07/2020
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Hora: 14:00
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O presente projeto visa unir duas linguagens artísticas distintas: visuais e cênicas, tendo como prática pedagógica a Releitura e Performance em meio a um processo experimental, criativo e estético do educando. Este processo ocorrerá a partir da visão individual e coletiva do aluno ao ler, Interpretar e recriar e recriar à sua maneira algumas das obras de Cândido Portinari, tendo como foco o uso da linguagem cênica, resultando em um objeto final de sua criação e produção em arte.
Segundo a BNCC (2018) ao escolher uma determinada obra de arte para ser estudada, o educador deve ter em mente quais são os propósitos e objetivos a serem alcançados. Sou professora efetiva de arte na rede pública de ensino e como artista docente busco trazer um engajamento político para dentro do cotidiano escolar. A presente pesquisa-ação junto ao PROFARTES/UFPB tem como objetivo viabilizar um processo de criação artística dentro do espaço escolar integrando as artes cênicas e visuais por meio da apreciação, criação e adaptação de algumas obras do artista plástico paulista Cândido Portinari (1903/62). Esta escolha se deu pelo fato de que este artista é brasileiro e dedicou parte de sua vida a retratar a realidade social, a pobreza e a miséria frutos da escravidão no Brasil. O lócus da pesquisa é a EMEF Rosa Figueiredo de Lima situada no centro de Cabedelo, cidade portuária ao Norte de João Pessoa, na Paraíba, e os sujeitos são alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental II. Após a leitura visual das obras: Café (1935), Puxada de rede (1959), Os retirantes (1944), Favelas (1957), Grupo de Meninas Brincando (1940), Criança Morta (1944), Mulher Chorando (1947), Mulata de Vestido Branco (1936), As moças de Arcozelo (1940) e Espantalho (1959), foram selecionadas algumas para a realização de exercícios cênicos de recriação e abriu-se uma discussão sobre as diferenças entre encenação e performance (Cohen, 2013; Pavis, 2017) no espaço escolar. A referida proposta pedagógica mostrou-se eficiente pois, ao final do processo, os alunos têm demonstrado capacidade de expressar uma nova compreensão daquilo que foi estudado.
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VANÚBIA MUNIZ ALVES DA SILVA
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Experimentos Artísticos na Escola: patrimônio histórico cultural em Itabaiana - PB
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Data: 24/07/2020
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Hora: 15:00
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Esta dissertação intitulada Experimentos artísticos na escola: Patrimônio Histórico e cultural em Itabaiana-PB visa discutir a aproximação de alunos do Ensino Fundamental da Escola Sebastião Rodrigues de Melo com o Patrimônio histórico da cidade de Itabaiana-PB por meio de experimentos artísticos. Nosso objetivo geral é proporcionar uma experiência artística relacionada a dois patrimônios históricos, junto ao grupo focal de estudantes da Escola Municipal Sebastião Rodrigues de Melo da cidade de Itabaiana PB. Quanto aos objetivos específicos desejamos: estimular a curiosidade, a criticidade e a percepção ampliada sobre a origem histórica de dois monumentos históricos da cidade de Itabaiana-PB; desenvolver, através de experimentos artísticos, uma vivência (sensório-motora) significativa com os aspectos físicos e contextos do entorno dos espaços escolhidos; oportunizar criações artísticas na escola, por meio da linguagem corporal, a partir dos conhecimentos adquiridos sobre os monumentos em estudo. O uso das fontes bibliográficas proporcionou aprofundamentos de conhecimentos e trouxeram as primeiras respostas ao questionamento inicial dessa pesquisa que é respectivamente como estabelecer o contato, a sensibilização e a conscientização sobre a importância do patrimônio produzido no passado a partir de formas criativas e dinâmicas da aprendizagem? Assim como os referenciais, a técnica de investigação que foi o grupo focal proporcionou a ampliação nossa visão quanto ao tema abordado que foi realizado a partir da interdisciplinaridade entre patrimônio e Artes. As discussões sobre patrimônio e consequentemente a Educação Patrimonial tem impacto importante para a sociedade e para as comunidades que por sua vez dependem das políticas e das ações educativas para que possam cuidar e preservar seus patrimônios. O campo do Patrimônio é permeado por muitos conflitos, defesas de interesses e lutas por sua preservação. Tais evidências mostram que se faz necessárias ações com quais os indivíduos se apropriem de seus patrimônios, sintam-se parte deles para que possam deles cuidar e preservar, mas, a conscientização não pode ser imposta e foi por esse viés que a presente pesquisa se pautou ao trabalhar com os alunos participantes dos experimentos artísticos, este realizado com leveza e interesse por parte do grupo. À medida em que foram se envolvendo com as atividades propostas, desenvolveram não só o sentimento de pertencimento como também o senso de responsabilidade na preservação dos bens patrimoniais e culturais de sua cidade.
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MANAIRA DE MELO PEREIRA
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DIÁLOGOS NA SALA DE AULA: DESAFIOS ÉTNICOS CULTURAIS DE UMA PROFESSORA DE ARTES NA ESCOLA PÚBLICA
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Data: 15/07/2020
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Hora: 15:00
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Este trabalho foi possível por meio da minha estada na escola pública enquanto professora de Artes, esse primeiro contato me trouxe reflexões sobre metodologias. Assim, esta pesquisa teve como objetivo principal criar diálogos para o ensino de Artes considerando o contexto cultural dos educandos por meio de uma abordagem Fenomenológica. Isso implicou em ações caracterizadas pela busca de sentido e significados que se apresentaram ao considerar a voz dos educandos para a construção de metodologias, considerando para isso, as colocações de Freire sobre diálogo. Foi na análise das vivências feitas em sala de aula que respondemos aos nossos anseios sobre metodologias dialogais. Pudemos constatar que, o diálogo com este contexto cultural específico foi marcado por conflitos: a própria dificuldade de ensinar aos educandos que podemos construir conhecimento por meio do diálogo, o relacionamento com alguns integrantes da equipe gestora que preocupada com as opiniões da secretaria de educação ou dos responsáveis pelos educandos preferiram muitas vezes negar o contexto cultural, além da tentativa de proibição, por parte de representante da assembleia legislativa, da arte consumida pelos educandos nas escolas. Concebemos que esses embates tiveram como referência o racismo velado contra as manifestações artísticas vindas da periferia. Sabendo disso, ficou ainda mais evidente o meu papel nessa instituição, de por meio do diálogo trabalhar com os educandos, a ponto de fortalecê-los para conseguirem se posicionar e se desvencilharem de situações opressoras.
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AILMA ALVES DE SOUZA ARRUDA
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ARTES CÊNICAS: CANTIGAS DE BRINCAR E O ENSINO DE ARTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA
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Data: 10/07/2020
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Hora: 15:00
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Esta pesquisa teve como propósito trabalhar os conteúdos de Artes Cênicas e cantigas de brincar com turmas do Primeiro Ano em Escolas do Município de João Pessoa, cujo objetivo principal foi de organizar uma proposta curricular para o ensino de Arte para estas turmas. Com referencial teórico baseado em: metodologias do ensino de teatro como Viola Spolin; sobre cantigas de brincar do livro de Idelette Fonseca dos Santos e Maria de Fátima de Mesquita Batista; documentos como o Parâmetro Curricular Nacional em Artes, a Base Nacional Comum Curricular, e a Proposta Curricular do Estado da Paraíba; e com o livro da coleção Ligamundo para a série do Primeiro Ano. Para conseguir o resultado foi utilizado a pesquisa participante, de natureza aplicada, pois trabalhou-se com os métodos e currículos utilizados no ensino de Artes Cênicas. O suporte científico foi o indutivo, pois investigou bibliografias e documentos já existentes sobre o tema. Teve como objetivo de estudo a descritiva, pois se verificou dados do contexto de ensino de Artes Cênicas, em particular o teatro, e com isso foi possível organizar a proposta curricular. A abordagem foi qualitativa, pois fez-se relato e analisou-se todo o processo. Na coleta de dados foram levantados bibliografias e documentos, relatos da experiência e avaliações coletivas com os educandos. Foram elaborados planos de aulas/oficinas para serem aplicados em duas Escolas do Município de João Pessoa em sala do Primeiro Ano de cada escola, e participaram dessas aulas educandos (as) de seis a nove anos de idade. O resultado da pesquisa foi a elaboração de uma proposta curricular com sugestões de conteúdos para quatro bimestres com sugestões de quarenta planos de aula, equivalentes para todo um ano desta série. Percebeu-se também que os planos de aula e seus conteúdos foram eficazes para serem aplicados nas turmas de educandos dessa faixa-etária, devido a percepção, compreensão e habilidades deles nestas aulas. E assim podemos concluir que, as aplicações das aulas foram eficazes no desenvolvimento do conhecimento sobre as Artes cênicas, pois os resultados foram sempre satisfatórios em todos os encontros.
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RACHEL MARIA DOMINGUES
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SOU O QUE PAREÇO, AINDA SIM NÃO ME CONHEÇO: articulações entre a Pedagogia Griô e o Ensino de Artes na Educação de Jovens e Adultos
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Data: 08/07/2020
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Hora: 15:00
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A presente dissertação, SOU O QUE PAREÇO, AINDA SIM NÃO ME CONHEÇO: articulações entre a Pedagogia Griô e o ensino de artes na educação de jovens e adultos, analisou como essa prática de educação comunitária, a Pedagogia Griô, se articulou com o ensino da arte teatral por meio de um diálogo metodológico e vivencial, resultando em uma ação pedagógica aplicada a um grupo focal de educandos da modalidade Ensino de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública do município de Cabedelo. Nesse contexto, investimos em observar se por meio da aplicação dessa ação reflexiva, houve um movimento de fortalecimento da identidade cultural do grupo focal, por meio de uma maior participação nas atividades escolares, maior engajamento desses educandos envolvidos na pesquisa, no que diz respeito a valorização da cultura local, que se traduz em ações afirmativas e propositivas no sentido dos saberes e fazeres desses indivíduos em sua comunidade. Utilizamos a observação participante enquanto metodologia de investigação qualitativa, assim, a análise dos discursos orais e corporais dos sujeitos durante as vivências realizadas, puderam ser verificados por meio dos instrumentos de coleta de dados rodas de conversa, gravação de áudio e de voz, entrevistas semiestruturadas, depoimentos orais e pelos registros no diário de campo. As análises empreendidas durante o percurso da pesquisa nos fizeram inferir que mesmo diante de dificuldades histórico-culturais em se trabalhar com a disciplina de Artes Cênicas no Ensino de Jovens e Adultos-EJA na escola campo de pesquisa, ao engajarmos com as práticas vivenciais da Pedagogia Griô, tomando como potência as histórias e raízes ancestrais dos educandos, foi possível observar a importância do reconhecimento por parte dos sujeitos diante de sua própria história e cultura, ou seja, Identidade Cultural.
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ALEXSANDRA SILVA OLIVEIRA BURITI
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RECREIO ESCOLAR EM CENA: A mediação por meio dos jogos teatrais
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Data: 03/07/2020
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Hora: 15:00
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Esta pesquisa tem como objetivo analisar o impacto da prática do jogo teatral, promovendo uma mudança no convívio entre os alunos da Escola Municipal do Ensino Fundamental Cícera da Silva Sousa, localizada em Barra de Santa Rosa, curimataú paraibano. O ponto de partida da pesquisa se justifica no atual cenário escolar, onde as relações de convívio entre os alunos dentro de sala de aula e, principalmente, nos recreios escolares acabam de certa forma esbarrando no ensino aprendizagem e na convivência. Para a realização desta pesquisa, foram coletadas as informações literárias dos autores: Augusto Boal, Viola Spolin e Olga Reverbel que abordam sobre jogos teatrais. A partir dos estudos destes autores foi realizado um plano de ação para as oficinas/aulas, em que os temas e jogos foram escolhidos para um melhor resultado. Essas oficinas/aulas foram ministradas em horário contra turno em que o aluno está matriculado. Os procedimentos utilizados para a coleta de dados foram as entrevistas estruturadas e semiestruturadas com alunos e funcionários da Escola Cícera da Silva Sousa mediante explicação dos objetivos da pesquisa em seguida anotações de todas as observações dos entrevistados que serviram para compreender os reais motivos das brigas e conflitos no horário do recreio escolar. As mudanças de comportamentos dos alunos foram analisadas através de observações nas oficinas/aulas e no recreio escolar, anotações em diário de bordo, conversas e depoimentos entre alunos e funcionários.
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JULIANNA MARQUES SOBRAL SOUSA
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APRENDER BRINCANDO: um experimento sobre letramento com brincadeiras populares
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Data: 26/06/2020
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Hora: 15:00
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A presente dissertação tem como objetivo descrever um experimento sobre o letramento por meio da aplicação de brincadeiras populares, mais especificamente os jogos de tabuleiro, damas e ludo, e posteriormente a amarelinha, em uma escola da rede municipal de João Pessoa, Paraíba. A questão de pesquisa esteve centrada na seguinte problemática: pode a brincadeira popular desenvolver a autoestima de modo a refletir num melhor rendimento do processo de letramento dos alunos? Em um primeiro momento os jogos de tabuleiro habituaram os alunos com regras, organização e criatividade, uma vez que construíram seus tabuleiros e ensinaram uns aos outros como jogar, sendo a amarelinha introduzida numa etapa seguinte reforçando as ações coletivas do ato de jogar em grupo. Ao longo dos encontros a amarelinha pôde ser melhor explorada, vivenciada, estudada e reformulada dentro do grupo temático estipulado. Dentro deste viés foi possível denotar vinte e três encontros temáticos sistemáticos com o grupo de alunos pesquisados buscando a compreensão do mesmo por meio do brincar, bem como de dimensões e possibilidades dentro das brincadeiras propostas. Foi realizado um exercício etnográfico com abordagem qualitativa. O mesmo nos propôs uma reflexão por meio da observação participante. Assim, foi estabelecido o universo da pesquisa, que são os alunos do terceiro ano do ensino fundamental da escola pesquisada, enquanto que a amostra se definiu pelos sete membros que compuseram o grupo focal estabelecido por acessibilidade e necessidade, considerando o campo de observação, e os encontros de imersão, ou seja, os momento de amplo alcance da pesquisa. Pretendeu-se, desta maneira, auxiliar e fazer construir as identidades, bem como as subjetividades deste grupo por meio da complexidade desses sujeitos. Observou-se, ainda, o fortalecimento da cultura corporal desses sujeitos, por meio do jogo amarelinha que se fez presente como uma manifestação do lúdico, da motricidade e como um forte elemento que estimulou o desenvolvimento da autoestima, importante componente que identificamos no processo de letramento desses alunos na escola estudada.
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