PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPGE)

Not informed

Banca de DEFESA: PATRÍCIA SOARES DE ARAÚJO CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRÍCIA SOARES DE ARAÚJO CARVALHO
DATA: 26/07/2016
LOCAL: PPGE CCSA UFPB
TÍTULO: ENSAIOS EM ECONOMIA AMBIENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Percepção Ambiental. Pagamento por serviços ambientais. Selo Ambiental. Incerteza. Modelo Logit.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: O presente trabalho se dedica a estudar empiricamente temas relacionados a area de Economia Ambiental em que a variavel de interesse e qualitativa. Para tanto, o mesmo foi dividido em tres ensaios. O primeiro ensaio teve por objetivo averiguar a percepcao dos agentes economicos a partir de seu grau de interesse por questoes ambientais no entorno do estuario do rio Paraiba. Com a aplicacao do modelo econometrico logit ordenado, verificou-se que a percepcao ambiental e influenciada por variaveis socioeconomicas, bem como pela forma como o agente avalia o esforco da sociedade, das empresas e o individual para conservacao do meio ambiente. Percebe-se que a execucao de politicas publicas que elevem o acesso a informacoes, a conscientizacao e a execucao de acoes sobre a problematica ambiental correspondem ao caminho mais eficaz para aumentar a percepcao ambiental. O objetivo do segundo ensaio, utilizando o Metodo de Valoracao Contingente (MVC) foi verificar a possibilidade de elaboracao de uma proposta de Pagamento por Servicos Ambientais (PSA) para o Parque Cabo Branco. O intervalo de confianca da Disposicao a Pagar (DAP) media/mediana estimada seguindo a abordagem de Hanemann foi determinado pelo metodo de Krinsky-Robb (1986) e estimado com a aplicacao do modelo econometrico logit, permitindo assim o computo de uma DAP individual pela visitacao no valor de R$ 15,14. De maneira geral, os resultados desta pesquisa sugerem que, baseada no servico ecossistemico prestado pela falesia do Cabo Branco, a elaboracao de uma proposta de PSA para o Parque Cabo Branco se configura como uma acao importante para solucionar possiveis problemas relacionados a escassez recursos financeiros para o financiamento de atividades de conservacao no local. O objetivo do terceiro ensaio, utilizando o Metodo de Valoracao Contingente foi estimar a Disposicao a Pagar e identificar os fatores determinantes da (in) certeza em relacao a DAP por imoveis residenciais com certificacao ambiental na cidade de Joao Pessoa (PB). O intervalo de confianca da DAP media/mediana estimada seguindo a abordagem de Hanemann foi determinado pelo metodo de Krinsky-Robb (1986) e estimado com a aplicacao do modelo econometrico logit, permitindo assim o computo de uma DAP individual pelo selo no valor de R$ 23.913,93 (com a retirada dos votos de protesto). Sobre os fatores determinantes da certeza total (superior a 80%), os resultados econometricos estimados com a utilizacao do modelo logit ordenado, sugerem as pessoas do sexo masculino, com maior escolaridade e com maior interesse por questoes ambientais, possuem um maior nivel de certeza em relacao ao pagamento pelo selo ambiental em imoveis residenciais. Percebe-se, a partir dos resultados da pesquisa que na cidade de Joao Pessoa existe uma demanda por imoveis residenciais detentores de selos ambientais.
Externo ao Programa - 1412731 - ADRIANO FIRMINO VALDEVINO DE ARAUJO
Presidente - 1412732 - ADRIANO NASCIMENTO DA PAIXÃO