PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (CCSA - PPGE) 
			 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA  
			
			
			
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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREA FERREIRA DA SILVA
		
		
		 Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa. 
 DISCENTE: ANDREA FERREIRA DA SILVA
 DATA: 21/07/2017
 HORA: 10:00
 LOCAL: SALA PPGE
 TÍTULO: ENSAIOS SOBRE ECONOMIA DA EDUCAÇÃO:
QUALIDADE DO PROFESSOR, EFEITO DIPLOMA E
DEMANDA POR ENSINO SUPERIOR
 PALAVRAS-CHAVES: Qualidade do professor. Efeito diploma. Demanda por ensino superior.
 PÁGINAS: 55
 RESUMO: A presente proposta de tese é composta por três ensaios referentes a área de economia
da educação.
O primeiro ensaio pretende investigar a qualidade da formação docente sobre o nível
de habilidade cognitiva dos estudantes da Educação Básica no Brasil. A hipótese a
ser testada é que o estoque de conhecimento acumulado em matemática antes da
formação no curso superior em pedagogia, habilidade pouco explorada durante a
formação docente nas universidades, apresentarão desempenhos diferenciados no
ensino dessa matéria para suas turmas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A
análise empírica consistirá nas estimativas baseadas em duas estratégias empíricas, a
primeira descreve o modelo de dados em painel com efeitos fixos, com o objetivo de
identificar o valor adicionado do professor no desenvolvimento da habilidade cognitiva
dos alunos do ensino fundamental, do 2o ao 5o ano, no período de 2012 a 2015. Já
a segunda parte, o modelo de efeitos aleatórios correlacionados busca mensurar a
real qualidade dos professores de pedagogia, medida pelo conhecimento específico
à disciplina de matemática, no processo de aprendizagem dos alunos do 5a ano do
ensino fundamental das escolas públicas, em 2015.
O segundo ensaio tem por objetivo investigar se a variação induzida pelo o aumento
acentuado tanto do fornecimento de novas universidade, quanto o aumento de departamento
e vagas nas universidades já existentes, provocados pelos programas FIES,
Prouni e Reuni, entre 2000 e 2010, impactaram nos resultados no mercado de trabalho
dos indivíduos que não matricularam-se na educação superior. Para responder o
objetivo proposto, será examinado, em primeiro lugar, através de um modelo Logit
Multinomial, a probabilidade do indivíduo encontrar-se em quatro estados diferentes:
matriculado no ensino superior, inativo, empregado, ou desempregado. E, em segundo
lugar, será estimado o método de Diferenças em Diferenças, explorando se a as políticas
que expandiram a oferta da educação superior, reduziram a oferta de graduados do
ensino médio no mercado de trabalho.
Por fim, o terceiro ensaio discutirá os fatores que influenciam a demanda pelo o ensino
superior nas universidades públicas, que adotam o SiSU como sistema de seleção, no
Brasil. Ademais, será analisado os fatores relacionados a composição da qualidade dos
profissionais, em específico, dos cursos de formação de docentes da Educação Básica.
A estratégia empírica consistirá em estimar um conjunto de funções de demanda,
através de um probit multivariado, com foco para a licenciatura em pedagogia, que
abrangerá as notas de corte, para medir a elasticidade preço da demanda, a renda dos
indivíduos, características sociogeográficas e local de residência.
 MEMBROS DA BANCA: 
Presidente - 1813840 - ALESSIO TONY CAVALCANTI DE ALMEIDA
Interno - 2476028 - HILTON MARTINS DE BRITO RAMALHO
Interno - 1524258 - PAULO AGUIAR DO MONTE