PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de DEFESA: BRENO ESTEVAM SILVA DE SOUZA

DISCENTE: BRENO ESTEVAM SILVA DE SOUZA
DATA: 20/05/2024
LOCAL: Laboratório de Odontologia Digital
TÍTULO: A pandemia da COVID-19 e a relação com a saúde mental de estudantes de pós- graduação: uma revisão de escopo
PALAVRAS-CHAVES: Saúde Mental, Programas de Pós-Graduação em Saúde, COVID-19, Pandemias, Esgotamento Emocional.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: A pandemia de COVID-19 teve grande impacto na saúde pública, resultando em mudanças significativas em várias dimensões da sociedade, influenciando a forma como as pessoas percebem o mundo. As implicações sociais da pandemia envolvem alterações na vida cotidiana das populações, implicações nas relações interpessoais nas famílias, nas escolas e nos ambientes de trabalho. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de identificar e mapear as evidências científicas sobre a pandemia de COVID-19 e sua relação com a saúde mental dos estudantes de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) por meio de uma revisão de escopo. Trata-se de uma revisão de escopo, desenvolvida de acordo com as orientações do Manual do Instituto Joanna Briggs e registrado na Open Science Framework (DOI: https://osf.io/jbem6). Para acriação da pergunta da pesquisa foi utilizado o acrônimo PCC (population, concept e context). Portanto, “population (P)” foi definido como estudantes da pós- graduação Stricto sensu – mestrado e doutorado, enquanto “concept (C)” foi determinado como saúde mental, onde iremos abordar as psicopatologias que mais acometeram esta população. Por último, definiu-se o “context (C)” para englobar os estudos que discutam sobre saúde mental em estudantes da pós- graduação durante o período da pandemia de COVID-19, para que, a partir disso, obtenhamos a resposta da seguinte questão: “Quais as evidências científicas da pandemia da COVID-19 relacionadas a saúde mental dos estudantes de pós- graduação stricto sensu (mestrado e doutorado)?”. A coleta dos dados foi realizada nas bases PubMed via MEDLINE, Web of Science, SciVerse Scopus (Elsevier), Embase, PsycINFO, LILACS via BVS, ProQuest Dissertations & Theses Global e Google Scholar em julho de 2023. Para a organização do banco de dados gerados na revisão utilizamos o software Rayyan, no qual ocorreram a remoção das duplicidades, seguido das fases de leitura de título e resumo e de texto completo, orientados pelos critérios de inclusão definidos no protocolo, e o preenchimento de um formulário contendo informações básicas sobre os estudos elegíveis. Todo processo foi realizado com cegamento do software ativado e de forma pareada, procedendo a coleta de forma independente, conforme recomendações do manual JBI. O processo de seleção e a apresentação dos resultados seguiu as diretrizes PRISMA-ScR. O processo de coleta nas bases de dados resultou em 2.575 artigos, destes artigos, 23 foram selecionados para compor a revisão. Os estudos foram realizados em sua maioria na América do Norte (Estados Unidos 39,13%) e China com (17,39%), (totalizando 56,52% dos estudos; publicados em sua maioria nos anos de 2022 e 2023, os desenhos de estudo mais frequentes foram transversais (91,3%). A maioria dos estudos aborda perfil epidemiológico (transtornos mentais mais frequentes) e fatores associados, principais dificuldades dos estudantes de pós-graduação no período da pandemia, práticas de autocuidado e utilização de serviços de saúde. Os principais resultados apresentam aumento da prevalência de transtornos mentais e fatores associados durante a pandemia da COVID-19; o sofrimento psíquico aumentou ao longo das três fases da pandemia da COVID-19; houve aumento em graus variados de ansiedade e depressão. A impossibilidade de dar continuidade aos trabalhos acadêmicos influenciou no aumento da ansiedade e diminuição da motivação. A satisfação com a vida e a felicidade foram associadas positivamente ao otimismo sobre o futuro durante a pandemia de COVID-19, e negativamente a depressão e estresse. Conclui-se que a pandemia de COVID-19 não apenas intensificou desafios preexistentes à saúde mental de estudantes de pós- graduação, mas também revelou a necessidade urgente de estratégias de apoio adaptativas e inclusivas, capazes de atender às diversas necessidades deste grupo durante e além de períodos de crise global.
Externo à Instituição - ARDIGLEUSA ALVES COELHO
Presidente - 1125647 - CLAUDIA HELENA SOARES DE MORAIS FREITAS