PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO LOPES BESERRA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO LOPES BESERRA NETO
DATA: 29/05/2024
LOCAL: Remoto
TÍTULO: Associação da Valoração em Saúde Bucal e Letramento em Saúde Bucal De Adultos. Um Estudo Transversal
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização em saúde. Fatores socioeconômicos. Saúde bucal.
RESUMO: O letramento em saúde bucal (LSB) é a capacidade de receber, analisar e entender informações básicas que são transmitidas e assim, podendo gerar melhor entendimento de no que diz respeito à saúde bucal. A valorização que os pacientes dão aos procedimentos odontológicos, bem como as recomendações acerca dele, pode estar ligada ao nível do LSB do paciente. O baixo nível de letramento em saúde bucal pode estar relacionado à diversos impactos negativos na vida de um indivíduo. Nesse sentido, é de grande valia buscar entender como e quais fatores estão associados ao LSB. O objetivo do estudo é verificar a relação entre letramento em saúde bucal e fatores socioeconômicos e valoração em saúde bucal. Foi realizado estudo quantitativo e analítico, com um desenho observacional do tipo transversal. Foi necessária para a realização do estudo uma amostra representativa total de 481 pessoas. As variáveis dependentes do estudo é a valoração em saúde bucal. O letramento em saúde bucal será a variável independente principal. Fatores socioeconômicos (sexo, idade, renda, nível de escolaridade, estado civil) foram consideradas variáveis independentes para ajuste do modelo. Os dados foram coletados por meio de questionários digitais, através da plataforma Google Forms. A valoração em saúde bucal foi mensurada pela disponibilidade a pagar (DAP), será empregado o procedimento de valoração contingente, no qual os voluntários foram questionados sobre qual valor eles pagariam para submeter-se a procedimentos odontológicos diferentes (tratamento endodôntico em dentes unirradicularres, tratamento endodôntico em dentes multirradiculares, exodontias complexas, implante, prótese fixa, prótese total removível e prótese parcial removível). Para o letramento em saúde bucal, foi utilizado o questionário HeLD-14, adaptado e validado para população brasileira. Foi realizada uma análise de fatorial para as variais de disponibilidade a pagar e letramento em saúde bucal, o que tornou possível a divisão dessas variáveis em grupos de variáveis associadas entre si (MMA= 0.871 e 0.797, respectivamente). Após a análise multivariada de Poisson ajustada, todas as variáveis do letramento em saúde bucal estiveram diretamente relacionadas às variáveis da DAP (p<0,005). Assim, a valorização que os pacientes dão aos procedimentos odontológicos, se mostrou associada ao nível do LSB do paciente.
Externo à Instituição - ANA FLÁVIA GRANVILLE-GARCIA
Interno - 1125647 - CLAUDIA HELENA SOARES DE MORAIS FREITAS