PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAISSA TAYNNAR ALBUQUERQUE LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAISSA TAYNNAR ALBUQUERQUE LOPES
DATA: 28/05/2024
LOCAL: Odonto Digital
TÍTULO: Desempenho científico dos cirurgiões dentistas influenciadores do Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Odontologia. Ética Odontológica. Redes Sociais Online.
RESUMO: O Brasil tem, atualmente, 414.728 dentistas ativos, com a maior parte destes ficando concentrada em grandes centros urbanos. Com o aumento contínuo desse número previsto, os profissionais buscam se destacar. Redes sociais são ferramentas comuns para divulgação e marketing odontológico, influenciando a escolha dos pacientes na hora de decidir um profissional da saúde para melhor lhes atender. Sendo assim, os perfis de cirurgiões-dentistas na internet podem exercer uma grande influência na percepção e escolha dos pacientes. O currículo Lattes é uma plataforma considerada como padrão nacional oficial para registro da produção acadêmica de profissionais de diversas áreas, e é utilizada pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do nosso país. Manter esse currículo atualizado é uma forma de demonstrar transparência profissional para a comunidade geral e científica, além de destacar qualificação e comprometimento de um profissional com a excelência clínica e científica. O objetivo do presente estudo foi investigar a relação da influência na internet e a atualização do currículo Lattes, buscando entender como esses fatores impactam na percepção de competência e credibilidade de cirurgiões-dentistas (CDs). A pesquisa foi realizada através da extração manual de dados existentes na internet, com foco principal em três fontes: Instagram, site do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e plataforma do currículo Lattes. Inicialmente, os CDs mais mencionados em buscas no Google tiveram seus perfis do Instagram analisados quanto à presença do selo de verificação, número de seguidores, informações descritas no perfil e conteúdo publicado no feed. No site do CFO, foram consultadas suas respectivas inscrições e status, bem como a presença de especialidades registradas. Na plataforma do currículo Lattes, foram coletados dados referentes a especialização, mestrado, doutorado, publicação de artigos, além do tempo de formação e formação complementar. Posteriormente, os dados foram organizados, tratados e analisados descritivamente utilizando o Microsoft Excel. No total, foram analisados os perfis de 100 cirurgiões-dentistas neste estudo. Houve uma distribuição equitativa entre os sexos (masculino: n=51; 51%). Os perfis verificados representaram a maioria, com 68% (n=68). Em relação ao número de seguidores, 36% (n=36) possuíam mais de 100.000, sendo o maior encontrado com aproximadamente 4.400.000; os demais 64% (n=64) variaram entre 100.000 e 10.000, sendo 19% (n=19) entre 50.000 e 100.000. A metade (50%; n=50) dos CDs menciona nome de uma ou mais especialidade(s) e/ou procedimento(s) odontológico(s) na ‘bio’ do Instagram (seção do perfil do usuário que contém informações sobre o perfil em até 150 caracteres), sendo a harmonização orofacial (HOF) a mais presente com 39% (n=24) e 52% (n=52) não exibe seu número de inscrição nos respectivos Conselhos Regionais de Odontologia (CRO), elemento obrigatório na divulgação profissional. A distribuição dos profissionais quanto a região, mostrou que a maioria se encontra no Sudeste de Brasil (64%; n=64), sendo encontrado um profissional com registro na região Norte. Dos 100 perfis avaliados 52% (n=52) não tinham registro de especialidade nos CROs, e 55% (n=55) possuíam currículo registrado na plataforma Lattes, dentre os quais 40% (n=22) teve a sua última atualização entre 2016 e 2020. Entre os 55 que possuíam Lattes, 65% (n=36) apresentaram registro de alguma especialização (finalizada ou em andamento), 14 (25%) tinham concluído curso de Mestrado e 4 (7%) o de Doutorado. Destes apenas 20 (36%) profissionais apresentaram algum artigo científico publicado. Dentre as menções relacionadas à qualificação profissional (às vezes mais de uma; n=115) a maioria publiciza área/procedimento da Odontologia 26% (n=30); 9,6% (n=11), descreveram pós-graduação stricto senso; 9,6% (n=11) latu senso, 10,4% (n=12) se intitularam professor; 12% (n=14) ofertavam cursos e 9% (n=10) atribuíram criador de conteúdo digital/figura pública na sua descrição. Os resultados deste estudo apontam que apesar da maioria dos profissionais incluídos não apresentarem perfil acadêmico atualizado, sua capacidade de alcançar um grande número de pessoas é notável. Além disso, constatou-se que a percepção de competência profissional pode estar intrinsecamente ligada à qualidade visual das imagens publicadas, o que sugere que a influência digital e a estética visual desempenham papéis significativos na construção da percepção pública.
Presidente - 2571802 - BIANCA MARQUES SANTIAGO
Externo à Instituição - RHONAN FERREIRA DA SILVA