PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de DEFESA: MARCOS ALEXANDRE CASIMIRO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS ALEXANDRE CASIMIRO DE OLIVEIRA
DATA: 07/06/2024
LOCAL: Remoto
TÍTULO: Coeficiente de inteligência em portadores de fluorose em áreas rurais da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Epidemiologia; Fluoretos; Fluorose dentária; Inteligência; Testes de Inteligência.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: A perda intelectual induzida pela ingestão de fluoretos tem sido relatada na literatura. No entanto, a potencial neurotoxicidade associada à ingestão aos fluoretos, que gerou controvérsia sobre a fluoretação da água da comunidade, permanece incerta. Dessa forma, este trabalho objetivou avaliar o coeficiente de inteligência em portadores de fluorose em áreas rurais da Paraíba. Para tanto, foi realizado um estudo transversal que incluiu 246 escolares entre 6 a 11 anos na zona rural dos municípios de São João do Rio do Peixe, Poço Dantas, e Poço de José de Moura-PB, regularmente matriculados na rede pública de ensino de ambos sexos. Foram excluídos do estudo, escolares que faziam uso de aparelho ortodôntico, participantes com questionários incompletos, pessoas com síndromes de Down e síndromes de má formação dentária. Inicialmente, foi aplicado o CPM-Raven para estimar o coeficiente de inteligência (QI). Em seguida, foram realizados os exames clínicos para determinação de CPO-D/ceo-d e presença de fluorose dentária. A análise de dados foi realizada de forma descritiva e absoluta dos dados e Regressão de Poisson (p<0,05). Ao associar a presença de fluorose com coeficiente de inteligência, não foi observada associação estatisticamente significativo (p=0,45, IC=0,780-1,116). Também foi verificada uma associação significativa entre a renda familiar mensal e menores índices de inteligência (p=0,02, IC=1,164-1,982) e não houve associação entre sexo (p=0,34, IC= 0,9161,288) e idade (p=0,63, IC=0,88-1,23). Portanto, não foi observada associação entre a fluorose e baixos coeficientes de inteligência nas condições atuais do estudo. A renda esteve associada a níveis mais baixos de inteligência, o que indica que baixos coeficientes de inteligência estão relacionados a fatores sociais e ao ambiente em que os indivíduos estão inseridos e não associados à ingestão de fluoretos.
Interno - 2114970 - ANDRESSA FEITOSA BEZERRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - ANDREZA CRISTINA DE LIMA TARGINO MASSONI