PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
3216-7335/7335

News


Banca de DEFESA: ANDREINA SILVA TAUMATURGO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREINA SILVA TAUMATURGO
DATA: 17/06/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: VERBO-VISUALIDADE À LUZ DE BAKHTIN: análise da história em quadrinhos emformato de cordel "Kika e a estrela encantada"
PALAVRAS-CHAVES: Sentido. Verbo-visualidade. Dialogismo. Cultura. Surdez.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Esta dissertação tem como foco analisar a obra verbo-visual “Kika e a estrelaencantada”, de Klícia de Araújo Campos, professora surda, nordestina e cordelista. A obra foicriada em formato de história em quadrinhos e narra a história de uma menina surda quevivencia barreiras de comunicação no âmbito familiar, na cidade de Teixeira, interior daParaíba. O objetivo geral da análise foi inferir os sentidos presentes na produção artístico-cultural em formato de história em quadrinhos “Kika e a estrela encantada”. Para tal,destacamos a sequência dos objetivos específicos que foram: identificar a composição verbo-visual da produção artístico-cultural na obra, distinguindo a importância da leitura conjunta do verbo-visual, tendo em vista que não se pode ler tal informação de forma individualizada;verificar as categorias bakhtinianas presentes na obra e relacioná-las com as composiçõesverbo-visuais da HQ; apresentar, através das categorias apontadas, os sentidos identificadosna obra considerando a cultura e as vozes presentes na narrativa e correlacionar aspectosculturais com os sentidos produzidos na obra, pois os aspectos culturais desempenham papelfundamental na construção da narrativa e dos sentidos produzidos pela HQ. Para atingir essesobjetivos, foi adotado um percurso metodológico qualitativo de análise documental. O corpusdo estudo é composto por textos verbo-visuais que foram analisados página por página. Aanálise começou pela capa da obra, identificando categorias bakhtinianas como sentido,ideologia, autoria, cronotopo e polifonia, além da verbo-visualidade de Brait, presentes nascomposições verbo-visuais, seguindo a mesma sistemática para as demais páginas danarrativa. Obtivemos nos resultados a identificação das categorias propostas e percebemos,por exemplo, a presença da cultura surda e nordestina brasileira na composição da obra, assimcomo constatamos a importância da língua e da apropriação cultural no processo ideológico ena construção de valores da comunidade surda.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1699051 - EDNEIA DE OLIVEIRA ALVES
Interno - 3245878 - MARINÊS ANDREA KUNZ
Externo ao Programa - 3333439 - SONIA MARIA CANDIDO DA SILVA
Externo à Instituição - THIAGO RAMOS DE ALBUQUERQUE