PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de DEFESA: OTÁVIO WASHINGTON LIMA SILVA

DISCENTE: OTÁVIO WASHINGTON LIMA SILVA
DATA: 25/06/2024
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: VIDA E OBRA DA CORDELISTA SURDA KLÍCIA CAMPOS: UM ESTUDO SEMIÓTICO E CULTURAL
PALAVRAS-CHAVES: Literatura de Cordel; Cordel em Libras; Literatura Brasileira em Libras; Artefatos Culturais Surdos; Semiótica Francesa.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: A literatura de cordel é um gênero literário popular fortemente difundido no nordeste brasileiro e explorado na contemporaneidade por grupos e setores sociais diversos. Atualmente o português não é o único idioma em que este gênero é produzido, sendo possível encontrar produções traduzidas, adaptadas e criadas em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Contudo, é importante frisar que esta iniciativa é recente e conta com a importante contribuição de Klícia de Araújo Campos, uma cordelista surda paraibana que também é professora universitária, pesquisadora, poeta, tradutora, e muito mais. Dadas estas considerações, esta pesquisa objetiva estudar a vida e a obra da cordelista surda Klícia Campos para fomentar a valorização deste gênero na Literatura Surda Brasileira. De modo específico, objetivamos com esta pesquisa: 1. Realizar um levantamento biográfico da cordelista surda Klícia Campos; 2. Catalogar as obras em cordel que foram criadas, traduzidas e adaptadas por Klícia Campos; 3. Catalogar todas as atividades realizadas pela cordelista Klícia Campos relacionadas ao cordel em Libras; 4. Analisar a obra selecionada com base no percurso semiótico de significação proposto por Greimas, e que se apresenta nos níveis fundamental, narrativo e discursivo; 5. Identificar os artefatos culturais surdos presentes na obra a ser analisada semioticamente. Metodologicamente, este estudo é de abordagem qualitativa (Oliveira, 2014) e do tipo exploratória (Silveira e Córdova, 2009), sendo os dados obtidos através da análise de entrevistas e do levantamento de informações nas redes sociais e na internet, estando na técnica qualitativa a estratégia utilizada para a análise dos dados obtidos. Ao término desse estudo foi possível concluir que a cordelista Klícia Campos vem construindo uma trajetória acadêmica, profissional, tradutória e artística sólida, tendo como fonte de inspiração primária a família, que desde a infância atravessam a cordelista de inúmeros modos, contribuindo para a sua constituição enquanto artista popular que se ancora no cordel e na temática nordestina para levar a arte sinalizada para surdos e ouvintes interessados no assunto. No que concerne a análise semiótica da obra selecionada, foi possível constatar a riqueza de elementos presentes na narrativa que retratam a realidade de vida da pessoa surda, inclusive através dos artefatos culturais presente na HQ Sinalizada, sendo a vida de Campos a fonte primária de inspiração para a construção de todo o enredo. Assim, acreditamos que através do presente estudo foi possível fortalecer o cordel em Libras enquanto uma produção da Literatura Surda Brasileira, principalmente por biografarmos a vida de primeira cordelista surda do Brasil.
Interno - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES
Presidente - 1681243 - JANAINA AGUIAR PEIXOTO