PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de QUALIFICAÇÃO: BERNARDO LUIZ ANTUNES SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BERNARDO LUIZ ANTUNES SOARES
DATA: 26/06/2024
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: TEATRO DO ABSURDO E COMÉDIA NA TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE RINOCERONTE, DE EUGÈNE IONESCO
PALAVRAS-CHAVES: Adaptação; tradução; comédia; teatro do absurdo; Eugène Ionesco.
RESUMO: A presente tese de doutorado tem como objetivo discutir a peça Rinoceronte (1958), de Eugène Ionesco e sua respectiva adaptação cinematográfica (1974) homônima de Tom O’Horgan, tendo como embasamento teorias da tradução em articulação com teorias da adaptação, visando à investigação de um diálogo interdisciplinar e intermidiático. A partir do método descritivo de uma tradução, de José Lambert e Henrik Van Gorp, destacamos categorias do macro e do micronível textuais, de modo a realizar uma apreciação das diferentes estratégias empreendidas no processo de tradução-adaptação para uma nova forma artística. No macronível, estudamos a transferência de códigos estético-culturais de uma vertente literária, o Teatro do Absurdo, dentro da estética de uma vertente cinematográfica, a Nova Hollywood. No micronível, investigamos cenas e momentos específicos em que diferentes mecanismos de humor são acionados pelo texto e sua respectiva transmutação para o cinema, nos debruçando sobre os momentos em que o filme e a peça estimulam a comédia ou rompem com esta, de modo a investigar as fronteiras entre comédia e tragédia no gênero pós-moderno da tragicomédia. Como fundamentação teórica, recorremos, principalmente, a Henri Bergson, Martin Esslin, Julio Plaza, André Bazin, Linda Hutcheon, entre outros teóricos de estudos do cinema, da adaptação, da tradução e da literatura. Consideramos a pesquisa relevante não apenas por divulgar Ionesco no Brasil, mas também pela articulação que almejamos desenvolver entre o absurdo e a comédia, em mídias distintas.
Externo à Instituição - CICERA ANTONIELE CAJAZEIRAS DA SILVA
Presidente - 6337291 - GENILDA ALVES DE AZEREDO