PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (CCTA - PPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ANDREW ANDERSON CHAGAS CAMARA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREW ANDERSON CHAGAS CAMARA
DATA: 25/07/2025
HORA: 10:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: Gravuras do Nordeste Holandez do artista visual contemporâneo Nivalson Miranda e os brasões do seiscentismo de Frans Post
PALAVRAS-CHAVES: Nivalson Miranda. Frans Post. Nordeste Holandez. WIC. Heráldica.
PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: As imagens da série de gravuras conhecidas como NORDESTE HOLANDEZ foram criadas entre os anos de 1972 e 1993 pelo artista gráfico contemporâneo paraibano Nivalson Miranda (1927-2013). As xilogravuras desta série são parte do acervo da Pinacoteca da Universidade Federal da Paraíba. Miranda utilizou na sua obra desenhos de brasões para compor seu discurso visual, centrado na temática seiscentista das lutas de resistência no Brasil contra as tropas da Companhia das Índias Ocidentais, ocorridas em regiões do Nordeste. Esta pesquisa busca analisar o discurso visual criado pelo artista através de um olhar analítico e crítico, utilizando métodos de leitura e interpretação da imagem desenvolvidos pelo teórico e historiador da arte Erwin Panofsky. Foi adotada aqui a abordagem de revisão bibliográfica sobre os autores, teóricos e temas históricos relacionados com as imagens que são objeto deste estudo. Os brasões que identificam espacialmente regiões do Nordeste, e que estão presentes na obra de Miranda, foram originalmente criados pelo artista neerlandês Frans Post (1612-1680) e ilustram gravuras publicadas na obra de Gaspar Barléu, Rerum per octennium in Brasilia, de 1647, sobre os oito anos de governo de Maurício de Nassau no Brasil. Essas marcas gráficas formam uma peça central do objeto deste estudo em História da Arte na aproximação entre a imagética do artista paraibano e as visualidades criadas por Frans Post. O objetivo é conhecer o discurso visual autoral expresso nessa série de gravuras criadas por Miranda sobre um dos principais momentos para a História e as Artes Visuais na região, imagens nas quais ecoam as visualidades dos artistas da comitiva de Maurício de Nassau e a linguagem gráfica dos brasões. Nesse sentido, este trabalho espera expandir o olhar crítico sobre a imagética nas gravuras como meios influenciadores na formação histórica do espaço e identidade regional expressas no discurso visual de NORDESTE HOLANDEZ.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EVERARDO ARAÚJO RAMOS
Presidente - 237.850.804-25 - MADALENA DE FATIMA PEQUENO ZACCARA - UFPE
Interno - 3119853 - SABRINA FERNANDES MELO