PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (CCTA - PPGAV)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: ANDREW ANDERSON CHAGAS CAMARA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREW ANDERSON CHAGAS CAMARA
DATA: 25/07/2025
HORA: 10:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: Gravuras do Nordeste Holandez do artista visual contemporâneo Nivalson Miranda e os brasões do seiscentismo de Frans Post
PALAVRAS-CHAVES: Nivalson Miranda. Frans Post. Nordeste Holandez. WIC. Heráldica.
PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: As imagens da série de gravuras conhecidas como NORDESTE HOLANDEZ foram
criadas entre os anos de 1972 e 1993 pelo artista gráfico contemporâneo paraibano
Nivalson Miranda (1927-2013). As xilogravuras desta série são parte do acervo da
Pinacoteca da Universidade Federal da Paraíba. Miranda utilizou na sua obra
desenhos de brasões para compor seu discurso visual, centrado na temática
seiscentista das lutas de resistência no Brasil contra as tropas da Companhia das
Índias Ocidentais, ocorridas em regiões do Nordeste. Esta pesquisa busca analisar o
discurso visual criado pelo artista através de um olhar analítico e crítico, utilizando
métodos de leitura e interpretação da imagem desenvolvidos pelo teórico e
historiador da arte Erwin Panofsky. Foi adotada aqui a abordagem de revisão
bibliográfica sobre os autores, teóricos e temas históricos relacionados com as
imagens que são objeto deste estudo. Os brasões que identificam espacialmente
regiões do Nordeste, e que estão presentes na obra de Miranda, foram
originalmente criados pelo artista neerlandês Frans Post (1612-1680) e ilustram
gravuras publicadas na obra de Gaspar Barléu, Rerum per octennium in Brasilia, de
1647, sobre os oito anos de governo de Maurício de Nassau no Brasil. Essas
marcas gráficas formam uma peça central do objeto deste estudo em História da
Arte na aproximação entre a imagética do artista paraibano e as visualidades criadas
por Frans Post. O objetivo é conhecer o discurso visual autoral expresso nessa série
de gravuras criadas por Miranda sobre um dos principais momentos para a História
e as Artes Visuais na região, imagens nas quais ecoam as visualidades dos artistas
da comitiva de Maurício de Nassau e a linguagem gráfica dos brasões. Nesse
sentido, este trabalho espera expandir o olhar crítico sobre a imagética nas gravuras
como meios influenciadores na formação histórica do espaço e identidade regional
expressas no discurso visual de NORDESTE HOLANDEZ.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EVERARDO ARAÚJO RAMOS
Presidente - 237.850.804-25 - MADALENA DE FATIMA PEQUENO ZACCARA - UFPE
Interno - 3119853 - SABRINA FERNANDES MELO