PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (CCTA - PPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: EDILSON TEIXEIRA BARBOSA FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDILSON TEIXEIRA BARBOSA FILHO
DATA: 20/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: SALA 1O5, CCTA, UFPB
TÍTULO: Entre criação e pressão: o fenômeno produtivismo acadêmico na pós-graduação em Artes Visuais no Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Artes Visuais; produtivismo acadêmico; produtividade docente; pós- graduação em Artes Visuais; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.
PÁGINAS: 174
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: O produtivismo acadêmico, com origem nos Estados Unidos da América por volta de 1950 e que, a partir de então, passou a ser globalmente conhecido pela máxima publish or perish, é caracterizado pela excessiva ênfase na quantidade da produção científica, da qual advêm consequências que vêm sendo objeto de estudo de pesquisas dedicadas a analisar os impactos desse fenômeno na vida e no fazer de pesquisadores/as, por ele acometidos/as. Por esta compreensão, o presente trabalho discute o produtivismo acadêmico que atravessa a pós- graduação brasileira impactando os/as docentes pesquisadores/as. Assim, a pesquisa objetiva analisar o produtivismo acadêmico na área das Artes Visuais no âmbito dos Programas de Pós- Graduação stricto sensu em Artes Visuais no Brasil, de modo a desvelar o contexto teórico, histórico e consequências do fenômeno nas atividades dos/as docentes-pesquisadores/as- artistas permanentes vinculados aos programas. A pesquisa é do tipo bibliográfica, documental, descritiva e exploratória, assentada em abordagem qualitativa com aporte quantitativo. Tem como sujeitos da pesquisa os/as docentes vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais do Brasil os quais formam o universo de 169 docentes distribuídos entre os nove PPG que ambientam a pesquisa. Como instrumento de coleta de dados, utiliza um questionário online elaborado no Google Forms, composto por questões abertas e fechadas, que resultou em uma amostra de 37 respondentes. Como procedimento de análise de dados, recorre à análise de conteúdo por categorias temáticas, a saber: conhecimento do produtivismo acadêmico, percepção do processo de avaliação da pós-graduação e consequências do produtivismo. Assim, delineia o perfil do grupo pesquisado, a compreensão destes/as acerca do produtivismo acadêmico, a percepção sobre o modelo de avaliação, evidenciar os impactos do produtivismo acadêmico e, também, analisar como o contexto da pandemia de COVID-19 impactou suas vidas. Os resultados mostram que o grupo investigado, em sua maioria, reconhece o impacto do produtivismo acadêmico em suas atividades, marcadas pelas exigências de publicar artigos científicos, falta de tempo de maturação da pesquisa, descentralização das demais atividades docentes, como ensino, extensão, gestão e fazer artístico. O grupo também traz outras questões como a maternidade, insatisfação, síndrome de impostor, e sentimentos como ansiedade e cansaço que foram agravados pela pandemia. Conclui que, assim como em outras áreas do conhecimento, o fenômeno do produtivismo acadêmico é inerente à pós-graduação em Artes Visuais e que suas consequências vêm afetando o trabalho, a pesquisa, a saúde e o modo de viver dos/as docentes, evidenciando a importância da continuidade de estudos sobre esta temática e a constante discussão sobre os critérios de avaliação.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2360068 - ALZIRA KARLA ARAUJO DA SILVA
Presidente - 1716290 - LUCIANA FERREIRA DA COSTA
Interno - 2380107 - ROBSON XAVIER DA COSTA