PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (CCTA - PPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MAXIMIANO FERNANDES DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAXIMIANO FERNANDES DA COSTA
DATA: 21/02/2025
HORA: 08:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: QUADRINHOS E CULTURA POP: UMA PESQUISA-AÇÃO EM ARTE NA ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Artes Visuais; arte; quadrinhos; cultura visual.
PÁGINAS: 131
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Este estudo analisa as relações de ensino e aprendizagem de elementos da cultura pop e arte sequencial em uma escola da rede privada de ensino de João Pessoa-PB por meio de ações ligadas à prática de ensino do professor de Arte. Os objetivos específicos são: 1) apresentar os referenciais estéticos e culturais do professor relacionados a cultura pop e, a partir destes conhecimentos, verificar se existe a possibilidade de seu uso como ferramentas didáticas voltadas para o ensino da linguagem visual; 2) contextualizar as referências e experiências prévias de um grupo de 15 (quinze) estudantes do Anos Finais, do Ensino Fundamental; e 3) analisar a relação de ensino e aprendizagem desenvolvidas durante as atividades da pesquisa-ação. A metodologia empregada foi a pesquisa-ação, cunhada pelos autores Ivani Fazenda (2000) e Michel Thiollent (1986), com foco na Educação da Cultura Visual e Quadrinhos discutidas com Fernando Hernández (2000), Luciana Borre (2010), Scott McCloud (2008) e Will Eisner (2010). A pesquisa-ação foi desenvolvida a partir da experiência autobiográfica do pesquisador enquanto professor de arte e desenhista, bem como de observações do material didático utilizados na escola e a proposição de atividades práticas pautadas em conceitos extraídos de técnicas de composição da arte sequencial e da cultura pop. A partir disso, concluiu-se que: a) o material didático utilizado na escola apresenta um vocabulário rebuscado com termos técnicos que não são familiares aos estudantes nesta fase educacional, dificultando o processo de ensino-aprendizagem; b) evidenciou-se que um dos principais problemas no campo da Arte/Educação, a dificuldade na leitura de imagens, mantém-se nas práticas educacionais contemporâneas; c) a experiência do uso de quadrinhos e elementos da cultura pop nas aulas de Arte conectam culturalmente diferentes gerações de pessoas que podem se reunir e debater temas voltados para o conhecimento artístico; d) a experiência do uso de quadrinhos e elementos da cultura pop nas aulas de Arte desperta a curiosidade e habilidades individuais de percepção, interpretação, apreciação, criação e senso crítico; e) a maneira como o professor de arte interage em sala de aula é fundamental para que o estudante tenha acesso aos recursos e aos conteúdos que são dispostos pelos materiais didáticos porque o professor tem um papel importante como um mediador para estabelecer esse processo de ensino e aprendizagem; f) a cultura pop serve como um elo gerador dessa interação entre professor e aluno no processo de ensino, criando um vínculo de mais proximidade e servindo como uma grande ferramenta para intensificar esse relacionamento, que serve como base para uma experimentação educacional voltada para a área de arte; e g) por mais tecnologias que tenhamos, são as relações humanas que prevalecem nas práticas de ensino e aprendizagem. Precisamos cada vez mais aprimorar, estreitar, desenvolver e fortalecer laços entre professores e seus estudantes a fim de expandir essa caminhada sem fim chamada educação.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1804010 - ALBERTO RICARDO PESSOA
Presidente - 815.832.140-20 - LUCIANA BORRE NUNES - UFPE
Externo à Instituição - WILSON ROBERTO CHIARELLI JÚNIOR