PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (CCTA - PPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MARIANA LIRA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANA LIRA DE SOUSA
DATA: 28/02/2025
HORA: 10:00
LOCAL: SALA 1O5, CCTA, UFPB
TÍTULO: EXISTEM MUSEUS DE ARTE EM JOÃO PESSOA! A CONSTRUÇÃO DE UMA CARTOGRAFIA AFETIVA PELO CENTRO HISTÓRICO DE JOÃO PESSOA.
PALAVRAS-CHAVES: Museus. Artes Visuais. Cartografia. Públicos de museus. Centro Histórico. João Pessoa.
PÁGINAS: 180
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: João Pessoa, capital da Paraíba, é uma das cidades mais antigas do Brasil, apresentando um centro histórico rico em edificações e manifestações culturais, dentre elas museus de diversas tipologias. Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa cartográfica como parte da Dissertação de Mestrado pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV - UFPB/UFPE), e tem como objetivo geral analisar a relação de afastamento que existe atualmente entre os museus de arte do centro histórico de João Pessoa e os diversos públicos da cidade, tomando como base vivências em campo no Centro Cultural São Francisco; a Casa da Pólvora; o Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa e o Hotel Globo. A pesquisa buscou mapear os motivos dos públicos para não visitarem os museus de arte locais; identificar quem são os públicos atuais dos museus estudados, bem como traçar os caminhos que ligam esses museus e são percorridos por essas pessoas; e apresentar as visualidades dos arredores desses museus, por meio de uma produção artística autoral enquanto pesquisadora participante. Teoricamente foram utilizadas as definições institucionais do Conselho Internacional de Museus - ICOM (2022) e do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram (2011), e as bases teóricas da museologia com Suano (1986) e Chagas (2009); do estudo de públicos com Bourdieu e Darbel (1966); Cury (2005); Koptche (2012); Talhari (2014) e Costa (2018). A percepção das interações e vínculos entre público e ambiente se mantém como norte desta pesquisa, guia para compreender a manifestações reais do público no ambiente, às vezes difíceis de serem identificadas por meio de estudos de público convencionais e por esta razão se fez pertinente a utilização do método do Estudo Pessoa-Ambiente de Pinheiro e Gunther (2007) e da Cartografia Sentimental de Ronilk (1989), na concepção de rizoma de Deleuze e Guattari (1995) e a abordagem metodológica de Passos, Kastrup e Escóssia (2009). Os resultados apresentados aqui são resultados da vivências em campo individuais e coletivas, em diálogo com os públicos, das análises por meio de um diário de campo, envolto por anotações e desenhos de uma pesquisa participante, unida a aplicação de questionários e entrevistas, que nos possibilitou enxergar parte das narrativas dos públicos presentes ao redor dos museus de arte do centro histórico de João Pessoa.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 086.804.018-54 - JOANA D'ARC DE SOUZA LIMA - UFPE
Externo ao Programa - 1885189 - MAIRA DE OLIVEIRA DIAS
Interno - 3119853 - SABRINA FERNANDES MELO