PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (CCTA - PPGAV)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: MARIANA LIRA DE SOUSA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANA LIRA DE SOUSA
DATA: 28/02/2025
HORA: 10:00
LOCAL: GALERIA LAVANDEIRA, CCTA, UFPB
TÍTULO: EXISTEM MUSEUS DE ARTE EM JOÃO PESSOA! A CONSTRUÇÃO DE UMA CARTOGRAFIA AFETIVA PELO
CENTRO HISTÓRICO DE JOÃO PESSOA.
PALAVRAS-CHAVES: Museus. Artes Visuais. Cartografia. Públicos de museus. Centro Histórico.
João Pessoa.
PÁGINAS: 180
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: João Pessoa, capital da Paraíba, é uma das cidades mais antigas do Brasil, apresentando
um centro histórico rico em edificações e manifestações culturais, dentre elas museus de
diversas tipologias. Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa cartográfica como
parte da Dissertação de Mestrado pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Artes
Visuais (PPGAV - UFPB/UFPE), e tem como objetivo geral analisar a relação de
afastamento que existe atualmente entre os museus de arte do centro histórico de João
Pessoa e os diversos públicos da cidade, tomando como base vivências em campo no
Centro Cultural São Francisco; a Casa da Pólvora; o Museu do Artesanato Paraibano
Janete Costa e o Hotel Globo. A pesquisa buscou mapear os motivos dos públicos para não
visitarem os museus de arte locais; identificar quem são os públicos atuais dos museus
estudados, bem como traçar os caminhos que ligam esses museus e são percorridos por
essas pessoas; e apresentar as visualidades dos arredores desses museus, por meio de
uma produção artística autoral enquanto pesquisadora participante. Teoricamente foram
utilizadas as definições institucionais do Conselho Internacional de Museus - ICOM (2022) e
do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram (2011), e as bases teóricas da museologia com
Suano (1986) e Chagas (2009); do estudo de públicos com Bourdieu e Darbel (1966); Cury
(2005); Koptche (2012); Talhari (2014) e Costa (2018). A percepção das interações e
vínculos entre público e ambiente se mantém como norte desta pesquisa, guia para
compreender a manifestações reais do público no ambiente, às vezes difíceis de serem
identificadas por meio de estudos de público convencionais e por esta razão se fez
pertinente a utilização do método do Estudo Pessoa-Ambiente de Pinheiro e Gunther (2007)
e da Cartografia Sentimental de Ronilk (1989), na concepção de rizoma de Deleuze e
Guattari (1995) e a abordagem metodológica de Passos, Kastrup e Escóssia (2009). Os
resultados apresentados aqui são resultados da vivências em campo individuais e coletivas,
em diálogo com os públicos, das análises por meio de um diário de campo, envolto por
anotações e desenhos de uma pesquisa participante, unida a aplicação de questionários e
entrevistas, que nos possibilitou enxergar parte das narrativas dos públicos presentes ao
redor dos museus de arte do centro histórico de João Pessoa.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2380107 - ROBSON XAVIER DA COSTA
Interno - 3119853 - SABRINA FERNANDES MELO
Externo ao Programa - 1885189 - MAIRA DE OLIVEIRA DIAS