PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (CCTA - PPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: EDUARDO BEZERRA DE OLIVEIRA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO BEZERRA DE OLIVEIRA SILVA
DATA: 27/08/2025
HORA: 10:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: Abordagem Triangular em experiências vivenciadas com pibidianos e pibidianas no Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Abordagem triangular. Pibid. Artes Visuais. Ensino Médio.
PÁGINAS: 178
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A presente pesquisa foi desenvolvida com o intuito de compreender as experiências vivenciadas com a Abordagem Triangular no Ensino de Artes e Culturas Visuais pelos/as pibidianos/as no Ensino Médio na Escola Estadual Técnica de Artes, Tecnologia e Economia Criativa Poeta Juca Pontes, nosso campo de pesquisa. De natureza qualitativa, esta pesquisa está situada na linha de Processos Educacionais em Artes Visuais do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB. No presente estudo elaboramos os seguintes objetivos específicos: compreender o que os/as pibidianos/as pensam sobre a Abordagem Triangular no Ensino de Artes e Culturas Visuais a partir do que foi trabalhado no currículo da licenciatura; compreender como a Abordagem Triangular se materializa nas práticas dos/das pibidianos/as de situações narradas a partir de experiências-sentido; compreender as impressões dos/das pibidianos/as acerca das vivências envolvendo a Abordagem Triangular durante um determinado período de atuação junto ao pesquisador, bem como nas ações desenvolvidas por eles/as na Escola Estadual Técnica de Artes, Tecnologia e Economia Criativa Poeta Juca Pontes no mesmo período. Para tanto, utilizamos como fundamentação, as contribuições de autores/as que discutem a Abordagem Triangular: Barbosa (1989, 2007, 2011, 2014, 2016 e 2017), Azevedo (2014) e Silva (2016 e 2021) e dialogamos com a pedagogia libertadora de Freire (1996, 2011 e 2019). No debate teórico/metodológico dialogamos com Gil (2002) e Minayo (2016), e adentramos nas conversas como metodologia de pesquisa, com foco nos debates de Serpa (2018), com quem nos orientamos para as conversas com os/as pibidianos/as, participantes da pesquisa. Dentre os resultados obtidos, salientamos a necessidade de atribuir maior importância à epistemologia sistematizada pela Dra. Ana Mae Barbosa no currículo acadêmico; as vivências resultantes a partir da Abordagem Triangular em ações planejadas por pibidianos/as e suas impressões positivas tanto entre pibdianos/as quanto no corpo discente da escola; além das diversas possibilidades que a epistemologia proporciona, assumindo um caráter camaleônico, libertador e decolonial.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 028.072.226-50 - FABIANA SOUTO LIMA VIDAL - UFPE
Interno - 683.438.844-34 - MARIA BETANIA E SILVA - UFPE
Externo à Instituição - SIDINEY PETERSON FERREIRA DE LIMA