PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO FELIX DO NASCIMENTO NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO FELIX DO NASCIMENTO NETO
DATA: 12/07/2024
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: ANÁLISE COMPARATIVA TÉCNICO ECONÔMICO DO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA UTILIZANDO GERAÇÃO A DIESEL E SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO POR BATERIAS
PALAVRAS-CHAVES: BESS, arbitragem, peak shaving, valley filling, load shifting, geração diesel, tarifação.
RESUMO: O presente trabalho analisa e discute a aplicação de tarifas de energia elétrica pelas concessionárias, que variam de acordo com o horário e têm como objetivo precificar a energia para diferentes classes de consumidores. Nos últimos anos, o custo da energia no horário de ponta tem aumentado significativamente, atingindo valores muito mais altos do que fora desse período. Para mitigar esses custos, são empregadas diversas estratégias para moldar a curva de carga e gerenciar o consumo de energia de forma mais eficiente, como redução do consumo de ponta, peak shaving, valley filling e load shifting. Uma das formas de gerenciar o fornecimento de energia é através da utilização de geradores diesel que são acionados em determinados horários do dia buscando assim reduzir os custos com energia. Ocorre que nos dias atuais quando se busca a redução da emissão dos gases de efeito estufa, esta alternativa tem cada vez mais encontrado opositores. Assim, a busca por novas estratégias para o fornecimento desta energia é um campo profícuo de pesquisa. Uma dessas estratégias é a substituição de geradores a diesel por sistemas de energias renováveis, como o armazenamento de energia em baterias (Battery Energy Storage Systems - BESS). As baterias podem ser alimentadas pela rede da concessionária ou por fontes renováveis, como sistemas fotovoltaicos, e sua energia armazenada pode ser utilizada para reduzir o consumo durante o horário de ponta, diminuindo assim os custos da fatura de energia. Embora as baterias ofereçam benefícios significativos em termos de redução de custos e impacto ambiental, elas também apresentam limitações econômicas e operacionais, como uma vida útil restrita e altos custos iniciais de investimento. Portanto, é crucial realizar um estudo de viabilidade econômica detalhado antes da implementação de sistemas de armazenamento de energia utilizando baterias. Para qualificar a análise realizada no trabalho, foi especificado uma planta para estudo de caso. Este estudo de custo-benefício foi realizado no Hospital Universitário Lauro Wanderley, na Universidade Federal da Paraíba, que utiliza um sistema de fornecimento de energia por gerador diesel em determinados horários do dia e como sistema de back up e foi realizada a comparação deste com um sistema BESS com a finalidade de reduzir os custos da conta de energia, aplicando o método de arbitragem para consumir energia nos momentos de tarifas mais baixas e fornecer energia armazenada nos momentos de tarifas mais altas.
Interno - 071.283.134-78 - EDGARD LUIZ LOPES FABRICIO - UFCG
Presidente - 1636976 - FABIANO SALVADORI