PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
(83)32167857
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO FELIX DO NASCIMENTO NETO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO FELIX DO NASCIMENTO NETO
DATA: 12/07/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: ANÁLISE COMPARATIVA TÉCNICO ECONÔMICO DO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA UTILIZANDO GERAÇÃO A DIESEL E SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO POR BATERIAS
PALAVRAS-CHAVES: BESS, arbitragem, peak shaving, valley filling, load shifting, geração diesel, tarifação.
PÁGINAS: 52
RESUMO: O presente trabalho analisa e discute a aplicação de tarifas de energia elétrica pelas
concessionárias, que variam de acordo com o horário e têm como objetivo precificar a
energia para diferentes classes de consumidores. Nos últimos anos, o custo da energia no
horário de ponta tem aumentado significativamente, atingindo valores muito mais altos
do que fora desse período. Para mitigar esses custos, são empregadas diversas estratégias
para moldar a curva de carga e gerenciar o consumo de energia de forma mais eficiente,
como redução do consumo de ponta, peak shaving, valley filling e load shifting.
Uma das formas de gerenciar o fornecimento de energia é através da utilização de geradores
diesel que são acionados em determinados horários do dia buscando assim reduzir os custos
com energia. Ocorre que nos dias atuais quando se busca a redução da emissão dos gases
de efeito estufa, esta alternativa tem cada vez mais encontrado opositores.
Assim, a busca por novas estratégias para o fornecimento desta energia é um campo profícuo
de pesquisa. Uma dessas estratégias é a substituição de geradores a diesel por sistemas
de energias renováveis, como o armazenamento de energia em baterias (Battery Energy
Storage Systems - BESS). As baterias podem ser alimentadas pela rede da concessionária
ou por fontes renováveis, como sistemas fotovoltaicos, e sua energia armazenada pode ser
utilizada para reduzir o consumo durante o horário de ponta, diminuindo assim os custos
da fatura de energia.
Embora as baterias ofereçam benefícios significativos em termos de redução de custos e
impacto ambiental, elas também apresentam limitações econômicas e operacionais, como
uma vida útil restrita e altos custos iniciais de investimento. Portanto, é crucial realizar
um estudo de viabilidade econômica detalhado antes da implementação de sistemas de
armazenamento de energia utilizando baterias.
Para qualificar a análise realizada no trabalho, foi especificado uma planta para estudo
de caso. Este estudo de custo-benefício foi realizado no Hospital Universitário Lauro
Wanderley, na Universidade Federal da Paraíba, que utiliza um sistema de fornecimento
de energia por gerador diesel em determinados horários do dia e como sistema de back up
e foi realizada a comparação deste com um sistema BESS com a finalidade de reduzir os
custos da conta de energia, aplicando o método de arbitragem para consumir energia nos
momentos de tarifas mais baixas e fornecer energia armazenada nos momentos de tarifas
mais altas.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 071.283.134-78 - EDGARD LUIZ LOPES FABRICIO - UFCG
Presidente - 1636976 - FABIANO SALVADORI
Externo à Instituição - FRANKLIN MARTINS PEREIRA PAMPLONA
Externo ao Programa - 2317198 - PAULO ROTELLA JUNIOR