PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: PEDRO HENRIQUE FREITAS SILVA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO HENRIQUE FREITAS SILVA
DATA: 16/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/btg-tfom-mop
TÍTULO: ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA PARA UM VEÍCULO TIPO TRICICLO COM DIFERENCIAL ELETRÔNICO
PALAVRAS-CHAVES: Veículo elétrico; Controle; Microcontrolador; Instrumentação Eletrônica.
PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO: A utilização de veículos elétricos atualmente tem crescido exponencialmente no mundo
inteiro por vários motivos que hoje evidenciam problemas para a sociedade com o uso
dos veículos a combustão interna. Entretanto, existem vários desafios que precisam ser
vencidos para que essa tecnologia se consolide no mercado. Para contribuir científica e
tecnologicamente com essa linha de elétricos, este trabalho apresenta o projeto de um
triciclo elétrico com o controle diferencial eletrônico das duas rodas traseiras. O triciclo foi
construído com tubos de aço carbono galvanizado e chapas metálicas de alumínio. Seu
designer foi baseado na combinação da dianteira de uma moto convencional com a traseira
de um veículo quadriciclo. A suspensão traseira foi desenvolvida de forma independente
com um motor de tração por roda. O controle diferencial foi concebido usando a plataforma
Tiva C que realiza o acionamento dos motores de corrente contínua acoplados às rodas.
A instrumentação eletrônica foi composta por vários sensores, do tipo resistivo para
determinar o ângulo de giro do triciclo, sensor indutivo na configuração de encoder para
medição das velocidades das rodas e sensor liga/desliga para indicar a frenagem do veículo.
Foi utilizado como atuador de aceleração um variador de tensão elétrica que se baseia
no princípio Hall. Além disso, foi usado uma chave elétrica para inversão de sentido de
movimento, permitindo que o veículo possa andar para trás. Um sistema de controle em
malha fechada foi implementado para garantir a igualdade de velocidades entre as rodas
quando o triciclo estiver em linha reta. Um algoritmo foi implementado para realizar o
cálculo diferencial de velocidades das rodas traseiras quando o veículo estiver em curvas.
Resultados do comportamento do veículo em funcionamento são apresentados.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2333186 - CICERO DA ROCHA SOUTO
Externo à Instituição - EISENHAWER DE MOURA FERNANDES
Interno - 1783447 - EULER CASSIO TAVARES DE MACEDO
Interno - 1972280 - JUAN MOISES MAURICIO VILLANUEVA
Externo à Instituição - SIMPLICIO ARNAUD DA SILVA