PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
(83) 3216-7857/7857

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: VINICIO DE ARAUJO MATOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VINICIO DE ARAUJO MATOS
DATA: 24/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/wve-qvnu-yyo
TÍTULO: Análise Comparativa das Emissões de CO2 em Veículos de Combustão e Elétricos via OBD-II
PALAVRAS-CHAVES: Emissões Veiculares, Veículos Elétricos, CO2 , OBD, Eficiência Energética.
PÁGINAS: 57
RESUMO: Este estudo realiza uma análise comparativa das emissões de dióxido de carbono Dióxido de Carbono (CO2) entre Veículo de Combustão Interna (VCI) e Veículos Elétricos (VEs) utilizando a interface On-Board Diagnostics (OBD) para aquisição de dados em tempo real. A crescente preocupação com os impactos ambientais do setor de transportes motiva a investigação de alternativas sustentáveis para a mobilidade urbana, especialmente diante do aumento da frota veicular e da poluição associada. A pesquisa utiliza um leitor ELM Electronics - 327 (ELM327) conectado à interface OBD para coletar parâmetros operacionais, como Mass Air Flow Sensor (MAF), carga do motor e velocidade, permitindo a estimativa das emissões de CO2 para Veículos de Combustão Interna (VCI). Para os VEs, a análise considera o consumo energético e a matriz elétrica regional para estimar as emissões indiretas associadas à geração de eletricidade. Os dados foram coletados em condições reais de tráfego, utilizando dois veículos representativos: um Chevrolet Onix (combustão) e um BYD Dolphin (elétrico). Os resultados indicam que os VEs apresentam emissões diretas nulas, mas sua pegada de carbono depende da matriz energética utilizada para carregamento. Em regiões com alta participação de fontes renováveis, como o Brasil, os benefícios ambientais dos VEs tendem a serem mais significativos. Além disso, a análise revela discrepâncias entre os valores homologados e reais de emissões dos VCI, reforçando a necessidade de monitoramento contínuo. O estudo conclui que a eletrificação da frota pode contribuir substancialmente para a redução de emissões de CO2, mas seu impacto ambiental depende fortemente da matriz elétrica de cada região. A integração de sistemas de monitoramento embarcados e técnicas de inteligência artificial pode aprimorar a precisão das estimativas de emissões e fornecer subsídios para políticas públicas voltadas à mobilidade sustentável.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2333186 - CICERO DA ROCHA SOUTO
Interno - 1783447 - EULER CASSIO TAVARES DE MACEDO
Externo à Instituição - IVANOVITCH MEDEIROS DANTAS DA SILVA
Presidente - 1972280 - JUAN MOISES MAURICIO VILLANUEVA