PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: IGARA CYNARA CABRAL DE PAIVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IGARA CYNARA CABRAL DE PAIVA
DATA: 16/12/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de reuniões do CCTA
TÍTULO: O Pianista Colaborador como Técnico-Administrativo em Educação: um estudo com profissionais de cinco universidades do Nordeste
PALAVRAS-CHAVES: Pianista colaborador. Colaboração pianística. Técnico-Administrativo em Educação. Psicodinâmica do trabalho.
PÁGINAS: 184
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: A colaboração pianística tem se firmado de maneira crescente como uma possibilidade de atuação profissional, assim como o interesse pelo estudo de suas particularidades tem despertado o interesse de performers e pesquisadores da área da música. Nesse sentido, esta pesquisa investiga a atuação de pianistas colaboradores vinculados a cinco Universidades Federais do Nordeste brasileiro, tendo como objeto de estudo aqueles que exercem a função como servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE). Para isto, a Psicodinâmica do Trabalho forneceu o suporte teórico necessário à compreensão das dinâmicas objetivas e subjetivas inerentes à prática da colaboração pianística, considerando para isto as contribuições de Christophe Dejours. A abordagem metodológica escolhida foi de natureza qualitativa, concretizada mediante a realização de entrevistas semiestruturadas, as quais foram subsidiadas por conceitos oriundos da Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin. Os dados obtidos revelam que as falhas na organização do trabalho, a precariedade das condições e dos materiais de trabalho e a hierarquização percebida nas relações estabelecidas com docentes se constituem como aspectos desencadeadores de sofrimento e adoecimento físico e psíquico associados ao contexto laboral dos entrevistados; por outro lado, fatores como a estabilidade financeira, o senso de autorrealização artística proporcionado pelas numerosas oportunidades de performance e a participação no progresso artístico-musical dos alunos foram identificados como fatores promotores de prazer e saúde. Nesse sentido, a implementação de medidas que contribuam com a redução dos efeitos nocivos ocasionados pelo trabalho podem favorecer não somente os profissionais estudados mas todos os que se beneficiam da colaboração pianística no âmbito universitário.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 337027 - JOSE HENRIQUE MARTINS
Interno(a) - 6335935 - HERMES CUZZUOL ALVARENGA
Interno(a) - 715.102.573-49 - JOÃO VALTER FERREIRA FILHO - UFPB
Externo(a) à Instituição - GISELE PIRES DE OLIVEIRA MOTA
Externo(a) à Instituição - REGIANE HIROMI YAMAGUCHI