PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: MATHEUS HENRIQUE DA FONSÊCA BARROS
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS HENRIQUE DA FONSÊCA BARROS
DATA: 01/09/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Defesa Online
TÍTULO: A aprendizagem baseada em problemas (ABP) na formação inicial do professor de Música
PALAVRAS-CHAVES: educação musical; formação inicial de professores de música;
aprendizagem baseada em problemas.
PÁGINAS: 235
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: O presente estudo teve como objetivo geral analisar a experiência de implementação da
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na formação inicial de professores de música, a
partir de problemas relacionados à prática docente na educação básica, no contexto do curso de
Licenciatura em Música de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF). Por
meio de uma abordagem qualitativa, foi desenvolvida uma pesquisa-ação que teve como campo
empírico o curso de Licenciatura em Música de um IF localizado em uma cidade do Nordeste
do Brasil e denominado IF X. O percurso metodológico consistiu em quatro etapas: etapa
inicial; etapa diagnóstica; etapa de reconhecimento; etapa de intervenção pedagógica. A
intervenção ocorreu através da ministração da disciplina optativa APM 058 Tópicos especiais
em educação musical para duas turmas simultâneas, entre setembro de 2019 e fevereiro de
2020, com organização a partir de cinco situações-problema cujas temáticas foram levantadas
por meio de questionário prévio. Os participantes da pesquisa foram integrantes da gestão do
curso e os alunos matriculados na disciplina. Foram realizadas rodas de conversa com os alunos
participantes, observações participantes com registro em áudio, apontamentos em diário de
campo e caderneta da disciplina, além de entrevistas semiestruturadas com três gestores do
curso. Os referenciais teóricos do estudo são apresentados em dois grandes eixos: o primeiro,
relativo à formação inicial de professores de música a partir de uma perspectiva reflexiva, bem
como aos conceitos de habitus e campo propostos por Pierre Bourdieu e seus
desdobramentos no campo da educação musical; o segundo, diz respeito à ABP, seu panorama
histórico, bases teóricas e os estruturantes necessários para sua operacionalização e prática. A
análise interpretativa dos dados permitiu concluir que a ABP pode enriquecer o processo de
formação inicial do professor de música ao aproximar o espaço formativo do mundo do
trabalho, por meio de problemas que apresentam situações concretas da prática profissional
docente na educação básica; a efetividade de sua implementação depende de fatores
institucionais, curriculares, culturais e do conhecimento dos estruturantes metodológicos; a
dinâmica da ABP reconfigura a relação professor/aluno, promove o desenvolvimento da
autonomia de aprendizagem e o reconhecimento da identidade docente musical, fomenta
habilidades de trabalho em grupo que estimulam a cooperação e análise mútua, além de suscitar
a prática profissional reflexiva. A pesquisa-ação realizada forneceu pilares teórico-práticos
capazes de fundamentar indicações de ação pedagógica com a ABP para a formação inicial de
professores de música.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 361.575.204-00 - CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA - UFPE
Externo à Instituição - FLÁVIA MOTOYAMA NARITA
Interno - 1742360 - JUCIANE ARALDI BELTRAME
Presidente - 6336235 - MAURA LUCIA FERNANDES PENNA
Externo à Instituição - SÉRGIO PAULINO ABRANCHES