PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM) 
			 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA  
			
			
			
			  	- Telefone/Ramal
- 
			  		
					
						Não informado
					
			  	
 
		
	 
							
	Notícias
	
	
	
		
Banca de DEFESA: LEONARDO DA SILVA SOUZA
		
		
		 Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 
 DISCENTE: LEONARDO DA SILVA SOUZA
 DATA: 30/10/2020
 HORA: 14:00
 LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
 TÍTULO: Vivências socioculturais de jovens em um contexto sócio-orquestral
 PALAVRAS-CHAVES: Jovens. Vivências socioculturais. PRIMA. Educação musical.
 PÁGINAS: 136
 GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
 ÁREA: Artes
 SUBÁREA: Música
 RESUMO: Este trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado, que teve como objetivo geral compreender como as vivências socioculturais de jovens se inter-relacionam com as práticas musicais desenvolvidas em um dos polos do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (PRIMA). Ao passo que os seus objetivos específicos buscaram identificar as vivências musicais presentes no dia a dia dos jovens integrantes do polo de ensino, assim como os meios e espaços socioculturais a partir dos quais essas vivências musicais ocorrem; verificar as práticas musicais desenvolvidas pelos jovens no polo de ensino ou no programa de maneira mais ampla; e analisar as inter-relações identificadas entre suas vivências socioculturais e as práticas musicais desenvolvidas no contexto do Programa. Para tanto, esta pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo de caso onde os dados foram coletados por meio de questionário, observação participante e entrevista semiestruturada. Tais técnicas possibilitaram o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos alunos no Programa, assim como a coleta de dados referentes às suas vivências em outros contextos. Participaram da pesquisa cinco jovens com idades entre 14 e 17 anos e a coleta ocorreu entre os meses de agosto e dezembro de 2019. A análise dos dados teve como aporte teórico os estudos relacionados à Condição Juvenil; a Abordagem sociocultural da Educação Musical e as Teorias do Cotidiano na Educação Musical. Como resultado da pesquisa constatou-se que os jovens possuíam vivências socioculturais diversificadas que se apresentavam através de esferas, como: a família, a igreja e a escola; assim como algumas práticas musicais desenvolvidas no Programa estabeleceram inter-relações entre essas variadas esferas, possibilitando uma prática educativo-musical mais abrangente.
 MEMBROS DA BANCA: 
Presidente - 1742360 - JUCIANE ARALDI BELTRAME
Interno - 1812371 - FABIO HENRIQUE RIBEIRO
Externo à Instituição - MARGARETE ARROYO