PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: GLEDSON MEIRA DANTAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLEDSON MEIRA DANTAS
DATA: 31/07/2024
HORA: 09:00
LOCAL: SALA 107 BLOCO A CCTA/UFPB
TÍTULO: A BATERIA NA PERFORMANCE MUSICAL DO FORRÓ
PALAVRAS-CHAVES: Bateria. Forró. Performance musical. Experiência. Interação social. Intepretação musical.
PÁGINAS: 286
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Lidamos neste trabalho com dois universos convencionados e toda complexidade que os orbitam, quais sejam, o universo musical da bateria, e todas as convenções em seus mais diversos níveis, e o universo que contempla o forró, com ênfase neste enquanto um gênero musical, e foco em sua vertente “tradicional”, a qual foi tratada neste trabalho como “forró gonzaguiano”. Os estudos revelaram as múltiplas faces, caraterísticas e possibilidades tanto de interpretações instrumentais quanto de vertentes desse gênero musical, demonstrando a natureza complexa, plural e alargada desses dois mundos. Nessa conjuntura, este trabalho analisa e reflete acerca da interpretação da bateria na performance musical do forró, a partir da obra de Dominguinhos. A base metodológica do trabalho constituiu-se de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, com ênfase na “pesquisa fonográfica”. A partir da pesquisa bibliográfica, a dimensão epistemológica e teórica do trabalho se assenta, sobretudo, nos estudos acerca de gênero e estilo musical, interpretação instrumental e performance musical, articulando áreas como musicologia, etnomusicologia e sociologia. A abordagem da performance musical entendida neste trabalho, além de contemplar os olhares e percepções que dão importância às especificidades, características e nuances da práxis instrumental, entende esta enquanto um processo que engloba tanto estas questões técnico-estruturais, quanto os processos de interação social e produção de experiências. As interpretações e reflexões discutidas neste trabalho fundamentam a tese de que o que constitui a intepretação da bateria na performance musical do forró compreende um conjunto de aspectos que se relacionam e interagem entre si, que estão embasados num tripé que compreende três dimensões, quais sejam, 1) a capacidade e domínio técnicos referentes à práxis da bateria, 2) o entendimento das nuances e características que fundamentam e legitimam o gênero musical e 3) a leitura de mundo e música incorporada no baterista por meio de suas experiências, interações e processos formativos enquanto sujeito social e agente músico. Este último aspecto do tripé, seria o responsável por dar a diferenciação no colorido de cada tela musical. Ou seja, a diversidade de maneiras e caminhos de interpretar a bateria numa performance musical de forró está associada a um conjunto de padrões e convenções que precisam ser seguidos, mas contagiada por habitus diversos incorporados e constituídos nos agentes bateristas que possuem diferentes vivências e relações com o contexto e universo do forró e da bateria que, por conseguinte, produzirão forrós distintos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDILSON VICENTE DE LIMA
Interno - 1812371 - FABIO HENRIQUE GOMES RIBEIRO
Externo ao Programa - 1089884 - FRANCISCO DE ASSIS SANTANA MESTRINEL
Presidente - 1351823 - RAINER CAMARA PATRIOTA
Interno - 1799229 - VALERIO FIEL DA COSTA