PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: LEONARDO MEIRA DANTAS
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONARDO MEIRA DANTAS
DATA: 30/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE REUNIÕES CCTA/UFPB
TÍTULO: Cursos de música popular em universidades públicas brasileiras: realidades, perspectivas e diretrizes
PALAVRAS-CHAVES: Cursos Superior. Universidade Pública. Música Popular. Formação em música popular.
PÁGINAS: 250
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Esta tese tem como objetivo compreender as estruturas e as principais bases teóricas e metodológicas que têm alicerçado as propostas pedagógicas e as práxis educacionais dos cursos de graduação em música popular em universidades públicas do Brasil. Sua pesquisa foi de caráter qualitativo e teve como instrumentos de coleta de dados pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. O universo da estudos é constituído por cursos de música popular (bacharelado e licenciatura), em atividade, oferecidos atualmente no Brasil nas seguintes instituições: UNICAMP, UNIRIO, UNESPAR, UFPB, UFMG, UFRGS, UFPEL, UFRN, UFRB, UFG. Apresenta um entendimento sobre a identidade do ensino superior dentro das características do ensino universitário, discutindo a partir dos dilemas que atingiram e atingem essa instância de ensino ao longo do tempo, sua trajetória no Brasil, a inserção do ensino da música nessa esfera e a chegada da música popular como fenômeno mais contemporâneo. Apresenta, também, uma visão sobre o fenômeno música popular a partir de um caráter mais amplo, diferenciado da ideia comumente veiculada que relaciona ao processo de produção fonográfica, onde esta passa a ser a característica mais considerada dentro dos cursos que lidam com o ensino superior da música popular. A tese também discute acerca dos modelos distintos que são utilizados nos diversos processos que caracterizam a formação do músico dentro e fora do ambiente do ensino superior. Nesse sentido, aponta para a trajetória e as características dos espaços distintos que, como instituições socialmente reconhecidas, acolheram a música popular antes da sua inserção nos cursos superiores de música oferecidos pelas instituições legitimadas, culminando com os cursos de graduação oferecidos pelas universidades públicas. Sobre as instituições que lidam com o ensino superior em música popular, apresenta em um primeiro momento o panorama geral sobre a realidade dos cursos existentes na atualidade e, num segundo momento, aprofunda o debate a partir dos dados fornecidos pelas dez universidades públicas que compõem o universo de estudos desta tese. Assim, após as análises dos dados e as discussões com os autores diversos que fundamentam a estrutura desta tese, apresenta, ao final, diretrizes com propostas curriculares e pedagógicas a serem incorporadas com o propósito de fortalecer a consolidação da música brasileira popular na educação superior do país.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1492096 - ANDERSON DE SOUSA MARIANO
Externo à Instituição - EZEQUIAS OLIVEIRA LIRA
Interno - 1812371 - FABIO HENRIQUE GOMES RIBEIRO
Externo à Instituição - IVAN VILELA PINTO
Presidente - 1448872 - LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ