PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: SANDRA PAOLA ROMERO ROJAS
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANDRA PAOLA ROMERO ROJAS
DATA: 30/09/2024
HORA: 14:30
LOCAL: VIDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: Técnicas auxiliares para a optimização da performance do oboísta com restrições musculoesqueléticas geradas pela Artrite Reumatoide
PALAVRAS-CHAVES: Oboé, Saúde do músico, Limitações musculoesqueléticas, Artrite reumatoide, Exercícios terapêuticos, Exercícios técnicos, Performance musical.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: A qualidade e a longevidade da trajetória de um instrumentista estão intimamente ligadas à sua saúde. À medida que os músicos buscam aprimorar suas habilidades técnicas e artísticas, frequentemente enfrentam pressões que podem afetar sua estabilidade e integridade física, mental e emocional. Entre as lesões que impactam diretamente a atuação do instrumentista, destaca-se a artrite reumatoide (AR), uma doença inflamatória crônica que afeta as articulações, causando dor, inchaço e rigidez. Essas limitações físicas resultam em restrições de mobilidade articular e perda de força muscular, prejudicando a performance musical e gerando incertezas quanto à capacidade do individuo de continuar suas atividades profissionais como instrumentista. Este trabalho apresenta um relato de caso autoetnografico sobre a minha vivência com às limitações musculoesqueléticas decorrentes da Artrite Reumatoide (AR) que transformaram a visão da minha experiência como musicista. O objetivo desta pesquisa foi sistematizar a prática de técnicas auxiliares e exercícios técnicos interpretativos direcionados à saúde da oboísta, para a prevenção e controle das restrições musculoesqueléticas geradas pela AR que afetam minha performance musical. A revisão da literatura permitiu o levantamento de informações sobre as limitações musculoesqueléticas prevalentes em músicos e de exercícios terapêuticos utilizados para tratar lesões da AR, especialmente nos membros superiores. Com base nessas informações, foi realizada a experimentação e avaliação da eficácia dos exercícios selecionados, que serviram como parâmetros para a manutenção da mobilidade das mãos e dedos, além da adaptação de exercícios técnicos-interpretativos aplicados à prática do oboé. A sistematização dessas práticas aliadas às técnicas de consciência corporal possibilitou a retomada da minha atuação como instrumentista permitindo a realização de performances consistentemente eficientes. Nesse processo de ressignificação da minha atuação enquanto intérprete foi fundamental observar o papel que os estados emocionais e psicológicos desempenham na prática instrumental musical. A ansiedade, a frustração e o estresse, comuns em momentos de intensa dedicação à música, podem influenciar diretamente a performance, desenvolvendo e acentuando limitações físicas que impactam a expressão musical. Assim, observa-se a necessidade de desenvolver e aplicar práticas voltadas à saúde e o bem-estar dos instrumentistas, promovendo uma visão mais holística da performance musical. O equilíbrio dos aspectos físicos, emocionais e mentais é fundamental para o desenvolvimento artístico pleno, permitindo o aprimoramento sustentável das habilidades técnicas e interpretativas, além de promover a saúde integral do músico.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRÉA SILVERIO SERRALHEIRO
Interno - 1812371 - FABIO HENRIQUE GOMES RIBEIRO
Externo à Instituição - JOÃO GABRIEL MARQUES FONSECA
Presidente - 2335047 - RAVI SHANKAR MAGNO VIANA DOMINGUES
Externo à Instituição - RONISE COSTA LIMA