PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: FABIÁN AROCENA NARBONDO
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIÁN AROCENA NARBONDO
DATA: 18/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: VIDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: Ourives do vento: música com instrumentos de fole no Uruguai e no Brasil.
PALAVRAS-CHAVES: Bandoneón. Acordeão. Sanfona. Fole de oito baixos. Verdulera.
PÁGINAS: 282
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa que começou por identificar e documentar em suporte escrito e audiovisual práticas musicais com instrumentos de fole (principalmente bandoneón, acordeão de botões e acordeão a piano) em algumas regiões de Uruguai e Brasil para, a partir disso, avançar no conhecimento sobre estes assuntos. O trabalho se estrutura em 5 capítulos (contando a introdução como o primeiro deles). Na introdução se apresenta uma breve fundamentação geral, se introduz uma contextualização histórica dos instrumentos de fole, e se explica o campo simbólico e sonoro em que se desenvolve a pesquisa. No segundo capítulo se faz uma contextualização geográfica e social das regiões estudadas, e se apresentam as principais características das práticas musicais, desenvolvendo com maior profundidade o panorama do estado atual das pessoas entrevistadas em Uruguai e Brasil, principalmente focados no repertório e o contexto em que este repertório se encontra. No capítulo 3 se explicitam os principais critérios levados em conta para o trabalho de campo, no qual se busca incluir os interesses das pessoas pesquisadas nos objetivos da pesquisa. Principalmente focado no que se chama a devolução aos protagonistas, se reflete sobre as estratégias utilizadas, entre as que está incluído o audiovisual como meio de investigação musical. Havendo descrito nos capítulos anteriores o que até o momento entendo são as características mais relevantes no que refere à funcionalidade, abrangência, antecedentes, condicionantes socioeconômicas das praticas observadas em torno aos instrumentos de fole, o capítulo 4 aponta a desenvolver alguns análises já mais particularmente no plano musical, apresentando exemplos de transcrições de algumas músicas registradas durante o trabalho de campo, organizadas segundo os ritmos que as pessoas indicaram e associaram para cada música, e adicionando o que entendo estas transcrições sugerem quando são contextualizadas com as características que as próprias pessoas protagonistas associam às músicas que elas mesmas tocaram. Finalmente no capítulo 5 se realiza uma reflexão que reúne questões tratadas nas distintas secções anteriores, desde a que se desenvolvem propostas e debates em torno às diversas questões colocadas desde o começo do trabalho, explicitando também os motivos que levaram a estabelecer o título deste trabalho: Ourives do vento.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 338386 - ALICE LUMI SATOMI
Presidente - null - CARLOS SANDRONI - UFPE
Interno - 1197025 - EURIDES DE SOUZA DOS SANTOS
Externo à Instituição - LUÍS FERREIRA MAKL
Externo à Instituição - ROSE SATIKO GITIRANA HIKIJI