PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: GUTENBERG DE LIMA MARQUES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUTENBERG DE LIMA MARQUES
DATA: 30/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE REUNIÕES CCTA/UFPB
TÍTULO: PRÁTICAS PEDAGÓGICO-MUSICAIS DE PRODUÇÃO DE PODCASTS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA NO ENSINO SUPERIOR
PALAVRAS-CHAVES: Podcast; Formação de professores; Cultura participativa digital.
PÁGINAS: 155
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: A presente tese objetiva investigar o desenvolvimento de práticas de produção de conteúdo pedagógico-musical no formato podcast em processos de formação de professores de música, frente aos desafios institucionais, curriculares e tecnológicos que permeiam essa prática em turmas de estágio supervisionado na Universidade Federal da Paraíba. Fundamentada no conceito de cultura participativa digital, a pesquisa examina como o podcast pode ser integrado aos processos pedagógicos, proporcionando uma abordagem inovadora para a educação musical. A metodologia adotada segue a perspectiva da pesquisa-formação, envolvendo a realização de oficinas pedagógicas com licenciandos em música, que experimentaram a produção de podcasts como estratégia didática. A revisão de literatura contextualiza o podcast como um meio educacional, analisando trabalhos acadêmicos que exploram sua aplicação em diversos níveis de ensino. A pesquisa de campo estrutura-se em etapas que incluem planejamento, produção e análise das estratégias pedagógicas com podcasts desenvolvidas pelos participantes, buscando compreender suas percepções e os desafios enfrentados na implementação da mídia em contextos educativos. Partindo do percurso investigativo delineado, constata-se que os podcasts, enquanto práticas da cultura participativa digital, configuram-se como estratégias pedagógicas exitosas para a formação de professores de música, especialmente por mobilizarem dimensões como autoria, escuta crítica, comunicação, colaboração e uso criativo das tecnologias digitais. Contudo, desafios técnicos e a necessidade de capacitação específica dos docentes emergem como aspectos que demandam maior atenção. A inserção de podcasts no contexto do estágio supervisionado amplia as possibilidades de mediação didático-pedagógica e também instaura novas formas de pensar, criar e ensinar música em contextos educativos. A escuta, a autoria, o diálogo e a colaboração, princípios centrais na cultura participativa digital, tornam-se, neste processo, também princípios pedagógicos. Dessa forma, a presente pesquisa contribui para a ampliação das discussões sobre o uso pedagógico de mídias digitais na formação docente, ao evidenciar que a produção de podcasts, além de uma prática técnica, constitui-se como uma ação formativa, crítica e criativa.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 361.575.204-00 - CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA - UFPE
Interno - 715.102.573-49 - JOÃO VALTER FERREIRA FILHO - UFPB
Presidente - 1742360 - JUCIANE ARALDI BELTRAME
Externo à Instituição - MATHEUS HENRIQUE DA FONSÊCA BARROS
Externo ao Programa - 1416180 - NATHALIA FERNANDES EGITO ROCHA