PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LUCAS BENJAMIN POTIGUARA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS BENJAMIN POTIGUARA
DATA: 25/07/2024
HORA: 09:30
LOCAL: REALIZAÇÃO HIBRIDA COM TRANSMISSÃO VIA CANAL PPGM NO YOUTUBE
TÍTULO: YouTube, ensino de bateria e cultura participativa digital: reflexões a partir de dois canais
PALAVRAS-CHAVES: YouTube; cultura participativa digital; ensino de bateria
PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Esta dissertação investigou as características dos canais do YouTube Tocando bateria do zero e Marques Galles Drumcamp voltados para o ensino de bateria, a partir da estruturação pedagógica, estratégias metodológicas e de divulgação dos canais. Esta pesquisa teve como objetivo compreender como os produtores de conteúdo de bateria no YouTube articulam suas práticas de ensino com as especificidades da cultura participativa digital e como objetivos específicos: caracterizar o YouTube enquanto fenômeno da cultura participativa digital e espaço de ensino e aprendizagem de música; conhecer o perfil artístico e de formação dos bateristas selecionados; analisar o papel das técnicas de produção de vídeo, formatos e conteúdos nas práticas de ensino dos bateristas; observar como a participação e interação entre produtor e público influencia na produção dos canais estudados. Como referências teóricas trago a cultura participativa digital e o YouTube. O YouTube é entendido como um ambiente com características próprias de compartilhamento e consumo de conteúdo, permitindo experiências únicas de ensino e aprendizagem e a cultura participativa digital representa um cenário dinâmico onde indivíduos não só consomem, mas também produzem e compartilham conteúdo musical digital, interagindo constantemente por meio de criações, comentários e discussões, refletindo a diversidade de participação e expressão no ambiente digital. A metodologia desta pesquisa é de caráter qualitativo e utilizou a internet como objeto, local e instrumento de investigação, tendo como base em entrevistas semiestruturadas realizadas online e análise documental de algumas produções audiovisuais dos canais investigados. A partir dos dados coletados, foi possível perceber que o YouTube é muito mais do que um canal de distribuição de vídeos; ele é um espaço dinâmico e interativo onde os educadores e músicos ajustam suas abordagens para atender às demandas tanto do público quanto da plataforma.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANIEL MARCONDES GOHN
Interno - 1812371 - FABIO HENRIQUE GOMES RIBEIRO
Presidente - 1742360 - JUCIANE ARALDI BELTRAME