PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: IANNARA FARIAS XAVIER ESTRELA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IANNARA FARIAS XAVIER ESTRELA
DATA: 25/10/2024
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE REUNIÕES CCTA/UFPB
TÍTULO: Paul Rolland e a Consciência Corporal no Ensino de Violino nos Anos Iniciais
PALAVRAS-CHAVES: Consciência corporal. Violino. Paul Rolland. Análise metodológica.
PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Na prática instrumental os movimentos do corpo cumprem a função essencial de realizar a música escrita na partitura por meio de um instrumento. Entender sobre a conscientização destes movimentos corporais pode melhorar o aproveitamento do nosso tempo de estudo, bem como no nosso desempenho enquanto professores. O processo de escolha das abordagens metodológicas para o ensino postural é de extrema importância por parte do professor de instrumento, em especial quando se trata dos anos iniciais. Encontramos na metodologia proposta por Paul Rolland (1911 – 1978) uma abordagem da consciência corporal no ensino do violino através da qual acreditamos ser possível obter resultados positivos. Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar a metodologia proposta por Rolland em seu manual The Teaching of Action in String Playing, uma de suas principais publicações. Partimos de um levantamento bibliográfico, no qual discutimos a concepção de conscientização corporal na performance do violino com base em diferentes autores e em especial Rolland (2007). Em seguida apresentamos um resumo dos Estudos da Ação descritos por Rolland em seu livro The Teaching of Action in String Playing, seguido da análise da sua proposta de ensino e apresentação das principais referências na quais Rolland se inspirou para desenvolver sua metodologia. Mostramos também as semelhanças encontradas entre as Ações propostas por Rolland e a Psicomotricidade (YING, 2012; LOURO, 2019). Finalizamos com a contextualização através da sugestão da utilização deste método em classes de violino que utilizam a abordagem coletiva de ensino, baseado em um questionário realizado com oito professores da cidade de João Pessoa.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6335935 - HERMES CUZZUOL ALVARENGA
Interno - 337027 - JOSE HENRIQUE MARTINS
Externo ao Programa - 1579209 - SANDRA KALINA MARTINS CABRAL DE AQUINO