PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: LAÍS LORRANY ANDRADE
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAÍS LORRANY ANDRADE
DATA: 17/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: VIDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: A MÚSICA CORAL DE ELI-ERI MOURA: uma proposta analítico-interpretativa para os Salmos 150, 121 e 23.
PALAVRAS-CHAVES: Regência; Canto coral; Literatura coral brasileira; Eli-Eri Moura; Metodologia do ensaio.
PÁGINAS: 113
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Paraibano natural de Campina Grande, Eli-Eri Moura é compositor, pianista e regente. Sua
obra é vasta, de instrumentação variada, englobando desde as técnicas mais ortodoxas,
inspiradas nos moldes renascentistas, até aquelas ligadas à música da atualidade. Nossa
pesquisa tem como foco a obra coral de Eli-Eri Moura e seu objetivo geral é identificar as
principais características e possibilidades dos Salmos 150, 121 e 23, tanto do ponto de vista
do regente, quanto do coralista, observando os seguintes objetivos específicos: 1)
compreender as principais características das obras corais de Eli-Eri Moura; 2) identificar os
aspectos estéticos, estruturais e discursivos dos Salmos 150, 121 e 23, tomando como base a
relação retórica entre texto e música; e 3) identificar correlações entre a análise retórica e a
interpretação do repertório em questão. Este trabalho, de natureza qualitativa, partiu de uma
investigação bibliográfica e documental, a fim de compreender a vida e obra do compositor;
em seguida, tomamos Bartel (1997) como base teórica para analisar as peças selecionadas
dentro de uma perspectiva retórica, correlacionando os aspectos textuais e musicais, bem
como seu impacto na interpretação do repertório. Nesse sentido, e de acordo com Paul (2020)
e Sieck (2017), nossa meta foi propor uma metodologia de ensaio baseada na solução de
problemas, que resultasse na criação de um processo-produto dialógico, marcado pela
proatividade dos(as) coralistas, participantes-colaboradores(as), dentro de um ambiente
seguro e respeitoso. Tendo esses princípios como base, seguiu-se um trabalho de campo com
o Coro de Câmara de Campina Grande em que nos debruçamos sobre o processo de
preparação do repertório e verificamos as correlações existentes entre a análise retórica e a
interpretação. Por fim, apresentamos um concerto com os Salmos 150, 121 e 23 e outras
peças do compositor, além de relatarmos e refletirmos sobre os desafios musicais e
extramusicais enfrentados, sugerindo possibilidades e soluções encontradas. Os resultados da
pesquisa indicam o uso de várias figuras retóricas por Eli-Eri Moura dentro da sua obra coral
sacra e asseguram a relevância de compreender a relação texto-música para a interpretação
desse repertório. Ademais, introduzir tais conceitos dentro do processo de planejamento,
ensaio e performance colabora para uma prática coral significativa, bem informada e
enriquecedora, tanto para o(a) regente, quanto para os(as) coralistas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANGELO JOSÉ FERNANDES
Interno - 1812371 - FABIO HENRIQUE GOMES RIBEIRO
Presidente - 768.751.994-91 - VLADIMIR ALEXANDRO PEREIRA SILVA - UFCG