PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LAÍS LORRANY ANDRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAÍS LORRANY ANDRADE
DATA: 17/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: VIDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: A MÚSICA CORAL DE ELI-ERI MOURA: uma proposta analítico-interpretativa para os Salmos 150, 121 e 23.
PALAVRAS-CHAVES: Regência; Canto coral; Literatura coral brasileira; Eli-Eri Moura; Metodologia do ensaio.
PÁGINAS: 113
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Paraibano natural de Campina Grande, Eli-Eri Moura é compositor, pianista e regente. Sua obra é vasta, de instrumentação variada, englobando desde as técnicas mais ortodoxas, inspiradas nos moldes renascentistas, até aquelas ligadas à música da atualidade. Nossa pesquisa tem como foco a obra coral de Eli-Eri Moura e seu objetivo geral é identificar as principais características e possibilidades dos Salmos 150, 121 e 23, tanto do ponto de vista do regente, quanto do coralista, observando os seguintes objetivos específicos: 1) compreender as principais características das obras corais de Eli-Eri Moura; 2) identificar os aspectos estéticos, estruturais e discursivos dos Salmos 150, 121 e 23, tomando como base a relação retórica entre texto e música; e 3) identificar correlações entre a análise retórica e a interpretação do repertório em questão. Este trabalho, de natureza qualitativa, partiu de uma investigação bibliográfica e documental, a fim de compreender a vida e obra do compositor; em seguida, tomamos Bartel (1997) como base teórica para analisar as peças selecionadas dentro de uma perspectiva retórica, correlacionando os aspectos textuais e musicais, bem como seu impacto na interpretação do repertório. Nesse sentido, e de acordo com Paul (2020) e Sieck (2017), nossa meta foi propor uma metodologia de ensaio baseada na solução de problemas, que resultasse na criação de um processo-produto dialógico, marcado pela proatividade dos(as) coralistas, participantes-colaboradores(as), dentro de um ambiente seguro e respeitoso. Tendo esses princípios como base, seguiu-se um trabalho de campo com o Coro de Câmara de Campina Grande em que nos debruçamos sobre o processo de preparação do repertório e verificamos as correlações existentes entre a análise retórica e a interpretação. Por fim, apresentamos um concerto com os Salmos 150, 121 e 23 e outras peças do compositor, além de relatarmos e refletirmos sobre os desafios musicais e extramusicais enfrentados, sugerindo possibilidades e soluções encontradas. Os resultados da pesquisa indicam o uso de várias figuras retóricas por Eli-Eri Moura dentro da sua obra coral sacra e asseguram a relevância de compreender a relação texto-música para a interpretação desse repertório. Ademais, introduzir tais conceitos dentro do processo de planejamento, ensaio e performance colabora para uma prática coral significativa, bem informada e enriquecedora, tanto para o(a) regente, quanto para os(as) coralistas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANGELO JOSÉ FERNANDES
Interno - 1812371 - FABIO HENRIQUE GOMES RIBEIRO
Presidente - 768.751.994-91 - VLADIMIR ALEXANDRO PEREIRA SILVA - UFCG