PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: FRANCISCO LUIZ JEANNINE ANDRADE CARNEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO LUIZ JEANNINE ANDRADE CARNEIRO
DATA: 20/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: VIDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: Mosaico Nordestino: O Brasil de dentro na música de Antônio José Madureira
PALAVRAS-CHAVES: Antonio Madureira, Ariano Suassuna, Etnomusicologia histórica, Mosaico Nordestino, Música Armorial, Música Brasileira.
PÁGINAS: 155
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa que refletiu a construção estética da música armorial e sua articulação com a ideia de Nordeste e de Brasil no campo das culturas populares, criada no âmbito do Movimento Armorial, importante corrente artística dos anos 1970 liderada pelo escritor-professor paraibano Ariano Suassuna. Pelas lentes da etnomusicologia histórica, examinou o significado musical do termo Armorial, seu simbolismo e apropriação criativa para a construção estética, em um contexto amplo, complexo e violento, de uma ditadura-civil militar. Analisou o significado das fases do movimento, seu campo de pesquisa-ação das vozes culturais, do romanceiro popular e as conexões com o Brasil de dentro, do modernismo protagonizado por Mário de Andrade e Guerra-Peixe no campo da música, indicando a problemática da categorização erudite/popular. O objetivo da tese foi compreender e interpretar a produção musical do compositor brasileiro, potiguar, Antonio Madureira, o Zoca, sua trajetória de antes, e durante o movimento, e identificar na relação dialógica que tece sua percepção de Brasil e de Nordeste: a criação da realidade e a realidade da criação de seu campo de atuação. Nesse percurso, o sentido da música armorial se amplia na experiência cultural do compositor e do pesquisador na Chapada do Araripe, e, se apresenta enquanto dimensão de pertencimento, enraizamento, na atualidade, através de trabalhos como da Vila da Música, Crato CE, por meio da Camerata de Violões Ágio Moreira, e, pelo trabalho da Orquestra Armorial do Cariri, liderada por Francisco Di Freitas. Desta forma, o procedimento metodológico articulou pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas, e amostragem de materiais sonoros e audiovisual, refletindo o significado de sua estética para a música brasileira, abrindo espaço para pensar o campo da performance e educação musical. A partir dessa pesquisa, foi possível identificar em sua obra, seu caráter didático, dos minimalismos, da busca do elementar como fator preponderante para criação, evidenciando em seu conjunto, uma ideia de Brasil de dentro, de variados contextos, de um Mosaico Nordestino.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - null - CARLOS SANDRONI - UFPE
Externo ao Programa - 1976844 - ERIK DE LUCENA PRONK
Externo à Instituição - FLÁVIA CAMARGO TONI
Interno - 1448872 - LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ
Externo à Instituição - PAULO TEIXEIRA IUMATTI