PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: GLEISON COSTA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLEISON COSTA DOS SANTOS
DATA: 12/05/2025
HORA: 14:00
LOCAL: VIDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: FORMAÇÃO DE PESQUISADORES(AS) EM MÚSICA NOS CURSOS DE DOUTORADO DO PPGM/UFPB E DO PPGMUS/UFBA: discursos, diretrizes e experiências formativas
PALAVRAS-CHAVES: Formação de pesquisadores(as) em música. Pós-Graduação Stricto Sensu. Doutorado em Música.
PÁGINAS: 159
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Este trabalho teve como enfoque temático a formação de pesquisadores(as) em cursos de doutorado em música, considerando as nuances do contexto da pós-graduação stricto sensu. O objetivo geral desta tese foi compreender como tem se dado o processo de formação de pesquisadores(as) nos cursos de doutorado em música do PPGM/UFPB e do PPMUS/UFBA, a partir das falas de doutorandos(as), das diretrizes e proposições dos cursos e dos diálogos da área com os documentos mais amplos que norteiam o cenário da pós-graduação stricto sensu no país. O referencial teórico teve como principais autores Bourdieu (2004), com o conceito de campo científico, e Mills (2009), com a perspectiva do artesanato intelectual, que me ajudaram a tecer reflexões fundamentais para o entendimento do fenômeno da formação de pesquisadores(as) em música. A abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa, o que possibilitou utilizar entrevista semiestruturada e pesquisa documental como instrumento de construção de dados. Como procedimento analítico, me inspirei na proposta de análise de conteúdo – AC (Bardin, 1977; Bauer, 2015), através de categorias, com unidades de análise e análise documental. Os(as) colaboradores(as) da pesquisa foram cinco doutorandos(as), três do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba – PPGM/UFPB, e dois do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia – PPGMUS/UFBA. Foi possível perceber que as falas dos(as) entrevistados(as) pareceram distantes dos documentos analisados, no sentido do contexto e da realidade de formação dos(as) estudantes. Há proximidades entre os documentos e o que foi falado pelos(as) discentes, considerando a capacidade de desenvolvimento crítico-reflexivo. Outro aspecto importante foi a percepção sobre pesquisa e ser pesquisador(a) em música, que permeou aspectos vinculados a uma definição mais clara sobre o que é pesquisa, processo criativo, vinculação entre a escuta musical e a prática de pesquisa e o contexto sociocultural em que o(a) pesquisador(a) está inserido ao realizar sua investigação. Outro ponto fundamental está nas estratégias de formação, assim como questões pessoais e de saúde que interferiam em suas trajetórias, e, ainda, a percepção sobre tecnologia e inovação, destacando elementos da produção científica em música para a sociedade
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 361.575.204-00 - CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA - UFPE
Interno - 1812371 - FABIO HENRIQUE GOMES RIBEIRO
Externo à Instituição - JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
Interno - 1448872 - LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ
Externo à Instituição - MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA
Externo à Instituição - ROSALÍA TREJO LEON