PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: EDUARDO HENRIQUE LINZMAYER
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO HENRIQUE LINZMAYER
DATA: 18/06/2025
HORA: 09:30
LOCAL: SALA DE REUNIÕES CCTA/UFPB
TÍTULO: CONCERTO PARA VIOLINO EM DÓ MENOR DE JOÃO POECK: UM ESTUDO DE SEU CONTEXTO DE CRIAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: João Poeck; Concerto; Repertório para violino; Música brasileira; Comunidades estrangeiras.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: João Poeck (19041983) foi um compositor, pianista, engenheiro químico e professor universitário austríaco, naturalizado brasileiro e radicado em Curitiba. Seu Concerto para Violino em Dó Menor obra desconhecida no repertório violinístico brasileiro foi escrito na capital paranaense entre 1936 e 1937 e segue os moldes dos concertos românticos europeus do século XIX. O compositor orquestrou apenas o primeiro e o segundo movimento, deixando o terceiro apenas em versão para violino e piano. O objetivo deste trabalho é analisar como os contextos de criação, difusão e preservação do Concerto para Violino em Dó Menor de João Poeck contribuíram para sua marginalização no repertório nacional. Diante da escassez de bibliografia específica, a pesquisa fundamentou-se prioritariamente em fontes documentais. Complementarmente, foram coletados depoimentos de pessoas que conviveram com o compositor ou que, indiretamente, tiveram ligação com sua trajetória. A dissertação apresenta um estudo biográfico de João Poeck figura até então ausente da literatura acadêmica , abordando suas origens, formação, chegada ao Brasil, atuação nas áreas musical e científica, além de aspectos de sua personalidade e comportamento. O trabalho também desenvolve uma análise formal do Concerto, destacando suas intertextualidades com obras canônicas do repertório violinístico, além de abordar as características de cada uma de suas fontes manuscritas originais. A pesquisa inclui ainda uma edição crítica de sua redução para violino e piano, acompanhada de uma proposta de parte de performance para o violino solista. Soma-se a isso a análise do panorama sociopolítico que cercou a criação da obra, a investigação da situação pessoal de João Poeck no período, bem como o estudo da trajetória dos violinistas que apresentaram a composição na época. Por fim, reflete-se sobre o tratamento dado à obra de João Poeck após sua morte, considerando, inclusive, como sua personalidade e a relação com a própria produção contribuíram para sua invisibilidade na história da música brasileira, ao mesmo tempo que se destaca sua obra composicional como um novo e promissor campo de pesquisa para o meio acadêmico brasileiro.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6335935 - HERMES CUZZUOL ALVARENGA
Interno - 337027 - JOSE HENRIQUE MARTINS
Externo ao Programa - 1579209 - SANDRA KALINA MARTINS CABRAL DE AQUINO