PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: SERGIO ALEXANDRE DE ALMEIDA AIRES FILHO
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SERGIO ALEXANDRE DE ALMEIDA AIRES FILHO
DATA: 31/07/2025
HORA: 15:00
LOCAL: VIDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: EDUCAÇÃO MUSICAL ESPECIAL E AUTISMO: ressignificando o conhecimento de discentes da Licenciatura em Música da UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Educação musical especial; autismo; inclusão; formação docente; ensino de música.
PÁGINAS: 113
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo compreender as contribuições de um curso extracurricular intitulado Música e Autismo na formação de discentes da Licenciatura em Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), visando prepará-los para atuar de forma mais sensível e eficaz com crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A investigação parte da constatação de que muitos futuros educadores musicais, ainda durante sua formação acadêmica, já se deparam com demandas inclusivas em sala de aula, especialmente envolvendo estudantes autistas, o que evidencia a necessidade de uma formação mais específica e aprofundada sobre o tema.
Adotando a metodologia da pesquisa-ação, esta tese envolveu 14 estudantes de licenciatura em música, que participaram de um curso teórico-prático ministrado ao longo de alguns encontros. Foram aplicados dois instrumentos avaliativos com os mesmos questionamentos um no início e outro ao final do curso com o intuito de identificar possíveis transformações no conhecimento, nas percepções e nas atitudes dos participantes em relação à educação musical para pessoas com TEA. As respostas foram analisadas à luz da literatura especializada, complementadas por anotações do diário de campo e reflexões dos próprios discentes.
O referencial teórico baseia-se no modelo DIR/Floortime, de Greenspan e Wieder, que valoriza as diferenças individuais, o desenvolvimento emocional e a construção de relações afetivas como elementos centrais para a aprendizagem. São discutidos temas como superestimulação sensorial, ecolalia, atenção conjunta, o papel da linguagem, o processamento auditivo-musical no autismo e a importância da música como ferramenta de expressão, comunicação e autorregulação emocional.
Os resultados apontam para uma mudança significativa nas compreensões dos licenciandos sobre o autismo e sua relação com a prática musical. O curso contribuiu para ampliar a visão dos participantes sobre a importância da escuta empática, da adaptação de estratégias pedagógicas e da valorização da singularidade de cada aluno. Conclui-se que a formação específica em educação musical especial é fundamental para promover práticas mais inclusivas, responsáveis e humanas, reafirmando o papel do educador musical como mediador do desenvolvimento e da inclusão de pessoas autistas no ambiente educacional.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 361.575.204-00 - CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA - UFPE
Interno - 1812371 - FABIO HENRIQUE GOMES RIBEIRO
Interno - 1742360 - JUCIANE ARALDI BELTRAME
Externo à Instituição - LISBETH SOARES
Externo à Instituição - SILVIA GARCIA SOBREIRA