PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: AMANDA MELO MASSA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA MELO MASSA
DATA: 30/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 107 bloco A CCTA/UFPB
TÍTULO: Batendo às portas do novo século: a colaboração entre Jean-Louis Duport e Ludwig van Beethoven no desenvolvimento da escrita para violoncelo no século XIX
PALAVRAS-CHAVES: Duport; Beethoven; Escrita textural; Evolução do violoncelo; Colaboração compositor-intérprete.
PÁGINAS: 552
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Este trabalho consiste na análise dos fundamentos e abordagens técnica do violoncelo definidos por Jean-Louis Duport (1749-1819), em seu Essai sur le doigté du violoncelle et sur la conduite de l'archet (1806), considerado o primeiro tratado moderno sobre a técnica do violoncelo. O legado deste tratado pode ser refletido em algumas das obras monumentais da literatura do instrumento, que se estende até o início do século XX. Desta forma, a presente pesquisa busca elementos que demonstrem a influência de Duport, não apenas na escrita das duas primeiras Sonatas para piano e violoncelo Op. 5 de Beethoven obras que estreou ao lado do compositor quando se encontravam em Berlim, em 1796 ao mesmo tempo em que evidencia as potencialidades do instrumento na composição das demais Sonatas, escritas em períodos composicionais distintos, de maneira que retratam claramente as três fases de Beethoven. A partir do conhecimento aprofundado do referido tratado, buscamos melhor compreensão sobre os princípios da performance do violoncelo neste período, além de como se dava a interpretação das articulações propostas por Beethoven. Para isso, nos utilizamos das primeiras edições das cinco Sonatas para piano e violoncelo (Opp. 5, 69 e 102), além de duas edições urtext: Henle Verlag (München, 1971) e Bärenreiter (Kassel, 2004). Da mesma forma, empregamos trabalhos de Walden (2004), pesquisa mais abrangente sobre os 100 anos de repertório técnico e musical do violoncelo, entre 1740 e 1840, além de Kennaway (2014, 2021); os trabalhos de Lockwood (1977, 1986, 1992, 1998, 2003, 2005), sobre a vida e obra de Beethoven; Lodes (2004), Moskovitz e Todd (2017), Crawford (1995), assim como Yun (2013), que abordam questões técnicas e interpretativas das cinco Sonatas. Da mesma forma, Campbell (1999, 2004) e Chen-Merret (2006), que contextualizam a vida e obra de Jean-Louis Duport. Nesse sentido, direcionamos nossa atenção para o caderno de manuscritos Kafka de Beethoven, que inclui esboços produzidos entre 1786 e 1799, abrangendo fragmentos das duas Sonatas para piano e violoncelo, Op. 5. Dois aspectos importantes a serem considerados, que indicam a proximidade e colaboração entre Beethoven e Duport: o fólio 57, que contém um breve comentário em seu verso, Billet an Duport Morgen Frühe, além do fólio 109, que contém uma página de dedilhados e possibilidades composicionais para o instrumento não se tratando da caligrafia de Beethoven , mas que muito provavelmente foi escrita por Jean-Louis Duport. Aparentemente esta despretensiosa folha de papel solta seria tão influente para a escrita idiomática, bem como para o desenvolvimento da literatura do violoncelo nos cem anos subsequentes ou mais. De forma mais específica, em seu fragmento 4, uma sequência simples de seis acordes, abre as portas para o desenvolvimento de uma articulação em particular, que denominamos de escrita textural, bem como, todos os seus desdobramentos. Começando com o simples encadeamento de acordes no fólio 109, escrito em 1796 e culminando com a estreia e a primeira edição publicada do monumental Concerto para violoncelo de Dvořák, em 1896. Mais do que isso, a associação de Duport e Beethoven documenta a primeira colaboração entre violoncelista e compositor, ao mesmo tempo em que aponta para o desenvolvimento da escrita para violoncelo, muito além do século XIX. Ademais, esta pesquisa fornece uma edição em português do Ensaio de Duport, em uma linguagem simples e objetiva, com a atualização da notação musical para os padrões modernos, que nos leva a conhecer de forma aprofundada este tratado um compêndio relevante para o ensino e pedagogia do violoncelo, notadamente por seu anexo contendo 21 Estudos , inclusive com relação às suas revisões, reduções e breves ampliações de texto que aparecem nas edições subsequentes e suas respectivas traduções.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 337301 - FELIPE JOSE AVELLAR DE AQUINO
Interno - 6335935 - HERMES CUZZUOL ALVARENGA
Interno - 337027 - JOSE HENRIQUE MARTINS
Externo à Instituição - FABIO SOREN PRESGRAVE
Externo à Instituição - HUGO VARGAS PILGER
Externo à Instituição - PEDRO HENRIQUE CARVALHO BIELSCHOWSKY