PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

Banca de DEFESA: JULIANA MARCELINO SILVA

DISCENTE: JULIANA MARCELINO SILVA
DATA: 11/07/2024
LOCAL: Plataforma Zoom
TÍTULO: O relatório de estágio nas áreas de História e Ciências Biológicas: um estudo Interacionista Sociodiscursivo
PALAVRAS-CHAVES: Gênero relatório de estágio; Condições de produção; Implicações para a/na formação docente; Materialidade linguístico-discursiva; Interacionismo Sociodiscursivo
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O relatório de estágio, prática discursiva fundamental no processo de letramento do professor em formação (Lopes, 2007), configura-se como um artefato simbólico e semiótico, incorporado de representações construídas e em construção sobre o agir docente. Nessa perspectiva, a presente pesquisa possui como objetivo geral investigar a materialidade textual-discursiva do relatório de estágio e suas implicações para a formação docente nas áreas de História e Ciências Biológicas, da Universidade Federal da Paraíba, campus sede. Já como objetivos específicos, estabelecemos: (1) Caracterizar as condições de produção do relatório de estágio das áreas de História e Ciências Biológicas; (2) Analisar os elementos linguístico-discursivos que remetem a ações linguageiras do agir docente em relatórios de estágio produzidos por licenciandos em História e Ciências Biológicas; e (3) Examinar possíveis implicações da produção do relatório de estágio para a e na formação docente desses licenciandos. Para tanto, fundamenta-se no aparato conceitual do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), particularmente nos conceitos de práticas de linguagem, gêneros de texto, condições de produção e semântica do agir (Bronckart, 2003, 2006, 2009). Metodologicamente, enquadra-se no campo da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006) como um estudo de caso (Yin, 2001), de natureza documental (Kripka; Scheller; Bonotto, 2015), de abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994) e de caráter exploratório (Gil, 1994). O corpus, analisado à luz do quadro epistemológico do Interacionismo Sociodiscursivo, constitui-se de respostas ao questionário online aplicado com os estudantes dos cursos focalizados e dos relatórios de estágio produzidos por eles. Os resultados apontam que a produção do relatório é envolvida por contextos históricos, sociais e linguísticos situados, os quais condicionam o folhado textual, bem como a interação entre os participantes (professores e estagiários). De acordo com as respostas dos estudantes, há diferentes contribuições da escrita do relatório para a formação docente, entre as quais, destacam-se: reflexão sobre o percurso acadêmico, construção da identidade profissional, avaliação do agir do outro e do próprio agir e a possibilidade do desenvolvimento de futuras pesquisas. Por meio da análise dos elementos linguístico-discursivos que remetem às ações linguageiras relacionadas ao agir docente nos relatórios, verifica-se diferentes posicionamentos enunciativos dos estagiários, traduzidos em modalizadores lógicos, deônticos, pragmáticos e apreciativos. Ainda na produção desses textos, observa-se também a recorrência do agir linguageiro, instrumental, cognitivo e prescritivo. Conclui-se, portanto, que o relatório de estágio pode sofrer variações nas dimensões composicional e linguístico-discursiva, a depender da área, do professor e do público-alvo. Além disso, é um gênero que surge como uma ação de linguagem na qual o professor em formação assume uma postura de observador da prática docente, mas também agente dessa mesma prática, intervindo em sala de aula e (re)agindo linguística e discursivamente suas percepções, posicionamentos, avaliações e reflexões.
Externo à Instituição - EVANDRO GONCALVES LEITE
Externo à Instituição - LAURA SILVEIRA BOTELHO