PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

Banca de DEFESA: VANESSA SANTOS DA SILVA

DISCENTE: VANESSA SANTOS DA SILVA
DATA: 25/07/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet - meet.google.com/bnt-pqpu-vid
TÍTULO: A MODALIZAÇÃO COMO UM FENÔMENO SEMÂNTICO-ARGUMENTATIVO E PRAGMÁTICO NO GÊNERO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DO ENSINO SUPERIOR
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação. Modalização. Gênero Projeto Pedagógico de Curso.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O gênero Projeto Pedagógico de Curso possui a função de normatizar e orientar as ações e afazeres pedagógicos, reunindo-o as informações sobre a concepção do curso, as questões da gestão acadêmica, pedagógica e administrativa, dentre outros. Considerando que esse documento é essencial para o Ensino Superior, investigamos como a argumentação é construída no gênero PPC através dos fenômenos linguístico-discursivos, em especial os modalizadores discursivos, e como eles influenciam nas orientações/direcionamentos presentes no PPC. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o funcionamento semântico-argumentativo e enunciativo do fenômeno da Modalização Discursiva, presente no gênero projeto pedagógico de curso do Ensino Superior, em especial da graduação, de diferentes áreas do conhecimento. Como aporte teórico, adotamos os estudos sobre os Gêneros Discursivos, propostos por Bakhtin (2002) e por Marcuschi (2008); a Teoria da Argumentação na Língua, proposta por Ducrot (1987); os estudos sobre o fenômeno da Modalização Discursiva, a partir dos estudos propostos por Lyons (1977), Cervoni (1989), Castilho e Castilho (1993), Koch (2002), Palmer (2009) e Nascimento e Silva (2012). Adotamos, como critério de classificação e análise de dados desta pesquisa, a classificação de modalizadores discursivos apresentada pelos pesquisadores Nascimento e Silva (2012). A investigação possui natureza descritiva e caráter interpretativista, pois descreve e analisa o funcionamento semântico-argumentativo do fenômeno da Modalização no gênero objeto de estudo. A pesquisa é qualitativa, pois trazemos o caráter subjetivo através das nossas análises interpretativas dos modalizadores discursivos, correlacionando-o com a função socio discursiva do gênero PPC. Sendo assim, o nosso corpus é composto por 06 (seis) Projetos Pedagógicos de Curso de diferentes cursos de graduação, atendendo as áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas, Engenharias e Ciências Biológicas. Dentro dessas áreas, foram selecionados os PPC dos cursos da Universidade Federal da Paraíba, a saber: Licenciatura em História, Medicina, Ciência da Computação, Hotelaria, Gastronomia, Ciências de Dados para Negócios e Engenharia de Materiais. Nesses documentos, encontramos quase todos os tipos de modalizadores, com exceção da modalização deôntica de proibição, como também encontramos os fenômenos de coocorrência de modalizadores; identificamos o fenômeno de dupla função modal materializada em um único modalizador discursivo. Os modalizadores mais frequentes no gênero PPC foram os delimitadores, avaliativos e os deônticos de obrigatoriedade, os quais se relacionam com a funcionalidade do gênero PPC. Através de nossas análises, encontramos diferentes tipos de efeitos de sentido gerados pelos modalizadores discursivos, sendo eles: de certeza, de delimitação, de obrigação, de instrução, de valor axiológico, dentre outros, em nosso corpus.
Externo à Instituição - ALVARO MAGALHÃES PEREIRA DA SILVA
Presidente - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO