PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ANA CAROLINE CABRAL CRISTINO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAROLINE CABRAL CRISTINO
DATA: 04/06/2024
LOCAL: CE
TÍTULO: A ESPIRITUALIDADE ATRAVÉS DO SENTIDO DE VIDA: UM FATOR DE PROTEÇÃO PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Espiritualidade; Sentido de vida; Saúde mental; Educação; Adolescentes.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: A espiritualidade, pelo caminho do sentido de vida, é aspecto fundamental para o desenvolvimento humano. Desse modo, é importante realizar um diálogo cada vez mais consistente entre a área de Ciências da Religião (CR) Aplicada com a abordagem da Logoterapia e Análise Existencial de Viktor Frankl no contexto educacional. A inserção da espiritualidade em instituições de ensino contribui na promoção do bem-estar psíquico de estudantes adolescentes, já que o campo espiritual é considerado como parte da compreensão de saúde. O presente estudo realizou, inicialmente, discussões teóricas por meio de revisões de literatura no âmbito da espiritualidade, sentido de vida, educação e saúde mental, com a inserção nos debate do período da adolescência. Em seguida, a partir de uma intervenção exploratória sequencial, analisou-se associações entre espiritualidade, sentido de vida, depressão, ansiedade e estresse em uma amostra de 152 estudantes, a partir de um questionário composto por perguntas sociodemográficas e dos seguintes instrumentos: Questionário de Sentido de Vida (QSV), Instrumento de Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde – Módulo Espiritualidade, Religiosidade e Crenças Pessoais abreviado (WHOQOL-SRPB Bref) e Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse para Adolescentes (EDAE-A). Além disso, foi avaliado quantitativamente o projeto vivencial para o encontro com o sentido de vida por meio de emoções positivas para a transcendência, comparando resultados do QSV, WHOQOL-SRPB Bref e EDAE-A entre um grupo experimental (n=15) e um grupo controle (n=15). E depois, foi realizada a análise qualitativa de registros escritos dos estudantes do grupo experimental pelo software Iramuteq. Os resultados quantitativos apontaram associação positiva entre espiritualidade e sentido de vida pelo fator presença de sentido e associação negativa entre sentido de vida pelo fator busca de sentido com depressão e estresse. Além disso, também indicaram associação positiva entre o nível de crença espiritual/religiosa com a espiritualidade. Já os qualitativos, mostraram que os seis encontros guiaram a construção de perspectivas alternativas em relação às já existentes, evidenciaram o movimento humano para a transcendência, auxiliaram a diminuição nos estados emocionais negativos e o planejamento de construções para o futuro.
Presidente - 1300178 - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO
Interno - 1716308 - ANA PAULA FERNANDES RODRIGUES