PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: EMILDSON CAVALCANTI JUNIOR

DISCENTE: EMILDSON CAVALCANTI JUNIOR
DATA: 03/06/2024
LOCAL: CE
TÍTULO: A FÉ COMO FORÇA DESAFIADORA DO SENTIDO NA VIDA: ESTRATÉGIAS PARA ENFRENTAR AS DIFICULDADES NAS RUAS PARA A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO EM JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: População em situação de rua. Logoterapia. Fé. Sentido na vida. Religião. Espiritualidade
ÁREA: Teologia
RESUMO: O agravamento da desigualdade social em decorrência da Pandemia da Covid19 engrossou o índice de pessoas que passaram a usar as ruas como seu habitat. Invisível aos olhares do público nos grandes e médios centros urbanos, a população em situação de rua tem sua dignidade desrespeitada diariamente, ferindo seus direitos constitucionais. Quem são os que vivem nas ruas? Que problemas enfrentam e como os enfrentam diariamente? Que sentido veem na vida? Esta dissertação é pautada na esperança de dias melhores para essa população. Para isso, baseia-se no lastro teórico da Logoterapia, a terceira escola vienense de psicoterapia, que entende o ser humano como alguém livre e responsável, em busca de sentido na vida. Independentemente de suas condicionantes, este ser é dotado de uma força interna, capaz de proporcioná-lo distanciamento e enfrentamento aos problemas propostos e possíveis sofrimentos. Para a Logoterapia a fé emana dessa força do interior do ser humano. A crença firme em sua vivência religiosa pode ser base terapêutica para as experiências diárias do ser humano. O sujeito da pesquisa é a população em situação de rua, na cidade de João Pessoa, usuários do Centro POP I. Busca-se responder ao questionamento que ressoa perante a realidade diária que as equipes de atendimento social enfrentam durante o serviço a esse público: “É possível a crença na percepção do sentido na vida para a pessoa em situação de rua?” Por isso, o objetivo geral é a verificação da crença na percepção do sentido na vida, como força desafiadora para a pessoa em situação de rua, no enfrentamento das dificuldades vividas em seu ambiente. A pesquisa apresenta o desenvolvimento de um estudo com fins descritivos de procedimento bibliográfico, tencionando identificar prováveis relações entre as variáveis fé e sentido na vida. Optou-se pelo modelo de abordagem qualitativo de pesquisa. Coletou-se os dados de 10 participantes, utilizando gravação de voz, com o auxílio de entrevista semiestruturada, contendo perguntas já efetivadas, porém de forma aberta, ouvindo os relatos de vida dos participantes. A análise dos dados coletados foi realizada através do método fenomenológico, procurando na suspensão e redução fenomenológica, a melhor aproximação possível da realidade objetivada, para elaboração e divulgação dos resultados. Diante da análise dos dados, percebeu-se a presença de 3 aspectos da fé, usados para auxiliar a população em situação de rua, no enfrentamento as suas dificuldades diárias: Confiança, Conhecimento e Esperança. Estes três fatores propiciam possibilidades de um olhar positivo para o futuro, visualizando sentido e consequente melhora de vida. Os resultados facilitarão na continuidade de trabalho sociorreligioso, incluindo a criação de um núcleo de estudo e apoio para a população em situação de rua, auxiliando instituições públicas e/ou privadas interessadas a ajuda humanitária deste público.
Presidente - 1300178 - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO
Externo ao Programa - 1392299 - KAREN GUEDES OLIVEIRA