PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: HARRY CARVALHO DA SILVEIRA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HARRY CARVALHO DA SILVEIRA NETO
DATA: 26/07/2024
LOCAL: meet.google.com/cwx-qthv-vps
TÍTULO: AS ORIGENS E OS FUNDAMENTOS DO ENSINO RELIGIOSO NÃO CONFESSIONAL NO BRASIL: inspirações, criação e o legado do FONAPER
PALAVRAS-CHAVES: FONAPER; Ensino Religioso não confessional; Educação democrática; Laicidade.
RESUMO: Este estudo tem por objetivo investigar as origens do Ensino Religioso Não Confessional (ERNC) no Brasil, analisando as inspirações dos protagonistas envolvidos na criação do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER), que superou os modelos concebidos desde a colonização cristã-católica do país. E, nesse contexto, evidenciar os fundamentos epistemológicos e pedagógicos do ERNC na atualidade, caracterizar o contexto histórico, social e político que favoreceu o surgimento do ERNC no Brasil. Nesse sentido, a pesquisa se concentra nos aspectos históricos e sociológicos da trajetória dos atores que colaboraram na construção de um modelo de ERNC que não viola a natureza secular do Estado e considera a pluralidade da sociedade brasileira com a diversidade do seu cenário religioso. Ademais, compreende-se que essa trajetória em favor de uma educação inclusiva e de uma cultura de paz, foi o arcabouço que lastreou o nascimento do Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso (FONAPER), fundado em 26 de setembro de 1995, em Florianópolis, Brasil, que por sua vez, é uma organização que reúne professores e pesquisadores de Ensino Religioso de todo o país para promover o desenvolvimento do ERNC. O corpus teórico fundamenta-se no 'estado da arte' dos últimos cinco anos sobre 'FONAPER', 'ensino religioso não confessional' e 'Estado laico' a partir do olhar de autores relevantes, nos quais estão incluídos Cecchetti (2016; 2020; 2022), Pozzer (2020), Holmes (2015; 2021; 2024), Barcellos (2012; 2021), entre outros. Optamos por uma pesquisa exploratória, participativa, com entrevistas semiestruturadas e revisão bibliográfica, cuja investigação está ancorada em dados qualitativos, obtidos a partir das falas dos participantes que precederam e fundaram o FONAPER. Espera-se obter como resultado, que essa investigação evidencie as origens e os fundamentos do ERNC no Brasil, destacando o papel do FONAPER na promoção de uma educação democrática, plural, não proselitista.
Presidente - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS
Interno - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI