PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: ADJEFFERSON VIEIRA ALVES DA SILVA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADJEFFERSON VIEIRA ALVES DA SILVA
DATA: 30/10/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: NAS MARGENS, CURRÍCULOS COM GÊNEROS E SEXUALIDADES: UMA LEITURA A PARTIR DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Estudos Culturais; Ensino Fundamental; Currículo; Gênero; Sexualidade
PÁGINAS: 140
RESUMO: Gênero e Sexualidade atravessam as experiências dos/das indivíduos antes mesmo do nascimento. Entre as várias instâncias sociais a Educação tem se destacado, nas últimas décadas, como espaço acirrado de disputas e, nesse contexto, os currículos na condição de artefatos sociais, culturais, pedagógicos e, também, de gênero emergem como um dos principais espaços de confrontos. Minha experiência nos anos finais do Ensino Fundamental tem mostrado que gênero e sexualidade são abordados de forma pontual por docentes implicados política e eticamente com a temática, nessa mesma direção levantamento realizado junto à repositórios de pesquisas consagrados demostra que existem poucos estudos sobre a temática nesse nível de ensino, ao mesmo passo que não foi encontrado nenhum estudo no/sobre o território paraibano. Desta feita, ancorado nos Estudos Culturais da Educação, em sua perspectiva pós-crítica, nos Estudos Curriculares, Estudos de Gênero e Estudos de Sexualidade, na presente pesquisa questiono: Se e como as relações de gênero e as sexualidades são abordadas nos currículos prescritos e nos discursos de professores e professoras atuantes no Ensino Fundamental anos finais em Escolas Cidadãs Integrais pertencentes à 3ª Gerência Regional de Ensino e localizadas em Campina Grande Paraíba? Partindo desta questão objetivo analisar os currículos prescritos e os discursos pedagógicos de professores e professoras do Ensino Fundamental, anos finais, acerca da (in)visibilidade das questões de gênero e sexualidade. Parto de uma dupla pista: 1. Que os documentos da política curricular em âmbito nacional e estadual possibilitam a abordagem/problematização das questões de gênero e sexualidades, mesmo que por meio de percursos alternativos/não explícitos; 2. Que tomando as possibilidades de abordagem/problematização presentes nos documentos curriculares quanto às questões de gênero e sexualidades espera-se que os discursos pedagógicos materializem/abordem/problematizem tais questões, mesmo que tangencialmente. Por tudo isso, esta pesquisa é de caráter qualitativo quanto aos objetivos e procedimentos e aplicada quanto aos resultados almejados. Na produção do material empírico aciono estratégias da pesquisa documental no acesso e salvaguarda de documentos da política curricular, além de documentos das rotinas pedagógicas escolares. Produzo e aplico questionário online a fim de selecionar docentes familiarizadas/os com a abordagem da temática de gênero e sexualidade, atuantes nas escolas selecionadas; e, por fim, aponto o planejamento para realização de entrevistas episódicas semiestruturadas online. Intento analisar o material empírico produzido a partir da perspectiva da Análise Cultural. Ao final, desse texto de qualificação, apresento uma carta de intenções, sinalizando os passos ainda por vir e os prazos que imponho para a devida realização.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Externo à Instituição - ALLYSON CARVALHO DE ARAÚJO
Externo à Instituição - MARIA CLÁUDIA DAL'IGNA
Externo à Instituição - PATRICIA CRISTINA DE ARAGAO ARAUJO
Externo à Instituição - EDVALDO SOUZA COUTO