A presente Dissertação de Mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba – UFPB/PPGE, vinculada à Linha de Pesquisa: Educação Popular expõe uma análise sobre as repercussões desencadeadas nos assentamentos a partir das ações e práticas educativas propostas pelos educadores egressos do Curso de Licenciatura em Pedagogia do PRONERA, tendo como objetivos específicos: identificar se os egressos do Curso de Licenciatura em Pedagogia do PRONERA estão exercendo atividades em suas comunidades; analisar quais os limites enfrentados por estes profissionais para conseguirem fazer seu trabalho nos assentamentos; verificar a percepção de pessoas da comunidade em relação aos possíveis benefícios econômicos, socioculturais e educacionais da formação superior desses jovens e como a comunidade se organizou para envolvê-los nas demandas locais. É um estudo de cunho qualitativo realizado a apartir de uma pesquisa de campo na qual utilizamos questionários, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Foram entrevistados nove egressos e doze pessoas de quatro assentamentos rurais da Paraíba. Essa pesquisa faz parte do Observatório da Educação do Campo e busca atender um dos objetivos específicos propostos neste projeto, o qual busca identificar os impactos e os processos de mudanças desencadeados nas comunidades rurais a partir das ações educativas promovidas pelos programas e políticas públicas analizados. Entre as repercussões da formação dos educadores destacamos que além de concluírem uma graduação adquiriram autoconfiança e muitos conseguiram entrar para o mercado de trabalho, ampliaram a participação nas atividades dos assentamentos, houve mais demandas das comuidades para com estes profissionais e o aproveitamento pelos municípios destes professores para atuar trabalhando nas escolas dos assentamentos, além de ter despertado em outros jovens e adultos o desejo de fazer uma graduação.