A presente pesquisa desenvolveu-se em uma escola pública no campo do município de Boa Vista-PB, teve como preocupação pensar uma Escola pública Popular do Campo, mediante á análise do impacto desta proposta no processo de escolarização do contexto local. Com isso, viu-se a possibilidade de dialogar com a educação situada no espaço rural do referido município. Com isso, o estudo buscou entender como a escola José Pereira de Oliveira, se relaciona com a proposta de Educação do Campo. O referencial teórico que norteou a pesquisa emergiu do contexto da educação popular com ênfase na educação do campo, sendo estes guiados pelo aporte de Freire (1996) Brandão (1984; 1983; 2002 e 2005), Vale (2001), Beisegel (2008), Paiva (1986), para a especificidade da educação do campo fundamenta-se nas referencias de Caldart (2004, 2009) Fernandes e Jesus (2004) Reis (2011) Arroyo (2007 e 2010). As discussões deste trabalho procuraram ainda valorizar e socializar os saberes populares oriundos da memória coletiva e da cotidianidade de vida com os saberes escolares na tentativa de contribuir na concretização de uma proposta de educação popular pública do campo. No percurso metodológico foi utilizado o estudo de caso, Flick, (2004) e Chizzoti (2008) com o universo da descrição das entrevistas orais semiestruturadas, Richardson, (1996) e Gatti, (2007), além dos documentos oficiais para análise reminiscente à legislação especifica da educação do campo (BRASIL/MEC 2002; 2004 e 2010). Na perspectiva da compreensão das categorias de analises: Escolarização pública, Campo e formação docente, usamos as unidades de “registro” e de “analise” através de Franco (2008) e Bardin (1997) como constituinte da tessitura do contexto da educação local, a partir destas, foram encontradas, resquícios de uma política de educação rural tradicional e elementos que transitam em busca da conquista de uma proposta de educação do campo.