PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANGELICA RITA DE ARAUJO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANGELICA RITA DE ARAUJO
DATA: 25/08/2022
HORA: 14:30
LOCAL: PPGE_CE_UFPB
TÍTULO: O DISCURSO DA BNCC ACERCA DO MEME NA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Discurso, meme, BNCC, Educação Básica.
PÁGINAS: 80
RESUMO: Constatamos na atualidade uma proliferação de sociabilidades em ambientes virtuais,
proporcionadas pela difusão e popularização de aparelhos digitais conectados à internet.
Crianças e adolescentes em idade escolar são um grande público que consome, produz e
compartilha diversos artefatos culturais, como os memes, em formato de textos, imagens e
vídeos no meio virtual. Através de levantamento acadêmico, constatamos que docentes
utilizam o mesmo em escolas com diversas finalidades educacionais, inclusive, se
respaldando em documentos oficiais como a BNCC. Desta forma, esta pesquisa situada na
linha dos Estudos Culturais da Educação (ECE) tem como objetivo geral analisar e descrever
a ordem do discurso da BNCC acerca do meme na Educação Básica, com fins de responder a
seguinte questão problema: qual a ordem discursiva da BNCC acerca da especificidade do
meme na E.B.?. De natureza qualitativa, esta pesquisa utilizará como referencial
teórico-metodológico a Análise Arqueológica do Discurso (AAD) de Michel Foucault (2019)
em sua obra Arqueologia do Saber. Para tal, seguiremos as seguintes etapas: mapeamento do
documentos, ou texto fonte da pesquisa; escavação/análise da zona do discurso e descrição
dos enunciados, conforme Alcântara e Carlos (2013). Como fonte, utilizaremos a Base
Nacional Comum Curricular (2018). Dentre as justificativas para esta empreitada, destacamos
a originalidade acadêmica, constatada por meio de mapeamento temático nos repositórios da
UFPB, CAPES e BDTD, uma vez que nos ancoramos em uma abordagem de análise do
discurso de cunho arqueológico em um documento educacional de caráter regulador dos
currículos da Educação Básica Brasileira. Social e culturalmente quando discutimos e
problematizamos o artefato cultural meme em diversos formatos, que é consumido,
compartilhado, produzido e produtor de subjetividades por e entre discentes da EB.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1024809 - ERENILDO JOAO CARLOS
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Externo ao Programa - 1320536 - EVELYN FERNANDES AZEVEDO FAHEINA
Externo à Instituição - VICENTE DE LIMA-NETO